Ir para conteúdo

"Lambarizada" do MDC


Postagens Recomendadas

  • Administrador

É isso mesmo, o rio Macaé de Cima (MDC) está duro de tanto lambari!

Ontem eu e o "Professor" resolvemos subir a serra e pescar no trecho de baixo do rio Macaé de Cima. Como não sou um bom conhecedor dos caminhos, resolvi pegar a estrada de tradicional acesso a Pousada Amantes da Natureza via Garlipp e descemos em um acesso a esquerda até encontrar as placas de indicação para Lumiar. Estive lá nesse mesmo trecho em 2002 com o Flybiano para pescar minhas primeiras trutas do MDC (ao menos tentar pescar) e justamente no mesmo local que vou chamar de "ponte baixa" que fica localizada logo após a "ponte alta" em sua proximidade. Para nossa surpresa, pois a expectativa eram mesmo encontrarmos as trutas, foi o fato de encontrarmos o rio "duro" com muitos lambaris em contantes ações em vários poções. Truta mesmo apenas uma muito juvenil que consegui capturar em trecho ilustrado mais abaixo.

Vamos as fotografias! ok:

Foi aqui que acessamos o MDC (o mesmo local que acessei pela primeira vez em 2002).

20111007_1.jpg

Registro de nossa chegada.

20111007_2.png

A maior parte do rio nesse trecho é assim com fundo de cascalho.

20111007_3.png

Começou a farra da "lambarizada".

20111007_4.png

Um dos lambaris em detalhe.

20111007_5.png

O "Professor" também fez a festa.

20111007_6.png

Aí está a surpresa do dia uma truta juvenil que pode ou não ter nascido no MDC.

20111007_7.png

Capturada no maior estilo com uma vara de bambu do Beto Saldanha (acho que preciso de algo muito mais leve).

20111007_8.png

Ela foi captura da aqui (seta), logo acima da pequena queda d'água.

20111007_9.png

Depois dessa aventura toda resolvemos subir a estrada para a Amantes da Natureza e assim pescarmos no trecho do MDC próximo da Capelinha e para nossa grande tristeza não encontramos truta alguma, aliás, apenas uma que fugiu ao se espantar com nossa "silenciosa" aproximação. Posso não ser uma bom pescador de trutas, mas sou bom observador e o rio não tem trutas como outrora. Fica a impressão que os "matadores" não estão dando trégua para elas.

20111007_10.png

O bom disso tudo é que o "Professor" pode "chutar pedras" e aprender um pouco mais como caminhas no leito do rio. Assim que resolvermos "chutar" mais pedrar voltaremos lá e vamos ver se o MDC ainda vai estar "duro" de tanto lambari.

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

MArcelo, pisa devagar na água! Truta é pior que juriti, prá se espantar com qualquer coisa...

Fausto, uma coisa que notei é que esta espécie de lambari não é como as espéciesd que temos aqui na Amazônia. Sebes dizer se ela é endêmica do MDC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

MArcelo, pisa devagar na água! Truta é pior que juriti, prá se espantar com qualquer coisa...

Fausto, uma coisa que notei é que esta espécie de lambari não é como as espéciesd que temos aqui na Amazônia. Sebes dizer se ela é endêmica do MDC?

Rapaz devo confessar que fiquei muito surpreso em ver lambaris nesse trecho do rio, pois quando lá estive me 2002 não tivemos ação alguma desses peixes, não que seja impossível dele ter chegado lá por conta própria, mas fico na dúvida de falar bobagem e dizer dizer algo muito impossível de ter acontecido. Quando estive lá em 2002 com o Flybiano, em determinado trecho desse mesmo rio, vi uma pessoa (morador) dizendo que odiava as trutas que lá se encontravam, o homem na época dizia que o certo era o rio ser infestado de peixes nativos e não gostou de nos ver pescando trutas por lá, pois "achava" que éramos culpados por isso. Como é um assunto extremamente delicado, aceitei tudo que o homem disse e continuamos conversando sobre outros assuntos, e ele confessou que um de seus parentes, um jovem estudante de biologia, entusiasta e amante da biodiversidade local, disse que aceitava a técnica de peixamento usada em outros rios do Brasil, mas teria que ser nosso peixes e não peixes ditos como exóticos. Depois de alguns minutos o assunto das trutas foi chegando nos trutários da região como sendo os culpados por tudo que está acontecendo e assim fiquei mais aliviado ver que eu e o Flybiano não éramos tão "maus" assim diante dele. Nos despedimos e continuamos pescando.

