Ir para conteúdo

Madame-X (A preferida) Opiniões???


Postagens Recomendadas

Parceiros esta é a minha grande pegadeira, é nesta que acredito e aposto, e assim é ela que me dá o maior número de resultado em capturas, estou com uma duvida que na agua não vi diferença, mas vai ai as fotos para os mais experientes ou mesmo os menos experientes opinarem, como preferem as pernas, atadas como na direita ou esquerda???

Gde abs!!!

5874747159_b633dbcdc0_z.jpg

5874749181_d9dc7165c8_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Padovan, eu, pessoalmente, procuro atar o mais próximo do original possível, pois considero a madame x uma clássica, cada atador dá o seu toque pessoal, isto é que torna o atado uma arte, portanto se pega bem da maneira como atas, vá em frente. ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Padovan, eu, pessoalmente, procuro atar o mais próximo do original possível, pois considero a madame x uma clássica, cada atador dá o seu toque pessoal, isto é que torna o atado uma arte, portanto se pega bem da maneira como atas, vá em frente. ok:

Valeu Sérgio, no começo eu tinha dificuldade de atar a da direita, ai eu atava antes as pernas juntas ao corpo, mas o Mau Velho já deu a dica que nesta variação a tendência é a perna enroscar na asa, e como agora já estou melhorando, já consigo atar a da direita tranquilamente.

Muito Obrigado!!

GDe abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sempre pesquei com a Mademe-X da direita, atada conforme mostra na fotografia. Não vi atada de outra forma e não sei o resultado na prática como pode ser. A cabeça das moscas que usei eram menores e cortadas em diagonal.

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre pesquei com a Mademe-X da direita, atada conforme mostra na fotografia. Não vi atada de outra forma e não sei o resultado na prática como pode ser. A cabeça das moscas que usei eram menores e cortadas em diagonal.

T+ ok:

Fausto vc tem alguma fotinho ai desta mosca??? Existe uma razão para o corte na diagonal???

Quando eu estava cortando menor a cabeça eu notava que era mais difícil passar a linha quanto esta amarrando a mosca, assim parece ser mais fácil, acha que procede??rs

GDe abs!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu não ato sempre, sou aprendiz, ato de acordo com oportunidades de estudo e essa mosca ainda não atei. Tem algumas variações, veja:

Passo a passo:

http://www.basspro.com/webapp/wcs/stores/servlet/CFPage?storeId=10151&catalogId=10001&langId=-1&&mode=article&objectID=33874&catID=&subcatID=0

Minha preferida:

madamx.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh amigos descobri um erro gravissimo, agradeco aos que postaram me ajudando e consequentemente me fazendo descobrir que estou sim fazendo uma copiabem parecida da que eu queria, porem errei no nome, o nome correto seria "ELK HAIR CADDIS RUBBER LEGS".

Correto????

Obrigado, e me perdoem o erro, mais devagar estou aprendendo!!!

Gde abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim sua mosca está muito semelhante as Elk Hair Caddis com rubber legs. Observer que a cabeça da moscas é cortada rente ao olho do anzol e em diagonal, mas como lhe disse, sou novato nisso e não sei explicar o por que.

8015.jpg

Mas tem muitos atando com a cabeça bem a frente do olho do anzol e colocando hackle.

DSC07236.jpg

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sua mosca está muito semelhante as Elk Hair Caddis com rubber legs. Observer que a cabeça da moscas é cortada rente ao olho do anzol e em diagonal, mas como lhe disse, sou novato nisso e não sei explicar o por que.

8015.jpg

Mas tem muitos atando com a cabeça bem a frente do olho do anzol e colocando hackle.

DSC07236.jpg

T+ ok:

Fausto, posso estar falando besteira mas vai ser sem medo de ser feliz...rs

Mas comecei comprando bastante moscas secas para testar o que mais funcionava para mim, e aos poucos estou reproduzindo as mais pegadeiras, a "Elk Hair Caddis Rubber Legs" que eu comprei tinha a cabeça cortada mais rente ainda do que na primeira foto.

