Ir para conteúdo

Whip Finishing Tool


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Senhores,

Inaugurando o tópico do Atado Alternativo, abaixo remeto a vocês o desenho dimensional da ferramenta "Matarelli Whip Finishing Tool", para que vocês possam imprimir e, eventualmente, montar a sua própria, como eu fiz. A menor delas, ilustrada acima, é a de tamanho padrão e a que vocês vão mais utilizar. A debaixo é a "long reach", útil para aqueles que atam streamers de mais de 10cm ou terrestrials com grandes pernas de borracha que usualmente enroscam para valer no whip finish. Existe um modelo menor, denominado "midge whip finisher", bem pequeno e ideal para ninfas, mas nunca encontrei um desenho com, pelo menos o comprimento total da ferramenta, para fazer um desenho igual ao debaixo. Imagino que a escala possa ser reduzida para tal fim, mas nunca fiz o experimento.

WhipFinishingTool.jpg

Abaixo, como já postei em outro lugar, uma amostra dos "whip finishers" que montei usando os desenhos acima. Em cima o long reach e abaixo o de tamanho normal. O material utilizado foi raios de bicicleta, de aço inoxidável, com 2mm de espessura.

DSC05419Facebook.jpg

A guisa de procedimento, caso você queira encarar o desafio, lá vai (isso é sugestão... tem vários modos diferentes de fazer a mesma peça):

a) dobre o aro de bicicleta conforme as dimensões do desenho, utilizando alicates e começando pela ponta do Whip Finisher em direção ao cabo. Repare que a ponta é levemente afinada em relação ao resto do conjunto para deixar escapar a linha no final do nó;

b ) quando você tiver o arame todo dobrado no formato correto, você deverá possuir um whip finisher com o cabo bem longo, mas sem as contas e o cabo rotatório. Se você quiser, pode fazer o acabamento do arame agora, conforme eu falo no passo "i";

c) insira a primeira conta de metal (loja de bijuteria tem isso), a qual vai ficar a frente do cabo na montagem final, mais ou menos do tamanho que aparece no Matareli. Ela deve possuir um orifício levemente maior que o aro de bicicleta, para não ficar bamba demais;

d) insira um canudo de latão (ou de qualquer outro material que você queira) que tenha uns 85mm de comprimento e com diâmetro interno que deixe entrar o raio de bicicleta com pequena folga. No caso de você ter cortado o canudo, não esqueça de fazer o acabamento de ambas as pontas com uma lixa fina para remover arestas e rebarbas;

e) insira a segunda conta metálica na parte posterior do cabo;

f) corte o raio de bicicleta com uma pequena folga a mais a partir dessa última conta inserida;

g) esmerilhe o raio de bicicleta para evitar rebarbas cortantes do processo de corte e faça o fechamento da ferramenta para que as contas e o cabo de latão não saiam. Isso pode ser feito com amassamento do raio de bicicleta (difícil), conforme a Matarelli faz, ou de modo mais simples colando algo na ponta para que a última conta não saia.

h) lembre-se que as duas contas e o canudo de latão devem ficar girando livremente no final, de modo que seja mais fácil utilizar a ferramenta;

i) faça um polimento EXTENSO nas dobraduras do raio de bicicleta para que não fiqe nenhuma aresta cortante, a qual irá com certeza cortar sua linha de atado. Eu fiz isso com escova de aço daquelas que se acoplam em furadeiras. O acabamento final ficou bem polido e a superfície do metal completamente macia, de modo que minha linha nunca foi cortada pela ferramenta.

É isso.

Boa sorte.

Dúvidas é só entrar em contato. Agradeceria uma postagem e fotografias dos experimentos que vocês fizerem para trocarmos idéias.

Grande abraço

Jost

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
  • 10 meses depois...
  • Mosqueiro

Tempos atrás, este post e outros do autor e/ou colegas me foram de grande incentivo e inspiração.

No futuro capricharemos +. Por hora, ficamos com um "ajambre" familiar feito c/ restos de materiais:

Wfinisher1.jpg

Vlw :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É a cara da Ilza! :D

Mandou bem menina! ;)

T+ :)

:blush:... :blush:...

Tive uma ajudinha nuns entortes e na martelada final, pra eu gastar as miçangas de uma baciada, sem quebrar a últ .da haste. :frusty: .

Mas vlw! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Excelente Ilza! :bs-aplauder:

Já estou pensando em encomendar umas ferramentas. :D

Grande Abraço ;)

:blush:

Deixa vc, Seu André! Só "zuando"....,né? :blush:

Por ora( :devil2: ), td ok. :ok:

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.