Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Então amigos mosqueiros, farei um breve relato da pequena pausa que tive de duas semanas da college onde estudo em Toronto. A pressão do looongo inverno deste ano, mais a pressão que é estudar em ingles, já estava me dando crise de abstinência “pescatícia” aguda. Na semana de provas fiquei sabendo pelo meu companheiro de pesca Elias que os pontinhos ao leste de Toronto já estavam cheios de steelies e não via a hora de jogar uma linha. Não pude participar do “opener” de truta este ano, pois Lia e eu fomos visitar uma amiga nossa em Montreal nesse mesmo fim de semana (cidade onde pensamos em nos mudar). A cidade é bem legal e a atmosphera bem mais descontraída do que Toronto, povo mais bohemio e “latino”, fala-se francês e inglês, porém o clima é ainda mais frio. Para mosqueiros merece destaque comentar sobre uma flyshop, representante official da Orvis, localizada na Old Montreal (http://salmonature.com/fr/contact.php). Sondei a loja e informações de pesca local, mas não levei equipo nenhum porque ia acabar não curtindo nem a cidade, nem a pescaria, fora o fato de que cada província tem que se ter uma licença de pesca aqui no Canada.

Quando voltamos eu teria um dia para pescar e tentar pegar o que sobrou de steelies nas cabeceiras após o “opener”. Dia seguinte partiríamos para Vancouver, devido à um “buddy pass” que um amigo nosso da Delta arrumou pra gente. Esse é um ticket non-revenue que você só paga a taxa de embarque, mas muitas vezes você não embarca quando os vôos estão cheios; ou seja, para viajem de pesca não é bom negócio porque geralmente é bom se programar para o tipo de pesca que se vai fazer e mudanças repentinas no destino não são bem vindas. E foi justamente o que aconteceu. Na noite anterior ao embarque nosso amigo checou o vôo para Vancouver e estava “overbooked” por dois passageiros e nossas chances de embarcar seriam pequenas. Por sorte, meu dia de pesca havia sido bem produtivo e eu já começava a me aliviar da abstinência, mas temi que ia ser difícil pescar nos dias que se seguiam. Nosso amigo nos perguntou se queríamos o “refund” ou tentar agendar algum outro destino, de preferência nos EUA onde a Delta têm mais vôos. Foi quando perguntamos “E quanto à São Francisco?”. Nosso amigo checou e nos disse que tinha um vôo saindo às 7h da manhã pra SFO (isso era meia-noite do dia anterior). E lá fomos nós pra São Francisco, California! A cidade é das mais belas que já vi no Norte da América, apesar de não conhecer muitas outras rsrsrs. O único porém é que a Lia teria que voltar na madrugada de sábado. Eu pedi para que meu v6oo fosse marcado 3 dias depois, quando o “buddy pass” venceria. Minha intenção era explorar e pescar um pouco alguns dos famosos rios Californianos próximos à Lake Tahoe, na divisa da California com Nevada.

Em São Francisco ficamos no HI - Hostel International em quarto privado: era o melhor preço para a localidade, próximo à Union Square. Havia uma loja de fly que dava pra ir andando de onde eu estava e fui me informar quanto às condições de se fazer essa pescaria. No Norte da América quando eles oferecem pesca guiada nem sempre é fácil de se “arrancar” bons pontos deles. No máximo te dão nomes dos rios principais. Eu não queria guia algum, minha idéia era pegar o carro e sair pescando onde a lei permitisse. Ainda assim, após comprar umas mosquinhas e conversar com um dos atendentes da loja, fiquei sabendo que as condições na região não estavam boas devido à longa nevasca deste ano. Os rios estariam altos e gelados; eu devia procurar os pequenos afluentes. Eu queria pescar o famoso Truckee River, mas o cara me disse que seria duro de se pegar trutas lá, e me indicou uma sessão do Little Truckee onde ele achava que eu teria mais chances.

