Ir para conteúdo

Formoso do Araguaia - Lago das Piranhas


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá amigos vim aqui fazer meu primeiro relato no fórum, em uma pescaria realizada em Setembro/Outubro no Lago do Peixe e Formoso do Araguaia (Lago das Piranhas).Esta pescaria foi um prêmio da Rifa “Ação entre Amigos”(AlexPesca) na qual foi postada e sorteado no forum do Caterva pelo guia Alex, no dia 2 de Março 2011. Coincidentemente neste dia do sorteio eu já estava pescando no Lago do Peixe com amigos de Taubaté.

Vejam o video:

Mas como dizem que o “raio não cai duas vezes no mesmo lugar”.

Vamos aproveitar a maré de sorte rs....

Irei somente postar a pescaria no Lago das Piranhas pois somente nesta me dediquei ao Fly Fishing. Confesso que até tentei pescar de fly no Peixe, mas estava ventando tanto que nem parava o chapéu na cabeça rs...Infelizmente houve o inconveniente na qual acabei fisgando a cabeça do guia por acidente(Sem fotos). Para quem queira ver o relato completo também tem postado no Caterva e no PescaOnline ok!

dia (29/09)

Após 3 dias pescando com vento e contratempos, enfim fomos fazer uma pescaria em um local diferente ou seja atrás de peixes diferentes. Ficamos hospedados em Formoso do Araguaia e a pescaria seria no Lago das Piranhas. Esta pescaria tinha como foco o Pirarucu, Aruanã e tucunarés Pitanga e Azul e o resto que fisgar era lucro. Meu objetivo principal era brincar com umas aruanãs pois tinha levado um conjunto de Fly para esta finalidade.

Chegando no Lago das Piranhas começo a castear uns Popper no barranco mesmo, e começa as ações de Traíras. O Angelo (Sogrão) vendo a brincadeira tomar forma pega um Popper(cortiça) meu e adapta em seu molinete, por incrível que pareça não é que deu certo!? rs... As Traíras viraram isca para pescar Pirarucu.

14640x360.jpg

No meio a esta brincadeira, na beira do lago, ele começa pegando um Apaiari.

15640x427.jpg

Mais uma foto! Por favor! rs...

16640x427.jpg

As estruturas no Lago das Piranhas são completamente diferentes do Lago do Peixe, o foco neste local são estruturas submersas como pedras, bico barranco. Jogando a isca na beirada do lago, era quase certeza que vinha uma Traíra, mas após certa distancia da margem o foco eram os Tucunarés Pitanga.

17640x360.jpg

18640x360.jpg

Jacaré Açu se mostrando presente em seu habitat.

19640x360.jpg

Logo os Tucunarés Pitanga já começam dar o ar da graça.

20640x427.jpg

21640x360.jpg

Isca Genesis fazendo sucesso com os Pitangas, era um “Tucuna” ou senão as piranhas detonavam a isca, ô peixinho detonador de iscas, agora descobri porque nomearam de Lagoa das Piranhas. Não tinha preferência de iscas, qualquer coisa que brilhasse ou estivesse em movimento às piranhas chegavam junto.

22640x360.jpg

23640x360.jpg

E as ações continuam a todo vapor!

24640x427.jpg

No decorrer do dia encontramos vários cardumes de aruanãs no meio do Lago. É uma pescaria no estilo “Sight Fishing” (no visual). Como foi minha primeira pescaria de aruanãs, confesso que me diverti e muito pois a briga é sensacional. Agora entendo porque todo pescador de Fly fala sobre pescaria de aruanãs. Acabei me apaixonando de pescar esse peixe também rs....

25640x427.jpg

26640x426.jpg

27640x426.jpg

E a vara bebe água!

28640x427.jpg

29640x427.jpg

Esta foto virou papel de parede no meu notebook.

30640x427.jpg

31640x427.jpg

32640x427.jpg

33640x427.jpg

dia (30/09)

Como havia dito, o foco principal era a pescaria de pirarucu, mas é uma pescaria que tem de ser dedicada e focada, mas o difícil é agüentar ver os pitangas e as aruanãs dando salto atrás das piabinhas e não arremessar isca neles rs... sendo assim mais um dia de pegadeira de pitanga e aruanãs.

34640x427.jpg

35640x426.jpg

352640x427.jpg

36640x427.jpg

.

Esta isca peguei no passo a passo do ZezeFly aqui no fórum FFB . Renderam bons pitangas,aruanãs e traíras. Valeu!!! pela dica!!!

37640x427.jpg

38640x360.jpg

39640x360.jpg

40640x360.jpg

41640x360.jpg

42640x360.jpg

422640x360.jpg

dia (01/10)

E continuamos na pegadeira de pitanga. Mas dedicamos a maior parte do dia atrás dos pirarucus no bait.

Já as aruanãs ficaram fora do foco pois elas só se encontram no meio da Lagoa.

43640x427.jpg

45640x427.jpg

46640x427.jpg

47640x425.jpg

48640x427.jpg

Enfim consigo fisgar meu primeiro Pirarucu, utilizei um equipamento de bait médio 40 lbs, pelo que o guia me informou, o Pirarucu se for pescado com material pesado acaba se afogando, pois não damos a chance dele subir pra respirar. Confesso que até sonhei em fisgar um bruto deste no Fly mas é muito dificil rs.. quem sabe um dia!!!

A Pesca do Pirarucu também é uma pesca no visual, pois ficamos esperando ele subir pra respirar e em seguida arremessamos a isca em direção ao trajeto do peixe. Tem de ter boa pontaria no arremesso hein! Mas o guia garante os arremessos precisos rs...

