Ir para conteúdo

Espaço para os alunos da clínica de Fly Casting 2011 do Gerson Kavamoto


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Em solicitação feita pelo Gerson Kavamoto criei esse sub fórum de modo que os alunos da clínica de Fly Casting possam iniciar seus estudos, desenvolver seus conhecimentos e postarem suas dúvidas.

Somente os alunos matriculados na clínica de arremesso terão acesso a essa seção do fórum para postarem suas dúvidas, os demais membros do fórum terão acesso somente para leitura. Está feito assim em função da grande quantidade de dúvidas que poderiam ser colocadas na seção e o Gerson não teria tempo para dar respostas para elas.

O Gerson será o moderador dessa seção do fórum e poderá somente ele criar novos tópicos, porém os alunos poderão fazer perguntas.

Vamos aproveitar a oportunidade e aprender novas técnicas! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A ideia inicial é maximizar o aproveitamento no dia da clinica, gostaria de gastar aqui o tempo que gasto para falar sobre a parte teorica, ou mesmo para sanar qualquer duvida...

Vamos usar os dias da Clinica para fazer a parte mais complicada que é FAZER O CORPO OBEDECER OS COMANDOS DA CABEÇA hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Então se é assim pra que perder tempo né vamo lá.

Gerson uma falha que é recorente no meu cast, não em todos, e que o loop se fecha antes , ou seja, sem que a linha acabe de se esticar o loop forma um e. Isso já considerando que a isca não esta muito pesada e o lider é adequado. Quais os provaveis motivos??

Esquema pra ilustrar o que acontece:

2a0dbg4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Então se é assim pra que perder tempo né vamo lá.

Gerson uma falha que é recorente no meu cast, não em todos, e que o loop se fecha antes , ou seja, sem que a linha acabe de se esticar o loop forma um e. Isso já considerando que a isca não esta muito pesada e o lider é adequado. Quais os provaveis motivos??

Esquema pra ilustrar o que acontece:

2a0dbg4.jpg

Amigão

Chamamos isto de NÓ DE VENTO ou tailling loop

Acontece quando abaixamos a vara na trajetória do impulso, pois a linha seguira a trajetória feira pela ponta da vara. O mais comum é acelerarmos a linha bruscamente ou mesmo fazemos a puxada de mão junto com com a energização da vara (quando levamos a vara para frente ela enverga certo? Ela esta sendo energizada ou carregada. A vara envergada assim ela fica menor e a trajetória muda) por isto aceleramos progressivamente e a puxada de mão é feita DEPOIS, quando a vara ainda estiver envergada/carregada na frente do pescador....

Uma maneira legal de treinar é esticar a linha na água e tentar tirar sem fazer distúrbio ou barulho, veras que bruscamente fará um estardalhaço já puxando devagar e acelerando progressivamente não.

O lugar que ficaremos tem lagos na frente e atras, assim vc treina aceleração progressiva pros dois lados...

Existem truques que minimizam o nó de vento, mas mascara a grande dificuldade que é acelerar progressivamente combinado com a puxada de mão de forma que mantenha a trajetória reta da linha de fly.

Entendeu ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Acontece quando abaixamos a vara na trajetória do impulso, pois a linha seguira a trajetória feira pela ponta da vara. O mais comum é acelerarmos a linha bruscamente ou mesmo fazemos a puxada de mão junto com com a energização da vara (quando levamos a vara para frente ela enverga certo? Ela esta sendo energizada ou carregada. A vara envergada assim ela fica menor e a trajetória muda) por isto aceleramos progressivamente e a puxada de mão é feita DEPOIS, quando a vara ainda estiver envergada/carregada na frente do pescador....

Nesse caso o mais indicado é treinar primeiro um simples single hall?

Se sim devemo treinar primeiro um puxão no momento do arremesso para trás ou para frente?

Tenho dificuldades nisso e meu loop fecha sempre, principalmente quando fico igual a um louco acelerando o arremesso.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O ideal é educar o braço que empunha a vara antes de educar a puxada de mão uma vez o braço educado, educa-se a puxada, simples primeiro no sentido que for mais confortável depois no outro sentido... Educado a puxada simples parta para puxada dupla... O problema é que não educamos devidamente o braço que empunha a vara e a puxada de mão inibe o entendimento do outro braço....