Ao subir a serra já fiquei extasiado com a beleza do local. O Truckee River acompanha a Highway 80 por todo o caminho acima da cidade de Truckee e possui alguns pontos de acessos. Mas meu tempo era curto e fui direto ao ponto que o cara me falara, que dista umas 3 hrs de São Francisco. Esse trecho fica entre Boca e Stampede Reservoirs, no Little Truckee River, que abriga boas trutas arco-íris e marrons residentes selvagens, protegidas por regulamentação especial (pesque-e-solte, anzol sem barbela e somente iscas artificiais). Ao chegar no rio não tive dúvida, montei o equipo #4, dry-fly na veia, e fui à luta. Mas estranhei a ausência de pescadores. O cara da loja havia me informado que esse trecho recebe uma certa pressão quando está piscoso, e ao dirigir pela região para sondar só vi dois carros estacionados nos pontos de acesso ao rio. Havia algumas eclosões acontecendo, mas não notei nenhuma ação dos peixes na superfície, ainda assim insisti por mais um bom tempo no Dry Fly. Após um bom tempo sem ação, percebi que seria uma tarefa mais difícil do que pensava achar peixes por ali. Fui caminhando pelo rio para ver se os outros pescadores estavam tendo sucesso. Conheci um senhor que estava pescando de streamers e ele me informara que também não tinha pegado nada ainda. Ele me confirmou o que eu já estava suspeitando: “essa época do ano vai ser difícil, todos os rios estão altos e você deve voltar em junho ou julho, quando o nível abaixa e as trutas que entraram no rio ficam mais fácil de se localizer. Talvez com midges bem pequenas no fundo você acerte alguma coisa, ou tente alguns streamers na boca da reserva no fundo.” Eu queria pescar só no rio e optei por ninfar nos bolsões e poções que pareciam promissores. Depois de muito tentar, finalmente sai minha primeira truta marrom californiana! Primeira e única, pois no dia seguinte resolvi partir para uma exploração maluca e acabei dirigindo mais do que pescando. Ainda assim, foi um dos passeios mais bonitos que já fiz e passei por vários pontos promissores. O problema também era o tempo que eu gastava para entender a regulamentação de pesca local. Por isso que as pessoas contratam guias, mas eu queria mesmo era explorar sozinho. Na volta resolvi fazer uma rota alternativa e tentar uns “creeks” no trecho que liga Truckee a cidade de Sierra. Esse trecho é lindo e possui vários locais promissores, com pequenos riachos que cortam a serra por dentro da mata, mas por estar sozinho não quis arriscar muito, pois havia muita neve ainda nas beiras dos riachos e o terreno é bem inclinado, fora o fato de ser “Bear County”. Por isso me limitei a não me distanciar muito do carro, mas tenho certeza que tem muito canto bom nesse trecho que deve abrigar trutinhas residentes. PDI de primeira! Adoraria voltar lá um dia com algum amigo para explorar a região de forma mais segura. A serra é longa e sinuosa e por causa disso demorei bem mais tempo para voltar para São Francisco. Obviamente se tivesse pego mais peixes faria um relato só pra essa viagem, mas como só rolou aquela trutinha não vou me extender mais. Para aqueles que tiverem curiosidade posso passar mais informações como mapas locais e pontos de acesso.

De volta à Toronto, só havia uma idéia fixa na minha cabeça “Great Lakes Steelhead”. Será que ainda havia alguns “dropbacks” nos rio? Assim são chamados os peixes que já se reproduziram e estão no seu caminho de volta para os Great Lakes. Ao conversar com a vizinha veio à boa notícia “Vocês fizeram bem de viajar, porque aqui veio uma frente fria e choveu à beça.” Para mim isso trazia um certa esperança de que haveria peixe fresco subindo os rios. E só há um lugar no Great Lakes system na primavera que você quer estar quando isso acontece: Ganaraska River. Esse rio até duas semanas depois do opener, se as condições permitirem, é um paraíso para o Great Lakes steelheader. Claro que não é um local para se curtir solitude. Conversei com um pescador que todo ano vem de Ottawa para pescar nesse rio. Enquanto para mim é uma viagem de 1h30, para ele é uma viagem de 4hrs. Ele poderia até ir para o famoso Salmon River, em Pulasky - NY, que é mais perto, e possui um programa de estocagem violento. Mas ele prefere o Ganaraska. Pelo simples fato dessa ser uma das principais linhas de steelhead selvagem dos Great Lakes, e tambem pela quantidade de peixes com tamanho acima da média que esse rio recebe. O problema é acertar o timing. Após o opener, dificilmente o peixe corre por mais de duas semanas. Ao chegar no rio, minhas esperanças foram confirmadas rapidamente, dois steelies ainda prateadinhos, logo nos primeiros arremessos, indicava que um monte de sangue-novo acabara de subir o rio! Foram dois dias pegando muitos steelies e alguns estourões dos grandões debaixo das galhadas. Meu melhor peixe da temporada havia saído antes de eu ir para a California. Naquele produtivo dia que fui pescar entre uma viagem e outra. Foram tantas ações que deu até pra se dar o luxo de gravar uma panelada em video. Melhor pro peixe que não teve que passar pelo stress da foto.

