Ir para conteúdo

Florida sem guia


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos mosqueiros,

Fui passar uma semana na Florida por causa de uma promoção de passagem que costuma aparecer aqui de Toronto para Fort Lauderdale, indo num sábado e voltando no outro, por $ 299.00 (incluso taxas). Fiquei na casa do primo da Lia que me ofereceu suporte e me emprestou o carro de seu pai, que no momento está no Brasil. Meu orçamento não dava pra incluir guias e não tive muito tempo de fazer o dever de casa de saber qual exatamente o melhor lugar para ir e tal. Meu objetivo era pegar os Robalos nas praias que deveriam aparecer atrás dos cardumes de tainhas que começam agora em Setembro pelas praias de Boca Raton, Jupiter, Stuart e até mesmo em Fort Lauderdale. O tempo não estava ajudando, com muitas tempestades a tarde e calor de manhã. Eu sabia que não seria uma missão fácil. O primo da Lia até me arrumou um kayak a partir do terceiro dia de viagem, pois estava emprestado com um amigo dele, mas devido à um problema no ombro que venho sentindo,eu não poderia desfrutar muito dessa opção. Foi uma das buscas mais significativas pra mim, pois consegui enxergar muitas coisas que preciso mudar amadurecer em viagens desse tipo. Vou resumir a viagem num pequeno diário de pesca:

Dia 1 - Sáb

Chegada em Fort Lauderdale. Muita chuva. Aclimatação e pulo na Bass Pro Shops para pegar a licença de pesca e comprar alguns acessórios. O vendedor me comenta sobre pescaria no Flamingo State Park, que fica duas horas e pouco de carro dali, mas teria que alugar um kayak para bater a area e o local é bastante isolado.

Foi o que deu pra atar antes de vir.

Summer007-1.jpg

Dia 2 - Dom

Reconhecimento das opções mais próximas, como John U Loyd State Park e Boca Raton Inlet. Muito agito nesses lugares devido ao feriado. Não fosse um cardume de Xaréus que apareceu em Boca Raton, teria saído dedão. Mas deu pra matar a saudade de ver uma “água fervendo” e peguei dois Xaréus no equipo novo da Orvis, uma Hydros #10. Um pouco pesado? Sim. Mas não tenho mais paciencia pra ficar me matando pra arremessar um deceiver a poucos metros de distância. Vara de fly se escolhe pela sua necessidade de arremesso, não pelo tamanho do peixe. Mas é obvio também que se espera pegar umas encrencas maiores com um material desses rsrsrs. Parking ticket em Boca Raton porque passou da hora que eu havia pago (um saco).

Wiskey Creek no John U Loyd State park

Summer014.jpg

Feriado trouxe o agito para a praia, o jeito foi dar um mergulho

Summer013.jpg

Xaréu em Boca Raton!

Summer016-1.jpg

Summer017-2.jpg

Dia 3 - Seg

O amigo do meu primo devolveu o kayak. Estava bem mal tratado e resolvi limpar um pouco. Passeio pelo canal da casa dele de manha para fazer reconhecimento dos melhores pontos e ver como meu ombro se comportaria. Fácil pra descer canal abaixo, difícil pra subir canal acima contra o vento e maré vasante. Difícil adaptação para mim entre o fly e o kayak (rsrsrs). Macacada comendo solto. Dor no ombro. Resolvi utilizá-lo como transporte de acesso à algumas pontes e locais onde eu pudesse vadear no canal. Dedão. Nem uma corcoroca pra contar a história.

Kayaking pelos canais de Hollywood

Summer025.jpg

Promissor? Sim, mas nada de peixe...

Summer023.jpg

Dia 4 - Ter

Pela manhã gastei muito tempo com a tentativa de colocar o kayak num reck que meu primo tinha. Após montar o reck, tentei tirar e recolocar o kayak em cima do carro pra ver como me saia fazendo isso sozinho. Não consegui. Meu ombro esquerdo está de fato mal. Tenho feito fisioterapia e tal, mas tem algo errado que ninguém sabe o que é. Médicos no Canadá relutam para pesquisar coisas mais a fundo. Desisti do kayak, vou para Jupiter, famosa área de Robalos. Achei um acesso lindo no rio com muita cara de Robalo, mas já era de tarde e lembrem-se, de tarde essa época caem muitos temporais. Fui para o Inlet, no Bulois Park. De novo, boa parte do acesso fechado. Alguns paneleiros locais, ninguém pegando nada, nem na isca viva, só um Parguinho aqui, outro lá. Sinking tip fez falta pra pescar o canal, assim como um basket para armazenar a linha. Comecei a repetir frases do tipo “Se pescaria fosse somente uma questão de pegar peixes, eu não amaria tanto esse esporte”. Cansaço e um pouco de depressão.