Não sabemos tudo em fly fishing, mas precisamos dominar e ter controle de tudo que sabemos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gerson perfeitamente entendido, vou treinar um pouco sem a aceleração da mão só com a ação da vara. Depois posto como foi. Obrigado. :ok :ok

Vamos para outro ponto então:

Em geral, na maioria das vezes, as varas que usamos tem 9 pés. Mas Comprei uma vara de 7 pés, que vou levar no curso, pois não consigo acertar o cast com a mesma, apesar de treinar bastante. A questão é a seguinte:

1-O que deve ser adaptado na técnica de cast para uma vara mais curta???? Se é que é necessário uma adaptação. :hum:

2-Quando uso uma vara de ação rápida, tenho dificuldades de sentir a linha quando a mesma está nas minhas costa. è só questão de sensibilidades mesmo??

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigão

Lembre-se da aceleraçao progressiva independentemente de que vc esta usando para acelerar. Note que provavelmente vc começa seu tiro para frente as 13:30 a vara enverga rapidamente atras de vc tirando a trajetória reta da energização (stroke) e vc para a vara as 10:30

Educar o braço que empunha a vara é o começo do fim de seus problemas(assim como foi para mim tb)

Quanto a dificuldade com varas curtas e rápida vou analizar e depois Te respondo com calma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gerson perfeitamente entendido, vou treinar um pouco sem a aceleração da mão só com a ação da vara. Depois posto como foi. Obrigado. :ok :ok

Vamos para outro ponto então:

Em geral, na maioria das vezes, as varas que usamos tem 9 pés. Mas Comprei uma vara de 7 pés, que vou levar no curso, pois não consigo acertar o cast com a mesma, apesar de treinar bastante. A questão é a seguinte:

1-O que deve ser adaptado na técnica de cast para uma vara mais curta???? Se é que é necessário uma adaptação. :hum:

2-Quando uso uma vara de ação rápida, tenho dificuldades de sentir a linha quando a mesma está nas minhas costa. è só questão de sensibilidades mesmo??

Abraços

Gustavo,

Analisando com calma, não vejo muita diferença em usar vara curta, mas vou continuar pensando no assunto, sugiro vc usa-la para treinar e me dizer o que achou...

Quanto a dificuldade em sentir o peso da linha nas costas, atente na formação do loop, provavelmente a linha não esta esticando atras e a vara não esta sendo carregada, quando estiver educando seu braço, acompanhe a trajetoria da linha, o formato do loop e seu desenrolar, provavelmente o loop não esta desenrolando a tempo, estas coisas agente precisa ver para consertar....

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gerson, boa noite!

Dúvida 1

Tenho visto muitos videos e lido alguma coisa sobre Fly.

Já ouvi dizerem que nó de vento só não dá nas linhas de quem não arremessa.

É verdade ou a técnica correta e um bom equipamento fazem com que eles não aconteçam?

Duvida 2

Outra dúvida... em alguns videos sobre arremessos, o ensinamento é para que sejam feitos os movimentos oscilantes, dentro dos parametros de 10 e 2 horas, correto?! Vc respondeu ao Gustavo que os tailling loops acontecem por conta de mudança na trajetória da ponta da vara durante o cast.

Pergunto: Essa mudança de trajetória ocorre por conta de que? É como se fosse uma tremida do braço ao final do movimento? A mudança da trajetória é no sentido supero-inferior ou latero-lateral? É uma combinação nos dois planos ou tem incidencia maior num sentido que no outro?

Ainda sobre os tailling...com um movimento oscilatório no arremesso, indo de 10 às 2 horas, a ponta da vara vai, ao final do movimento sempre estar mais baixa que no momento de 12 horas, correto? Como fazer então pra que não haja essa mudança de trajetória? Tenho de arremessar com o braço fazendo movimentos para frente e para trás, onde todo o braço ( mão até o cotovelo) vai descrever um deslocamento mais retilineo, ou seja mais paralelo ao chão; ao invés de ser oscilante como num pendulo de cabeça para baixo ( tendo meu cotovelo como ponto de fulcro)?

Não sei se me fiz entender em todos os momentos da pergunta...

Se facilitar pra vc, faça como Jack, o Estripador, vai por partes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É Dr. vou fazer como os cirurgiões, POR PARTES hahaha estarei respondendo en negrito

Gerson, boa noite!