Não tenho conhecimento para dizer que tipo de lambari é esse e todos estavam com tamanho diferenciado, alguns menores e outros maiores. Achei muito diferente seu formato do corpo e também algumas de suas colorações, pois estou acostumado a ver aqui no fórum lambaris mais arredondados e maiores, esses são mais esguios. É um caracídeo (cheirodon), pois tem nadadeira adiposa e vi dentição também muito semelhante a espécie. Alguém deve dizer algo melhor sobre o assunto. Seu corpo parece mais com um Astyanax.

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bonitos lambaris, diferentes dos tambius e os do rabinho vermelho que temos por aqui...

Grande abraço

Sim gostaria que tivéssemos por aqui próximo esses lambaris maiores, principalmente os tambiús que seu Gama mostra para a gente. Vou pescar no rio Preto próximo a Quatis e depois mostro o que capturarmos. Não vou para o rio Preto pescar lambaris, vou em busca das pirapitingas do sul, mas é certo esbarrar no lambaris também.

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos um dia eu chego lá na realidade quem já caiu e se machucou com pedras eu fico muito cabreiro é aos poucos vou perdendo este medo que esta comigo a muitos anos depôs que acostumar melhora, vou dar uma sugestão aos peixes para remover todas pedras grandes do rio hahahaha há se fosse possível. Foi interessante pescar lambaris e com isto vou aprendendo a caminhar nas pedras e se tornando cabrito, agradeço o amigo Fausto pela aventura e paciência com o amigo principiante do vadeio mais é só assim que aprendo obrigado vou tentar andar nas pedras silenciosamente e tentar não tropeçar nas pedras grandes. Sobe os lambaris este é um das espécies, agora já pensou que pode ser não tenho certeza vieram juntos com as trutas numa remessa de soltura e por ser pequeno o homem pesca mais com anzol maior não consegue ferra o lambari mais a truta com isto a pesca diminui ate fica no rio pouquíssimas e o lambari vira uma praga no rio só não ter predador como a truta, e outro motivo pode ser eu e Fausto vimos uma entrada de um sitio ou fazenda dizendo área proibida a entrada e não pode pesca será que o rio e o dono capturarão as trutas para colocar no sitio será, os locais de fácil acesso como pontes, praias de pedras sendo facial o que acontece.

Posso esta enganado mais esta mostrando isto ta.

Abraço. Ate a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
agradeço o amigo Fausto pela aventura e paciência com o amigo principiante do vadeio mais é só assim que aprendo

Tem muita pedra para você "chutar" Marcelo. :D

Com o tempo vai estar andando com mais facilidade no rio. ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Fausto só com tempo, se não fizesse muito barulhento para não espantar as trutas estalaria uma pritadeira para diminuía as pedras Xi, valeu.

Lambari

Nome de diversas espécies de pequenos peixes de escamas, de água doce, também denominado de “alambari”. Pertence à família dos Caracídeos, família dos (Tetragonopteríneos). Existe aproximadamente 300 espécies brasileiras, cujos gêneros foram subdivididos em Hemigramus, moenkhausia e Astyanax. Na Amazônia são conhecidos por “matupira”ou”matupiri”No Nordeste é conhecido por “piava”As espécies mais conhecidas são: “lambari-piquira”, que é o menor da espécie, “lambari-bocarra”, que é o mesmo que “saguirú”, que é uma esécie arredondada e com cauda amarela, “lambari-guaçú que possui a cauda cinza.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto, não é novidade - naquele trecho do Rio - perto dos porquinhos - basta a água esquentar um pouquinho que eles aparecem - já vi cardumes do rio ficar preto deles. Este lambari pequeno é muito comum nos rios do RJ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tbém fiquei cuirioso com estes lambas, muito diferente dos lambas de minha região, mais de qualquer forma lamba é lamba, e são muito ariscos.

