Ir para conteúdo

Relato Amazônia 2011


Postagens Recomendadas

  • Patrono

BOM DIA MOSQUEIROS

Terminei o meu relato sobre a Amazonia (Barcelos) e gostaria de compartilhar com voces. Esta na parte de "Relatos de Pescarias" do nosso site www.moscanagua.com.br. (cuidado para não entrar no relato de 2010).

http://www.moscanagua.com.br/?page_id=837

Aproveito para convidar o ORVILE, BRUNO e outros pescadores que foram para Amazônia para agente debater um pouco sobre a situação de pesca. Se está bom, ruin, melhorando, piorando ... ou seja, um fechamento da temporada da Amazonia.

Espero que curtam o relato.

Abc

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Jamanta muito bom você fez a festa dos tucuna, não precisa ficar tenso pode ri nas fotos deixar os tucunas ficarem zangados para brigar mais.

Parabéns pela esta aventura bom de mais. :ok :D

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pelo que pude ler em outros relatos de pesca na Amazônia, a pesca não foi das melhores esse final de ano, mas isso não quer dizer nada, pois o mesmo já aconteceu comigo na Patagônia e nem por isso deixo de voltar lá.

Boa Jamanta! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala, Jamanta!

Grande relato, amigo! Peixe grande é assim mesmo. Eu tbm perdi um bonito logo no segundo dia, minha panelagem foi tentar segurar a força de um bruto desse na marra, como se isso fosse possível rsrsrsrs. Não tem como segurar a primeira corrida de qualquer Paca, ou até mesmo um Açu, depois que eles atingem um certo tamanho, e não precisa ser muito não, 3 kgs pra cima, reais, já é um baita peixe. Como já comentaram aqui no forum, tem muito boga pesado aí rsrsrsrs Eu quando peguei aquele Açuzão no Bait pensei que ele tinha no mínimo uns 8 kgs, quando botei no balança, que não é digital, deu uns 6kgs, mesmo assim suspendendo bem o bicho rsrsrs. Lembro-me quando ouvia os veteranos de Amazonia conversando nas lojas de pesca no RJ, falavam de peixe de 5 kgs, 6 kgs como se fosse micharia, o que considero um desrepeito. Todo mundo que me conhece sabe que eu gosto dessa pombas, sou viciado pra cacete e dedico mais tempo a pescaria do que a qualquer outra coisa (o que é um erro meu), e nunca fiz uma pescaria, seja de bait casting ou fly fishing, em águas abrigadas, de se pegar muitos peixes de 5kgs pra cima. Eu sei que essa pescaria é possível, e sei que na Amazonia é um dos poucos lugares no mundo onde isso é possível. Dourado na Argentina também (infelizmente no Brasil não). Mas não é uma realidade da minha geração esperar que haverão muitas pescarias desse tipo em nossas vidas. Fato.Eu temo até que jamais verei o que esses caras viram, mas acho também que sempre há uma tendência de se projetar o ideal em algum lugar do passado ou no futuro. E minha esposa que é psicóloga sabe que isso é uma tendência do ser humano. "Quando eu era moleque..." "Quando eles revitalizarem isso aqui...". Claro que era melhor 20 anos atrás e que a pressão de pesca, seja esportiva ou comercial, altera o comportamento dos peixes e vai predando progressivamente. Hoje mesmo fui pescar aqui num rio que sei que está cheio de Steelheads. Dava pra vê-los. Mas ninguém pegando nada, porque o peixe de fato está se tornando mais arisco ano após ano. É o comentário por aqui, e Darwin sabia disso. Toda temporada é a mesma coisa, eles vêem milhares de linhas, bóias, ovas, flies, spinners sendo apresentadas para eles. E estão mudando seu comportamento. Eu não usei sinking tip no Amazonas, simplesmente porque pra mim lá é um local que você olha e sabe, pela quantidade de estruturas e tal, que ainda tem muito peixe bruto lá que vai subir 2 metros pra atacar uma presa. Talvez eu tenha que mudar esse pensamento, não é mais tempo de purismo. Ainda assim será difícil eu colocar sinking lá, mas provavelmente pagarei o preço e pegarei menos peixe parrudo também rsrsrs

