Ir para conteúdo

Sábalos Bolivarianos


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Compañeros!!

Como muitos já sabiam, eu e meu amigo Sérgio Kriegger fomos pescar na Laguna Tacuariga, dentro de um parque nacional a cerca de 200 quilômetros de Caracas, Venezuela.

Após um confortável vôo diurno da Gol, chegamos ao país do Coronel Cháves em 03 de setembro, com o firme propósito de capturarmos os escorregadios e matreiros sábalos bolivarianos, que tem a característica de pular sempre para o lado esquerdo, na tentativa de escapar de nossas moscas coloridas e burguesas.

Mas, armados do melhor equipo de pesca que o capitalismo do Tio Sam pode nos oferecer, fomos à luta confiantes e, agora falando sério, FIZEMOS UMA DAS MELHORES PESCARIAS DE NOSSAS VIDAS!

A laguna, contanto sofra com a pesca profissional, ainda está com seus estoques de forrageiros (camarões, paratis, sardinhas e caranguejos) extremamente preservados, o que garante farta alimentação aos tarpons que ali se criam antes de migrar para o mar. Já os robalos, outra espécie nobre que povoa a laguna, vêm sofrendo de pesca desmedida e não mais se encontram nas quantidades e tamanhos médios de outrora. De qualquer forma, ainda são abundantes.

Pescamos durante 3 dias e meio (de 6 às 10 da manhã e de 3 às 6 da tarde, com uma longa pausa no meio, pois o calor é insuportável) e capturamos, talvez, mais de 300 peixes, a maioria tarpons; e perdemos outros tantos. O tamanho variou entre 500 gramas e 3 quilos, com destaque para um com mais de 6 quilos, pescado pelo Sérgio. Dos que se perderam, lamentamos dois robalos perdidos pelo Sérgio, na faixa de 8 quilos cada e por um tarpon perdido por mim, justo na hora de embarcar, que o guia calculou em 15 quilos.

Eis algumas fotos de nossa aventura, que repetiremos em novembro (de 11 a 15) e para a qual tenho o prazer de convidar os amigos, para formarmos um grupo...Vale a pena!!!! Até porque em novembro, junto com as chuvas, entram os grandes sábalos. Além da quantidade habitual, podem ser pegos vários na faixa de 10/20 quilos e, algum, na faixa dos 50 quilos. Quem tiver interesse, é só enviar MP.

Ficamos hospedados na Posada Century, muito simples, mas com quartos grandes, com aparelhos de ar-condicionado silenciosos, água abundante, gerador (isso é importante, pois lá falta luz a toda hora), uma piscina bem bacana e novinha e, o melhor, a cordialidade e a cozinha lusitana da Gracinda (portuguesa) e de seu marido Oswaldo, que oferecem uma atenção muito especial.

O senhor Eduardo Pantoja – muito experiente no ramo de turismo de pesca – cuida pessoalmente da operação, buscando que tudo funcione da melhor forma possível, o que não é tarefa fácil, considerando o marasmo das pessoas em um ambiente socialista.

No Brasil, nosso contato foi com o Thiago Zanetti, que tratou do agendamento da viagem. Aliás, uma nota de louvor ao Thiago, que está colocando caniços de qualidade quase ao mesmo preço dos EUA.

Agradeço também ao Luis Carlos Duarte, ao Edson Ito e ao Eduardo Ribas que, atendendo a um pedido meu, enviaram muitas das penas que se transformaram nos seaducers que usamos, sem dúvida a mosca mais efetiva para os tarpons da região.

Os barcos são muito usados, furados, fazem água, mas há uma promessa de melhora. Os motores estão bons. E os guias estão mais para barqueiros do que guias. Somente um – Bráulio – pode ser considerado, de fato, como guia. Mas todos são simpáticos e demonstraram boa-vontade.

Eis algumas fotos e comentários:

ENTRADA DO PARQUE

DSCN4065.jpg

SEDE, CAIS, BARCOS E PARQUE

DSCN4055.jpg

DSCN4057.jpg

DSCN3997.jpg

DSCN4002.jpg

DSCN3995.jpg

DSCN4075.jpg

SÉRGIO, MOSTRANDO A VEIA BOLIVARIANA

DSCN4063.jpg

A SIMPÁTICA POUSADA CENTURY, SUA COMIDA E PISCINA

DSCN4058.jpg

DSCN4037.jpg

DSCN3993.jpg

A PESCA FABULOSA – APENAS ALGUNS RETRATOS, PARA NÃO FICAR REPETITIVO

DSCN3987.jpg

DSCN3984.jpg

DSCN4024.jpg

DSCN4069.jpg

DSCN4046.jpg

DSCN4072.jpg

DSCN4073.jpg

DSCN4035.jpg

DSCN4070.jpg

DSCN4032.jpg

O PRIVILÉGIO DE UMA AMIZADE!!!!!!!

