Ir para conteúdo

Dois Mosqueiros e um Sonho, Rio São Francisco-MG


Postagens Recomendadas

Tudo começou quando o Du (Eduardo Ribas) postou no FFB que recrutava parceiros de pesca para uma boa pescaria sem destino certo até aquele momento.

Após uma dica do Tio Luiz e lermos muitos relatos de qualidade do Rio São Francisco, e por toda uma história que envolve este rio optamos por este destino.

Era a oportunidade de fazer mais uma boa pescaria, conhecer o Du, assim como outros parceiros como o Tio Luiz que por força maior não pode comparecer, e realizar um grande sonho que era pescar de caiaque no rio São Francisco.

O Du já tinha viajado um dia antes para a represa de Três Marias-MG

para aproveitar ao máximo suas férias.

Relato do Du........................................................................................................

Como Padovan só poderia pescar Sabado e Domingo comigo, conversei com o pessoal na caterva até que o Willy falou que também estaria de férias e convidou para pescarmos na represa de Três Marias, cidade de Morada Nova de Minas. Aceitei na hora e comprei as passagens!

Quarta a noite, cheguei em Morada Nova...

Quinta de manhã já saímos em busca dos Tucunarés, que não estavam muito ativos, mas mesmo assim saíram alguns. Ele de bait e eu alternando entre bait e fly, pois nem todos os lugares tinham condições de arremessos no fly. Arremessei tudo que era tipo de mosca, até que na hora do almoço fomos conversar com o dono do barzinho em frente a balsa, seu Ismael, que olha minhas moscas e fala: “isso ai num vai pegar nada sô! Tem que ser inteira branca!”

Então ele cortou o tufo vermelho da minha clouser, colocou um chumbinho, arremessou ela com uma vara de bait a 5m do barranco e pegou um trick! Peço licença para colocar a foto, pois foi de baitfly, mas é para mostrar a clouser decepada, hahah

DSC09221.jpg   

Eu estava com o bubbles atado e aproveitando que ele “puxou o cardume” dos tricks arremessei e peguei meu primeiro Tucuna no Fly! Pequeno mas muito valente!

DSC09222.jpg

depois vários outros tricks entraram no fim da tarde, mas nenhum digno de foto...

De noite, atei uns streamers brancos e no outro dia os tricks voltaram a aparecer! La eles não gostam de coisa colorida não!

DSC09225.jpg

Infelizmente o troféu não veio, mas fiquei feliz de ter pego o primeiro no fly!

Único fato lamentável foi a quebra da vara #7  :(  :(  :( , que me obrigou a pescar somente com a #5 no resto da viagem, mas isso não foi empecilho! Como vocês verão logo mais!

antes de partir, uma cervejinha com o parceiro Willy, que está começando no fly também! Grande parceiro de pescaria, gente boa demais!

DSC09231.jpg

E já na balsa, bye bye Morada Nova!

DSC09233.jpg

2 horas depois estava em 3 Marias, onde o parceiro Padovan já estava dentro da água tirando douradinhos de caiaque! Daqui pra frente deixo ele continuar a narrar a aventura.

...............................................................................................................................

Resolvi sair de Itu-SP para Três Marias-Mg de madrugada, seria uma viagem de aproximadamente de 900km.

Por sorte o GPS fez com que eu saísse da minha rota e me contemplou com imagens lindas do Cerrado Mineiro, onde dentre animais passeando, caçando e alguns atropelados, foi possível observar onça parda, tatu, pequenos felinos, tamanduá bandeira, lebres, e ainda sendo abençoado com um amanhecer maravilhoso...

6307427508_f249e1a78b.jpg

6306912659_e9843ac2b4.jpg

Mas para quem pensa que viajei sozinho, esta enganado, pois eu também levei o meu "Átomo"...rs

6307428936_9cbeab4e0e.jpg

A ansiedade era tanta que mesmo após 11 horas dirigindo, cheguei na pousada descarreguei as bagagens e fui conferir o que era o Rio São Francisco, palco de tantos relatos.

E assim foi, enquanto o Du não chegava, tomei um gole de água e coloquei o caiaque no rio, começava ali a realização de um sonho.

Comecei remando rio acima até a barragem, a mão coçava para castear, mais eu tinha comigo que subiria até o máximo e desceria de batida, casteando enquanto seria levado pela força das águas...

6306918753_4e082617d5.jpg

Impossivel não registrar a beleza da barragem, o rio estava muito limpo, sua transparência era admirável...

