Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Patrono

Ferramentas necessárias:

Plaina Stanley 9 ½ - as nacionais não servem para nada – tem que ser daquelas que tem ajuste no rasgo do ferro - http://stanley.links.channelintelligence.com/pages/prices.asp?sSKU=12-138&nRGID=531&sCT=ProductsListPage

Ferro para plaina Hock A2 Cryo – não é indispensável, mas ajuda bastante - http://www.2computerchicks.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=CTGY&Store_Code=GW&Category_Code=PlanTools

Se tiver acesso a um maçarico pode cortar um pedaço do ferro da plaina e soldar uma barra de aço rápido que pode ser uma lamina de serra usada. Tem que ser soldado com cuidado, ou o ferro vai empenar. A lâmina também tem que ser da mesma espessura do ferro, ou um pouco mais grossa, mas neste caso é preciso desbastar o aço até ficar com a mesma espessura – da um trabalhão fazer na mão – com uma retífica é fácil. Eu prefiro os ferros da Hock.

Pedra de amolar ( Waterstone) 1000 – as de marca King você encontra na Liberdade – SP e custa uns 100 reais

Pedra de amolar 6000 ou 8000 –também tem na Liberdade – custa uns 120 reais. Na Golden Witch tem e é bem mais barato.

Nem pense em amolar com essas pedras de carborundum – são muito grosseiras e fica dificílimo aplainar as varetas.

Gabarito para amolar o ferro da plaina – http://www.garrettwade.com/sharpening-and-grinding/c/12400/

Faca de lamina grossa

Pistola de ar quente da Steinel, com regulagem de temperatura – custa meio caro mas é a única que aguenta o rojão.

Bico chato para pistola acima

Morsa de bancada

2 pedaços de madeira seca e desempenada com 1” x 1” x 24”

Também vai precisar de varas de bambu – para conferencia do gabarito qualquer bambu serve – mas não é má idéia começar com Madake – assim você vai se acostumando – cada bambu tem características próprias e racham de maneira diferente.

Não considero o Madake ( ou qualquer dos Phillostachis) o melhor bambu, nem mesmo bom, mas foi o melhor que encontrei no Brasil e fiz muitas varas que funcionam razoavelmente bem até hoje. No Japão alguns usam Madake e o Gregório faz ótimas varas de Madake.

Tenho a sorte de ter um amigo que consegue, sabe-se la como, “importar Tonkin” Se você tem essa sorte comece a providenciar logo – demora um monte de tempo para chegar – a não ser que mande vir de avião –ai vem rápido, mas vai custar uma baba de grana. Tentei importar legalmente – é impossível e caríssimo, tantas são as exigências ..

Mais adiante vou voltar ao assunto bambu.

Os procedimentos:

Com a faca rache o bambu ao meio, em seguida rache cada metade ao meio – assim por diante até conseguir varetas de tamanho apropriado – quando tiver prática vai poder rachar sem necessidade de ficar dividindo ao meio cada pedaço, mas isto é para quando aprender o pulo do gato, o que não da para descrever – cada um vai ter que descobrir o seu ( por isso se chama pulo DO gato e não DE gato) mas lembre-se sua mão é um instrumento obediente – ela só faz o que a cabeça manda. ( infelizmente o bambu é meio rebelde e não colabora) – Preste atenção no que esta fazendo e tente entender o que esta acontecendo.

Para o que vamos fazer você vai precisar de varetas com aproximadamente 0.150 de largura e o comprimento do deu gabarito.

Acerte os nós do bambu. Na parte externa lime só a parte mais protuberante. Na parte interna do bambu, use a plaina

vareta.jpg

Com a pistola de ar quente na posição 4 esquente os nós até começarem a escurecer e prense na morsa. As morsas são estriadas e marcam o bambu – use um pedaço de metal entre a morsa e o bambu.

Usando a pistola de ar quente e o bico chato desempene a vareta o melhor que puder. Este é outro procedimento que não da para explicar muito bem – mais um lembrete – não desanime – quando tudo sai certo você não aprende nada, errando é que se aprende alguma coisa – a não ser que insista em repetir o erro.