Foi uma briga espetacular parecia que tinha engatado um jacaré, brigamos em torno de uns vinte e cinco minutos, e visto o tamanho do peixe (mais de 80 kg) , não era possível embarcá-lo sem machucá-lo.

Sendo assim fomos indo para as margens da Lagoa pra pode tirar uma foto clássica dentro da água rs... Mas a alegria durou pouco, depois de tudo isso a linha acabou sendo cortada pelas piranhas.

Tivemos outros pirarucus na linha, mas as piranhas sempre acabavam cortando a linha. E somente sobraram estas imagens e o desejo para um breve retorno ao local.

51640x360.jpg

52640x427.jpg

Considerações finais:

Infelizmente pegamos um vento incomum pelo período, tanto no Lago do Peixe e no Lago das Piranhas.

Pessoalmente vi vantagem em ter um guia que não esteja com seus serviços limitados ao da pousada, sendo assim há a possibilidade de ir pescar em outros locais no Tocantins caso não seja favorável ficar no Lago do Peixe.

Pois se estivesse feito o pacote de 6 dias no Peixe acho que não teria muita vantagem por causa do vento. Mas acredito que uma hora irei acertar novamente uma boa pescaria no Lago do Peixe e agora em diante a aruanã vai fazer parte de meus peixes preferidos.

Um grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bacana sua pescaria.

Essas fotos das aruanâs ficara mutio boas

Parabéns.

Olá Mauricio!

As fotos foram tiradas pelo guia Alex, na verdade eu nem tirei minha camera da bolsa rs.... Agente contrata um guia de pesca que é fotografo e cameraman ao mesmo tempo, Isso sim é um serviço de guia agregado rs.... Foi a primeira vez que vou pescar e não preciso ficar pedindo pra tirar fotos ou senão ter de ensinar o piloteiro a tirar foto rs... Fico feliz que tenha gostado do relato.

Um dia ainda sonho em pegar um dourado igual do seu avatar com conjunto de fly, quem sabe um dia!

Valeu!

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá !!! Amigo Matusita.

Ótimo o relato muito bem detalhado, excelente as fotos e o vidêo que ilustraram sua pescaria.

Poder ter pescado essa variedade de peixes numa localidade não poderia ter sido melhor, com certeza muito gratificante.

Parabéns !!!

Um Forte Abraço !!!

Lauro Jeans

Olá Lauro! tudo bem!?

Como foi a pescaria em Manaus? Rola um relato aeeee? rs....

Vamos marcar uma pescaria na Ilha do Bananal, ano que vem? Mas na ilha do Bananal tem de se acampar topa ? Vamos fazer um tour em TO rs...

Sobre as fotos, foram quase todas de autoria do guia Alex, a unica coisa que me preocupei foi com o peixe na linha rs...

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito legal gostei, Matsita para você consegui filmar não pesca para você pescar no filma é muito difícil mais faz parte,

Parabéns pela bela pescaria. :ok :bs-aplauder: :ok

Abraço.

he he he! ô duvida hein! rs... A coisa mais dificil é arrumar um parceiro de pesca que saiba tirar foto e filmar rs.....ah! e que não goste muito de pescar rs... acho que vou comprar daquelas camerazinhas que o pessoal usa pra pescar tal da GoPro aeeee sim vai ficar xique no urtimo hein rs...

Valeu!!!

grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que maravilha de pescaria rapaz! :ok

Muito bom ver os amigos esticando suas linhas e botando a vara para beber! :D

29640x427.jpg

Olá Fausto!

Se tivesse a oportunidade de fazer a vara beber água assim mais vezes seria uma alegria e tanto rs....Disse-me o guia Alex que as cachorras pega no Fly não deixa nada a desejar na briga , quem sabe ano que vem eu não vá conferir se é vero!

Obrigado!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rapaz....! Pirarucu no Fly deve ser o bicho :hum:

Parabéns pela pescaria, show :ok

Olá JR! Será que é possível fisgar um bruto na natureza no Fly, agora fiquei sonhando :hum:. imagine o tamanho da isca que teriamos de usar :p

Bom nada é impossível de se pescar com o Fly, quem sabe um dia um sortudo não apareça relatando a proeza. Uma vez eu vi que pegaram Pirarucu no Fly mas foi em um pesqueiro.

Valeu!!!

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
A coisa mais dificil é arrumar um parceiro de pesca que saiba tirar foto e filmar rs.

Então nem pensar em levar o Marcelo "Professor" para pescar contigo... rs... :D

O camarada só pensa nele! :mad:

Brincadeiras a parte, gostei da gif animada de sua assinatura! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Uma pescaria que ainda quero fazer é pescar um aruanã na superficie com grilos, aranhas... deve ser show....

Nesse lago aí deve dar certo.... tentou?

Olá Rusllon!

Bem que eu gostaria de ter tentando com grilos e aranhas, mas por enquanto ainda tenho minhas limitações em atar estes tipos de fly, ainda chego lá.

Mas acredito sim que teria feito sucesso com as aruanãs. Sinceramente as aruanãs não estavam tão seletivas assim nesta pescaria, o que limitava a pescaria eram as piranhas que detonavam com as iscas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Então nem pensar em levar o Marcelo "Professor" para pescar contigo... rs... :D

O camarada só pensa nele! :mad:

Brincadeiras a parte, gostei da gif animada de sua assinatura! ok:

Fico vendo essa gif animada e imaginando a truta correndo atrás de um dry fly rs....

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.