De fato há muita pressão e neste ano a coisa piorou porque ficamos confinados ao redor de Barcelos porque pra cima tava pior ainda. Um americano que conheci no hotel e tava indo pra Santa Isabel do Rio NEgro, que parece ser a nova mania agora e, provavelmente, com alguma lógica nisso, disse-me que a pescaria foi um fracasso também. Eu mandei um e-mail perguntando como havia sido, porque de fato queria saber se era uma questão de pressão da região que pescávamos ou se era uma questão climática mesmo. Não é possível o Rio Negro inteiro até Santa ISabel estar batido rsrsrs E por lógica, nesse caso, parece ter sido uma questão climática mesmo. Eu gosto que existam temporadas assim. Elas que garantem as temporadas seguintes pois o peixe vai se reproduzir em lugares que não conseguiremos atingir. Outra coisa que gostei, e achei que de fato está mudando, é o povo que trabalha de guia lá já está tomando consciência e parece até que há uma richa com a pesca comercial. Eles sabem que se o cliente não pegar peixe, ele não vai voltar. Eu conversei com guias e o povo lá e eles sabem que o Tucunaré Açu e o Paca bom tem que ser solto. O que pra mim teria que ter lá, mas daí tem que tomar cuidado pra nào virar uma roubalheira total como tudo no Brasil, é uma taxa extra pra pescador não residente ir pescar lá. Pois se estão fazendo isso com Steelhead na Columbia Britanica, porque não podemos fazer isso com o Tucunaré no Brasil também? Daí esse dinheiro poderia ser usado pra ajudar famílias que vivem da pesca comercial e tal. Sei lá, só uma hipótese.

É isso aê cara, parabéns!!! Eu tentarei voltar lá sempre que puder (entenda-se, quando a grana e o tempo permitir rsrsrsrs). A única coisa que me arrependo, foi não ter ido lá antes. Nem que fosse pra pescar ao redor de Manaus mesmo, tipo Uatumã, Abacaxi e tal. A experiência Amazônica é algo que todo brasileiro deveria experimentar. Quem vai, volta. Eu não vou deixar por isso mesmo rsrsrrs Por isso que os Americanos ficam malucos com aquilo lá, pois não há lago de Bass no mundo que se compare com a quantidade de estruturas e com o exotismo da paisagem de lá. Quem não foi, não sabe o que tá perdendo. Parece um jogo de videogame que você vai abrindo fases e tal rsrsrsr...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu bruno.

Justamente o que eu queria era abrir este debate.

Este exercicio eh fundamental para sempre tentarmos entender da melhor forma possivel os nossos pontos de pesca.

Vamos ouvir a opiniao dos demais e debatemos sobre o que tu colocaste.

Abc

Jamanta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu tbm perdi um bonito logo no segundo dia, minha panelagem foi tentar segurar a força de um bruto desse na marra, como se isso fosse possível rsrsrsrs

Não sei se isso seria uma "panelagem", pois muitos amigos disseram aqui no fórum que o tucunaré amazônico não pode ganhar um metro na corrida e sendo assim, você fez o que eu faria. E porque eu faria? Porque nos disseram que é assim, tem que parar a corrida. Não estou culpando ninguém apenas faria isso, pois também acredito que deve ser assim mesmo com o bicho e se arrebentou tudo, é porque tinha que ser, ou usou um shock tippet muito fino. :)

Não tem como segurar a primeira corrida de qualquer Paca, ou até mesmo um Açu, depois que eles atingem um certo tamanho, e não precisa ser muito não, 3 kgs pra cima, reais, já é um baita peixe

E para mim isso já estaria é muito bom, mais do que isso eu precisaria levar uma regua para medir meu pinto com os demais. Você ainda não passou dessa fase? Então continue em busca de seus troféus! ok:

Como já comentaram aqui no forum, tem muito boga pesado aí rsrsrsrs Eu quando peguei aquele Açuzão no Bait pensei que ele tinha no mínimo uns 8 kgs, quando botei no balança, que não é digital, deu uns 6kgs, mesmo assim suspendendo bem o bicho rsrsrs.

Agora quem está com medo sou eu, pois não conseguiria para um trem desses. :D

É isso aê cara, parabéns!!! Eu tentarei voltar lá sempre que puder (entenda-se, quando a grana e o tempo permitir rsrsrsrs)

Sim esse é o meu limitador e não o tamanho dos peixes. :D

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O que eu mais gostei do Amazonas é que os guias não olham pro relógio (taí uma coisa que me irrita, vc pescando e o guia doido pra picar a mula). E a cerveja é liberada!!! hauahuahauahuau Scotti deu sorte que eu não podia beber muito por causa do antibiótico. Se não eu ia dar prejuízoooo rsrs...E o caldinho de piranha? hummmm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Bom.

Recebi um relato de um pescador que foi para lá semana passada e fez excelente pesca.

A questão que eu levantei foi justamente sobre isto. A fato de alguns terem ido e ter tido pescaria ruin foi PRESSÃO DE PESCA, FALTA DE TECNICA OU MERAMENTE CLIMATICO.

Apenas abri o debate para discutir isto.

Para mim, esta ocorrendo já um pouco de pressão de pesca. Isto obriga se ter melhor tecnica. Bem como, este ano o fator climático meio que fez a diferença.

Para mim é isto.