Qdo o peixe não bate na caida, ele bate durante o trabalho, e pude perceber que cortando alguns mm acima ela consegue alem que movimentar mais a agua nos pequenos recolhimentos curtos, como tbm demoram a afundar, ou melhor somente afundam quando o recolhimento eh mais rápido. Percebi que com essa pequena variação tive melhores resultados, e sobre o hackle, ainda me falta este material, mas já estou adquirindo...

Ahh Gostaria de só deixar um registro, a medida que os peixes amputavam suas perninhas, a incidência de ataque a mosca eram menores, qdo acabaram com as legs os peixes não bateram mais... :blink:

Gde abs, e Obrigado pelas observações!!!

5886577470_befa53a516_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caramba sem os rubber legs perdia a ação! :o

Essas tilápias estão cada vez mais exigentes! :D

Você tem razão quanto as moscas não afundarem facilmente deixando mais pelos sobre o olho do anzol, pude observar isso em algumas moscas Elk Hair que ataram para mim. Agora quanto ao hackle em volta delas, é coisa nova para mim nas Elk Hair Caddis "tunadas". Vale testar sim! ok: Bem como as cores do abdome! ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Fausto, e Padovan!

Voces estão falando de várias moscas distintas.

O inseto da ordem dos TRICOPTEROS, conhecidos por nós como "caddis flies" possuem milhares de moscas atadas que o representam das mais diferentes formas, ações e tamanhos.

Começando pela MADAME X, ela é uma mosca seca normalmente atada em tamanhos grandes, em anzóis de hoopers e streamers com 3x de haste, geralmente do tamanho 1 ao 6. A asa começa a ser atada pela cabeça, com um tufo de pelo de deer ou elk, e depois dobrado para traz, sem cortes, fazendo aquela "bull head" ( cabeça em formato de bolinha. As patas de goma são atadas por ultimo junto da finalização da asa. Essa mosca foi criada para pescar em águas rápidas e de boa profundidade fazendo as trutas moverem-se do fundo para toma-las.

Outra coisa é a ELK HAIR CADDIS. Essa é atada a asa e cortada junto a cabeça. Essa mosca é geralmente atada em anzóis de mosca seca, d tamanho 10 ao 20 (bem menores), e cobrem um montão de situações. Com o tempo, elas surgiram com patas de gomas, o que veio a ajudar em algumas situações.

Outra coisa bastante distinta são as MADAME X PARACHTE que o Marcelo mostrou. Ela é uma mosca mais moderna, atada para a mesma situação da MADAME X tradicional.

Ja essas Caddis com hackle a frente, são uma forma de adicionar melhor flutuabilidade a mosca. Geralmente atadas desta forma são as Goddard Caddis, e algumas outras stones (outra ordem de insetos.. plecopteros). Em muitos atados elas são um modelo intermediario entre a transição de moscas pequenas e as grandes e mais volumosas Stimulators. Podem ser tambem modelos de TRUDDES, que vem a ser moscas atraedoras de maior volume e maior flutuabilidade.

Se vale uma dica muito importante de alguém que ata moscas a 30 anos, quando se esta começando, tente sempre atar a mosca exatamente igual a que estamos copiando. Quando estamos começando, não estamos aptos e nem temos conhecimento suficiente para criar, para inventar. Alguém estudou bastante para criar os modelos que a gente encontra nos catalogos, e tudo tem uma razão de ser. Alguém estudou, desenvolveu, testou e nos deixou de presente o modelo, e melhor... nem nos cobra "royalties" por atarmos a sua mosca... então nada mais digno do que ata-la da forma que seu criador criou.

Estou sempre a disposição de ajudar a quem precisar!!!

grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fausto, e Padovan!

Voces estão falando de várias moscas distintas.

O inseto da ordem dos TRICOPTEROS, conhecidos por nós como "caddis flies" possuem milhares de moscas atadas que o representam das mais diferentes formas, ações e tamanhos.

Começando pela MADAME X, ela é uma mosca seca normalmente atada em tamanhos grandes, em anzóis de hoopers e streamers com 3x de haste, geralmente do tamanho 1 ao 6. A asa começa a ser atada pela cabeça, com um tufo de pelo de deer ou elk, e depois dobrado para traz, sem cortes, fazendo aquela "bull head" ( cabeça em formato de bolinha. As patas de goma são atadas por ultimo junto da finalização da asa. Essa mosca foi criada para pescar em águas rápidas e de boa profundidade fazendo as trutas moverem-se do fundo para toma-las.