Fausto vc despertou a saudade do MDC, vou programar uma pescaria no quintal de kensuke, Dani, Rusllon e Cia.

Valeu... :ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto,como bem disse o Beto,nesta epoca os lambaris sobem o rio para desovar(piracema) e naquele trecho dos Porquinhos pra baixo tem cardumes com muito lambari e competem com o alimento com as trutas.Em epocas com agua mais fria eles desaparecem.Na parte baixa do MDC tem muito lamba e quem ja pescou no trecho da serra mar conhecido como Ponte dos Alemaes e encontro dos rios sabe do que estou dizendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rapaz devo confessar que fiquei muito surpreso em ver lambaris nesse trecho do rio, pois quando lá estive me 2002 não tivemos ação alguma desses peixes, não que seja impossível dele ter chegado lá por conta própria, mas fico na dúvida de falar bobagem e dizer dizer algo muito impossível de ter acontecido. Quando estive lá em 2002 com o Flybiano, em determinado trecho desse mesmo rio, vi uma pessoa (morador) dizendo que odiava as trutas que lá se encontravam, o homem na época dizia que o certo era o rio ser infestado de peixes nativos e não gostou de nos ver pescando trutas por lá, pois "achava" que éramos culpados por isso. Como é um assunto extremamente delicado, aceitei tudo que o homem disse e continuamos conversando sobre outros assuntos, e ele confessou que um de seus parentes, um jovem estudante de biologia, entusiasta e amante da biodiversidade local, disse que aceitava a técnica de peixamento usada em outros rios do Brasil, mas teria que ser nosso peixes e não peixes ditos como exóticos. Depois de alguns minutos o assunto das trutas foi chegando nos trutários da região como sendo os culpados por tudo que está acontecendo e assim fiquei mais aliviado ver que eu e o Flybiano não éramos tão "maus" assim diante dele. Nos despedimos e continuamos pescando.

Não tenho conhecimento para dizer que tipo de lambari é esse e todos estavam com tamanho diferenciado, alguns menores e outros maiores. Achei muito diferente seu formato do corpo e também algumas de suas colorações, pois estou acostumado a ver aqui no fórum lambaris mais arredondados e maiores, esses são mais esguios. É um caracídeo (cheirodon), pois tem nadadeira adiposa e vi dentição também muito semelhante a espécie. Alguém deve dizer algo melhor sobre o assunto. Seu corpo parece mais com um Astyanax.

T+ ok:

Primeiramente, parabens pela pescaria produtiva Fausto e Professor!

Quanto ao fato de biologos considerarem a truta um peixe exotico na regiao, que solucao para a pesca esportiva eles oferecem? Acredito que muitos desses rios serranos do RJ tinham boas populacoes de Pirapitinga e Saicangas pelo menos na sua parte mais baixa, porem poluicao e destrato tiraram todos os peixes "maiorzinhos" desses rios. Por isso que o mosqueiro quer a truta, pois trata-se de um peixe que oferece muita emocao quando fisgado. O que me irrita e o fato de nao deixarem introduzir truta e nao oferecerem nenhuma opcao tao esportiva quanto para os pescadores. E quanto as florestas de Eucalipto que nao param de crescer na regiao? Isso sim eles deviam conter e causa um impacto muito maior ao ambiente. Sei la, posso estar errado, mas acho um saco rios lindos como esse e o maior peixe que se encontra ser o Lambari. Nada contra Lambaris, sou contra SO Lambaris rsrsrs Tem que ter algum peixinho de 500g para pescar...Sera que a Tabarana se adaptaria? Tudo bem, nao e' nativo da regiao, mas a parte centro-leste inteira dos EUA 'e repleta de peixes nativos da costa Oeste, como a Truta arco-Iris e o Salmao do Pacifico. E quanto a Patagonia? Tudo introduzido tambem e todo mundo ficou feliz. Truta Marrom nao 'e nem nativa da America do Norte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto,como bem disse o Beto,nesta epoca os lambaris sobem o rio para desovar(piracema) e naquele trecho dos Porquinhos pra baixo tem cardumes com muito lambari e competem com o alimento com as trutas.Em epocas com agua mais fria eles desaparecem.Na parte baixa do MDC tem muito lamba e quem ja pescou no trecho da serra mar conhecido como Ponte dos Alemaes e encontro dos rios sabe do que estou dizendo.

