Ir para conteúdo

Produzindo seu próprio Dubbing


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Senhores,

Afastado por um tempo desse digno fórum, voltemos às minhas carroçagens que podem salvar um colega na hora do aperto. O tema da carroça de hoje é o Dubbing, que como os nobres colegas bem o sabem, destina-se a, enrolado na linha de atado, fornecer volume, cor e forma às moscas de nossa lida. Não entrarei no detalhe da técnica, visto outros colegas possuem muito mais propriedade sobre o assunto. Minha intenção aqui é mostrar aos senhores um modo de PRODUZIR seu próprio Dubbing. Os Dubbings de que vou falar aqui são especialmente destinados a iscas que afundam (ninfas e assemelhados). Para um Dugging à prova de água (iscas secas), veja o tópico de fibras de paina do José Oliveira.

O Dubbing pode ser adquirido do exterior sem problemas. A HareLine Dubbing, americana, possui dezenas de cores e tipos. Outras companhias famosas também os produzem em quantidade de cores e qualidade incríveis. Podem ser adquiridos como pequenos conjuntos (dispensers), como os abaixo mostrados, ou separadamente em saquinhos. Há os sintéticos, os metálicos, os metalizados e os de pelos naturais, misturados ou não com diversas fibras sintéticas (ufa!).

Dubbing-Jost-01.jpg

Os dispensers acima são: ICE Dub (sintético), Hares Ear Plus (máscara de lebre com adicional de fibras sintéticas de brilho), STS Trilobal Trout (a não ser que eu esteja equivocado, o STS é para Salmon, Trout e Steelhead) e o pequeno cubo de SLF Dubbind (Synthetic Live Fiber).

Beleza Jost, já sei que posso comprar e até agora não tem nada de novo... e daí? :huh:

O problema surge quando você não pode comprar, não tem tempo para comprar ou não tem grana para comprar (iniciante no fly?). Aí entra a hora da carroçagem.

O Dubbing nada mais é que um emaranhado de fibras naturais e/ou sintéticas, geralmente curtas. Vamos ver o que encontramos em um armarinho que se assemelhe a isso:

Dubbing-Jost-02.jpg

Esse mostruário é de lã natural e tingida para fins de tapeçaria. A lã natural é excelente para iscas afundantes pq absorve água rapidamente (hidrofílica) e não prende ar entre as fibras.

Estou procurando algo para fazer uma ninfa marrom/esverdeada... vamos ver:

Dubbing-Jost-03.jpg

Essas meadas custam R$ 1,90 aqui em Brasília e várias delas são vendidas em múltiplas cores.

Depois de fussar um pouco, consegui todas as cores que queria para minhas ninfas:

Dubbing-Jost-04.jpg

Custo? 3 X R$1,90 = R$5,70

Agora um detalhe IMPORTANTE: NADA na natureza é monocromático, ou seja, nada é feito apenas de uma só cor. Observe, por exemplo, as penas de faisão com as quais se fazem as famosas Pheasant Tail Nymph... não é SÓ marrom, tem detalhes e subtons de diversas outras cores. Outro exemplo: Um ninfa Hares Ear... observe atentamente os detalhes da isca e verá que os próprios pelos possuem cores diferentes entre si e no comprimento, conferindo um ar "insético" (tá vai, entomológico para os puristas) e bem natural à isca. Assim, SEMPRE dê preferência aos Dubbings que vão deixar a sua mosca com uma mescla de cores interessantes.

Moral da história: quando você resolver produzir seu próprio Dubbing você tem duas alternativas: ou misture as cores direto na hora de produzir, como mostrarei abaixo, ou produza um Dubbing monocromático que será misturado com outras fibras logo antes de ser usado na mosca. A escolha é sua.... eu prefiro fazê-los já misturados (blended).

