Ir para conteúdo

Atado Alternativo


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Esse sub fórum foi criado por mim em função de uma solicitação feita pelo Jost e creio que de fato poderá ser bem usado, em função dos amigos que costumam fazer uso de materiais não convencionais (alternativos) usados em suas moscas.

Está feito! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

ILUMINADOR UV (ALTERNATIVO) PARA ACRILATOS

ADVERTÊNCIA: A LUZ ULTRAVIOLETA CAUSA CEGUEIRA SE INCIDIR SOBRE OS OLHOS. NÃO ME RESPONSABILIZO PELO USO INADEQUADO DO DISPOSITIVO.

A construção do iluminador foi motivada pela teimosia em produzir algo 100% artesanal e independente de importados. Funciona e fica a longo prazo mais barato. Os inconvenientes são o tamanho, a exigência de cuidados com relação à radiação UV e o custo energético (80W) da lâmpada de mercúrio. Note que o bulbo protetor da mesma foi removido. A cola epoxi (um frasco com 50g custa R$1,00 por grama fora o carreto), é nacional produzida pela Pizzani (www.colauv.com.br) e o kit da Loon Outdoors é da "Zanetti Imports" que, diga-se de passagem é excelente (tanto o kit como a importadora ok:).

No vídeo aparece o conjunto 'secador' e iluminador em ação. As demais fotos falam por si mesmas.Bom proveito.

http://www.youtube.com/watch?v=WjFHCzQU2VE&feature=player_profilepage

DSCN3624.jpg

DSCN3625.jpg

DSCN3629.jpg

DSCN3634.jpg

DSCN3635.jpg

DSCN3637.jpg

DSCN3638.jpg

DSCN3639.jpg

DSCN3640.jpg

DSCN3642.jpg

DSCN3646.jpg

DSCN3648.jpg

DSCN3649.jpg

Algumas receitas de moscas que levam acrilato/epoxi em:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Senhores,

Lembrem-se que essas lâmpadas de mercúrio emitem MUITO, mas MUITO mesmo, UV (luz ultravioleta). Isso é letal para seus olhos e MUITO ruim para sua pele (UV é a causa Nº 1 de melanomas).

Eu sou químico orgânico e utilizava um sistema muito similar para efetuar reações fotoquímicas na Universidade de Brasília.

Minha sugestão é quem for utilizar o sistema, que é excelente curador de resina por sinal, que o utilize em algum lugar fechado. Eu montava o aparato dentro de um armário de aço e só o ligava quando a porta estava fechada, a fim de evitar qualquer exposição ao UV.

Além disso, utilize oculos AMBAR específico para UV. Esqueça essa história furada de óculos polarizado ou qualquer outra coisa. Esses óculos são específicos para UV e existem em casas de equipamentos odontológicos, pois os dentistas usam UV para curar a resina que vai nos nossos dentes.

O sistema é bom, mas não brinquem com isso... lembrem-se que com UV não existe essa história de "vão ser só 5 iscas... uns 30 segundos não matam ninguém". Mutações genéticas por UV são cumulativas e matam sim.

Abraço a todos.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo alerta Jost.

Mas só pra lembrar, um alerta extra: como "as lâmpadas de mercúrio emitem MUITO, mas MUITO mesmo, UV (luz ultravioleta)", quem

resolver usar a engenhoca que o faça em "algum lugar fechado" (mas não muito) pois o UV também produz espécies reativas de

Oxigênio (radicais livres) sabidamente envolvidas em processos carcinogênicos.

"É sempre preferível um moderado preso a um radical livre"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Acho que algumas coisas não valem a pena nos alternativos... UV é uma delas. Melhor é acionar a Thiago imports e pedir umas lanterninhas de UV.

Fiquei muito mais curioso pela estação giratória para secar epoxi. Qual é o motorzinho? Se for de toca-discos, espero que tenha sido de um modelo que foi bem usado no passado. Eu sou fã do vinyl.

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É Neumann... no fundo acho que vc tem razão. Nesse caso específico acho que uma lanterna específica é ideal mesmo. E concordo com vc... fiquei de olho na estação giratória :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O problema do epoxi é que amarela, especialmente os de cura rápida

Sou adepto das resinas de secagem via UV desde que comecei a atar e não troco por nada. Uso até quando quero dar um acabamento em cabeças com mais volume

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, agregando à tua resposta, o motorzinho se consegue em eletrônicas de concertos de eletrodomésticos, usados, por 5 a 10 pilas e é multifunções,vai da criatividade do MacGyver....

Saudações

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

My God... daqui a pouco estes MacGyvers do site vão atar moscas frankenstein... ninfas que nadam pra debaixo da pedra, emerger que cria asas e sai voando se a truta não morder logo.... quem viver verá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

My God... daqui a pouco estes MacGyvers do site vão atar moscas frankenstein... ninfas que nadam pra debaixo da pedra, emerger que cria asas e sai voando se a truta não morder logo.... quem viver verá!

Não demora... a evolução tecnologica dessa pâncora vem sendo observada com bastante atenção. :D

BANDAI-Hex-Bug-Crab-Micro-Electronic-Feeling-Robotic-Creatures-Crab.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer dia desses vou testar uma lâmpada de luz negra. É UV longo e (a princípio) não compromete a saúde do vivente. Pode ser que funcione pois aqueles dentes de acrílico das próteses fluorescem sob essa luz (sinistro, isso... :unsure: ). Entretanto, não sei se a energia do comprimento de onda por elas emitido é suficiente pra iniciar a formação de radicais e iniciar a polimerização.