Então voltarei lá novamente para dar na cara desses lambaris! :D

Primeiramente, parabens pela pescaria produtiva Fausto e Professor!

Quanto ao fato de biologos considerarem a truta um peixe exotico na regiao, que solucao para a pesca esportiva eles oferecem? Acredito que muitos desses rios serranos do RJ tinham boas populacoes de Pirapitinga e Saicangas pelo menos na sua parte mais baixa, porem poluicao e destrato tiraram todos os peixes "maiorzinhos" desses rios. Por isso que o mosqueiro quer a truta, pois trata-se de um peixe que oferece muita emocao quando fisgado. O que me irrita e o fato de nao deixarem introduzir truta e nao oferecerem nenhuma opcao tao esportiva quanto para os pescadores. E quanto as florestas de Eucalipto que nao param de crescer na regiao? Isso sim eles deviam conter e causa um impacto muito maior ao ambiente. Sei la, posso estar errado, mas acho um saco rios lindos como esse e o maior peixe que se encontra ser o Lambari. Nada contra Lambaris, sou contra SO Lambaris rsrsrs Tem que ter algum peixinho de 500g para pescar...Sera que a Tabarana se adaptaria? Tudo bem, nao e' nativo da regiao, mas a parte centro-leste inteira dos EUA 'e repleta de peixes nativos da costa Oeste, como a Truta arco-Iris e o Salmao do Pacifico. E quanto a Patagonia? Tudo introduzido tambem e todo mundo ficou feliz. Truta Marrom nao 'e nem nativa da America do Norte!

Dá um trabalhão manter as trutas lá e quando isso acontece, o pessoal da região, geral vai lá e mata tudo. Para isso dar certo, tem que haver intere$$es porque no amorzinho não dá. Mas preservamos o que encontramos de trutas por lá, seja como for estão lá e lá continuarão.

A pescaria deve estar melhor no trecho da Amates da Natureza para cima e indo assim em pequeninos grupos, os resultados são melhores quanto ao resultado das capturas. Vou levar o "Professor" lá no bambuzal também e assim ele conhecer, só não sei se ele vai chegar inteiro lá, pois fuma que nem um condenado. Apenas tive vontade de visitar o trecho de baixo do MDC e ver como estão as trutinhas que ainda sobrevivem lá, como essa mínima que capturei.

T+ ok:

Fausto, não é novidade - naquele trecho do Rio - perto dos porquinhos - basta a água esquentar um pouquinho que eles aparecem - já vi cardumes do rio ficar preto deles. Este lambari pequeno é muito comum nos rios do RJ.

Preciso de um conjunto menor e mais leve, assim a diversão com os lambaris é maior.

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ohhh Boss... bom ver um relato seu... É isso aí, larga este pc um pouco e bora pescar!!!

Dos porquinhos pra baixo tem bastante lambari no MDC...

No trecho da estrada serra mar, antes de eu pescar de fly, fui uma manhã com um amigo e pegamos centenas, no cupim, e eram gigantes!!!

excelente fritada, vale a pena a visita..... aqueles no fly devem ser otimos... tinha uns muito grandes maiores lambas que já vi!

putz agora deu até vontade de ir lá com a #2....

