Ir para conteúdo

Mais um refúgio para os mosqueiros


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Pessoal, esse relato não tem muito de pescaria não. Na verdade não tem nada ainda. É que conheci na véspera de Natal a propriedade da dona Gilda Peckolt e de seu filho Gustavo. Uma fazenda histórica situada em Ibiabas, distrito de Barra do Piraí. Lugar bonito, com reservas de floresta, jacus por todo lado - uns até comendo banana na mão - e dois belíssimos lagos formados por pequenos cursos d'água que resultam na nascente do Rio das Flores.

Por causa da preparação para o Natal, a primeira visita foi rápida. O Gustavo me mostrou a fazenda e o principal, os lagos e suas margens complicadas de se caminhar - ainda mais com uma vara de fly e uma caixa de mosca na mão. Arranha-gato pra todo lado, bambu, arbustos de tudo quando é tipo. Isso somente nos primeiros 100 metros do segundo lago, que tem cerca de 1 quilômetro de extensão com uma largura média de 50 metros e profundidade entre 1,5 e 2,5 metros.

Estruturas de todo tipo dentro dágua: pedras, árvores caídas, algas (de vários tipos - porém em equilíbrio, não estão alastradas), paliteiro de árvores secas. Uma beleza de se ver.

Um detalhe bacana nesse grande lago é uma pequena cachoeira desaguando à esquerda. Segundo o Gustavo, se caminharmos um pouco pela mata seguindo o curso d'água chegaremos até uma ponte construída a quase 200 anos. Ele conta que é uma das primeiras construções tipo boca-de-lobo (isso eu não conheço muito bem, mas é coisa que a turma da engenharia e da arquiterura vai gostar de ver).

Daqui 15 dias farei as fotos completas do lugar, assim como espero ter também em mãos algumas fotografias dos peixes de lá. Por serem naturais (o primeiro é mais natural, já que o segundo sofreu uma elevação na barragem para ampliação do volume de água armazenado - daí o paliteiro n'água), a família jamais permitiu que fossem introduzidas espécies comerciais, como a tilápia e outros encontrados nos pesque-pague e pisciculturas por aí.

Bom, então os peixes são basicamente o lambari, a acará e a traíra (de até 3 quilos, segundo relato). Muitas aves completam o cenário. De garça branca, socó, até revoada de pintassilgos (por causa dos eucaliptos antigos e suas sementes em formado de pião). Tem também uns carrapatinhos (hehehehe!!!) devido a criação de gado de corte e de uns cavalos de competição (enduro e outras provas eqüestres).

A partir de janeiro vou participar os amigos das novidades que encontrarei por lá (espero que sejam graúdas e tenham dentes!!!!). Grande abraço!!!

Jacu comendo banana na mão da dona Gilda

user posted image

O primeiro lago, menor e mais profundo (até 17 metros)

user posted image

Plantas aquáticas de vários tipos

user posted image

O início do grande lago e a mata densa que o protege

user posted image

Mais de perto

user posted image

Paliteiro com cara de peixe (na curva lá embaixo é o meio do lago)

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caramba, parece que a pescaria é bem mais complicada do que vc está nos contando, mas p/ ti não será problema, tens um espírito aventureiro de primeira... hehehe... biggrin.gif

Vá e conte-nos mais um pouco desse lugar. wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Amigos,

O local é muito lindo e promete tem boas estruturas e pontos abertos para o pessoal arremessar. Esqueci de levar minha "redinha" para jogar no chão e evitar da linha agarrar no mato. mellow.gif Acabei usando o bait no primeiro lago trabalhando a isca rente a vegetação da margem saiu uma traíra de uns 30 cms, obtive duas ações do mesmo peixe só que a danada não atacou com vontade e só deu cabeçada na isca.....deve ter ficado com uma dor nos chifres..... laugh.giflaugh.gif Merece ser olhado com atenção e carinho. biggrin.gif Como fomos no sábado logo após uma semana de chuvas, acredito que a água estivesse fria e os peixes inativos.....e foi bom para fazer um tratamento de pele a base de lama laugh.gif ....hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.