Somando a essa discussão da multiplicidade de cores, existem várias lãs sintéticas no mercado que fazem perfeitamente a função do Sparkling (faiscamento) de alguns Dubbings comprados. Adicionadas em pequenas quantidades, essas lãs fornecem não só brilho, mas também uma mistura de cores que a princípio podem parecer bizzaras, mas que conferem um ar muito natural à mosca. Abaixo algumas para vocês terem uma ideia:

Dubbing-Jost-04b.jpg

Todas essas lãs são sintéticas, mas hidrofílicas assim mesmo, ou seja, adicioná-las ao seu dubbing em pequenas quantidades não vai alterar em nada a capacidade de submersão de sua mosca. Todas elas possuem fios extremamente brilhantes que fazem sua isca se ressaltar debaixo da água, na mesma linha do ICE Dub e Hares Ear Plus da Hareline.

Uma foto macro de uma delas para vocês verem como brilha:

Dubbing-Jost-04d.jpg

Isso acrescenta muito à isca.

Apesar da foto não estar tipo National Geographic, observe que, olhando rapidamente, as lãs possuem o mesmo tipo de feeling que o STS Trilobal Dubbing, ou seja, uma matriz mais neutra com diversas fibras bem brilhantes inseridas:

Dubbing-Jost-04c.jpg

OK, chega de enrolação, vamos à parte divertida. ok:

Produzir o próprio Dubbing é a mesma coisa que misturar tintas para obter outros tons. Quando todos os fios estiverem emaranhados, as cores vão se misturar fornecendo uma coloração geral mais uniforme. Quanto mais vc se afasta do Dubbing, mais monocromático ele parecerá... quanto mais vc se aproxima, mais as cores individuais se ressaltarão (isso tem importância no ataque do peixe!).

Desejava um Dubbing marrom esverdeado... logo, separei as fiadas nas cores marrom, verde escuro, verde oliva e uns fiapos da minha lã brilhante. Como mencionei antes, as fibras do Dubbing de modo geral são CURTAS. Assim, cortei pedaços das fiadas no comprimento de 1-2cm, não maior que isso... se cortar maior que isso não funciona e embaraça tudo (vou mostrar mais à frente). Como o dubbing deveria tender ao marrom, cortei mais pedaços marrons que das outras cores:

Dubbing-Jost-05.jpg

Joguei tudo isso no triturador do liquidificador:

Dubbing-Jost-06.jpg

Usei a velocidade baixa para bater tudo. Você pode usar o pulsar das primeiras vezes para ver como o processo de desmembramento dos pedaços e posterior enovelamento e mistura dos fios ocorre. Na foto abaixo, o Dubbing já está pronto, apenas precisando ser comprimido:

Dubbing-Jost-07.jpg

Aqui o dubbing recém foi tirado do triturador. Repare que, apesar de estar bem misturado, está muito fofo.

Se você cortar os fios longos demais, primeiro eles vão enroscar no rotor do triturador, o que dá uma bagunça danada, e depois fica difícil para a máquina desmanchar as fiadas originais. Abaixo o que acontece se você usar fios entre 3 e 5 cm de comprimento:

Dubbing-Jost-08b.jpg

Bem, partido da hipótese que o comprimento foi bom e o Dubbing foi batido com sucesso, ele fica mais adensado e melhor pra uso se você misturar um pouco manualmente:

Dubbing-Jost-08.jpg

Repare nos fios de coloração bem diferente espalhados pelo Dubbing... eles dão bastante vida no atado final.

Depois de BEM comprimido, pode ser guardado, por exemplo, num compartimento de um Cube Dispenser, ótimo para viagens ou cores produzidas em pequenas quantidades:

Dubbing-Jost-09.jpg

Ainda no ramo da carroçagem, você pode fazer Dubbing desse jeito em grandes quantidades e guardá-los convenientemente nesses estojos plásticos que se vendem no supermercado ou lojas de ferragens. Atrás do Cube Dispenser vocês podem ver um dos meus estojos (tenho vários) repletos de Dubbings de várias cores. Para aqueles que já viram um Dubbing dispenser, sabem que eles vêm com um pequeno furo em cada compartimento pelo qual você puxa o Dubbing para fora da caixa... bem, eu furei a base de cada compartimento do estojo ilustrado com uma broca de 1/4" e ficou ótimo para tirar o Dubbing sem ter que abrir a tampa:

Dubbing-Jost-10.jpg

Se você for muito sistemático, você pode anotar quanto você usou de cada cor (e cada cor de lã possui código). Dessa forma, você poderá repetir um dubbing que fez sucesso no futuro sem ter que reinventar a roda. Você utilizará apenas pequenas quantidades de lã para produzir uma quantidade razoável de Dubbing e com isso quero dizer que você NÃO deve comprar quilômetros de lã. Algumas fiadas como as que comprei já fornecem Dubbing para várias dezenas de moscas e esse material pode ser convenientemente estocado num Tupperware (tapué, como chamam isso em alguns rincões de nossa terra rsrs) para uso futuro.

