Jump to content

Livro sobre materiais mais indicados


Recommended Posts

  • Admin

Jost meu caro, em nosso encontro na clínica de arremessos você comentou sobre um livro muito bom, do qual descreve em detalhes os materiais usados em cada tipo de mosca que pretendemos atar. No caso não é um livro de passo a passo e sim um livro que descreve os materiais (acho que chamam de patterns) mais indicados para serem usado como ribs, torax, wings, wing cases, abdômen e etc.

Qual o nome desse livro? :mellow:

Por acaso é esse:

flytying_techniques_book.jpg

É claro que outros amigos podem dar dicas também! ok:

T+ :)

Link to comment
Share on other sites

  • Moderator

Não... quinta-feira posto o nome e fotos de alguns... hoje estou atando loucamente para uma pescaria amanhã e não vai dar tempo de fazer as duas coisas hehe... abraço.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Admin

Sim também estou no aguardo do nome desse livro. A livro que recebi recentemente, The Fly Tying Bible, tem uma ótima introdução explicando técnicas básicas, ferramentas e materiais, mas esse livro que o Jost vai nos indicar, detalha todas as opções de materiais que podemos usar em cada caso. Quero saber exatamente o que pode ser usado em cada variação de atado, desde tipos de asas, dubbings, linhas, tails e etc.

T+ :bye:

Link to comment
Share on other sites

  • Moderator

Conforme prometido, vamos lá então.

a) Se você for completamente cru para o atado, minha sugestão é que começe pelo livro de Charlie Craven "Charlie Craven's Basic Fly Tying". Se você aprecia, nem que de maneira superficial o atado, COMPRE esse livro tbem :ok

51maKAS6wSL._BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU01_.jpg

O que tem esse livro de tão especial? O Cara é um excelente atador... EXCELENTE. Além disso tem uma didática inacreditável. O livro começa com moscas muito básicas, tipo Brassies e lentamente evolui na técnica e materiais de atado (tudo com explicações minuciosas de escolha, utilização e proporções, bem como receitas alternativas para cada mosca) em direção a moscas muito utilizadas. A lista das moscas: Brassie, Black Beauty, RS2, Hare's Ear, Pheasant Tail, Beadhead Prince, Copper John, Wooly Bugger, Elk Hair Caddis, Stimulator, Adams, Rusty Spinner, Parachute Blue-Winged Olive, Royal Wulff, Humpy e Goddard Caddis. Possui 264 páginas, capa dura, papel cuchê de primeira. Não tem erro... provavelmente o melhor livro de atado que tenho e um para o qual sempre volto em busca de instrução ou ideias.

B ) O segundo livro que sugiro é o "The Benchside Introduction to Fly Tying" de Ted Leeson e Jim Schollmeyer.

51DCG30QYML._SL500_AA300_.jpg

Esse livro é até difícil de explicar como funciona. Primeiro, ele tem muitas moscas (umas 150 talvez), mas todas superficialmente explicadas na hora de atar. Assim, ele é uma livro "mais avançado" que o do Charlie. Segundo, ele explica a utilização de cada técnica, passo a passo. O que ele tem de diferente então? É uma encadernação grande, de capa dura e presa com espiral. Ele é normal até a página 24. Na página 25 ele passa a ser dividido na horizontal (cortado mesmo) em "dois" pequenos livros separados. Na parte superior o passo a passo de atado das moscas (livro A), na inferior as técnicas (livro B ).
Então, por exemplo, a primeira mosca a ser atada é a Hare's Ear na página 26A. No passo 1 ele diz assim: "Se você não tiver uma pele de coelho para extrair os pelos para a cauda, tb pode fazê-la com fibras de penas (veja alinhamento e corte de fibras de penas para caudas na página 54B)"; no passo final (8) ele diz: "Rebata o wingcase (passos 6-8 pg. 121B) e ate. Corte o excesso e termine a mosca (pg 44B)."
Como livro montado desse jeito, você escolhe uma mosca que queira atar (uma Adams, por exemplo - pg 98A) e deixa o livreto de cima aberto na página dessa mosca. Conforme os passos forem andando, ele indica as técnicas usadas e se vc tiver dúvidas pode folhar o livreto de baixo até a técnica necessária sem mexer no livreto de cima. No caso da Adams ele te remete às técnicas descritas (na ordem de utilização) nas páginas: 126B, 54B, 62B, 78B, 52B, 150B, 146B, 44B e 152B.
Um livro bem interessante.