Dúvida 1

Tenho visto muitos videos e lido alguma coisa sobre Fly.

Já ouvi dizerem que nó de vento só não dá nas linhas de quem não arremessa.

É verdade ou a técnica correta e um bom equipamento fazem com que eles não aconteçam?

Para quem não arremessa, além de evitar o nó de vento, também evita de pescar hahahah

A técnica ou a lei da fisica bem empregada evita o nó de vento, já um equipamento BALANCEADO ajuda(equipamento sozinho não faz nada) o pescador a não formar nós de vento.

Eu prego a importancia de investir na PECINHA que comanda o equipamento, seja ele bom, ruim ou desbalanceado, tudo dependerá do COMANDANTE

Duvida 2

Outra dúvida... em alguns videos sobre arremessos, o ensinamento é para que sejam feitos os movimentos oscilantes, dentro dos parametros de 10 e 2 horas, correto?! Vc respondeu ao Gustavo que os tailling loops acontecem por conta de mudança na trajetória da ponta da vara durante o cast.

Pergunto: Essa mudança de trajetória ocorre por conta de que? É como se fosse uma tremida do braço ao final do movimento? A mudança da trajetória é no sentido supero-inferior ou latero-lateral? É uma combinação nos dois planos ou tem incidencia maior num sentido que no outro?

A mudança da trajetoria (PATH) latero-lateral altera a direção esquerda-direita do loop e a mudança supero-inferior altera o formato do loop fino-largo, a maior incidencia do nó de vento é na ascilação supero-inferior, já que para formar o nó de vento na oscilação latero-lateral precisamos oscilar a vara da esquerda para direita, mas tudo é possivel hahahah

O nó de vento é formado na oscilação desta trajetoria no INICIO da energização (stroke) quando a vara é envergada, quando acelera a vara bruscamente ela envergará mais no começo, logo, inicia-se as 2horas mas com ela envergada vai para as 3horas, ao lançar a linha as 10horas ela fez o seguinte percurso: 2horas vai para as 3horas e subiu para as 10horas, neste movimento já construimos caminho do nó de vento

Ainda sobre os tailling...com um movimento oscilatório no arremesso, indo de 10 às 2 horas, a ponta da vara vai, ao final do movimento sempre estar mais baixa que no momento de 12 horas, correto? Como fazer então pra que não haja essa mudança de trajetória? Tenho de arremessar com o braço fazendo movimentos para frente e para trás, onde todo o braço ( mão até o cotovelo) vai descrever um deslocamento mais retilineo, ou seja mais paralelo ao chão; ao invés de ser oscilante como num pendulo de cabeça para baixo ( tendo meu cotovelo como ponto de fulcro)?

No movimento 10 as 2 horas parece que 12 horas fica no alto, mas devemos observar que a vara quando carregada ela estará envergada e é com ela envergada que devemos nos referenciar, o peso é a linha e esta linha devera ser impulsionada e acelerada de acordo com as leis da fisica, se a trajetoria da impulsão for oscilante teremos problemas!!! É como saltar para cima, agachamos pegamos um espaço de impulso e ao esticarmos as pernas com aceleração reremos energia para saltar certo??? se oscilarmos a trajetoria de impulsão teremos serios problemas hahahah

Podemos mudar a posição final da parada da vara para evitar o tailling loop, podemos parar a vara paralela ao chão que não teremos talling, porém, não conserta nosso erro que é a forma de impulsionar a linha (stroke) sem alterar a trajetoria (path)

Por isto invisto na educação do braço que comanda a vara, pois ai é a base de tudo!!!

Eu não sou adepto a usar meu corpo para arremessar, eu gosto de COMANDAR o equipamento, logo, eu tenho como referencia a trajetoria da linha lá em cima da minha cabeça, meu braço, cotovelo ou chão não uso como referencia, um pouco diferente dos ensinamentos de outros mestres ou dos videos

O importante é seguir a lei da fisica, se vc tiver mais facilidade em seguir a fisica usando todo seu braço num movimento retilineo, é o que conta!!

Não sei se me fiz entender em todos os momentos da pergunta...

Se facilitar pra vc, faça como Jack, o Estripador, vai por partes...

Entendeu ou ficou duvida???