O canal que desemboca no Jupiter Inlet

Summer029.jpg

Pescador de Robalos que arremessava Rapalas Magnum atrás dos famosos Robalões de Juno Beach

Summer032.jpg

Juno Beach

Summer034.jpg

Dia 5 - Qua

Vou partir pro tudo ou nada e seguir a dica do vendedor do departamento de fly da Bass Pro e partir rumo ao Flamingo State Park, na entrada do Everglades, no Golfo do México. Lá tem que ter peixe. Demorei um pouco para organizar a tralha de manhã pois se estivesse bom de peixe por lá dormiria na cidade mais próxima (Florida City, Homestead) que fica à 70 km de lá e acha-se motel por $ 40.00. No State Park somente camping. Tem um Marina onde se pode alugar kayak, canoa e até barcos, uma boa opção pra teimosos que não gostam de guia como eu rsrsr (http://evergladesnat...o.com/canoe.php) Tive que alugar, por 4 horas, pois não consegui identificar muitas áreas para vadeo. Local lindíssimo com natureza impressionante. O atendente local do Marina, um garoto que vive lá, conhecido como Boom, disse-me que a chuva também sujou tudo por lá e eu teria que dar um pouco de sorte. Ele foi bem receptivo e explicou que os Robalos estão começando a se recuperar da alta mortalidade do inverno do ano passado. Pesquei no canal que tinha até cheiro de Tarpon, tipo no Cunhaú, mas nada. Nem tarpon, nem Robalo (seria a maré que estava muito parada? Difícil dizer). Sai para o Golfo onde há muitas ilhas e flats, mas o fundo é lodoso, tem que se ficar no kayak. Mas eu, o Kayak, o vento, as algas e o Fly não nos entedíamos de jeito nenhum. A mosquitada batendo forte, mesmo com proteção! Dois abutres me seguiam e esperavam eu morrer. “Pescaria é sim uma questão de pegar peixe”. Melhor eu ir embora logo porque são 70km de chão no meio do Everglades, se der algo errado com o carro provavelmente não haverão muitos por aqui para me ajudar. Meu celular não pegava lá e eu estava sozinho. Só queria voltar pra casa, tomar um banho e uma boa cerveja gelada. Decepção com o Fly Fishing e comigo mesmo, pensei em desistir de pescar no restante da viagem...

De Kayak no canal do Flamingo State Park

Summer039.jpg

O mar do Golfo é lindo

Summer040.jpg

Abutres me seguiam srrsrs

Summer043.jpg

Viagem de volta. Vale a pena voltar e fazer uma viagem só para explorar esse local.

Summer055.jpg

Dia 6 - Quinta

Penúltimo dia. Tinha que resolver o problema da multa. Como foi em um feriado eu teria que ir na corte pagar o ticket, pois o sistema online e o pagamento por telefone não serviriam (que saco). Como a multa foi em West Palm Beach, era nessa direção que eu iria. Resolvi levar também o material de bait e partir para Fort Pierce, porque dois membros no forum boatlessfishing.com já haviam me falado que lá eu acharia boas áreas para vadear. Ticket pago, vamos explorar essa área. Fort Pierce respira Snook. Vou de Sarunão bater as saídas de canais para as praias, já me basta a dificuldade de achar estacionamento e o mar tá meio virado. flórida-se o fly. Meu sonho de pegar um Robalo no Fly, no surf, agora havia se tornado: eu quero pegar um peixe! Funny, hey?! Andei até um local muito promissor e comecei a arremessar o Sarunão. Como já bem disse aqui o Kensuke, como é bom dá um arremesso de bait ou molinetão depois de tentar essa história de Fly. Zooooooommmmmm, lá ia minha saruna bem aonde eu queria e emitindo luz para tudo que é lado. Como trabalha bem, uma máquina assassina feita com um único objetivo: pegar Robalos! Não deu 15 min e pumba! Robalo saltando com o Sarunão na boca. Vem cá, bicho! Porrra!!!

Mas panelei. Quando fui tirar a foto, deixei a carretilha em cima da pedra, uma onda veio e jogou ela de cara na areia. Curadinho emperrou. Que saco, logo agora que eu havia achado so Robalos. Vai ter que ser de fly mesmo. Tive que voltar até o carro (que estava muuuito longe) e montar o equipo de fly. Uma nuvem preta se formando bem em cima da minha cabeça. Corre de volta pra lá antes que o mundo desabe na sua cabeça de novo! E foi o que aconteceu. O mundo desabou na minha cabeça. Ainda assim insisti, eu parecia aquele cara amigo do Forrest Gump que sobe na vela do barco para desafiar Deus numa tempestade. E o pior, ou melhor, sei lá, sabe quem resolveu aparecer porrando em cima das tainhas no meio da tempestade e com o mar virando feio? Vossa majestade o Tarpon. OS Tarpons. Cada cavalo de 50kgs pra cima exatamente numa distância onde meu fly não chegava. E no meio do espumeiro. Arremessava com toda a força e só conseguia chegar à alguns metros deles. Não estavam tão longe. Se tudo estivesse mais calmo... Até que um menor resolveu atacar meu fly bem no momento que eu distraí. Por que peixe adora fazer isso? Chegou a correr com meu fly na boca e saltar bem diante dos meus olhos. Não cravei o anzol. AAAAHHHHHHH. WHYYYYYYYYY?!