C) Por fim, caso você já tenha outros livros com patterns para seguir e queira APENAS AS TÉCNICAS, recomendo um livro um tanto mais caro (até o momento é o mais caro de minha coleção) denominado "The Fly Tier's Benchside Reference to Techniques and Dressing Styles", tbm de Ted Leeson e Jim Schollmeyer. Nesse livro NÃO existem moscas para atar... são exclusivamente as TÉCNICAS... só isso. Capa dura, 444 páginas, papel cuchê de primeira.

61Hcqvd8KgL._BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU01_.jpg

O livro é dividido em 15 capítulos. Cada capítulo lida com uma parte da mosca, sendo o maior deles o 10 que lida com os corpos das moscas e possui 13 seções. Exemplos: Cap.8 - Caudas; Capítulo 12 (com 4 seções) - Asas; Cap.13 Hackle.
Dentro de cada capítulo os métodos são numerados. Exemplo: o método n.º 101 do capítulo 12 (corpos) é na seção 10 (bead bodies) - "Bead Thorax". Outro exemplo: o método n.º 34 do capítulo 13 (Hackle - Seção 3: Parachute Hackle) é "Multiple-hackle Parachute", utilizada na mosca Adams Parachute. Quando você decide o método que quer ver, simplesmente vá até a página. As páginas são divididas em 3 colunas e cada técnica é minuciosamente descrita em texto corrente com fotos explicativas.
E assim vai o livro. Você consegue atar qualquer coisa que queira. Não recomendo esse livro para atadores principiantes. São tantas técnicas que você vai ficar perdido.

Essas são as minhas sugestões de livros de técnicas. Se você não sabe nada, pegue a primeira. Se você sabe um tanto e quer alguns patterns pra seguir, pegue o segundo. Se você tem muitos livros de patterns e quer estudar outras técnicas, pegue o terceiro.

Eu sou completamente autodidáta em atado e tenho muitos outros livros (MUITOS), mas com esses livros acima e mais os vídeos do Davie McPhail no Youtube, você não precisa de mais nada a não ser atenção, disciplina, detalhismo, paciência e hora de vôo (fly time... dã rsrs) na morsa. Com eles você pesca bastante coisa no Brasil, ainda que todo o atado seja voltado para trutas.

Problema: nenhum desses livros lida com a área de atado de streamers e poppers, tal como a gente utiliza eles pra pegar tucunarés, por exemplo. Nesse caso, minha sugestão é um livro meio esquisito chamado "Tying Warmwater Flies" de C. Boyd Pfeiffer. As iscas que o cara ata são meio feiosas e lazarentas, mas ele ensina as técnicas básicas para o atado de vários Streamers e Poppers.

51DMjE2pKeL._SL500_AA300_.jpg

Bem, espero que essas dicas ajudem. São dicas de quem já deu muita cabeçada em termos de livros.

Para assuntos específicos tenho os meus específicos (ninfas, wets, etc...) assunto de outro post com certeza.

Grande abraço a todos.

Jost

Link to comment
Share on other sites

  • Patreon

Jost, valeu pelas dicas. Vou pagar em cordeiro patagônico e malbec...

Atualmente, minha maior dúvida é na escolha do material certo a partir do material bruto. Vou tentar explicar melhor. Imagine que estamos atando uma Adams. Eu tenho um punhado de saddle hackle grizzly, umas mais compridas e outras mais largas e curtas. Como eu transformo elas nas asinhas e no hackle? Elas vem do mesmo "amarrado"? Ou uma é do dorso (saddle) e outra é do pescoço (neck)? Nos vídeos, os caras já mostram o material pronto, as asinhas já estão no tamanho certo e a pena para fazer o colar já foi separada. De onde ela veio? Do pescoço, do dorso ou de um único "couro" com as penas presas ou de um pacotinho com as penas separadas?

O mesmo vale para atar um seaducer, que é basicamente só penas. Penas para a cauda (de onde vem?) e penas para o colar (são as mesmas mas em cores diferentes) ou vem de outra parte do couro do galo (pescoço, dorso, cauda, asas, etc).

Do escrito acima, fica claro que ainda não domino a nomenclatura correta das partes das aves de onde retiramos as penas...

Espero que nossos instrutores do dia 19 e 20 leiam esta parte.

Eu até não me importaria com uma propaganda disfarçada de atado. Um exemplo, suponhamos que seja atado um Seaducer usando as penas da Umpqua Feathers mercants. Eles escreveriam, pegue o pacote onde está escrito "penas de streamer médio" e selecione duas penas equivalentes. Do pacote penas para colares, pegue outras duas penas. Ou que as instruções direcionariam para a parte da ave adequada...