Abc

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Voltei na sexta passada do Rio Itapará em Roraima. A pesca estava muito difícil por conta do alto nível d'água. Mesmo assim, foi muito bom. Como disse o Bruno, Tucunaré com mais de 3 kg já é grande para mosca. Perdi um, que devia ser um açu, na mesma "panelagem" de ter que segurar para não deixar ir para galhada. Com o nível muito alto, os melhores lugares para pescar ficavam dentro das galhadas e na maior parte do tempo era impossível pescar com mosca. Na mosca só peguei pequenos desta vez. Pequenos para região...

Pegamos bons exemplares no bait. O boga que tínhamos era de 15 lbs e alguns peixes passaram deste peso. Assim que der tempo eu coloco umas fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Jamanta e amigos

Estive em Barcelos por 7 vezes, a ultima foi em setembro.

Já fiz todos os tipos de pescaria, sendo 4 vezes em barco hotel, onde eles determinam os trechos. É o melhor conforto, mas a pior pescaria. Porque vc tem que marcar na maioria das vezes com um ano de antecedencia, sem saber como estará quando chegar a hora.

Já me hospedei em Barcelos (há 2 anos atras) e saía pra pescar na regiao (cerca de 40 minutos no motor 30), nao saiu peixes grandes. Fomos em 5 pescadores, saiu um peixe de 8 kgs, e varios de 3 a 4 kgs. Temos como umas das melhores.

Em novembro do ano passado mudamos a nossa estrategia. Como já tinhamos feito amizade com alguns piloteiros, fomos em 6 pescadores e locamos um barco pra 4 pessoas. O nosso objetivo era a pescaria, colocamos 2 colchoes no chao e seguimos o trecho. Foi uma ótima pescaria. Entre todos pegamos mais de 35 peixes acima de 6 kgs, e um de 10 kgs (pesados nas nossas balanças digitais, porque nós já conhecemos a balança deles) em 4 dias de pesca. Fomos com o barco pequeno fretado onde os barcos grandes nao conseguiam chegar. Foi uma expedição, tudo por nossa conta: alimento, combustivel, cozinheira e piloteiro.

Em setembro desse ano locamos 2 barcos, porque fomos em 10 pescadores. O rio Cuini já estava um pouco mais cheio, e lá em cima já tinha um barco pequeno, um grande e um acampamento, ou seja, chegamos pra povoar mais ainda, e mesmo assim pegamos vários peixes. Eu pesquei somente de fly. Bati o meu recorde, perdi muitos, arrebentei leaders, abriu anzol, peguei um de 8 kgs, 2 de 5 kgs, 3 de 4 kgs e fui considerado o que pegou mais peixe abaixo de 3 kgs, e o melhor de tudo: nenhum arremesso em filhoteiras, porque acho que nao há tecnica nisso. Mas tinha que ser arremessos longos...ah, e outra coisa: peguei um tucunare açu de 1,500 kg, uma façanha, muito bonito! Tem tudo registrado, vou deixar a preguiça de lado e começar a postar.

Mas acho que os amigos ainda nao estao fazendo a melhor pescaria em Barcelos. Vai aí os meus conselhos: Nao deixar programado a longo prazo como é vendido o barco hotel, vc nunca sabe como vai estar na época. Mas da para ir nos barcoes com mais chances de não errar. Liga pros barco hoteis e veja como esta o nivel do rio, se o tucuna tá comendo, etc e a disponibilidade, porque sempre tem vaga pra 1 ou 2 nos barcoes ok. Agora para mim a melhor opção é vc locar um barco assim que o cara avisar qual rio está bom de pesca. Pois assim vc tem mais chance de não errar, ou seja, vc manda no barco, muda trajeto, conforme o seu comando, mas lembrando que o conforto é 30% menor que do barcao. Tem ar, banheiro, cama boa, tudo, mas tudo mais apertadinho. O jeito mais certo é estar em contato, e quando o pessoal avisar que está bom, ajeitar tudo e ir dentro de 15 a 20 dias. Essa que é a parte mais dificil. Da primeira vez fizemos isso tudo em 1 semana rsrs.

Entao amigos, essa é a minha sugestao. Mas eu vou dar um tempo de Barcelos, mesmo sendo esta ultima a minha melhor pescaria porque agora os barco hoteis estao indo de Manaus e chegando até Barcelos, fica muita pressao de pesca, mas a chance maior é quando vc tem informacao da situacao do rio.

Um detalhe interessante, pra ninguem sair em desvantagem pelo bico do barco a gente fazia rodizios. Mas como eu estava de fly preferi ficar sempre atras (coisa que aqui é desvantagem) para nao atrapalhar os companheiros que estavam de bait, mas pelo o que percebi é que os peixes estavam mais ariscos, e o fly teve melhor resultado em quantidade. Mas todos eles tambem pegaram varios tucunares açu, de 6 a 7 kgs.

Nessa pescaria eu gastei R$ 3.500,00, com passagem e tudo bem a vontade, e se vc fizer uma dessas, faça com parceiros arrojados.

Abraço

Mauricio Kaeru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.