Ir para conteúdo

O que é que tem dentro disso?


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Papai Noel, o que é que tem dentro daqueles transformadores 220v/110v que a gente compra na feira dos importados por R$5,00 a dúzia? Tipo esse aí de baixo ó.... :huh:

Transformador.jpg

:natal_noel:

Meu filho,

Depois que você desmancha aquele transformadorzinho que você não usa mais para nada, você ganha um carretel com 40 metros de fio de cobre envernizado que é igual ao Rib Wire Red da Ultra Wire Tamanho Brassie (BR), e mais 30 metros de fio de cobre envernizado que é igualzinho ao Rib Wire Copper da Ultra Wire Tamanho Medium (MED)...

RibWireTransformador.jpg

Muito bem Gafanhoto. B)

Recicle essa bugigangas que você tem em casa pelo bem de seu Fly... carroçagem faz bem à saúde :ok

Espero que a dica ajude os desesperados...

Grande abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Patrono

putz eu já abri uma infinidade de transformadores, fontes e afins e só cor de cobre mesmo, nunca um colorido, alguns inclusive com um excesso de verniz que inviabiliza o uso no atado. Acabei comprando o verde e o vermelho.

Mas em função dessa procura tenho muitas bitolas de cobre, uns que já usei em mosca seca inclusive (elk hair caddis e stimlator), fio de cabelo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

putz eu já abri uma infinidade de transformadores, fontes e afins e só cor de cobre mesmo, nunca um colorido, alguns inclusive com um excesso de verniz que inviabiliza o uso no atado. Acabei comprando o verde e o vermelho.

Mas em função dessa procura tenho muitas bitolas de cobre, uns que já usei em mosca seca inclusive (elk hair caddis e stimlator), fio de cabelo!

Aproveita enquanto existe relé eletromecânico nas linhas! Depois é só no eletrônico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Moderador

... dentro de uma campainha que fazia "blim-blóm" quando funcionava:

09318A7F-D824-4771-9D19-88DE547B693A-156

muitos e muitos e muitos metros de fio de cobre envernizado na bitola "brassie"... (em um bom carretel, ainda por cima!)

Happy alternative tying...

:ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Mosqueiro

Não encontrei campainha ou outro "treco" c/ fio tão... "bem enroladinho" ( sem dobras e amassados) .

Mas agradeço muitíssimo a criação deste topico. :mestre: :

Inspirou-me a pressionar marido p desmontarmos uma mini "bobbina" (assim que se fala ?), antes de a utilizarmos pra criação de minha mais nova ferramenta. Cf citado em "Atualização III " ,desta semana, em http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=8149&hl= .

Super dica!!!! :okok: Especialmente a/os + duranga/os ( isso é comigo...hehe) carroceira/os ;)

Vlw!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

putz eu já abri uma infinidade de transformadores, fontes e afins e só cor de cobre mesmo, nunca um colorido, alguns inclusive com um excesso de verniz que inviabiliza o uso no atado. Acabei comprando o verde e o vermelho.

Mas em função dessa procura tenho muitas bitolas de cobre, uns que já usei em mosca seca inclusive (elk hair caddis e stimlator), fio de cabelo!

Aproveita enquanto existe relé eletromecânico nas linhas! Depois é só no eletrônico!

Motivo pra garimparmos onde ainda for possível...Eu já estava :angry: c/ esse "multifuncional" onde só o FM ainda estava vivo:

:SonYYUNDAI.jpg

Desembalada a peça em destaque, muito fio Vermelho e Cobre. Mas nem eu nem marido ( com umas limitações), tivemos mãos ou técnica para desmontar a Peça que...foi pro lixo. E o saldo deste garimpo foi apenas uns fios de cabelo cobre de uma bobininha .