Bem, essa técnica abre muita margem para experimentação e criatividade. Não se restrinjam a cores conhecidas ou imitações de moscas comerciais... nossos peixes são diferentes e se comportam de forma diferente, como já vem insistindo o Zanetti faz um tempão, de forma que um Dubbing azul *cheguei* pode fazer mais sucesso com algum peixe em uma determinada estação que outro Dubbing mais "normal".

Espero que isso ajude algum ser em desespero! Certamente me ajudou no meu Flytying Made in Brazil ;)

Grande abraço a todos e até a próxima carroçagem.

Jost

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sem palavras! :bs-aplauder:

É isso que eu mais gosto em um fórum! :ok

Mandou bem Jost e tenho certeza que outros amigos adotarão essas técnicas para fabricação de seu próprio dubbing.

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ótimo tópico!

Fiz hoje uma mistura doida aqui, até que não ficou ruim... o problema foi o liquidificador molhado, grudou tudo por dentro do copo.. hehe :frusty:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Jost,

Excelente, está muito bem explicado e comentado.

Se me permite uma parte, recomendo muita cautela com um motor "destrançando" fios, a chance de enrolar no eixo é grande e isso pode causar o travamento e queima do motor.

Uma alternativa seria usar o método tradicional de Cardação com 2 escovas de aço:

cardas3.jpg

Segue um link para uma página que demonstra o processo: Clique aqui

Novamente meus parabéns!

[]'s ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Aham... concordo com vc Tutubarão... eis o motivo de usar pedaços curtos de lã e o pulsar na hora de homogeneizar os fios ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 6 meses depois...
  • Mosqueiro

Olá Jost, tbm uso este tipo de recurso, quem não tem cão caça com gato :D

Uso este tipo de laçada da foto, só que passo o famoso pente para piolho nas pontas...

Dubbing-Jost-04.jpg

E vou separando o dubbing, fica show. :okok:

Agora este vídeo vai me causar problema... :hum: "O liquidificador de Dª encrenca"

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Pessoal, esses dias eu vi no YouTube, se nao me engano esse mesmo cara do vídeo aí de cima fazendo o dubbing com ar comprimido dentro de um vidro tipo desses de palmito ou azeitona. Vou procurar esse vídeo, e se encontrar posto aqui.

Alguém já viu e/ou testou esse método?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Moderador

Voltando à questão do mix de Dubbing, agora com materiais não tão alternativos, segue um EXCELENTE vídeo do canal Tightlinevideo do Youtube:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu normalmente pego uma escova e vou penteando a lã e oq fica na escova uso como dubbing.

Sim, o dubbing pode vir de escova, pente ou outros aparatos similares, quando você o quiser em não muito grande quantidade. Quando a coisa começa a ficar volumosa, a ideia do liquidificador começa a ficar mais prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim, o dubbing pode vir de escova, pente ou outros aparatos similares, quando você o quiser em não muito grande quantidade. Quando a coisa começa a ficar volumosa, a ideia do liquidificador começa a ficar mais prática.

Pois é Jost, eu estava fazendo algumas ninfas para lambaris com o dubbing usando a escova, mas agora semana passada comprei um kit de Dubbing da Mustad que vem varias cores estou só esperando chegar para começar a usar :happy: , mas o Dubbing de Lã realmente ajuda bastante

Abraços

Editado por Rodrigo Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Patrono

Achei esse que mostra o cara misturando o dubbing com ar. Bem prático até pra aqueles, como eu, não tem o moedor de café.

Editado por Diego Thomas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Achei esse que mostra o cara misturando o dubbing com ar. Bem prático até pra aqueles, como eu, não tem o moedor de café.

