Ir para conteúdo

Trutinhas de Itamonte


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Domingão em casa consegui assisti ao Terra da Gente, que foi gravado lá em Itamonte com o Jason. Eu não conheço aquilo lá em cima não, mas como tem truta nos pocinhos!!! Muita mesmo!!!! E umas baita!!!! O repórter do programa é o Jum Tabata e deitou o cabelo com spinner e no fly. Bom programa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pode ver o vídeo do programa no site deles tb http://eptv.globo.com/terradagente/

Lá tem tb o resumo do programa exibido que copiei abaixo.

user posted image

17/07/2006 - 16:02 - Programa 421

Nas montanhas do Sul de Minas, a água limpa e fresca dos rios preservados garante uma das pescarias mais divertidas: a da bonita e arisca truta arco-íris. Se for na companhia do experiente pescador esportivo Jason Costa, o protetor das trutras mineiras, tudo fica mais emocionante. É o que foi conferir e conta aqui o repórter-pescador Jum Tabata.

Diversidade de climas

Amazônia... Cerrado... Mata Atlântica... Basta observar os principais ecossistemas do brasil para perceber que estamos mesmo num país tropical. Na região Norte, por exemplo, inverno não é sinônimo de frio, e sim de chuva, com temperaturas mínimas sempre acima de vinte graus. Mas a grande variação de latitudes do nosso território provoca diversidade de climas, principalmente em pontos da região Centro-Sul.

Itamonte, em Minas Gerais, é um desses lugares. No verão, a temperatura pode ultrapassar os 30 graus. Um contraste com as marcações de até 5 graus negativos no alto das montanhas, no inverno.

Jason Costa é filho de Itamonte, terra de gente simples. Um autêntico mineiro montanhês que, do alto dos 80 anos, conhece como poucos os caminhos da Serra da Mantiqueira. É ele quem vai nos guiar pelos caminhos entre as montanhas até os rios de água fria onde estão a ariscas trutas arco-íris.

Território das trutas

No circuito conhecido como Volta dos 80, um marco histórico aparece entre as montanhas: É a Pedra do Picu, que se revela somente com céu limpo. O trajeto passa pelo Parque Nacional do Itatiaia. Uma rota com muito verde, onde a araucária um dia foi soberana.

Nas terras altas da Mantiqueira, já faz tempo que a araucária virou uma exceção na paisagem. Entre o final do Século 10 e o início do Século 20, a maior parte dessa mata já tinha sido derrubada. Hoje, a região montanhosa de Itamonte guarda outros tesouros. São pelo menos doze rios ainda preservados correndo entre esses vales. Segundo o pescador esportivo Jason, todos abrigam a truta arco-íris.

A espécie foi trazida da América do Norte há mais de 50 anos. Peixe de paladar requintado e beleza ornamental, a truta é uma grande predadora. O instinto e a visão aguçada fazem dela um peixe arisco. A pesca em ambiente natural é um jogo de observação e sutileza. Somente quando o pescador acerta na escolha e na apresentação da isca é que ela ataca.

Além dos tanques de piscicultura, os rios de água fria, oxigenada e limpa são o ambiente da truta de Itamonte. Jason é uma das pessoas que introduziram o peixe na região.

Em defesa das trutas

Nesses rios, pescar é sinônimo de caminhar... e arremessar. Na pesca com molinete, usamos dois tipos de isca artificial. O spinner, que atrai o peixe pelo brilho e vibração, e um pequeno plug, que procura imitar um peixinho na aparência e no movimento. As garatéias da isca podem ser trocadas por anzóis únicos, para minimizar danos ao peixe.

Em pouco tempo de pescaria, Jason mostra serviço. Ele se sente um pouco "pai" das trutas. "Um pouquinho pai; mãe, não", diz, bem-humorado. Como bom pai, ele defende os filhos e se queixa de quem leva tudo embora. Tem pescador de fim de semana que leva embora os peixes fisgados e não se importam nem com o tamanho.

Pescaria movimentada

Para o veterano pescador, o importante nessa pesca é não ficar parado. "Dentro d´água, você movimentando, mudando sempre de lugar, acha muito peixe. Porque a água é muito limpa, você encontra um poço muito grande, bonito, pega uma, duas, ele percebe. Essa é a lei de perpetuação da espécie. Se ele não tiver inteligência, ele não sobrevive. Então, o pescador tem que ser mais inteligente do que ele, senão não pega", explica Jason.

Ou seja, para fisgar a truta mineira, o pescador também tem que ficar esperto! Com água muito limpa, quanto mais longo o arremesso, melhor!

Variedade de iscas

Em alguns pontos, a água perde força e forma pequenas piscinas naturais. Numa delas encontramos vários peixes reunidos. Uma chance e tanto de fisgar uma truta com equipamento de fly.

Uma mosca é escolhida a dedo. Parece um pernilongo. Ela cai na água como um inseto de verdade. É perseguida, mas não atacada.

A solução é variar. Uma isca mais chamativa, bem vermelha, é o palpite. Desta vez a truta se convence, e ataca! A arco-íris mostra as cores de sua beleza exótica.