6306922285_002891d24f.jpg

Respirei fundo, fiquei em pé no caiaque e tirei a linha da carretilha #6, e no segundo recolhimento a alegria tomou conta quando o primeiro douradinho foi capturado...

6306925365_0cd966528b.jpg

6306927023_daea00b7d0.jpg

Nem preciso dizer o que este primeiro significou pra mim...

6306929883_6f33d78606.jpg

6307453622_16ced29899.jpg

E realmente o São Francisco é maravilhoso, era um dourado atrás do outro, em pé no caiaque a pescaria se torna no "visual", em comparação ao barco tem-se a grande vantagem de o caiaque descer mais devagar devido ao baixo peso e volume, desta forma de caiaque é possível aproveitar muito mais os pontos, até mesmo aqueles que corriam bem rápido...

6307450736_712750cc02.jpg

Em um remanso ainda na parte alta do rio, após um longo cast senti uma batida mais forte, confirmei fisgando e vi que o peixe correu e não brigou no momento da fisgada, e em alguns segundos vi que eu acabava de capturar um Tucunaré, que são mais raros no rio e em abundância pra cima da barragem na área represada...

6306937417_615257a5d1.jpg

Neste primeiro trecho de descida da barragem até a ponte foram mais de 10 capturas, pequenos dourados, tabaranas e dois tucunarés.

O primeiro fato engraçado se deu quando estava saindo da água neste primeiro dia, deixei o caiaque parcialmente na margem e subi com o remo e a vara de Fly, de cara encontrei com o Du, nos cumprimentamos e quando olho o meu Barracuda amarelo descia elegantemente a deriva o rio. Deixei a vara em segurança, e mergulhei com o remo e fui a nado atrás do caiaque rio abaixo. Da próxima vez eu amarro!!!rs

Era incrível a curiosidade de muitos pescadores sobre o Fly e o Pesca com Caiaque, sempre que possível tirávamos as duvidas e desmestificava o que era para eles "diferente".

Após mostrar as fotos e relatar as capturas ao Du ele me perguntou sobre as moscas com melhores resultados, e realmente as diferenciadas foram aquelas que postei que atei inspiradas na Surf Candy...

Por nossa sorte o Du mesmo de avião levou seu material de atado.

Saímos para comprar Epoxi e voltamos para atar. Optamos por usar o Craft Fur no lugar com Marabou devido aos dentes dos Dourados.

De noite ainda fomos confirmar piloteiro, valores, barco e horário, tudo confirmado até que pela manhã veio a decepção, o "atravessador" trocou sem ordem nosso piloteiro, mudou o local de pesca e os valores antes fechados por telefone e pessoalmente.

Decepção pura, Discuti com o cidadão e pedi para o Du aguardar na margem e sai remando no caiaque em busca de algum piloteiro HONESTO.

Com muita sorte caiu do céu o Sr. Zezinho, pai de família, responsável, não consome álcool, não pesca enquanto guia, fala pouco, navega no rio há mais de 30 anos, barco grande e novo, motor de 25 Hp

e barco limpo sem enrosco para a Pesca com Fly e por um valor mais em conta, e com uma habilidade incrível...

6306946425_a1d999a2d5.jpg

De volta ao paraíso subimos rumo a barragem, o Du no barco e Eu no caiaque rebocado pelo barco...

DSC09252.jpg

DSC09244.jpg

e em menos de dois minutos o Du já faz sua primeira captura, a alegria já tomava conta dele...

DSC09248.jpg

E assim foi neste primeiro dia de pescaria, inúmeras capturas a maioria pequenos, com destaque para o maior dourado capturado pelo Du, que depois de um estouro no popper brigou bastante e fez sua #5 beber água...

DSC09250.jpg

Outro destaque se deu a uma brincadeira de pescar com meu equipamento #3, a emoção tomava conta onde os pequenos pareciam grandes...

6306941569_12c987994e.jpg

6307465424_6138dfe48a.jpg

Resolvemos almoçar na pousada com pausa de 1 hora, onde de tarde fui com o Du no barco para pescarmos juntos, foi muito divertido, com vários dubles, muita risada, onde os pequenos dourados a todo momento davam o ar da graça...

DSC09254.jpg

6307475966_116dc52738.jpg

E a primeira matrinxã apareceu pra animar a pescaria e cansar o braço com sua bela briga...

DSC09261.jpg

O Du aproveitava as boas instalações da pousada e curtia a piscina para recuperar suas energias após as pescarias...

DSC09309.jpg

Os douradinhos devoravam as moscas, que ficavam literalmente depenadas no fim do dia...