Outra coisa é a ELK HAIR CADDIS. Essa é atada a asa e cortada junto a cabeça. Essa mosca é geralmente atada em anzóis de mosca seca, d tamanho 10 ao 20 (bem menores), e cobrem um montão de situações. Com o tempo, elas surgiram com patas de gomas, o que veio a ajudar em algumas situações.

Outra coisa bastante distinta são as MADAME X PARACHTE que o Marcelo mostrou. Ela é uma mosca mais moderna, atada para a mesma situação da MADAME X tradicional.

Ja essas Caddis com hackle a frente, são uma forma de adicionar melhor flutuabilidade a mosca. Geralmente atadas desta forma são as Goddard Caddis, e algumas outras stones (outra ordem de insetos.. plecopteros). Em muitos atados elas são um modelo intermediario entre a transição de moscas pequenas e as grandes e mais volumosas Stimulators. Podem ser tambem modelos de TRUDDES, que vem a ser moscas atraedoras de maior volume e maior flutuabilidade.

Se vale uma dica muito importante de alguém que ata moscas a 30 anos, quando se esta começando, tente sempre atar a mosca exatamente igual a que estamos copiando. Quando estamos começando, não estamos aptos e nem temos conhecimento suficiente para criar, para inventar. Alguém estudou bastante para criar os modelos que a gente encontra nos catalogos, e tudo tem uma razão de ser. Alguém estudou, desenvolveu, testou e nos deixou de presente o modelo, e melhor... nem nos cobra "royalties" por atarmos a sua mosca... então nada mais digno do que ata-la da forma que seu criador criou.

Estou sempre a disposição de ajudar a quem precisar!!!

grande abraço,

Legal Scotti, agradeço a atenção ao post e por esclarecer a utilização destas moscas, suas palavras não poderiam ser mais claras e objetivas, vindo a calhar certinho diante da minha necessidade.

Tentarei sempre que possível seguir sim, sei que dentre a arte de atar existem os puristas, e aqueles que as vezes tendem por substituir um material em "falta" ou acabam por variando alguma parte. Porém concordo com o seu ponto de vista.

E agora que disse que esta a disposição, sempre que a duvida persistir, acredito já ter alguem para clarear nossas mentes... :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Muito Obrigado!!!

GDe abs!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bacana sua explicaçao Scotti,

assim fica claro mesmo.

Padóca, venha pra cá denovo que ficamos o final de semana

todo atando...

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Legal Almeida!!

Grande Padovan,

Conta sempre comigo! Qualquer dúvida que eu possa ser útil, estou aqui.

Sabe, essa questão purista ou não purista ja resultou muita discussão e muita briga pelos fóruns ai afora.

Eu sempre tive a idéia que em moscas de trutas, não há muito o que inventar... o que existe é plenamente satisfatório. Muito pouco se criou, e muito pouco se deixou de utilizar das moscas tradicionais.

Ja em streamers,a cada dia surgem novidades!!!Surgem materiais, estilos de moscas, brilhos, enfim, nesta área as novidades são muitas.

De toda a forma, estou a tua inteira disposição!!!

Grande abraço e siga atando pois tu tens muita habilidade manual. Posso ver isso em seu atado. Basta seguir atando, buscando cada vez melhores resultados... certamente tu os terás!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Fala pessol.

Eu concordo com scotti, o certo é seguir as receitas (embora eu nao siga algumas vezes).

Quanto a madame x, eu apenas saliento que ela esta catalogada em alguns manuais como ATTRACTOR, como por exemplo o da ORVIS do Tom Rosenbauer. Em sendo um ATTRACTOR, pode imitar uma caddis grande, stone ou até um hopper.

Devido sua estrutura, cor e tamanho eu arrisco ate a dizer que poderia imitar muito bem uma adulta de STONE, uma Yellow Sally talvez ....

Tem que ter na caixa. Meu trofeu do MALLEO este ano foi numa destas.

Abc

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.