Só me restou admirar o espetáculo da natureza quando a noite já caía e eu não estava coordenando mais nada direito. Volto para o carro. Dormirei em Fort Pierce hoje. Que lugar maravilhoso esse que eu achei!

Praia em Fort Pierce

Summer059.jpg

Ponto promissor

Summer060.jpg

Robalo na Saruna

Summer065.jpg

No pain, no gain

Summer108.jpg

Dia 7 – Sexta

Dormi no Super 8 em Fort Pierce. $40 bucks! Acordo,mas não muito cedo, estava arrebentado, e volto pro mesmo ponto, claro. De manhã as coisas estavam mais calmas. Teria que ser de fly mesmo. Vou arremessar aqui o dia inteiro, até sair um Robalo. Mas minha atenção aos Robalos foi desviada por um cardume de Xaréus que atacavam as tainhas nas ondas, que por sinal eram bem grandes. Impossível de alcançar aonde eles estavam batendo, mas mesmo assim eu tentei. Meu problema todo permanecia que eu estava de floating line e portanto só podia arremessar por cima da onda estourada, caso contrário a onda joga sua linha de volta pra você. Ahhh, se eu pudesse pelo menos fisgar um Xaréu desses, já valeria meu dia, mas não minha viagem. Essa só valeria com um Robalo, no fly, no surf. Continua arremessando, maré tá subindo e as tainhas tão entrando. Isso já era em torno do meio dia, ou uma da tarde, sei lá...Foi quando vi o que sempre sonhei ver, e que era o que eu sempre ouvira e esperára da Flórida: Robalos atacando tainhas enormes na minha frente! Lefty’s Deceiver, o maior fly que eu tinha, atado por mim uma noite antes da viagem. Arremessei e vim puxando bem rápido. Flecha gosta de ação. E não deu outra: Robalo no Fly, no Surf, na Flórida! Tinha pedra dos dois lados portanto não dei muita chance ao peixe. Backbone fez diferença aqui, tranquei a carreta e não deixei ele levar muita linha. Como é bonito ver esse bicho pulando nas ondas. Foto rápida e arremessa de novo, eles não vão ficar comendo aqui a vida inteira. Pubuuummm, entra outro, um pouco maior. É a Disneylândia amigo, rsrsrss. E assim foi indo, muitos Robalos na faixa entre 2 e 3kgs e teve um maiorzão, que atacou em cima da pedra bem longe de mim, mas perdi o timing do set the hook, again. Não faz mal! Um pretexto para voltar lá. As ações diminuiram e eu encerrei minha pescaria. Realizado, como poucas vezes senti antes. Mergulhei nas ondas e agradeci à Deus, por fazer tudo com tanto sentido. Tudo fazia sentido...

O PONTO, de manhã

Summer080.jpg

E agora é só festa!

Summer088SnookFlorida.jpg

Summer092-1.jpg

Summer099floridasnook.jpg

Summer081.jpg

Summer111.jpg

Obrigado Senhor!

Summer106.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Brunão a Saruna é a isca bom de saber que enganou o nosso amigo com as duas modalidades muito legal parabéns :bs-aplauder: , fique bom do ombro e parar de colocar os peixes no ombro hahaha ok. :yahoo::D:yahoo:

Grande abraço para vocês dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caramba Brunão, rebentou hein!! E assim, no último dos moicanos é maior ainda a alegria!! Parabéns, deve tar se sentindo mais que realizado!! Só não intindi o saruna x euzin, nem tenho saruna algum, só uma vez tive uma que ganhei do hajime, pq naun compro isca de rico, e outra, não uso molinete kkkkk!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caramba Brunão, rebentou hein!! E assim, no último dos moicanos é maior ainda a alegria!! Parabéns, deve tar se sentindo mais que realizado!! Só não intindi o saruna x euzin, nem tenho saruna algum, só uma vez tive uma que ganhei do hajime, pq naun compro isca de rico, e outra, não uso molinete kkkkk!!!!

Essa Saruna eu tenho desde os tempos que trabalhei com o Beni, pois ele me arrumava um descontinho (aonde ia todo meu salario rsrsrs) Ao coloca-la lembrei-me de um relato seu que falou sobre o alivio que 'e arremessar plug apos um periodo de briga com o Fly. Como disse no relato, sorte do Fly que minha carreta emperrou e eu nao tinha mais um tostao no bolso, caso contrario eu nao largava mao do bait casting nao (capaz ate de parar em qualquer bait shop e comprar uma carreta rsrsrrs) Acho que teria conseguido trazer um Tarpon no Bait, ou nao, porque la e pedraria pura, depende do tamanho, o maiorzao nao sairia nao, tinha que estar mais armado, mas os menores estavam mais perto...Oportunidade unica perdida, mas fazer o que, bom pro peixe que nao teve que aturar uma briga longa dessas e ainda deve estar se dando bem com as tainhas por la!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

sensacional!!!

relato incrivel!

fiquei imaginando os tarpons!! hehe

ps: acho que de saruna vc não quer pescar do meu lado não HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

abração!

Quero mesmo não rsrsrsrsrsrs Mas ate que aquele piercing no pescoço não foi dos piores, ficou só no couro rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.