É, então, eu ia mesmo dizer que essa técnica é apresentada no livro do Charlie Craven (Basic Fly Tying), mas o próprio cara do vídeo já fala isso. Essa técnica é excelente quando os pelos provém de tosa de peles, como o cara mostrou. Assim, uma lufada de ar comprimido mistura tudo.

No caso do vivente fazer seu dubbing a partir de lã, como mostrei, a técnica não funciona pq não desmembra os fios.

Valeu pela postagem.

Abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Patrono

comprei um monte de lã natural penteada, dos tipos tingida e crua, numa loja/produtora que vende pela internet. É natural e com tingimento também natural e, por isso, cada meada já vem com algumas variações interessantes

Vejam aqui

Uma meada custa perto de R$ 10,00 vem com lã para umas duas dúzias de gerações de atadores :p

Há alguns tipos de lã mais fina ou mais espessa

O meu propósito principal é de atar crabs e cabeças para streamers, mas percebi que essa lã deve ser maravilhosa pra dubbing. Se for de apenas uma cor, já está praticamente pronto. É só cortar, digamos, 1 cm da meada e "embolar" tudo com os dedos. Talvez tb dê pra misturar cores com as mãos e, se não der, a dica do liquidificador certamente funcionará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Senhores,

Afastado por um tempo desse digno fórum, voltemos às minhas carroçagens que podem salvar um colega na hora do aperto. O tema da carroça de hoje é o Dubbing, que como os nobres colegas bem o sabem, destina-se a, enrolado na linha de atado, fornecer volume, cor e forma às moscas de nossa lida. Não entrarei no detalhe da técnica, visto outros colegas possuem muito mais propriedade sobre o assunto. Minha intenção aqui é mostrar aos senhores um modo de PRODUZIR seu próprio Dubbing. Os Dubbings de que vou falar aqui são especialmente destinados a iscas que afundam (ninfas e assemelhados). Para um Dugging à prova de água (iscas secas), veja o tópico de fibras de paina do José Oliveira.

O Dubbing pode ser adquirido do exterior sem problemas. A HareLine Dubbing, americana, possui dezenas de cores e tipos. Outras companhias famosas também os produzem em quantidade de cores e qualidade incríveis. Podem ser adquiridos como pequenos conjuntos (dispensers), como os abaixo mostrados, ou separadamente em saquinhos. Há os sintéticos, os metálicos, os metalizados e os de pelos naturais, misturados ou não com diversas fibras sintéticas (ufa!).

Dubbing-Jost-01.jpg

Os dispensers acima são: ICE Dub (sintético), Hares Ear Plus (máscara de lebre com adicional de fibras sintéticas de brilho), STS Trilobal Trout (a não ser que eu esteja equivocado, o STS é para Salmon, Trout e Steelhead) e o pequeno cubo de SLF Dubbind (Synthetic Live Fiber).

Beleza Jost, já sei que posso comprar e até agora não tem nada de novo... e daí? huh.gif

O problema surge quando você não pode comprar, não tem tempo para comprar ou não tem grana para comprar (iniciante no fly?). Aí entra a hora da carroçagem.

O Dubbing nada mais é que um emaranhado de fibras naturais e/ou sintéticas, geralmente curtas. Vamos ver o que encontramos em um armarinho que se assemelhe a isso:

Dubbing-Jost-02.jpg

Esse mostruário é de lã natural e tingida para fins de tapeçaria. A lã natural é excelente para iscas afundantes pq absorve água rapidamente (hidrofílica) e não prende ar entre as fibras.

Estou procurando algo para fazer uma ninfa marrom/esverdeada... vamos ver:

Dubbing-Jost-03.jpg

Essas meadas custam R$ 1,90 aqui em Brasília e várias delas são vendidas em múltiplas cores.

Depois de fussar um pouco, consegui todas as cores que queria para minhas ninfas:

Dubbing-Jost-04.jpg

Custo? 3 X R$1,90 = R$5,70

Agora um detalhe IMPORTANTE: NADA na natureza é monocromático, ou seja, nada é feito apenas de uma só cor. Observe, por exemplo, as penas de faisão com as quais se fazem as famosas Pheasant Tail Nymph... não é SÓ marrom, tem detalhes e subtons de diversas outras cores. Outro exemplo: Um ninfa Hares Ear... observe atentamente os detalhes da isca e verá que os próprios pelos possuem cores diferentes entre si e no comprimento, conferindo um ar "insético" (tá vai, entomológico para os puristas) e bem natural à isca. Assim, SEMPRE dê preferência aos Dubbings que vão deixar a sua mosca com uma mescla de cores interessantes.