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Dr. vou fazer como os cirurgiões, POR PARTES hahaha estarei respondendo en negrito

Podemos mudar a posição final da parada da vara para evitar o tailling loop, podemos parar a vara paralela ao chão que não teremos talling, porém, não conserta nosso erro que é a forma de impulsionar a linha (stroke) sem alterar a trajetoria (path)

Por isto invisto na educação do braço que comanda a vara, pois ai é a base de tudo!!!

Eu não sou adepto a usar meu corpo para arremessar, eu gosto de COMANDAR o equipamento, logo, eu tenho como referencia a trajetoria da linha lá em cima da minha cabeça, meu braço, cotovelo ou chão não uso como referencia, um pouco diferente dos ensinamentos de outros mestres ou dos videos

O importante é seguir a lei da fisica, se vc tiver mais facilidade em seguir a fisica usando todo seu braço num movimento retilineo, é o que conta!!

Entendeu ou ficou duvida???

Por tudo que vc disse, a essencia parece estar na verdade, em se repetir a prática dos arremessos pois o que conta é muito treinamento para cada vez mais automatizar a ligação entre o que está na cabeça para comandar o braço. Correto!?

Novamente por partes, rsrs

1) Vc num outro trecho de resposta ao Gustavo, cita, como percurso a ser realizado, os parametros 13:30 h e 10:30h. É uma diferença sutil das colocações 2 horas e 10 horas (na verdade é um movimento oscilatório um pouco menor). Eu ainda não tenho controle acertado na aceleração da linha nos arremessos, portanto, se o percurso é sutilmente menor, isso não vai me dar uma menor carga na vara e consequentemente torná-los menores?

2) Deixa eu colocar e transcrever umas coisas pra poder facilitar a compreensão da pergunta.

Avaliando o que vc citou "Eu não sou adepto a usar meu corpo para arremessar, eu gosto de COMANDAR o equipamento, logo, eu tenho como referencia a trajetoria da linha lá em cima da minha cabeça".

Ok... compreendido e aceito...

Logo, para que eu possa ter o path da linha como referencial, terei de realizar o cast que será o resultado de uma conjugação de movimentos de todo o braço: ombro, mão, braço, ante-braço, cotovelo, etc. Quanto mais horizontal o movimento menores as chances de cruzar a ponta do loop e acontecer o tailling.

Minha pergunta: O ponto de fulcro do movimento 13:30h - 10:30h, deverá permanecer mais na mão, deixando para o ombro e cotovelo fazer o deslocamento do conjunto mão+vara um pouco mais na horizontal.

Essas minhas interpretações estão corretas?

3) Para isso ter maximização de eficiencia, que dominio terei de ter a mais: na mão; na munheca; na postura do corpo quanto a direção do arremesso; na postura do cotovelo junto ao corpo; na forma de fazer o stop para frente e para trás (se o faço mais suave ou com uma parada mais brusca, mais seca).

Desculpe Gerson se minhas perguntas sejam longas e talvez as duvidas muito básicas (nem sei se são), mas embora eu ja pescasse com as artificiais há algum tempo, mas no Fly, não tenho nem seis meses... estou engatinhando... mas com uma vontade danada de ficar de pé. rsrsrsrs

Pensou que acabou???, rsrsrsrs

Cabô não... rsrsrs

.

.

.

.

Vc não tem nenhum video(seu ou de outra pessoa) onde pudessemos ver arremessos e essas colocações que vc preconiza???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Por tudo que vc disse, a essencia parece estar na verdade, em se repetir a prática dos arremessos pois o que conta é muito treinamento para cada vez mais automatizar a ligação entre o que está na cabeça para comandar o braço. Correto!?

Exatamente!!!

Nosso cerebro sabe e entende, já nosso corpo requer PRATICA E TREINO

Novamente por partes, rsrs

1) Vc num outro trecho de resposta ao Gustavo, cita, como percurso a ser realizado, os parametros 13:30 h e 10:30h. É uma diferença sutil das colocações 2 horas e 10 horas (na verdade é um movimento oscilatório um pouco menor). Eu ainda não tenho controle acertado na aceleração da linha nos arremessos, portanto, se o percurso é sutilmente menor, isso não vai me dar uma menor carga na vara e consequentemente torná-los menores?

vamos chamar a trajetoria de impulso

Impulso longo terá mais espaço para acelerar, consequentemente terá mais tempo e espaço para cometer erros

Impulso curto menor espaço para acelerar consequentemente menos tempo de mudar a trajetoria

Sugiro começar pelo mais facil (impulso curto) e aumentando de acordo com seu desenvolvimento, ou seja, pode até ser 11:30 as 12:30 mas o negocio é fazer bem feito PRIMEIRO as coisas que parecem ser "faceis" para partirmos para as "menos faceis"

Comece com o minimo de linha fora da vara domine este minimo e aumente de acordo com seu dominio....