DSCN4049.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono

Pescaria nota 10, os saltos do rei de prata são cinematográficos. Grande descoberta do Thiago de mais um point bom de pesca perto de Caracas. Dá para fazer uma mescla com Los Roques.

Pergunto: na última viagem para Los Roques, havia chovido nos dias que antecederam nossa chegada e havia uma quantidade impressionante de mosquitos nos mangues existentes em alguns flats, a ponto de que pedi para ir embora de um pesqueiro cheio de bones porque não estava suportando os mosquitos, eles me picavam por cima da camisa. Na Laguna Tacarigua isso não é um problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Pergunto: na última viagem para Los Roques, havia chovido nos dias que antecederam nossa chegada e havia uma quantidade impressionante de mosquitos nos mangues existentes em alguns flats, a ponto de que pedi para ir embora de um pesqueiro cheio de bones porque não estava suportando os mosquitos, eles me picavam por cima da camisa. Na Laguna Tacarigua isso não é um problema?

Se o quadro fosse esse Inferno de Dantes, o tio Luiz nunca mais voltaria lá e como vai voltar... é só alegria e sem mosquitos! :yahoo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Se o quadro fosse esse Inferno de Dantes, o tio Luiz nunca mais voltaria lá e como vai voltar... é só alegria e sem mosquitos! :yahoo:

Tomara! ... Lá nos mangues das Bahamas não tinha mosquito, mas tinha aquele moscão cuja picada doi mais que de marimbondo e consome "meio litro" do teu sangue :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mosquitos, moscões, abelhas...Volto ha hora! :diablo:

E Tacuariga só permaneceu no meu radar pela quantidade absurda de tarpons e pela possibilidade de pescar algum bitelo agora em novembro, pois tem umas carcterísticas que pesam contra meus valores pessoais e pescativos: a água é feia, o lugar é feio e o calor é horroroso. As 10 da manhã tem que parar de pescar ou o sujeito desidrata. É quente, mas nada comparável à Tocantins com sol, que parece a casa do Demo. Dizem que agora em novembro é melhor. Outra coisa que me constrangeu por lá foi o fato da pobreza generalizada (agravada pelo Chávez) fazer com que a garotada tenha um comportamento de subserviência que incomoda. Se você disser que quer ir no colo, vão lhe levar no colo do carro ao barco...DE VERDADE! Muuitto triste! Se ficar pensando, perdemos o tesão em pescar!

Defiitivamente, meu sonho de consumo é pescar nas águas do Central Park :yahoo: :yahoo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Luizão, sonho dia e noite com locais igual ao ao tópico filmes e videos, o videozinho Tarpons, sabendo que em abril estaremos exatamente naqueles locais, cara vai ser simplesmente, tipo assim, D+++++++++++++++++++++++++. :yahoo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Luizão, sonho dia e noite com locais igual ao ao tópico filmes e videos, o videozinho Tarpons, sabendo que em abril estaremos exatamente naqueles locais, cara vai ser simplesmente, tipo assim, D+++++++++++++++++++++++++. :yahoo:

Com certeza, Sérgio...Nosso roteiro de Abril só vai ter água azul e turquesa...E com peixes!!!!!! Sonho de consumo pescativo total!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Mosqueiro

Up do tópico trouxe boas lembranças!

Não da pescaria, que pra gente, não vingou.... com 12 pescadores de todos os cantos do mundo... Desde o brasil, EUA e Japão... A tiazinha da pousada teve que comprar um robalinho pra gente fazer a janta.... Baita incompetencia!kkkk Mas que rendeu ao lugar o apelido putaqueparigua...

Essa foto me lembrou um comentário do Gui....

post-179-0-64273000-1430020755_thumb.jpg

Esse país é tão peculiar que pra encher a piscina atras do Tio Luiz praticamente fica mais barato usar gasolina do que agua! Kkkkkk "Solo en venezuela"

Foram dias com poucos peixes mas muitas histórias...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Saudades mesmo...Dei sorte; fui três vezes e arrebentei nas três.

Na vez em que o Gerson foi conosco, tivemos dias de mais de 50 babies por barco, fora os robalos que sempre levávamos para o almoço.

Venezuela tem lugares fantásticos para pescar, mas só após reinaugurarem o país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.