Ir para conteúdo

Articulado M´Longo


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Articulado M´Longo

SAM_2178-2.jpg

Um dos maiores prazeres que a pesca com mosca nos proporciona é a possibilidade de criarmos soluções para minimizar as dificuldades encontradas.

Esse streamer começou a fazer falta em minha vida no ano de 2002, quando pescava tabaranas com mosca e notava que elas necessitavam de iscas curtas, pois sempre mordiam a cauda das moscas. Isso significava que streamers longos resultavam em muitos ataques e poucas capturas.

Como era novo no fly, não tive coragem e nem condições de desenvolver nada muito eficaz.

A gota d água se deu no ano de 2007 no Xingu, quando conhecemos as cachorras largas no fly. Sentimos muita dificuldade em fisgá-las, pois sempre que pegávamos uma, após breve briga, elas “tiravam” nossos anzóis da boca com imensa facilidade.

Pensei que deveria criar uma isca com anzol atrás, para que, no momento que o predador atacasse, o anzol entrasse logo dentro de sua boca.

E realmente deu certo ...

Olha a bicuda aí com o anzol sumido em sua boca

sany6527-1.jpg

Hoje, quando as cachorras “boca dura” chegam nas iscas, o anzol vai logo se enterrando em sua língua ou outras partes moles no interior de suas bocas. E é assim com dourados e outros tantos. Desde sua criação há 4 anos, só utilizo anzóis atrás nas moscas e posso afirmar que, dos 100% de peixes que perdia durante as brigas, esse índice deve ter caído para apenas uns 30%.

Claro que li e vi muita coisa nesses anos todos de pesca com mosca e direta ou indiretamente tudo contribuiu para chegar a esse resultado. Não quero parecer o inventor da roda e sei que talvez, em algum lugar, pessoas já tenham feito algo igual, mas sinceramente, não copiei de niguém.

Espero que essa técnica possa se útil para todos...

Este Streamer utilizo em varas #6 e #7.

Para tucunarés e peixes que não tem dentes, utilizo o marabou no corpo.

Para peixes com dentes utilizo fibras sintéticas no corpo.

Ferramentas: Tradicionais mostradas na foto + anzol 1/0, arame rígido nº 28 e arame flexível com loops industrializados

PA100138-2.jpg

Materiais de Atado – Flashabou, pincel ou palito para pintar o olho, esmalte de unhas, superbonder, linha de atado, marabou e bucktail.

PA100137-2.jpg

Atando:

1º Passo: Prenda um anzol bem fino e leve no vise com o olho já cortado.

2º Passo: Prenda o arame flexível no anzol com a linha de atado.

PA100142-2.jpg

3º Passo: Ate o marabou.

PA100144-2.jpg

4º Passo: Faça um hackle com o marabou

OBS 1: O marabou é um material extraordinário, principalmente por seu trabalho muito natural que proporciona um movimento sem igual na isca, porém é muito flutuante. Utilize apenas uma pena enrolada e mesmo assim despreze boa parte dela.

PA100146-2.jpg

5º Passo: Após alinhar os pelos com o hair stacker, ate um pequeno tufo de bucktail na parte superior da mosca.

OBS 2: Um dos maiores erros que cometia quando iniciei no atado era exagerar na quantidade de material utilizado.

6º Passo: Após alinhar os pelos com o hair stacker, ate um pequeno tufo de bucktail mais curto que o anterior na parte inferior da mosca.

PA100148-2.jpg

7º Passo: Ate o flashabou nas duas laterais na quantidade desejada.

8º Passo: Finalize a cabeça da mosca, passe superbonder, retire-a do anzol e corte com alicate a volta do anzol que não foi utilizado para o atado.

9º Passo: Prenda o anzol 1/0 na morsa

10º Passo: Ate qualquer material desejado neste anzol (cauda), podendo ser bucktail vermelho (para imitar a nadadeira caudal de um peixe), cabelo sintético entre outros (eu gosto de colocar o próprio flashabou).

11º Passo: Utilizando o arame rígido nº 28 e alicates, faça dois loops (olhos) para prender em uma extremidade o anzol e, na outra, o corpo da mosca.

PA100155-2.jpg

12º Passo: Pinte os olhos com esmalte e a mosca está finalizada.

OBS 3: Já atei moscas até 22 cm com anzol atrás. Basta você utilizar um arame flexível mais longo ou então utilizar dois curtos. A vantagem de substituir o arame longo por dois curtos é que a mosca fica articulada e com um rebolado todo especial. Não esquecer de atar no segundo arame, o mesmo material do corpo principal (cabeça) em pequenas proporções, suficientes apenas para proporcionar um bom nado e disfarçar o corpo do arame.