Moral da história: quando você resolver produzir seu próprio Dubbing você tem duas alternativas: ou misture as cores direto na hora de produzir, como mostrarei abaixo, ou produza um Dubbing monocromático que será misturado com outras fibras logo antes de ser usado na mosca. A escolha é sua.... eu prefiro fazê-los já misturados (blended).

Somando a essa discussão da multiplicidade de cores, existem várias lãs sintéticas no mercado que fazem perfeitamente a função do Sparkling (faiscamento) de alguns Dubbings comprados. Adicionadas em pequenas quantidades, essas lãs fornecem não só brilho, mas também uma mistura de cores que a princípio podem parecer bizzaras, mas que conferem um ar muito natural à mosca. Abaixo algumas para vocês terem uma ideia:

Dubbing-Jost-04b.jpg

Todas essas lãs são sintéticas, mas hidrofílicas assim mesmo, ou seja, adicioná-las ao seu dubbing em pequenas quantidades não vai alterar em nada a capacidade de submersão de sua mosca. Todas elas possuem fios extremamente brilhantes que fazem sua isca se ressaltar debaixo da água, na mesma linha do ICE Dub e Hares Ear Plus da Hareline.

Uma foto macro de uma delas para vocês verem como brilha:

Dubbing-Jost-04d.jpg

Isso acrescenta muito à isca.

Apesar da foto não estar tipo National Geographic, observe que, olhando rapidamente, as lãs possuem o mesmo tipo de feeling que o STS Trilobal Dubbing, ou seja, uma matriz mais neutra com diversas fibras bem brilhantes inseridas:

Dubbing-Jost-04c.jpg

OK, chega de enrolação, vamos à parte divertida. :ok:

Produzir o próprio Dubbing é a mesma coisa que misturar tintas para obter outros tons. Quando todos os fios estiverem emaranhados, as cores vão se misturar fornecendo uma coloração geral mais uniforme. Quanto mais vc se afasta do Dubbing, mais monocromático ele parecerá... quanto mais vc se aproxima, mais as cores individuais se ressaltarão (isso tem importância no ataque do peixe!).

Desejava um Dubbing marrom esverdeado... logo, separei as fiadas nas cores marrom, verde escuro, verde oliva e uns fiapos da minha lã brilhante. Como mencionei antes, as fibras do Dubbing de modo geral são CURTAS. Assim, cortei pedaços das fiadas no comprimento de 1-2cm, não maior que isso... se cortar maior que isso não funciona e embaraça tudo (vou mostrar mais à frente). Como o dubbing deveria tender ao marrom, cortei mais pedaços marrons que das outras cores:

Dubbing-Jost-05.jpg

Joguei tudo isso no triturador do liquidificador:

Dubbing-Jost-06.jpg

Usei a velocidade baixa para bater tudo. Você pode usar o pulsar das primeiras vezes para ver como o processo de desmembramento dos pedaços e posterior enovelamento e mistura dos fios ocorre. Na foto abaixo, o Dubbing já está pronto, apenas precisando ser comprimido:

Dubbing-Jost-07.jpg

Aqui o dubbing recém foi tirado do triturador. Repare que, apesar de estar bem misturado, está muito fofo.

Se você cortar os fios longos demais, primeiro eles vão enroscar no rotor do triturador, o que dá uma bagunça danada, e depois fica difícil para a máquina desmanchar as fiadas originais. Abaixo o que acontece se você usar fios entre 3 e 5 cm de comprimento:

Dubbing-Jost-08b.jpg

Bem, partido da hipótese que o comprimento foi bom e o Dubbing foi batido com sucesso, ele fica mais adensado e melhor pra uso se você misturar um pouco manualmente:

Dubbing-Jost-08.jpg

Repare nos fios de coloração bem diferente espalhados pelo Dubbing... eles dão bastante vida no atado final.