Mineiros e ariscos

A isca é arremessada novamente no mesmo ponto. Mas os peixes ficam ariscos e, de novo, só passam perto. Bem que Jason falou: "na natureza, tudo que tem vida tem inteligência, senão não sobrevive!"

Voltamos à pesca com molinete. Em lugares estreitos, vale tudo para colocar a isca no lugar desejado. Como, por exemplo, arremessos por baixo dos troncos.

Perto dali os arremessos são no encontro de dois pequenos rios. Com a variação de locais, a truta ataca a isca. Na corredeira, quando ela ataca o tranco é forte.

Passos e voz da experiência

É preciso pegar o caminho das pedras para chegar até os pontos mais afastados da margem. Sempre com muito cuidado porque são escorregadias. Mas isso não é problema para este "jovem" de 80 anos! Jason "baila" pelas pedras e salta de uma margem à outra como um jovem de 20 anos. O melhor a fazer é seguir os passos da experiência para chegar a novos pontos de pesca.

Como ele arruma tanta energia? Jason ri: "andando e não parando". O segredo da longevidade? "Não tem nenhuma fórmula secreta. A longevidade é o jeito de a gente viver e fazer o que gosta. Fazendo o que gosta, não tem aborrecimento, não tem nada, rapaz!" O que ele mais gosta de fazer? "Pescar. Depois de namorar, pescar!". E com 80 anos dá para namorar? "Ô, tranqüilo!". Melhor ouvir a voz da experiência.

No final, a maior

Nova mudança de local. Da própria estrada é possível localizar boa parte dos pontos de pesca. É só descer até o rio e conferir se tem truta. Em Itamonte, sempre tem!

Última parada. A esperança é pela fisgada de um peixe maior. E ele vem na ponta da linha. Pelo tamanho, é um pouco mais escuro, mas as pintas pretas e a faixa rosada no meio do corpo identificam: é uma bela truta arco-íris mineira.

A truta ganha a liberdade e volta para casa. Um lar que não se limita aos rios estreitos de Itamonte. Mas que une água, mata e montanha num cenário especial, na pesca de um nobre peixe estrangeiro, com a simplicidade do jeitinho mineiro.

Como chegar:

Uma das opções de hospedagem em Itamonte, MG, é o Hotel Recanto dos Lagos. Telefone (35) 3363-3440

*O programa Terra da Gente é exibido pelas seguintes emissoras: EPTV (Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha-MG); TV TEM (São José do Rio Preto, SP; Sorocaba, SP; Bauru, SP e Itapetininga, SP); TV Fronteira (Presidente Prudente); TV Diário (Mogi das Cruzes, SP); TV Centro América (Cuiabá, MT); TV Centro América Sul (Rondonópolis, MT); TV Centro América Norte (Sinop, MT); TV Terra (Tangará da Serra, MT); TV Morena (Campo Grande, MS); TV Sul América (Ponta Porã, MS); TV Cidade Branca (Corumbá, MS); TV Grande Rio (Petrolina, PE); TV Asa Branca (Caruaru, PE) e TV Tapajós (Santarém, PA). Sobre dias e horários, consultar a programação da emissora local.

O Terra da Gente é exibido também para todo o Brasil, aos domingos, às 7:00h, via antena parabólica (o canal Superstation da Globo) e para 46 países dos 5 continentes pelo Canal Internacional da Globo.

Copyright © 1999 - 2006 EPTV - Emissoras Pioneiras de Televisão. Todos os direitos reservados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu só pesquei em Fragária, a 35km de Itamonte, no rio Aiuruoca. Mas ouvi dizer que tem vários outros rios por lá que tem truta, inclusive em Itamonte mesmo. Eu não consegui ver o vídeo, tá com algum problema no site deles pq clico nos programas passados (esse da truta é do dia 22/7) e aparece o último, sempre, e isso não acontecia antes e nem tá acontecendo com os demais programas, só com o terra-da-gente, daí não dá para identificar se pescaram no Aiuruoca mesmo ou não (eu acho que não, pelo que tá escrito na matéria). De repente foi nos rios de Itamonte mesmo.

O Tunico andou pescando no rio Aiuruoca e disse que tá coalhado de trutinhas, recém nascidas. Pescou bem na mosca seca, que é a modalidade preferida dele, e disse que aquele riozinho tem estado muito melhor que o MC, se bem que não tem pego das grandes, máx de 25~30cm, o grosso bem menor que isso (ao contrário do nosso riozinho que ultimamente só tem saído grandões de 35 up, só que poucas, bem poucas). Mas lá tem grandes tb sim, peguei certa vez uma de 2kg e me disseram que aquilo era ainda era pequeno, que já pegaram de 4kg!! (será....)

Vcs que estão perto, deviam aproveitar e se aventurarem mais por lá, o riozinho é bem bacana e tem bastante trutinhas!! Daqui do Rio fica proibitivo um PDI de somente fds. São quase 5h até Fragária!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.