Ir para conteúdo

Tô chegando de lá...


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Assim que o Nelson chegou da Patagônia Argentina, deixou uma mesnagem e foi

motivo de muitas outras mensagens. É um trabalho difícil resgatar mesnagens, mas vai ser muito útil p/ quem estiver em busca de informações.

...se puder esclarecer algo, me digam.

Abraço

Nelson

Manda ver Nelson!

Suas dicas, relatos e informações serão de grande valia.

Seja bem-vindo ao fórum dos Mosqueiros do Rio!!!

Fausto

Fala Fausto,

Tudo bem?

Que que se qué sabê?

Nelson

Como foram seus dias de pesca???

Peixes a dar com rodo???

Equipamentos usado e moscas usadas também???

Seu guia foi o Alejandro???

Ficastes hospedado em que hotel???

Sei que te enchi de perguntas, mas serão por uma boa causa... hehehe... Valeu!!!

Fausto

Grande Fausto,

Não tem problema, a idéia é colaborar no que for possível.

Minha viagem foi diferente do que será a sua. Pelo que me disse o Fábio vocês irão em fevereiro. Logo, as condições de pesca no que diz respeito ao clima, aos rios e aos peixes será muito diferente. Daí, sua pesca será outra.

No meu caso peguei condições muito adversas de clima: frio, vento e chuva. Os rios estavam muito cheios por causa do degelo. Foi praticamente impossível vadear, exceto em alguns locais durante as flotadas.

Pesquei no lago Nahuel Huapi, no rio Limay, no rio Correntoso e no rio Chimehuin.

No lago pesquei embarcado de lancha. Um frio do cassete, uma ventania do caramba. As mãos congelavam. Como havia levado equipamento inadequado para as condições a pescaria foi fraca. Levara somente linhas floating e sinking tip, classes #4#, #6# e #8#.

Depois, por recomendação do meu pai fui fazer uma flotada no rio Limay. Me recomendara o Diego, porém o cara estava ocupado o tempo todo. Liguei para o Alejandro que me recomendou o Marcelo, também ocupado pescando no Chile. Acabei conseguindo outro guia, chamado Adrian e partimos.

O rio tava cheio, e como não tinha levado shooting taper, tive que usar um do guia, emprestado, na vara #8#, a única que dava pra arremessar tamanha a ventania. Determinados pontos do rio o vento parava o barco nas corredeiras, imagine...

Na boca do Limay não dava pra pescar de tanta água. Em fim, fizemos a flotada. A pescaria foi muito fraca. Peguei apenas uma arco iris de 2 kg. Detalhe, encontramos vários pescadores no curso da flotada e ninguém viu a cor do peixe, só eu.

O ponto negativo (sem contar as condições do tempo) foi a quantidade de sacos plásticos no rio Limay. Peguei um de mais ou menos 2 kg num wolly bugger (meu recorde!), dá pra imaginar? Me disse o Adrian que estava ocorrendo um problema com um aterro sanitário em Bariloche e, com as chuvas, o plástico estava indo parar no rio. Não fiquei tão chocado porque isso já é comum por aqui, agora o rio é o que há. Uma pena.

A flotada em si é um show. Eu recomendo. Só que não dá pra pescar lá com equipamento abaixo do #8#, pelo menos nas condições que pesquei. Além disso, a distancia dos casts é muito grande e com a água que tinha só mesmo de shooting.

Bom, dali segui para Vila La Angostura. Estava de carro e passeando. Não exatamente para pescar. Pesquei para ocupar o tempo. Por indicação do meu pai também, fui conhecer o rio Correntoso, que fica uns 4 km adiante da Vila. Cheguei lá e babei com o local, apesar do clima.

Esse lugar é muito famoso por ter sido o local onde foi sacada a maior truta com mosca na Argentina (uma marron de 11,550 kg pega pelo Luis Peirano, em 1969).

Resolvi pescar o local. Fui pra Vila e comprei shootings para a #6# e para a #8#. No dia seguinte parti pra dentro d'água com aquele wader "breathble", que eu resolvi renomeá-lo para "freezable".

