Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Patrono

Escolhido o modelo o próximo passo é preparar o bambu. Vou repetir – o bambu tem que estar realmente seco. Rache o bambu ao meio, e com o uso de um maçarico desses de gás engarrafado, queime o lado interno do bambu – queime para valer .

Veja o vídeo

Em seguida rache as varetas – que devem ficar com pelo menos 0.060 a mais do que a maior medida da parte grossa do caniço (butt) e mais 0.035 da maior medida da parte fina (tip) . Quando tiver mais prática é possível rachar as varetas com dimensões mais próximas das medidas da receita. Limar ligeiramente os nós , desempenar e terminar de achatar os nós, com a pistola de ar quente. Tudo como feito quando testou o sulco do molde.

Escolha como pretende fazer o espaçamento dos nós – eu prefiro o espaçamento recomendado pelo Garrison, mas muita gente usa 2 x 2 x 2. O espaçamento 3 x 3 não recomendo.

espaamento.jpg

Apare as varetas procurando deixar o 1º nó a pelo menos 10 cm da ponta da vara. . Apare com uns 15 cm a mais no comprimento, do que a medida que pretende para sua vara (blank).

Assegure-se que a plaina esta amolada, na duvida amole.

Usando o gabarito de madeira aplaine o 1º lado das varetas .

Amole novamente a plaina.

Acerte o gabarito se ferro para a vara que pretende fazer – comece com 0.015 a mais .

Mais tarde, quando tiver um forno para as varetas, Depois da 1º aplainada você deve secar mais um pouco as varetas – mais tarde voltamos a esse assunto. Para 1º vara não é tão indispensável.

Vá ajustando o gabarito até chegar nas medidas desejadas. Sempre com a plaina bem amolada.

Quando estiver próximo das medidas é bom ter outra lamina amolada com um ângulo de 50º.

As colas – as 3 colas mais usadas são Epoxy ( nunca usar Araldite – tem muito plastificante e carga - cola muito mal) , Cascophen e Urac. Provavelmente a melhor é Cascophen, mas sendo quase preta, acentua muito as faces coladas – tem gente que não se importa, prefiro as Epoxy.

Urac nunca soube de algum fornecedor no Brasil – as outras 2 são fáceis de se achar.

Chegou a hora da grande lambança. Monte as varetas e prenda com fita crepe. Com uma gilete corte a fita de modo que seja possível abrir as varetas.

colando2.jpg

abrindo-1.jpg

Verifique se a maquina de enrolar esta funcionando e regulada. Faça um teste com as varetas sem cola. Forre a superfície que vai usar para espalhar a cola –Use luvas – pode ser essas usadas por médico e dentistas. Prepare a cola segundo as instruções do fabricante e com auxilio de um pincel duro, ou uma escova de dentes, espalhe cola cuidadosamente em todas as varetas. Verifique se não tem nenhum pedaço sem cola.

Enrole as varetas – retire o excesso de cola e desempene o melhor que puder.

Esta é uma etapa que faz uma enorme sujeira que não é fácil limpar. Se esta usando cascophem use água e sabão. Para epoxy álcool ou redutor para limpeza. Luvas e pinceis são impossíveis de serem limpos – lixo com eles.

Aguarde 24 horas – Retire a linha que enrolou as varetas . Lixe cuidadosamente o excesso de cola tomando todo cuidado para lixar unicamente a cola. Verifique se sua vara esta desempenada – não vai estar. Com auxilio do soprador de ar quente regulado na posição 2 desempene o melhor que puder. Cuidado para esquentar unicamente o necessário – se esquentar demais é desastre certo.

Está pronto o “blank”. Agora só faltam as ferragens e o verniz. Fica para a próxima.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.