Humildemente, penso que o tópico http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=7893&hl= , tão pertinente e valioso, poderia ser aglutinado ao Tópico.

abç a tds

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ilza, realmente dá trabalho desmontar esses transformadores, a bobina é embutida numa espécie de trama de chapas de metal que são coladas por um verniz isolante, tem que soltar chapinha por chapinha com auxílio de uma espátula ou chave de fenda pequena até ficar somente a bobina de cobre. Eu só faço se for por uma bitola que eu não tenha hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Método troglodita de desmontagem de transformadores:

A) coloque o transformador com uma das quinas de baixo ou de cima (não das laterais) sobre uma superfície dura

B) bata com um martelo na quina oposta da parte superior (que estará apontando para cima)

C) se você escolheu uma das quinas de baixo no passo A, agora apoie a outra quina de baixo na superfície dura e novamente bata na quina oposta da parte superior

D) repita várias vezes o processo

A força de cisalhamentos ocasionada pelo bater em quinas opostas vai soltar quase todas as chapas coladas com verniz.

E) com as plaquinhas soltas (algumas pode até ter caído já), tomando muito cuidado (as chapas possuem bordos relativamente afiados), pegue um alicate e vá retirando as chapinhas

Ao final desse processo você ficará de posse apenas da bobinas com o cobre.

Unga-munga... pescadô tem fio pá ríbbi.

:laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ilza, realmente dá trabalho desmontar esses transformadores, a bobina é embutida numa espécie de trama de chapas de metal que são coladas por um verniz isolante, tem que soltar chapinha por chapinha com auxílio de uma espátula ou chave de fenda pequena até ficar somente a bobina de cobre. Eu só faço se for por uma bitola que eu não tenha hehehehe.

Intuitivamente :hum: , até que chegamos a tirar umas 10 plaquinhas ( chave de fenda + marteladinhas, e umas empenadinhas + alicate bico fino pra soltá-las). Mas o sofrimento foi tamanho...( marido ainda luta contra umas dificuldades motoras adquiridas; e eu me cortei numa lâmina :(), que resolvemos jogar no lixo. Uma pena, pois tinha muito fio enrolado bem uniforme ( e nada amassados como nas bobinas), em rolos "vermelho" e "cobre"... bem finos.

De qqer forma, Vlw o apoio, Tcheigor!

Método troglodita de desmontagem de transformadores:

A) coloque o transformador com uma das quinas de baixo ou de cima (não das laterais) sobre uma superfície dura

B) bata com um martelo na quina oposta da parte superior (que estará apontando para cima)

C) se você escolheu uma das quinas de baixo no passo A, agora apoie a outra quina de baixo na superfície dura e novamente bata na quina oposta da parte superior

D) repita várias vezes o processo

A força de cisalhamentos ocasionada pelo bater em quinas opostas vai soltar quase todas as chapas coladas com verniz.

E) com as plaquinhas soltas (algumas pode até ter caído já), tomando muito cuidado (as chapas possuem bordos relativamente afiados), pegue um alicate e vá retirando as chapinhas

Ao final desse processo você ficará de posse apenas da bobinas com o cobre.

Unga-munga... pescadô tem fio pá ríbbi.

:laugh:

Tivesse eu postado e levantando estas dicas :mestre:, antes, acho que teria conseguido e estocaria fio pra "ribbi"...

Fica pra próx!

Vlw (por) + esta, Jost! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não... mas o fio de solda tem a mesma densidade do cobre, por ser uma liga chumbo-estanho 60/40. Assim, se você preferir, pode usar um ou o outro.

Eu uso o fio de solda bem seguido.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não... mas o fio de solda tem a mesma densidade do cobre, por ser uma liga chumbo-estanho 60/40. Assim, se você preferir, pode usar um ou o outro.

Eu uso o fio de solda bem seguido.

Olá, Jost.

Legal saber da igual densidade citada. Visto serem usadas no atado bitolas não muito grossas, vale o esforço um poco maior para usarmos o de cobre, evitando contaminação pelo manuseio do de solda/chumbo , ou é muita neura, dado a baixa frequência e tipo de uso ?