Mas ainda não tinha conseguido trazer um dos maiorzinhos do Ganaraska para a foto. No mesmo tronco que eu perdi 3 grandes peixes ano passado, eu perdi mais 2 esse ano. Estou quase fazendo visita guiada a esse tronco. Quer sentir a pressão de um mosntro? Ninfe qualquer coisa para debaixo daquele tronco que uma hora ele bate. Por falar nisso, impressionante como obtive ações em moscas mais naturais do que os usuais “glow bugs”. Um pattern que funcionou muito nesses dias foi a Wooly Worm, atada como indicada no guia da Orvis, com hackle “grizzle”. O “sucker spawn”, atado com Mac Fly Apricot (pêssego), também merece destaque. Quando o rio vai clareando, esses flies estavam funcionando melhor do que os caras usando ova natural ou aquelas minhocas rosas fluorescentes, e é tão bom quando isso acontece. Fica todo mundo curioso pra saber qual é a mágica. É a mágica do fly, quando funciona não tem nada igual!

Segunda-feira passada, ultimo dia de ferias, após um fim de semana sem pescar, pois minha esposa também merece minha atenção, fui tentar o Ganaraska de novo. Sabia que seria bem mais difícil, pois após a pressão do fim de semana, mais a ausência de chuva, o peixe estaria bem mais arisco. Ao chegar lá pude ver alguns peixes já no estágio Zumbi. É um pouco triste ver peixes nesse estágio, lutando para se manter vivo após toda a energia gasta no periodo de desova. A pressão de pesca também coopera para o stress. Assim como o Salmão alguns deles não resistem e morrem. Outros se deixam levar pela correnteza, completamente exaustos, mas sobrevivem. Porém ainda havia alguns peixes recém chegados, e esses que seriam meu alvo. Mas agora, diante desse cenário, o desafio seria maior. Passei o dia inteiro fazendo os melhores drifts tentando de tudo um pouco. No fim de tarde, tive o privilégio de pescar sozinho um dos pontos que eu considero dos mais promissores do sul de Ontario (dos que conheço, claro). Pesquei essa poça a tarde inteira, pois sabia que havia peixes lá, podia pressentir suas silhuetas. Foi quando uma fêmea voraz abocanha agressivamente a Wooly Worm e instala o caos no local. Ela pula e dá golpes, mas a ação da Sage #6 VT2 é impressionante, controlo o peixe melhor nessa vara do que na minha antiga #8. Ela protege bem o tippet devido à suavidade na ponta ao mesmo tempo que possui um bom backbone quando se é necessário lutar um peixe maior. Acabo conseguindo, após testemunhar esse espetáculo da natureza, trazer a trutona para a foto. Agora podia voltar ao mundo…

São Francisco,destino totalmente não programado, surpreendeu-me com sua beleza

Spring168.jpg

No caminho pra Nevada, trecho entre Truckee e Reno.

Spring197.jpg

O Little Truckee é mesmo de tirar o fôlego

Spring209.jpg

A Little Truckee wild brown trout!

Spring200.jpg

Uma tentativa mais artística rsrsr

Spring206.jpg

Na busca por “creeks” em Lake Tahoe National Forest, é bom ficar atento!

Spring252.jpg

Um dos “creeks” que achei, mas cadê o peixe?! Who cares…

Spring237.jpg

No caminho de volta pra SFO

Spring249.jpg

Essa aqui foi pega no dia antes de ir pra California, mas não mostrei antes pra não estragar a surpresa. O troféu da estação já estava garantido

Spring018.jpg

De volta ao Canada, o gostinho de estar em casa e saber onde achar o peixe!

Spring014.jpg

E os primeiros Steelies começam a aparecer

Spring008adjust.jpg

Mosquinha nova na caixa de Steelies que funcionou muito bem este dia!

Spring013.jpg

Atraiu os filhotinhos…

Spring018-1.jpg

E também as mamães!

Spring053web.jpg

De volta de onde veio.

Spring052.jpg

Privilégio é poder fechar as ferias, pescando sozinho num poção desses cheio de steelies…

Spring050.jpg

Vídeo amador de um dos muitos steelies desse porte que acabara de entrar nos rios.

http://www.youtube.com/watch?v=eYXZepQsxmw&feature=related

E uma panelada pro pessoal rir de mim um pouco rsrsrs

http://www.youtube.com/watch?v=WXBYaS8EC9Y&NR=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Brunão vocês estão bem, mais continua atrás das

Steelhead esta já é a record da anterior ou ainda não

foi desta fez, parabéns meu amigo não esquenta todos

peixes tem o próprios momentos e o pescador tem os seus

erros e acertos é ai que muitas vezes o erro faz o pescador

acerta nas próximas pescarias. Mais uma fez parabéns

quero ver as próximas.

Grande abraço tudo de bom amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz que lugares lindos e maravilhosos, e as fotos maravilhosas...São locais super bem preservados, não???