Ocorre que não dava pra ficar mais que vinte minutos dentro d'água. Congelava. Além disso, ali pescam os pescadores mais antigos da Argentina. Tem um rodizio pra entrar no rio. Pesca-se cerca de 10 a 20 minutos, e a fila anda...Na margem direita (a do hotel) é o local predileto dos pescadores tradicionais. Ali costumam ficar as percas que normalmente só são engatadas daquele lado. Em fim, faz-se 4 a 5 casts com longos runnings e depois a mosca vem praticamente de trolling pelo canal. Ocorre que se você engata a bicha, dependendo da posição que você estiver os pescadores abaixo devem parar e você descer para tirar o peixe lá no final. Eu não sabia disso no começo. Deu merda, inverti e tumutuei a ordem processual...Mas tudo bem. Quando percebi resolvi bater a margem esquerda, oposta ao hotel Correntoso.

Ocorre que os casts dali têm que ser ainda mais longos e tem um tronco atravassado no ponto crucial do canal. Resultado, perde-se muitas moscas. Eu tava usando shooting fase IV, depois de muita luta para me adaptar às condições, conhecí um pescador que me disse que a fase II tava passando. Tarde demais...

Ainda assim engatei uma arco-iris de uns 2kg que não conegui tirar. Não tinha a manha do local. Depois engatei uma marron, essa grande, que tomou linha no backing. Também não consegui tirar. Ali é flórida.

Fiquei puto e voltei no dia seguinte pra conferir, mas cheguei tarde e já tinha a maior cabeçada pescando. Fiz meia duzia de casts no pico e resolvi ir para San Martin de Los Andes.

Lá encontrei o Alejandro. Aliás, foi ele quem reservou meus hoteis desde o início. Fiquei numa cabanã em Bariloche (Cabaña Los Arroyos - $110 pesos), numa pousada em Vila La Angostura ( Portal de Piedra) - $140 pesos) e num apart em San Martin (Valdemosa - $170 pesos).

Bem, flotamos o Chimehuin. Truta não é problema. Ay mucha!

O ponto alto foi o guia. O Alejandro é demais. Super entusiasmado. Cativante. Valeu.

As condições de pesca estavam as mesmas. Frio, vento e chuva. Só pesquei de shooting. O rio tinha o dobro do volume de água. Daí que deu mais trabalho, mas foi o bom da história. A dificuldade técnica imposta. Voltei a ter prazer em pescar de shooting, o que não fazia há muitos anos.

A pesca de flotada se assemelha muito à da piraputanda, com a diferença que não dá pra parar o barco ou voltar. Acredito que dois pescadores no barco aproveitem muita mais, pois quando se engata uma truta se perde bons locais de pesca até tirá-la.

Além disso, outra diferença é que a piraputanda geralmente ataca na frente da estrutura (pedra, pau ou galhada), já a truta sempre atrás.

Essa diferença é importante observar porque na primeira se pesca à frente, já na truta sempre para trás, o que exige um pouco mais de técnica no arremesso.

No meu caso, como o rio estava muito cheio, a velocidade estava maior. Mas pegamos várias trutas. Fiz duas flotadas no Chimehuin e só usamos mosca seca no final da segunda, com sucesso. No shooting pesquei com o marabu muddler, wolly bugger e umas moscas que meu pai ata que não sei o nome (foi com estas que engatei as trutas no Correntoso). No floating foram as attractors e as royal, as melhores. Não precisa inventar, quando elas estão pegando em cima, só pegam em cima e fica mais fácil. Em baixo é que complica um pouco. Esta é a minha impressão, copiou?

Acredito que você pescará praticamente de seca, não sei ao certo. Talvez minha experiência nesse caso não te ajude muito.

De qualquer forma, vou voltar lá nas mesmas condições adversas, só que devidamente preparado...Como disse o Alejandro, isso é a Patagônia. Frio, vento e chuva. Condições adversas.

Vou dar uma pescada amanhã, o que mais puder te ajudar te respondo à noite. Será um prazer.

Abraço

Nelson

ÊTa!!!!

Descascou o abacaxi com categoria, hein, Nelson!!!

Agora põe umas fotinhas aê vai.

Parabéns pelo legítimo PDI!!!

Show de bola!

Ádamo

Afinal foi lua-de-mel ou PDI ????????????  biggrin.gif

Nelson, fico feliz que tenha reatado com o seu pai, já era tempo de parar com a besteira...  Essa moça tá mesmo fazendo milagres contigo, um achado e tanto rsrs.....  Tb, se vc não entrar na dela, leva chumbo (ou será cana), literalmente hahahahahahahahaha.  biggrin.gif

Fico a imaginar o que teria sido condições flórida de pescar que vc cita....logo vc, o Rei do arremesso que basta uma puxada para mandar a linha toda..... fiquei pensando no que teria sido de nós reles mortais nessa condição adversa....... Lá no Chile onde pesquei pela primeira vez de fly teve dias meio parecido assim tb, onde precisei usar vara 8 extra rápida e linha teeny que é uma shooting sem emenda para ter inércia para vencer o fortíssimo vento. Com uma linha normal ela voltava do meio do caminho, muitas vezes virava arremesso para trás hehehehe. Mas acredito que qdo o Fausto vai o clima esteja bem menos severo. Devo ir lá na mesma época que o Beto, lá para abril, tomara que peguemos tempo mais dócil.

Kensuke

Fala Ádamo, como vai a força? Tudo bem?

Cara, as fotos vou ficar devendo pois não estão digitalizadas. Tenho umas 200 fotos e tô sem saco no momento. Vou ver o que dá pra fazer.

Quanto ao PDI, não foi bem assim, depois do primeiro dia você acostuma e acaba sentindo até falta da dificuldade. Parece que dá mais prazer, sei lá. Tem tanta truta lá que não dá graça com dia de sol e sem vento.

Diga lá Kensuke, porém, menos, menos...

A situação realmente era essa que você passou no Chile. Agora, tô pensanso em ir pro Chile atrás das grandonas de lá e pelo que soube é pau pereira, só ventania.

Quando você vai em abril? Tô pensando em voltar lá em maio, nos últimos dias da temporada, quando começa a chover e esfriar. Aquela roubada... Ouvi dizer que sobem as marrons grandes nessa época. Minha licença estará valendo (economia boba, $30 pesos, ha, ha...). Os pescadores dos países limítrofes pagam essa bagatela para pescar a temporada toda em qualquer lugar por lá. Show!

Parece que abril já estão subindo as bichonas. Acho bom seguir acompanhando as condições por lá antes de decidir a melhor época.

Abraço

Nelson

Grande Nelson,

Isso que é pescaria hardcore!!! Eu só vi algo assim quando pesquei com o Kensuke no rio São João.....putz, que vendaval...água na cara....hehehe

abs,

Vigulino

Fala Virgulino,

Ai sim é PDI...

Nelson

Nelson, penso em ir qdo o Beto e a turminha dele for para pegar canja na flotada com o Alejandro. Deve ser em meado de abril.

Kensuke

É por isso (que o Nelson relatou) que nunca vou no fim de ano. De março em diante é tudo completamente diferente - o que não muda são os peixes.

Beto Saldanha

Nelson, o Paulo Cesar e Tunico vão pro Chile em março, região de Coihaique, a melhor. Tem marrons enormes por lá. De repente vc pode ir com eles...

Já que sua êxtase tá em desafiar o tempo beeeeeem adverso, pq não as gigantes Sea Run Trout (marrons que vão pro mar) da terra do fogo argentina, região dos rios Grande e Gallegos ? Os rios lá são enormes, ventos de sacudir o boeing e quase a impedir do sujeito ficar em pé, mas as trutonas são as maiores do mundo!!

Kensuke

Só tem um probleminha - a diaria por aquelas bandas custa uns 600 dolares por dia por pescador.

Beto Saldanha

Não é obrigado a ficar em famosas estâncias para se pescar por aquelas bandas. Já passei por aquela região, mas na época pescava só de molinete. Há pousadas bem em conta e muitos km de rios acessíveis pros pdizeiros fora das estâncias, essas sim realmente só pros afortunados. Mas é esquema PDI, nem sempre as pousadas mais populares ficam junto ao rio e as distâncias às vezes são grandes, o clima é inóspito, talvez o ideal para quem quer pescar o dia inteiro (se não congelar antes), seja acampar, mas o frio e o vento.... Tenho vontade de lá retornar um dia para encarar no fly. De spinning só consegui peguei unzinho miúdo (para mim era enorme....) de 3~4kg. Até levei gozação da dona da pousada, falou que era muito chiquitito, tinha que ter soltado, o mínimo que o pessoal pega disse ela, era de 8kg para cima.... fazer o que.....Só sei que ela deu um putz alegria para mim que nunca tinha visto uma trutona daquele tamanho e que virou um belíssimo jantar de sahimi e grelhado para a família inteira hehehe. Boas recordações....

Kensuke

Fala galera,

Antes de mais nada preciso registrar que o Beto é um cara muito querido na Argentina, falou nele as portas se abrem! Isso porque ainda não viram as varas que ele está fazendo...Aliás Beto, esqueci de te falar que as varas de bambú que vi lá no Baruzzi não troco pela que você me fez, sou mais a minha. Lá estão custando a partir de US$ 1.800 (dolares mesmo!). Cara, se virem o seu trabalho (não sei se viram ou não), vai ter que abrir uma fábrica...

Aqui nas internas, o Alejandro tá sonhando com uma...

Quanto às bichonas Kensuke, tô contigo, essa é a viagem que quero fazer. Vamos marcar uma hora para ver se encontrarmos o Paulo Cesar e ver como seria, quem sabe sai um coelho da cartola...

Tô tentando mandar umas fotos escaneadas mas não tô conseguindo, qual é a dica?

Abraço

Nelson

Kensuke - realmente sempre se pode hospedar em outras pousadas - mas ai vai ter que pescar na foz - com aquele vento e dentro de um pantano não consigo ver a graça. Os bons locais são todos dentro da Maria Behety ou numa outra fazenda que não me lembro o nome. Se esta pensando em ir para lá é melhor meter a mão no bolso, ou vai ser o maior PDI.

Beto Saldanha

É Beto, tem coisa que não dá pra economizar, acaba saindo caro.

Não consegui encontrar aquele livro que você me emprestou lá na Argentina. No Amazon.com tá US$ 55.00. É isso mesmo?

Abraço

Nelson

Comprei na Buenos Aires Anglers ( www.buenosairesanglers.com.ar ) - não me lembro quanto foi, mas acho que não foi isto tudo não. Ve se eles despacham pelo correio - se não posso trazer para voce, mas só em Abril.

Beto Saldanha

Acabei de ver, tá esgotado...

Abraço

Nelson

Beto, o Rio Grande é muito extenso, vai até o Chile, não precisa pescar somente dentro da propriedade das famosas estâncias. Eles pregam isso, as operadoras americanas e as revistas idem (claro, eles vivem disso), de que só dentro da propriedade deles se há pesca boa mas o peixe tem que passar pelo rio todo até chegar nos Andes para desovar... E existem muitos rios naquelas bandas além do afamado Rio Grande com a corrida da sea run. Onde peguei a minha p.ex era um riozinho pequeno pouco conhecido mas me garantiram que lá a média delas é de 8kg, algumas passando dos dois dígitos e de fato, se vc visse as fotos penduradas na parede da pousada ia babar, tinha cada monstro.... Lógico que indo no esquema DIY, às vezes o tempo que se gasta para desbravar é maior, e nem sempre se acerta de primeira, mas é aí que tá o gostinho da coisa, da aventura. Detesto o esquema vem aqui, lança ali, usa essa mosquinha aqui, mora ali uma truta com nome x, enfim não vou torrar meu suado din-din para virar robozinho. Posso pegar menos peixe mas fico mil vezes mais feliz com um peixinho que seja que tenha sido pego valendo-me unicamente do meu esforço, essa satisfação não tem preço!!! É por esse motivo e tb pelo bolso curto que sou fan de um bom PDIDIY. Mas, claro, se tivesse com din-din sobrando e tivesse num daqueles dias que o corpo demanda pela lei do menor esforço (há dias assim na vida da gente que só quer o conforto, nada de esforço, devo reconhecer hehehe...), não nego que vá dispensar uma pousada luxuosa com hiper conforto, aquela mordomia, com o guia 5 estrelas com tudo pronto no esquema para vc só segurar o caniço para fisgar o peixe rsrs. Mas talvez o peixe pego assim não dure muito tempo na minha memória por maior qu ele seja....

Kensuke

Meu prezado, a minha praia fica muito ao norte do Rio Grande. Estive lá uma única vez.Não gostei nem um pouco.Ventava tanto que era dificil ficar em pé. O frio nem se fala.

Sei perfeitamente que o Rio Grande é grande , nasce no Chile e desagua no lado Argentino. Sei tambem que as trutas sobem o rio para desovar no Chile. Ao entrar no rio elas costumam dar uma parada em alguns poções - estes estão quase todos nas fazendas que cobram uma fortuna. Sempre se pode tentar os afluentes e a foz, mas não da para comparar com os trechos das fazendas. Gosto de peixes grandes, mas pro meu gosto é muito arriscado ir até lá para no meio daquela ventania tentar achar um  riozinho com  trutas. No site do Marcelos Morales tem uma reportagem interessante sobre o Rio Grande. De uma olhada. ( acho que é marcelomorales.com.ar ou buenosairesanglers.com.ar ). E se voce ( ou qualquer outro ) estiver pensando em se aventurar, tenho um amigo Argentino que costuma pescar por lá - posso pedir informações mais detalhadas. Descobrir novos caminhos sempre é muito prazeirozo, mas naqueles estepes ventosas e geladas é um  pouco demais pro meu gosto.

Beto Saldanha

Fala Beto,

Gostaria de começar examinar a questão e obter mais detalhes dos locais. Dei uma olhada nos sites. Interessante...

Quem você conhece que poderia dar uma idéia?

Abraço

Nelson

Só para constar... Segundo as minhas anotações, peguei o meu Sea Run filhote no rio Ladrillero, que fica próximo a San Pablo, um riozinho de menos de 10m de largura onde é comum saírem peixes na faixa dos 8-10kg, que é tb a média nos demais rios da região. Outros rios que pesquei sem ser o famoso rio Grande mas sem sucesso incluem dentre outros o rio San Pablo, (é de lá o Sea Run recorde daquela região com 12kg), o rio Gallegos (saem Sea Run de até 12kg), rio Santa Cruz e rio Bote (sai de até 10kg), e mais uma dezena de riozinhos que apareciam pelo caminho da Ruta 3. E olhando-se o mapa daquela região, existem dezenas de rios que tem conexão com o mar e todos eles potenciais rios de Sea Run Trout. Quer dizer, não precisa tar na Maria Behety para pescar num deles.

É......um retorno àquela região inóspita do nosso Globo até que não seria má idéia.......... quem sabe em 2007........

Agora, cá entre nós, os pescadores devem os bichos mais maso que existe na face da terra!!!!!! Encaram um frio de congelar até o ar que expira, fica de molho o dia inteiro naquela água pra lá de gelado a ponto de as pernas perderem os sentidos, pegando um vento que sacode de balançar feio até um boeng (tinha que ver a aterrisagem na pista de Ushuaia, o bicho metálico batia as asas quase de cabeça pra baixo, que filme de terror!!!!!!), tudo isso para quem sabe depois de muitas horas e dias a fio fisgar um único peixe que só sacode o corpo, não toma quase linha, fica só no mexe-remexe, típico das marrons...... hahahahahahaha mas e aí, vamos lá qdo mesmo, tou nessa !!!!!!

Kensuke

Fala Kensuke,

Você tava com guia? Como você escolheu os lugares de pesca?

Nelson

Não, não fui para pescar, tava passeando com a família toda. Mas onde tinha rio pelo caminho lançava um spinnerzinho.... Se vc pensa em ir somente para pescar, talvez não seja má idéia consultar algum guia para ir na certa, apesar dos seus custos.

Kensuke

É, tem que saber até quando os bichos estão subindo, senão...

Nelson

Espero que o papo continue e assim ficará um registro p/ futuras consultas. smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.