2) Deixa eu colocar e transcrever umas coisas pra poder facilitar a compreensão da pergunta.

Avaliando o que vc citou "Eu não sou adepto a usar meu corpo para arremessar, eu gosto de COMANDAR o equipamento, logo, eu tenho como referencia a trajetoria da linha lá em cima da minha cabeça".

Ok... compreendido e aceito...

Logo, para que eu possa ter o path da linha como referencial, terei de realizar o cast que será o resultado de uma conjugação de movimentos de todo o braço: ombro, mão, braço, ante-braço, cotovelo, etc. Quanto mais horizontal o movimento menores as chances de cruzar a ponta do loop e acontecer o tailling.

Minha pergunta: O ponto de fulcro do movimento 13:30h - 10:30h, deverá permanecer mais na mão, deixando para o ombro e cotovelo fazer o deslocamento do conjunto mão+vara um pouco mais na horizontal.

Essas minhas interpretações estão corretas?

Encontre a maneira mais confortavel para respeitar o path da linha, vc pode manter seu cotovelo paralelo ao Chão, ou usar o conjunto que quiser para manter o path, mas tem que respeitar a fisica(path) a maneira que encontrar para respeitar a fisica é SEU ESTILO

Charles Ritz e Joan Wulff e 90% dos japoneses mantém o path mesmo levantando e abaixando o cotovelo para impulsionar(stroke) a linha...

Por isto SOU ENFATICO na pratica e educação do braço que empunha a vara

Fique fazendo false cast por 2 horas sem parar(com apenas 1 braço), sem deixar a linha cair, seu braço vai doer nos primeiros 30 minutos mas logo seu cerebro encontrará uma forma de suavizar seu sofrimento hahahaha

O importante é satisfação pessoal, o negocio é manter a lei da fisica da maneira que mais lhe da prazer, posso lhe sugerir o meu jeito, mas dai eu estaria IMPONDO meu estilo e não é este meu objetivo!!!

3) Para isso ter maximização de eficiencia, que dominio terei de ter a mais: na mão; na munheca; na postura do corpo quanto a direção do arremesso; na postura do cotovelo junto ao corpo; na forma de fazer o stop para frente e para trás (se o faço mais suave ou com uma parada mais brusca, mais seca).

você terá que DOMINAR A VARA!!! Evite de focar em apenas 1 parte de seu corpo ou mesmo de seu corpo, tente focar a vara e o movimento dela quando trabalhada

Tenha intimidade com a vara, usa-a estude-a, pois é ela quem tem que trabalhar, com o tempo, comandará ela para trabalhar apenas a ponta ou apenas o meio...

Desculpe Gerson se minhas perguntas sejam longas e talvez as duvidas muito básicas (nem sei se são), mas embora eu ja pescasse com as artificiais há algum tempo, mas no Fly, não tenho nem seis meses... estou engatinhando... mas com uma vontade danada de ficar de pé. rsrsrsrs

Fique a vontade e REPETIR perguntas que não entendeu, estou sendo renumerado para lhe responder e é MEU DEVER te fazer "ficar em pé" hahahah Não ha o que pedir desculpas...

Pensou que acabou???, rsrsrsrs

Cabô não... rsrsrs

então cadê?? TÁ DEMORANDO hahahaah

.

.

.

.

Vc não tem nenhum video(seu ou de outra pessoa) onde pudessemos ver arremessos e essas colocações que vc preconiza???

Vou procurar se encontro algum video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Mestre!!! Vou usar esse feriado que eu prolonguei pra treinar mais e mais... e aos poucos tentar ao menos ficar agachado com seus ensinamentos, até o dia de estarmos juntos por aí.

Mas precisa mesmo ficar treinando por DUAS horas???!!! rsrsrsrsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.