No auto-aprendizado das 1ªs soldagens dos bobbins, tto eu qto marido sentimos irritações na vista e narinas por, inadvertidamente, não nos precavermos com posições e correntes de ar :frusty: , como nas soldagens seguintes :ok: .

Grata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não acho que o contato direto com chumbo possa causar algum dano. :nono:

Vapores respirados do seu derretimento ou a ingestão de concentrações elevadas sim. :2guns:

Nada que uma boa máscara com filtro de carvão ativo e óculos de proteção não resolvam. Até mesmo a mais simples e aparentemente inofensiva cola pode causar danos se seus vapores forem inalados ou se mesmo uma pequena quantidade for ingerida. Botou pra dentro, o negócio muda de figura.

Proteção nunca é demais. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa dica, Gde André. :ok:

Qto o contato manual; de tão mínimo, e devido a % reduzinda do chumbo, tvz não seja mesmo perigoso. Mas "vai que..." :unsure:

No grande espaço de tempo , tvz de mais que mes(es), entre um modelo e outro de bobbim , esquecíamos do incômodo anterior , perigos e cuidados a tomar até à 1ª nova aspiradinha irritante . Finalmente percebemos que, sobre a pia da cozinha, corre, longitudinalmente, forte corrente de vento; bastando nos posicionarmos ...."a montante" e/ou lateralmente com a cabeça quase ao nível do trabalho ( cuja fumaça e gases voláteis, geralmente são ascendentes) . Mas uso de máscara e óculos diminuindo os riscos é dica interessante,

Vlw! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Seja como for, hoje temos muito mais informações sobre o assunto e os cuidados que devemos ter quanto aos perigos da contaminação com chumbo, pois eu abusei muito do chumbo na minha infância e adolescência, e não se sabe se desse "abuso", possa ter deixado algum tipo de sequela...

Sendo assim, já que a informação está presente, devemos fazer uso de técnicas de soldagem com mais atenção. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não acho que o contato direto com chumbo possa causar algum dano. :nono:

Vapores respirados do seu derretimento ou a ingestão de concentrações elevadas sim. :2guns:

Nada que uma boa máscara com filtro de carvão ativo e óculos de proteção não resolvam. Até mesmo a mais simples e aparentemente inofensiva cola pode causar danos se seus vapores forem inalados ou se mesmo uma pequena quantidade for ingerida. Botou pra dentro, o negócio muda de figura.

Proteção nunca é demais. ;)

André, usar a máscara não é solução. A solução é evitar que a fumaça chegue às suas vias aéreas, seja com aspiração forçada(usado em empresas de que utilizam solda) ou como a Ilza disse nos nosso caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Semana passada a ventoinha do purificador de água lá de casa pifou, comprei uma nova, troquei, peguei meu "Guia do Carroceiro Atador (de bolso)" e fui desmontar a ventoniha velha (dessas usadas também em computador) pra ver se achava alguma coisa aproveitável. :p

Depois de algumas "marteladas" achei o motorzinho que me pareceu em perfeito estado, o problema era no rolamento. Comecei a desenrolar o fio de cobre de um dos lados e só esse lado já deu mais de 6 metros de um fio fininho muito bom pra usar nos atados. :)

Arame.JPG

Acho que tenho fio pra ribbing pro próximos 10 anos! :happy:

Valeu Jost!!! :ok:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esses dias eu tava aí no Rio e na casa da Pat tinha um transformador velho jogado num canto.

- Que é isso? - perguntei, com olhos de velociraptor.

- Ah, é lixo... queimou de não sei onde.

Resultado: mais uns 100 gramas de fio para ribbing.

Qualquer hora dessas sou capaz de começar a vender esse troço :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Haja ninfa hein!!!

Melhor começar a fazer Brassie e Copper John em massa pra ver se dá conta desse monte de fio, ou então passar a fornecer pro mercado nacional. :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.