O que achas Jost?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Qualquer dia desses vou testar uma lâmpada de luz negra. É UV longo e (a princípio) não compromete a saúde do vivente. Pode ser que funcione pois aqueles dentes de acrílico das próteses fluorescem sob essa luz (sinistro, isso... :unsure: ). Entretanto, não sei se a energia do comprimento de onda por elas emitido é suficiente pra iniciar a formação de radicais e iniciar a polimerização.

O que achas Jost?

Acho pouco provável, mas não custa muito testar. Fotosíntese poder ser surpreendente algumas vezes.

Quando o epoxi começar a amarelar, os peixes já detonaram a mosca a muuuuuiiito tempo, portanto continuo fã do epoxi, UV? vá de retro. :cool2:

Concordo com vc Sérgio, não vale o risco de um câncer de pele, ainda mais pq na minha família isso é comum. Pra vc ter uma ideia, eu tenho uns streamers feitos a quase 2 anos atrás e as cabeças ainda estão perfeitamente transparentes. Com ninfa, então, nem se fala... a chance dela não sobreviver ao primeiro um dia de pescaria é imenso.

Sabe, acho que isso ajuda o atador profissional, pois garante um set rígido, transparente e rápido. Para nós que só nos divertimos com a coisa, acho que não vale e o epóxi é uma alternativa perfeitamente viável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Já experimentaram verniz vidro crystal da acrilex? é a mesma resina vendida para fazer chaveiros com uma espécie de lente - não amarela nunca, fica duríssimo, custa barato ( se forem usar muito sei onde vende embalagem de litro quase pelo preço do vidrinho da acrilex) o único defeito é que demora um pouco para polimerizar - mas é só fazer uma caixa com uma lampada de 100 W que vai ficar duro rapidinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Já experimentaram verniz vidro crystal da acrilex? é a mesma resina vendida para fazer chaveiros com uma espécie de lente - não amarela nunca, fica duríssimo, custa barato ( se forem usar muito sei onde vende embalagem de litro quase pelo preço do vidrinho da acrilex) o único defeito é que demora um pouco para polimerizar - mas é só fazer uma caixa com uma lampada de 100 W que vai ficar duro rapidinho

Quero pegar essa técnica com vc depois Beto... uma amiga minha dentista compra resine de litro tbem e coloca um pó pra iniciar a polimerização. O litro custa tipo 8 reais! A gente conversa mais sobre isso no Rio. Ó acabei de comprar a passagem: devo chegar aí dia 17 pela menha (quinta-feira) e o Fausto disse que a gente podia fazer algo com vc tbem. Vamos programar isso direitinho. Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já experimentaram verniz vidro crystal da acrilex? é a mesma resina vendida para fazer chaveiros com uma espécie de lente - não amarela nunca, fica duríssimo, custa barato ( se forem usar muito sei onde vende embalagem de litro quase pelo preço do vidrinho da acrilex) o único defeito é que demora um pouco para polimerizar - mas é só fazer uma caixa com uma lampada de 100 W que vai ficar duro rapidinho

É a técnica de secagem por aquecimento e sempre funcionou muito bem comigo na época que enrolava os induzidos de micro motores. Era aplicar a resina e colocar no "forninho". Vou testar esse verniz Beto! ok:

Mas a secagem instantânea das resinas UV faz diferença no acabamento final, pois seca de imediato dando forma e evitando escorrer. Não posso afirmar porque ainda não testei na prática uma resina UV.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Mosqueiro

Quero pegar essa técnica com vc depois Beto... uma amiga minha dentista compra resine de litro tbem e coloca um pó pra iniciar a polimerização. O litro custa tipo 8 reais! A gente conversa mais sobre isso no Rio. Ó acabei de comprar a passagem: devo chegar aí dia 17 pela menha (quinta-feira) e o Fausto disse que a gente podia fazer algo com vc tbem. Vamos programar isso direitinho. Abração.

JOST, ESSA DE DENTISTA É BRANCA NÉ? OU TEM TRANSPARENTE TAMBEM?

EU TENHO ESSE KIT DE RESINA UV E ACHO QUE ELA NAO SECA DIREITO, FICA MEIO MELANDO... USO POUQUISSIMO

ABS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

Bom Dia mosqueiros, estava olhando um Blog de material alternativo que o amigo Giuliano passo o link, e vi um tipo de tecido que pode se desfiado e com isso teríamos varias fibras

organza5.jpg

organza6.jpg

Alguem saberia dizer se é algum tipo de material Brocado ?

Segue o link: http://atadoalternativo.blogspot.com.br/

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Desculpa desenterrar o tópico... Mas quanto tempo leva pra curar o verniz vidro crystal com a lampada?

(grifei)

Vitinhow, Fazendo-o, tornaste o tópico mais visível a muita gente ( como eu), que ainda não tinha curtido toda a informação que nos trás. Acho que eu e outros colegas só temos a agradecer ! :ok:

Bom Dia mosqueiros, estava olhando um Blog de material alternativo que o amigo Giuliano passo o link, e vi um tipo de tecido que pode se desfiado e com isso teríamos varias fibras

organza5.jpg

organza6.jpg

Alguem saberia dizer se é algum tipo de material Brocado ?

Segue o link: http://atadoalternativo.blogspot.com.br/

Abraços

Rodrigo, por ora, só dei uma olhadela no link indicado . Gde contribuição ! :okok:

Não manjo muito de costura. