Ir para conteúdo

ALERTA pra quem usa cameras ditas WP


Postagens Recomendadas

  • Patrono

A minha Panasonic TS2 morreu afogada lá em LR, em um mergulhinho rápido em apnéia em menos de 2m de água e por menos de 5min, apesar de o manual diz que ela aguenta até 10m por 1 hr. A Olympus do colega Luciano idem. E no passado, uma outra Olympus do Rusllon tb morrera afogada em situações semelhantes. A questão toda é que essas camerazinhas ditas waterproof são máquinas muito caras porém muito delicadas, exigindo um grau elevado de atenção no uso pra continuarem em ativa. Qualquer descuito, qualquer fiozinho de cabelo ou sujeirinha minúscula naqueles o-rings miniatura que fazem a vedação das tampas de acesso a bateria, cartão, plugs de conexão AV/USB, e já era. A minha, p.ex, veio até com uma pequena escovinha bem miúda e macia pra sempre tar ali limpando bem o anel de vedação, toda vez que abrimos qq tampinha. E essas tampinhas nenhuma delas tb vedam assim sob pressão, parecendo bem vulneráveis e frágeis, muito diferente de câmaras estanques dessas ditas mais profissas, feitas pra mergulho mesmo, que levam mais a sério a coisa (e a vedação). No uso diário, é certo que é muito difícil perceber se tem alguma sujeirinha impedindo total vedação ou não. Uma poeirinha, um cabelinho, é muito difícil de repararmos. Imagina então um pequeno grão de sal da água salgada que secou. Tudo e qq poeirinha pode impedir uma total vedação. Reparei que até o fabricante é meio descrente qto a isso, pq apesar de a câmera ser dita à prova dágua, não recomendam o uso em mergulho livre, e para tal recomendam a compra de uma caixa estanque, vendida à parte (e custando mais que a própria câmera) caso queiramos usar com esse fim. Ou seja, são à prova d' água sim, mas com bastante moderação. Estão mais pra aguentarem uma chuvinha, uma queda acidental na água, mas daí a submergí-la propositalmente e por algum tempo, creio que não seja muito recomendável. No Free Shop do aeroporto, vi uma cena engraçada. Vendiam uma dessas cameras WP e aparentemente ela estava num mostrutário mergulhada num aquário. Mas era ilusão. Olhando por trás, via-se que a câmera tava era por trás do aquário, no seco. O vendedor até riu e disse, nenhuma máquina à prova dágua sobreviveria ficar ali mergulhado todo Santo dia. O problema todo é que a gente compra pensando que elas aguentam e na verdade não são tão valentes como parecem. E pagamos bem caro por isso. Qq camerazinha dita waterproof custa no mínimo o dobro ou triplo de uma convencional, com recursos semelhantes, só pra ter mais sossego na hora de algum escorregão acidental na água. Mas já vi que é preciso redobrar mais atenção ainda que qdo usava uma camera comum não-wp. Fica aqui o alerta aos amigos que possuem ou pretendem comprar uma dessas WP. Muito cuidado na hora de mergulhá-las na água!!!!

PS: cabe notar que não tou falando que a minha TS2 era ruim, ao contrário, ela era fantástica, e tirava fotos e videos com qualidade espetacular. Mas..... acabou morrendo afogada, não adiantou nada ela ser WP. Se fosse uma não-WP, quem sabe ainda estava viva pq teria usado com muito mais atenção. E teria pago menos da metade. Agora não sei mais se compro uma outra WP ou 2 ou 3 não-wp pelo preço da WP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito boas as suas observações Kensuke! ok:

Que fique de alerta para todos nós na hora de usá-las e assim darmos mais atenção a detalhes como os que está se referindo.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

esse problema realmente existe e há vários relatos por aí ... mas tenho uma WP da Pentax bem básica que uso há 3 anos e já mergulhou várias vezes sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu não tenho o que reclamar da minha basicona da olympus (X-560 WP) que custou 300,00.

A qualidade da fotografia, fora d'água, é uma droga; dentro dela dá para o gasto. O equipamento aguentou muitos mergulhos de muitas horas, durante quinze dias seguidos. Após tantos dias a única coisa que percebi foi um vaporzinho de água no visor, que sumiu com o tempo.

Penso em usar uma graxa que repele água nas vedações, uma própria para mergulho. Alguém sabe se essas graxas podem ser usada sobre borracha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo alerta Kensuke! Tenho uma Panasonic TS1 já há algum tempo, e vou ser mais precavido com a limpeza das partes que abrem. Na época, eu a havia comprado justamente por ter perdido uma câmera em uma chuva torrencial no AM, mesmo tendo tentado protegê-la em minha capa de chuva.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Boa dica Kensuke, ainda bem que por precaução, não tenho coragem de mergulhar a minha. Não acredito muito nas informações que acompanham os aparelho...

Deixa a minha queitinha tomando um ar puro a bordo do Marujo... :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Até agora minha TS3 enfrentou cenas e filmagens subaquáticas com trutas em águas geladas, lambarias em águas tropicais, sereias no mar carioca e banhos de água quente no chuveiro...

Nada a reclamar até o momento... muito pelo contrário :)

Mas ficarei atento... valeu a dica.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.