Finalmente, uma pergunta, Jost, algum destes livros tem algo nesta linha? Ou isto deve ser aprendido por tentativa e erro? Idem para algum vídeo. Mesmo os do Davie McPhail geralmente mostram o material já separado. Algumas vezes ele mostra um pacotinho de onde retirou o pelo para o dubing ou umas penas CDC...

NEumann

Link to comment
Share on other sites

  • Moderator

Jost, valeu pelas dicas. Vou pagar em cordeiro patagônico e malbec...

Atualmente, minha maior dúvida é na escolha do material certo a partir do material bruto. Vou tentar explicar melhor. Imagine que estamos atando uma Adams. Eu tenho um punhado de "penas" grizzly, umas mais compridas e outras mais largas e curtas. Como eu transformo elas nas asinhas e no hackle. Nos vídeos, os caras já mostram o material pronto, as asinhas já estão no tamanho certo e a pena para fazer o colar já foi separada. De onde ela veio? De um único "couro" com as penas presas ou de um pacotinho com as penas separadas? O mesmo vale para atar um seaducer, basicamente só penas. Penas para a cauda (de onde vem?) e penas para o colar (são as mesmas mas em cores diferentes) ou vem de outra parte do couro do galo (pescoço, dorso, cauda, asas, etc).

Do escrito acima, fica claro que ainda não domino a nomenclatura correta das partes das aves de onde retiramos as penas...

Espero que nossos instrutores do dia 19 e 20 leiam esta parte.

Eu até não me importaria com uma propaganda disfarçada de atado. Um exemplo, suponhamos que seja atado um Seaducer usando as penas da Umpqua Feathers mercants. Eles escreveriam, pegue o pacote onde está escrito "penas de streamer médio" e selecione duas penas equivalentes. Do pacote penas para colares, pegue outras duas penas. Ou que as instruções direcionariam para a parte da ave adequada...

Finalmente, uma pergunta, Jost, algum destes livros tem algo nesta linha? Ou isto deve ser aprendido por tentativa e erro? Idem para algum vídeo. Mesmo os do Davie McPhail geralmente mostram o material já separado. Algumas vezes ele mostra um pacotinho de onde retirou o pelo para o dubing ou umas penas CDC...

NEumann

O livro do Charlie Craven explica isso bem direito. Por exemplo, tem um capítulo inteiro do livro dele que ele explica Hackle: diferenças, quais adquirir, quais as características desejáveis, como escolher, como usar, como preparar as penas, etc. Em outras partes do livro ele vai explicando sobre outros materiais: dubbing, pelos, etc, etc... o livro é MUITO bom.

Outra coisa que vc pode procurar são os DVDs do Oliver Edwards. O cara é um velhinho inglês que com toda paciência do mundo explica as coisas naquele belo sotaque deles. Ele possui 8 DVDs e em todos eles ele mostra de onde ele tira as penas, como as mede, direto no anzol por exemplo, e coisas do estilo.... Acho que você iria gostar. Eu tenho todos os 8... comprei direto da Inglaterra e chegou sem problemas. Foram minhas primeiras lições de atado e volta e meia assisto tudo de novo. Em todos os DVDs existem técnicas de atado E técnicas de pesca em rios... Por exemplo, no DVD onde ele ata uma ninfa tcheca, ele tbem mostra como pescar com a técnica de ninfa tcheca, e assim vai. Confira o conteúdo dos DVDs no site abaixo:

Espero que isso ajude. Se for o caso em novembro eu posso levar o livro do Craven e os DVDs pra gente dar uma olhada e discutir as coisas.

Abraço.

Jost

Link to comment
Share on other sites

  • Patreon

Jost, agora o pagamento será em bife de chorizo e Quilmes bock!!!

Certa vez comprei uma revista inglesa e havia um DVD do Oliver Edwards e creio que ele mostrava como atar uma ninfa tcheca (já amarrar uma ninfa tcheca é coisa bem diferente...). Em uma parte ele cruza dois cheniles para fazer o corpo... Está em algum lugar aqui em casa...

Valeu. Vou comprar o livro e os DVD´s

NEumann

Link to comment
Share on other sites

  • Moderator

Dê uma olhada no Youtube... tem algumas coisas do Edwards lá pra vc checar a qualidade do trabalho dele. Essa ninfa que ele faz cruzando cheniles é de um DVD específico chamado "Woven flies" (moscas tecidas) onde ele mostra várias técnicas de macramê para conseguir uns efeitos impressionantes.

Link to comment
Share on other sites

  • Admin

Jost meu caro, você agora foi dez! :ok

O tópico acabou virando um local de consultas para quem desejar tem livros de atado.

Está muito bem explicado e com grandes dicas.

Valeu! ok:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.