SAM_2174-2.jpg

Bom, o que eu queria passar para todos é a técnica que utilizo e a efetividade das moscas. Com esse conceito, agora você pode atar muitos tipos de streamers com o anzol na parte de trás, principalmente para peixes com a boca dura.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom Marcelo! :bs-aplauder:

Explicou muito bem todos nós podemos atar nossas moscas seguindo esses passos. Estive também no Xingu, mas foi em 2004, tive a satisfação de pegar um trem desses aí, como esse que está nos mostrando, mas não no Fly e sim no Bait. Essa bicuda está bem acima do normal, parabéns pela bela captura! :ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bacana a mosca hein Marcelo!

Eu já atei umas parecidas em estilo "Tandem", digite "Tandem Flies" e achará alguma coisa na net.

Porém, utilizei poucas vezes e não pude comprovar, como você, sua efetividade.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Beleza Marcelo!

Eu fiz essa isca e comecei de trás para frete. Atei o anzol e encastoei e em seguida, passei no loop do cabo flexivel. Depois disso, segui os passos de posicionar o flexivel no anzol e fiz a parte da frente da isca. Achei mais fácil... Quando vc for fazer alguma, experimente desta forma.

Abs e obrigado por compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
não corta o olho do anzol, é um encastoamento do anzol no cabo flexivel

abs

1º Passo: Prenda um anzol bem fino e leve no vise com o olho já cortado.

Decidão-se... corta ou não corta!?

e se corta o que usa pra colar e não deixar correr na hora que o peixe bate?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Marcelo! bs-aplauder.gif

Explicou muito bem todos nós podemos atar nossas moscas seguindo esses passos. Estive também no Xingu, mas foi em 2004, tive a satisfação de pegar um trem desses aí, como esse que está nos mostrando, mas não no Fly e sim no Bait. Essa bicuda está bem acima do normal, parabéns pela bela captura! okok.gif

Obrigado Fausto

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bacana a mosca hein Marcelo!

Eu já atei umas parecidas em estilo "Tandem", digite "Tandem Flies" e achará alguma coisa na net.

Porém, utilizei poucas vezes e não pude comprovar, como você, sua efetividade.

Abraços.

Obrigado Marco Aurélio.

Não conhecia esta "Tandem". Uma das diferenças das duas é que ela utiliza dois anzóis (apelação), enquanto a minha só tem anzol atrás.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Marcelo!

Eu fiz essa isca e comecei de trás para frete. Atei o anzol e encastoei e em seguida, passei no loop do cabo flexivel. Depois disso, segui os passos de posicionar o flexivel no anzol e fiz a parte da frente da isca. Achei mais fácil... Quando vc for fazer alguma, experimente desta forma.

Abs e obrigado por compartilhar.

Legal Flávio.

Mas ... você cortou o anzol que serve apenas para fixar a cabeça da mosca no flexível?

Pergunto isso, pois a mosca tem apenas um anzol, localizado na parte de trás.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

vc corta o olho do anzol e depois ata o aço no anzol só com fio de atado? e aguenta?

Rusllon,

Você corta o olho do anzol antes de prendê-lo na morsa para iniciar o atado, que tem como objetivo fixar o cabo de aço flexível no anzol e possibilitar o atado da cabeça da mosca. Quando finalizar essa primeira etapa você retira o anzol do vise que está atado ao flexível e corta sua volta, pois a partir deste momento ela (a volta do anzol com fisga e tudo) não será mais necessária, pois a primeira etapa do atado já esta finalizada.

Fui claro?

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Mosqueiro

Amigos,

Desculpe minha ignorância :frusty: , mas não estou entendendo o seguinte:

Retira o olho deste pequeno anzol que vai ser preso ao arame, depois de atado como fica o anzol principal ? Como ele é preso ao resto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Telles,

O 1º anzol, sem olho, serve de base para montagem do corpo da isca no arame flexível. Pq, sem uma haste dura vc não consegue atar no arame flexível. Ainda, neste caso, vc deve após a montagem do corpo retirar o que restou do anzol, mas somente a parte da curvatura até a ponta do anzol (fisga), a parte que serviu de base continua, pois agora faz parte do corpo da isca.

O 2º anzol, vai preso no arame rígido, que agora está preso ao flexível, através do loop junto ao corpo feito, ou seja, é uma segunda montagem, onde vc amarra o arame rígido ao flexível e na outra ponta do rígido vai o anzol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.