Tio Gama quando for aparecer avise....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Ohhh Boss... bom ver um relato seu... É isso aí, larga este pc um pouco e bora pescar!!!

Rapaz nesse meu processo de sucessão lá no trabalho gerou tempo para participar de pescarias assim e sempre que posso invento uma. :D

No trecho da estrada serra mar

Me dê um ponto de referência para lá chegar. :mellow:

pegamos centenas, no cupim, e eram gigantes!!!

Minha intensão é essa também! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Gostei dos lambas, com um equipo bem leve é muito legal capturá-los, são um pouco diferentes em coloração e tamanho dos que temos por aqui.

Marcelo, não esquenta a muringa, vc vai ver qd ficar com a bota presa entre pedras e não conseguir soltar, se estiver pescando sozinho você terá que ter muita calma, ou escorregar e quase quebrar a vara na queda, ou etc.

Não parece, mas a pescaria de vadeio é perigosa.

Parabéns a dupla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Me dê um ponto de referência para lá chegar. :mellow:

Bom, daqui de friburgo vamos pra Lumiar e seguimos pra casimiro de abreu... do rio deve ser melhor seguir até casimiro pela br 101, rumo a campos e subir pra friburgo.... fica logo no pé da serra... e a estrada vai margeando o rio.... saindo daí crei que é um pouco longe... sei lá.... deve ser igual vir no MDC....

Quando fui pesquei neste ponto....

http://maps.google.c...=h&z=17&vpsrc=6

tem uma loja de materiais de construção na beira da pista, meu amigo conhecia o dono de uma casa lá e entramos pela casa dele até o rio.... acho que com um papinho legal chegando por ali e conversando eles não se opõe... o trecho alí é legal pois o rio é menor e dá pra aproveitar mais pontos... mesmo assim é bem maior que MDC e o vadeio é pela margem....

Subindo de casemiro vc vai ver o rio assim que pegar a serra mar...rj 142... alí pra baixo tinha robalinhos, saicangas, jacundá... hj não sei... quando for aparecer me dê um alo se der certo nos encontramos por lá....

Só pra ficar claro... peguei no cupim vivo... :rolleyes::ph34r::diablo:

Nem pescava de fly ainda... rsrsrsr :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Boss, ali pelo bambuzal dizimaram as coitadas das trutinhas. Não tem quase mais nada. Tá melhor mesmo ao redor da Amantes, onde temos tido ótimos resultados. E a boa é que andamos vendo monte de filhotinhos. Vai ver é da nova safra. Só espero que vinguem, pq como vc disse, os caras não perdoam nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A estrada está boa demais, tem trechos de fácil acesso para qualquer tipo de carro, como no caso de meu Logan, e como tudo que é fácil, vem junto os pessoal do mal também. Por mais que aquele rio venha a ter trutas, sempre faltará a atenção dos pescadores locais e não vai dar jeito. Trutas no MDC só mesmo pelas bandas da pousada Amantes da Natureza e assim mesmo, tem que ir pescar com muita atenção.

Bem... fazer o que? Não tem como educar o pessoal e o jeito mesmo é ir na boa e tentar pescar as trutinhas que sobrevivem as matanças.

O Cláudio ao menos vê que os clientes sobem para se hospedar em sua pousada por que tem trutas, pois se não tivesse, teria um tipo de cliente a menos.

Elas estão lá e por lá sempre estarão! ok:

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tinha "perdido" este relato. Que pescada jóia da dupla de amigos Fausto e Marcelo!

PS: Marcelo, aproveita para chutar pedras aqui e chegar na Patagônia afiado !!! :ok :ok ok:

PS2: Eu, vez por outra, sempre visito o fundo do poção do bagre no rio onde pesco aqui em SP !!! :blush::wacko::ph34r:

Abraços, Caio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.