Vamos agora fazer o gabarito de preparo das varetas. É coisa bem simples Use uma serra circular de bancada que tenha o ângulo da serra ajustável. Também pode ser feito com a plaina, mas é bem mais difícil.

gabaritoMad.jpg

Com o gabarito inicial pronto , as varetas desempenadas e os nós achatados é hora de aprontar a plaina e a lamina.

Raramente a parte inferior da plaina esta realmente plana. Pegue uma lixa d´agua 220, coloque em cima de uma superfície plana – pode ser um pedaço de vidro grosso ou uma pedra mármore, pingue um pouco de querosene e acerte a parte inferior da plaina . De vez em quando limpe a lixa e passe mais querosene. Quando a superfície ficar por igual esta bom. Esta operação deve ser feita com a lamina no lugar, naturalmente com a lamina alta o suficiente para que não encoste na lixa.

A lamina não vem afiada com o ângulo correto – Primeiro de um polimento na parte de trás da lamina, usando a pedra de grão 1000 e em seguida a pedra mais fina – lembrete – deixe as pedras de molho em água por uns 15 minutos – nunca use óleo nessas pedras.

Agora , usando o gabarito para amolar regule a distancia da lamina para que o ângulo de corte seja de aproximadamente 30º.

angulo.jpg

Comece desbastando com uma pedra de carborundum ( só use esta pedra neste 1º acerto da lamina) depois com a pedra 1000 e de um polimento final com a 6000.

É preciso cuidar para que as pedras estejam realmente planas ou o ferro da plaina vai ficar como na figura.

lamina.jpg

É indispensável que a aresta de corte fique perfeitamente em esquadro.

lamina1.jpg

Com o uso as pedras costumam ficar meio abauladas. Para acertar as pedras – Lixa d’água 120 uma superfície plana, água e bastante paciência é tudo que é necessário para retificar as pedras.

Bambu cega o ferro com muita facilidade – ao menor sinal de alteração na afiação do ferro pare o trabalho e afie novamente – Não é aconselhável aplainar mais de 4 ou 5 varetas por amolação, isto com o ferre Hock, com o que vem com a plaina acho que no máximo 2 ou 3. É possível, usando só a pedra mais fina dar uma sobrevida a amolação, sem usar o gabarito. Mas é preciso ter bastante prática para manter o ângulo correto. Não é coisa para principiante.

Com o lamina bem amolada chegou a hora de aplainar a vareta que vai mostrar como esta o seu gabarito.

Regule a plaina para tirar fitas com no máximo 0.006. O rasgo da plaina deve ser regulado para menor abertura que permita as fitas de bambu passarem. Comece com o gabarito de madeira e aplaine um lado como mostra a figura

Untitled-1-2.jpg

Depois de aplainado este lado aplaine o outro – agora usando o gabarito de metal. Regule o gabarito para que a vareta fique bem apoiada e vá diminuindo até que o gabarito esteja totalmente fechado – De umas 5 ou 6 passadas com a plaina e vire a vareta. Quando a vareta estiver chegando nas medidas finais reajuste a plaina para as fitas ficarem ainda mais finas .004 ou menos - diminua o numero de passadas em cada lado – isto é, 1 ou 2 passadas e vire a vareta. Você deve aplainar até a plaina começar a tirar umas poeirinhas do gabarito – isto mesmo, a plaina corta o aço. A parte externa do bambu não deve ser aplainada de maneira nenhuma – no máximo uma lixada para acertar o abaulado natural do bambu.

Esta parece ser uma operação inocente, mas prepare-se – se os dedos da mão usada para segurar a vareta não estiverem protegidos, muito bem protegidos, você vai se cortar. As arestas do bambu são uma navalha – o corte dói bastante e sangra mais ainda.

Tendo aplainado a vareta, com o uso do paquímetro verifique as medidas, é bom medir tendo como referencia as 3 faces do triangulo – raramente as 3 medidas são iguais – considere a média .

Faça as correções que forem necessárias no seu gabarito. Se achar que os erros são grandes demais para serem corrigidos use este lado para o sulco maior.

Tudo acertado e conferido, repetir os procedimentos para fazer o sulco maior. É tudo igual a não ser pelo tempo que leva. Prepare-se.

Lembrete MUITO IMPORTANTE : é sempre possível limar mais um pouco e impossível, ou quase acrescentar metal. Vá com calma.

Na próxima – o bambu e as receitas.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.