186d8a1f.jpg

Então toda noite, era noite de atado. Os novos amigos feito na pousada toda hora vinham ver o que era a tal da mosca e como era confeccionada. O Du não desperdiçava nada, aproveitando a cabeça de Epoxi para "recondicionar" as moscas...

DSC09264.jpg

DSC09267.jpg

No segundo dia não foi diferente, pontualmente no horário combinado o guia Zezinho ia chamar a gente no quarto da pousada.

Mais um excelente dia de pescaria, porém sem muitas ações na parte de cima, onde a produtividade foi mesma na parte mais abaixo do rio.

Um fato legal foi que no fly estávamos tendo mais ações do que o pessoal pescando com iscas naturais de todos os tipos, o que deixava o pessoal ainda mais curioso sobre a modalidade, e a cada passada por algum outro barco ou pelo pessoal no barranco, eram muitas perguntas e vários comentários do tipo "parem! vocês estão pegando todos e não deixando nada pra gente! hahahah...

6307470284_c10ac55661.jpg

6307505024_3ca69ebca5.jpg

6307473702_f6a57ff7be.jpg

6306951761_1431cc216e.jpg

6307508912_bf4a3bd8fc.jpg

6306977781_a884327d2b.jpg

A água muito limpa!!!

DSC09281.jpg

Com muita dor no coração o Du não conseguiu embarcar uma bonita matraca que brigou muito e perdemo-la no momento do embarque no meio de uma corredeira, não teve foto mas a briga vai ficar na memória pra sempre.

E as capturas continuavam, foram duas matrinxãs embarcadas com destaque para uma de um porte razoável que fez com que entrássemos em um trecho raso do rio com uma grande arvore caída, eu estava tão exausto que suei pra embarcá-lá, e na seqüência ficamos presos na arvore caída, filmamos a soltura da matraca, e seguimos pelas águas do São Francisco...

DSC09292.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=9FDCMjeXZ1Y?version=3&hl=pt_BR

Novamente brincando com a #3 que bebia agua com os douradinhos..

http://www.youtube.com/watch?v=JXoAdqfpTmI?version=3&hl=pt_BR

DSC09298.jpg

Perdemos bons Dourados, é incrível como sempre os maiores escapam...rs

No fim da pescaria, a mão cheia de bolhas...

DSC09306.jpg 

Ultimo dublê pra fechar com chave de ouro...

DSC09305.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=GWZYSKZ5SVA?version=3&hl=pt_BR

E foi assim que nos despedimos com um grande sonho realizado, mais uma grande amizade feita, e a vontade de voltar em breve.

6307479220_479313b29e.jpg

Gostaria de agradecer imensamente ao Guia Zezinho, indico de olho fechado e assino embaixo, resumo com um seguinte adjetivo, homem de caráter!

6307498756_0340519509.jpg

Fui embora de madrugada, e o Du ainda ficou até a manhã seguinte podendo desfrutar um pouco mais desse visual da pousada (e do café da manhã, que era showww!)

81a26379.jpg

Um grande abs a todos e, obrigado Du, sempre que precisar de um parceiro pode contar, Baita abraço!!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom! :bs-aplauder:

E encararam o São Francisco de caiaque, algo nada fácil de ser feito em função da força desse rio. Eu não teria essa coragem...

Fico feliz de montão vendo a integração dos amigos entre os fóruns! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! :bs-aplauder:

E encararam o São Francisco de caiaque, algo nada fácil de ser feito em função da força desse rio. Eu não teria essa coragem...

Fico feliz de montão vendo a integração dos amigos entre os fóruns! ok:

Valeu Fausto, mas te digo que o São Francisco não é tão complicado de caiaque, e que hoje os fóruns são a Alma do Fly, pois imaginemos o quanto seria difícil escolher um equipamento, montá-lo, conhecer e iniciar no atado, e o aperfeiçoamento do Fly, tudo isso sem a riqueza de informação dos fóruns seria muitíssimo difícil. Por isso respeito tanto os antigos mosqueiros!!

E acho de um valor incrível e uma grandiosidade muito grande vcs permitirem a interação entre os forúns, a modalidade cresce, e o Fly e os Mosqueiros agradecem!!!

Gde abs parceiro!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que água!!! Deu saudades, que vontade de tar lá .... Aquilo lá é muito bom!! E muito legal mesmo essa experiência de troca de amizades que os foruns nos proporcionam. Devemos realmente muito a eles.

Concordo completamente parceiro...!

Gde abs!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.