Relamente fiquei impressionado

Parabéns e muitas pescarias felizes...

Grande abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caraca, Bruno, que maravilha...

Massa, muito massa!!!

Neumann

Valeu Neumann! Senti que entendeste o feeling do negócio!

Bruno, impressionante essas pescarias que tu faz.

Excelente, parabéns !

Abraço,

Valeu Diogo! Tenho muita vontade de pescar no Imbé, quem sabe não marcamos uma quando eu for no Brasil.

Show de bola, parabéns pelos belos troféus!

Os lugares também são maravilhosos, lindas fotos!!! :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Valeu Diogo, foram dias memoráveis, com certeza!

Grande Brunão vocês estão bem, mais continua atrás das

Steelhead esta já é a record da anterior ou ainda não

foi desta fez, parabéns meu amigo não esquenta todos

peixes tem o próprios momentos e o pescador tem os seus

erros e acertos é ai que muitas vezes o erro faz o pescador

acerta nas próximas pescarias. Mais uma fez parabéns

quero ver as próximas.

Grande abraço tudo de bom amigo.

Professor, acredito que o peixe do outono tenha sido um pouco maior que essa, embora na foto não pareça. Talvez pelo fato da cabeça do macho ser mais alongada (calma crianças, não fiquem nervosas rsrsr)

Marcelo, mesmo os poucos pescadores locais que encontrei, não estavam obtendo sucesso no Little Truckee. E esse é o rio da região que menos sofre com o degelo. Portanto, considero esta única brown que peguei um trunfo. Talvez se eu tivesse pago $300 para um guia, eu tivesse pego mais uma ou duas, mas confesso que tenho dificuldade de gastar esse dinheiro para pegar trutas residentes, quando eu tenho tanto Steelhead de graça para pescar aqui no Canada. Espero ter a oportunidade de voltar lá quando as condiçoes estiverem melhores, pois a California é mesmo linda!

Grande abraço pra ti tbm!

Rapaz que lugares lindos e maravilhosos, e as fotos maravilhosas...São locais super bem preservados, não???

Relamente fiquei impressionado

Parabéns e muitas pescarias felizes...

Grande abraço!!!

Valeu, Nono. São locais bem preservados no sentido de regulamentação de pesca, mas não no sentido de sofrerem pouca pressão de pesca. Talvez aqueles riachos que achei quando estava dirigindo nas montanhas sejam preservados nesse sentido de menos pressão de pesca. Quando fui pescar no Little Truckee, um “ranger” me pediu que lhe mostrasse minha licença de pesca. Sorte minha de ter tirado uma licença temporária…

Parabéns Bruno, belos peixes e fotos e relato, lugar maravilhoso !!!

Valeu, Pereirão! O único problema é não poder continuar pescando como pesquei essas duas semanas pra sempre rsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

sensacionais pescarias, Bruno

Belíssimo relato tb

Vc sintetizou perfeitamente um aspecto da pesca com mosca que já percebi em algumas pescarias: "quando funciona não tem nada igual"

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sem palavras Bruno! :bs-aplauder:

Deixei para ler com calma e assim ficar atento aos relatos e te agradeço muito por disponibilizar seu tempo para nos dar essas informações. Cada dia que passa fico mais gratificado em disponibilizar esse espaço e vocês participarem.

Obrigado! :mestre:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sem palavras Bruno! :bs-aplauder:

Deixei para ler com calma e assim ficar atento aos relatos e te agradeço muito por disponibilizar seu tempo para nos dar essas informações. Cada dia que passa fico mais gratificado em disponibilizar esse espaço e vocês participarem.

Obrigado! :mestre:

Valeu Fausto! Eu que agradeço a possibilidade de postar relatos em um espaço conceitual e aberto como este, voltado exclusivamente para a pesca com mosca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que show!!! Que show!!!

Fico feliz que tenha gostado, abs!

:mestre: :mestre: :mestre:

Grande Bruno, isso é que são férias! ok:

Lugares fantásticos! :ok

Trutas gigantes, vc é um privilegiado! ok:

Meus parabéns! :bs-aplauder:

Aquele abraço.

Eduardo.

Valeu, Eduardo! Pelo menos existe recompensas para aqueles que optam pela aventura de viver fora (eu sei que é uma oportunidade também, mas às vezes não é fácil...rsrsrs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

E muita gente sonhando com um steelie em vida inteira e o cara tem monte no quintal de casa. Que vida injusta kkkk!!! Mas é isso aê amigão, aproveita bastante a vida boa aê!! Vc merece!! E essas viagens todas que vc anda fazendo por aí tb, que privilégio!! Tem mais que aproveitar mesmo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.