Depois de BEM comprimido, pode ser guardado, por exemplo, num compartimento de um Cube Dispenser, ótimo para viagens ou cores produzidas em pequenas quantidades:

Dubbing-Jost-09.jpg

Ainda no ramo da carroçagem, você pode fazer Dubbing desse jeito em grandes quantidades e guardá-los convenientemente nesses estojos plásticos que se vendem no supermercado ou lojas de ferragens. Atrás do Cube Dispenser vocês podem ver um dos meus estojos (tenho vários) repletos de Dubbings de várias cores. Para aqueles que já viram um Dubbing dispenser, sabem que eles vêm com um pequeno furo em cada compartimento pelo qual você puxa o Dubbing para fora da caixa... bem, eu furei a base de cada compartimento do estojo ilustrado com uma broca de 1/4" e ficou ótimo para tirar o Dubbing sem ter que abrir a tampa:

Dubbing-Jost-10.jpg

Se você for muito sistemático, você pode anotar quanto você usou de cada cor (e cada cor de lã possui código). Dessa forma, você poderá repetir um dubbing que fez sucesso no futuro sem ter que reinventar a roda. Você utilizará apenas pequenas quantidades de lã para produzir uma quantidade razoável de Dubbing e com isso quero dizer que você NÃO deve comprar quilômetros de lã. Algumas fiadas como as que comprei já fornecem Dubbing para várias dezenas de moscas e esse material pode ser convenientemente estocado num Tupperware (tapué, como chamam isso em alguns rincões de nossa terra rsrs) para uso futuro.

Bem, essa técnica abre muita margem para experimentação e criatividade. Não se restrinjam a cores conhecidas ou imitações de moscas comerciais... nossos peixes são diferentes e se comportam de forma diferente, como já vem insistindo o Zanetti faz um tempão, de forma que um Dubbing azul *cheguei* pode fazer mais sucesso com algum peixe em uma determinada estação que outro Dubbing mais "normal".

Espero que isso ajude algum ser em desespero! Certamente me ajudou no meu Flytying Made in Brazil wink.gif

Grande abraço a todos e até a próxima carroçagem.

Jost

Adorei... Eu estou fazendo o meu com Paineira.... deu o maior trabalhão. Só de ter que tingir com as cores e por pra secar... Agora ficou mais fácil. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Simplesmente perfeito!!!

Eu a tempos buscava como fazer um bom dubbing!!

Agora vou fazer todas as cores que eu sempre quis!!!

hehehehehe

MUITÍSSIMO OBRIGADO Jost!!

:D :D :D :D :D :D :D :D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Grande mestre Jost!

Queria tirar uma dúvida.

O liquidificador tem a única função de MISTURAR ou as lâminas tem também função de cortar parte da lã?

Pergunto pois não tava a fim de arranjar briga com a patroa por colocar lã no liquidificador...

hehehhe

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A função é apenas misturar as fibras. Se você colocar fibras maiores que 1,5-2,0cm embaraça tudo no rotor do liquidificador. O melhor tamanho é de 1cm para baixo.

Eu uso um triturador de café daqueles que se adapta no lugar do copo no motor do liquidificador. O liquidificador fica apenas para a cozinha e o triturador apenas para as moscas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Entendi.

É que eu estava pensando em fazer um misturador que pudesse ser acoplado na furadeira e usar uma garrafa de refrigerante para misturar (o espirito de prof. pardal nunca me abandona...) :whistle::whistle::blush:

Como o objetivo é MISTURAR e não CORTAR, pode ser feito e sem maiores riscos de cortar a garrafa.]

Vou pensar em algo e, assim que tiver alguma coisa, posto aqui!

hehehehe

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ar comprimido não desenlaça os fios de lã André. É excelente quando você tá misturando dubbing retirado de peles de animais, mas no caso de lã é uma droga... tem que ser batido mecanicamente mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só uma ideia meio "louca" que bateu aqui na minha cachola...

Será que, uma pá de batedeira, uma garrafa PET e uma furadeira não dão um bom resultado?!

:hum::hum::eyebrow::eyebrow:

Essa ideia seria pra deixar mais barato do q comprar um liquidificador somente pra fazer o dubbing, mesmo que seja o copo com lâmina do liquidificador...

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.