Ir para conteúdo

Esquina no Fly - Setembro de 2011


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

O planejamento:

Com muita vontade de pescar dourados em quantidade e qualidade em ambiente natural, iniciamos nosso planejamento de viagem em meados de maio de 2011 (NÃO ... NÃO queríamos arremessar nos muros de concreto de um determinado reservatório, onde femeas de dourados gigantes batem a cabeça nos muros e não tem para onde ir).

Lendo muitas e muitas matérias sobre bons lugares para tentarmos os amarelões e as melhores épocas do ano, optamos por pinchar em setembro no Rio Corriente e Paraná, tendo como base a cidade de Esquina, localizada na Argentina.

A opção pelo local foi devido a beleza impar da região, considerada um “Pantanal Argentino" e por ser boa para prática do Fly Fishing.

Procurando por boas pousadas, para nossa surpresa encontramos um guia especializado em Pesca com Mosca. Após alguns contatos, fechamos nosso pacote para 6 dias de pesca.

A Homenagem:

Como parceiro de pesca teria o grande amigo Juarez Juvenal.

Quero aproveitar o relato para homenagear esse grande parceiro, pouco conhecido nos foruns, mas um pescador de mosca excepcional. Começou a pinchar com mosca em 1993 (Jurassic Fly in Brazil). Importava aqueles “grandes” equipamentos da Martin e já detonava para todo lado.

Logo no primeiro ano do Pescaventura em 2000 fez um curso de fly avançado com o Rubinho. Nota-se até pela foto, que trata-se de um sujeito sem "frescuras"

Imagem182-1_640x462.jpg

Valeu grande Juarez Juvenal, quase tudo que sei de pescar com mosca, devo a você.

A Viagem:

Partimos de São Paulo com destino a Buenos Aires. O Aeroporto escolhido para chegada foi o Aeroparque Jorge Newbery, de onde sairia o outro voo para Goya, que situa-se a apenas 100 km de Esquina.

A empresa aérea que faz a linha Buenos Aires-Goya, chama-se Laersa e o valor desta passagem é de 550 pesos na ida e o mesmo valor para volta.

http://laersa.com.ar/

Em Goya o guia estava nos esperando para levar-nos de carro até Esquina.

Com muito conforto e tranquilidade chegamos ao nosso destino.

O Guia:

Fabian Marquez é o nome da fera.

DSC_7612-1_640x462.jpg

Até hoje, temos como melhor piloteiro o Vavá do Thaimaçu, conforme mencionado em relato do São Benedito.

Porém guia de pesca de verdade até então, não tinhamos conhecido nenhum. Isso mudou após pescarmos com Fabian. O cara conhece muito da região, manda bem no Portunhol (dá para entendê-lo até por telefone), lê o rio e sabe procurar o peixe, navega muito bem, fala pouco, é bem humorado, prepara um bom almoço na beira do rio e sabe posicionar o barco no meio daquelas corredeiras bravas com maestria utilizando o motor elétrico. Claro que grande parte de seu mérito, está no fato dele também ser pescador de mosca. Aí tudo fica fácil.

Com exceção da passagem aérea Brasil/Argentina, se quiser ir pescar por aquelas águas, liga para o Fabian que ele cuida de tudo - Tel.: (00 54) 03777 462063. E o melhor, com valores muito justos, melhores até do que os que são praticados no Brasil.

http://doradosconmosca.com/

A Hospedagem:

P9030014-1_640x463.jpg

El Montecito é o nome de lugar. Muito conforto, muita atenção e preocupação com os hóspedes por parte da Patrícia, que cuida do local. Aliás, fomos mais bem tratados na Argentina pelos “hermanos” do que na maioria dos lugares que pescamos aqui no Brasil.

Os Peixes:

Apesar de ser setembro, a temperatura ficava em torno de 8 graus à noite e 20 graus durante o dia. A água encontrava-se a aproximadamente 16 graus. Durante todos os dias ventou bastante, sendo que no primeiro dia, ocorreram ventos de aproximadamente 25 km hora.

Mesmo assim sairam de 20 a 30 exemplares por dia, com exceção do terceiro dia que fizemos entre 10 a 20 capturas. Lá não é lugar de peixe grande, para os troféus o melhor lugar situa-se em Paso de La Pátria, corricando com artificial no meio do rio (definitivamente não é nossa praia).

DSC_7665-1_640x463.jpg

DSC_5948-1_640x463.jpg

DSC_7733-1_640x462.jpg

DSC_7763-1_640x462.jpg

DSC_7670-1_640x463.jpg

DSC_7604-1_640x463.jpg

DSC_7699-1_640x462.jpg

DSC_7666-1_640x464.jpg

DSC_7361-1_640x462.jpg

Trabalhando rápido para o Dourado, eis que entra uma Curimba no Fly pela boca (nem eu acreditei!!!)

DSC_7444-1_640x462.jpg

Para não haver conversa mole, o video ...

DSC_7517-1_640x463.jpg

Brigas

DSC_7463-1_640x462.jpg

DSC_6444-1_640x462.jpg

Olho no olho

DSC_7605-1_640x462.jpg

DSC_5957-1_640x462.jpg

DSC_5809-1_640x463.jpg

Mais comemorado que gol do Brasil em copa do mundo!!!

DSC_5780-1_640x463.jpg

DSC_6252-1_640x462.jpg

DSC_6352-2_640x463.jpg

As Aves:

Muitas, mas muitas aves mesmo.

DSC_6090-1_640x463.jpg

DSC_7249-1_640x464.jpg

Esquina:

Cidade antiga, pequena e muito acolhedora. Possui aproximadamente 27.000 habitantes.

Carros beeeeem antigos circulando. Tem novos também, mas essas raridades chamam muita a atenção

DSC_7900-1_640x463.jpg

Material Utilizado:

Varas #7 e #8 de ação extra rápida (fizeram toda diferença no vento), streamers com muito brilho atados em anzóis 2/0 e 3/0 com aproximadamente 12 cm, linhas de tiro sinking com razões de afundamento III e VI acopladas a multifilamentos Amnésia e linhas Densidade Compensada 250 grn.

Abraços,

Marcelo Longo

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom o relato! :ok

E espero que com essas boas informações outros amigos se motivem a fazer essa mesma pescaria. ok:

Ao Juarez Juvenal meus parabéns por suas atividades iniciais no mundo da pesca com mosca desde 1993. :bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Marcelo!

Voltei de la ontem! Pesquei com o Fabian tambem, ele me comentou da pescaria de voces, parabens!

Nohs nao demos tanta sorte, pegamos uma virada de tempo f...., mas de qualquer maneira, la sempre sai uns douradinhos!

O lugar e principalmente o guia Fabian sao otimos!

Abracos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de realato Marcelo, parabéns!

Vários rei do rio e de bom tamanho, show 10

Valeu Gama.

Peixes de bom tamanho sim.

Abraços,

Marcelo Longo

Mas que boa quantidade ... e os tamanhos estao bons.

Vou visitar esquina (pra gente aqui é 1000 km de carro)

Parabens pela pescaria.

Abc

JAMANTA

Jamanta,

Se puder ir, não perca a oportunidade, pois o local vale a viagem.

Abraços,

Marcelo Longo

Parabéns pela linda pescaria!! Um dia quero ir lá tb.

Obrigado Kensuke.

Abraços,

Marcelo Longo

Show!

Valeu João.

Abraços,

Marcelo Longo

Realmente demais, belos dourados, ou melhor, lindos dourados.

Parabéns

JR,

Realmente as cores da maioria dos dourados de lá são especiais.

Abraços,

Marcelo Longo

A cor destes peixes esta' um espetaculo a parte.Bela pescaria.

É isso aí Luciano.

Abraços e obrigado,

Marcelo Longo

Sensacional! Lindas fotos e show de relato!

Obrigado Bruno.

Abraços,

Marcelo Longo

Muito bom o relato! :ok

E espero que com essas boas informações outros amigos se motivem a fazer essa mesma pescaria. ok:

Ao Juarez Juvenal meus parabéns por suas atividades iniciais no mundo da pesca com mosca desde 1993. :bs-aplauder:

Fausto,

As vezes um relato nos incentiva a ir conhecer um novo local. Foi assim comigo diversas vezes. Espero que alguns possam conhecer o local incentivados pelo post.

Abraços e obrigado,

Marcelo Longo

Fala Marcelo!

Voltei de la ontem! Pesquei com o Fabian tambem, ele me comentou da pescaria de voces, parabens!

Nohs nao demos tanta sorte, pegamos uma virada de tempo f...., mas de qualquer maneira, la sempre sai uns douradinhos!

O lugar e principalmente o guia Fabian sao otimos!

Abracos.

Gabriel,

O Fabian realmente é ótimo. Ele me falou que você iria. Quando vimos que o tempo iria mudar, imaginamos que não seria fácil. Mais sorte da próxima.

Abraços,

Marcelo Longo

Bah, fui uma vez em Esquina mas de bait. Pesquei com o Pelo Largo. Tô prá voltar... Ano que vem é uma boa.

Bela pescaria e belas dicas

Neumann

Ok Obrigado Neumann.

Abraços,

Marcelo Longo

Parabéns pescaria maravilhosa...

Obrigado Nono.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Marcelo

As fotos ficaram muito boas, beleza de pescaria.

Também já peguei um curimba no fly, pela boca igual você, mas ninguém acredita. Ainda bem que você filmou o seu.

Abs

Maurício,

Se não tivesse filmado a Curimba, creio que daqui a alguns anos nem eu acreditaria na minha história.

Abraços e obrigado,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.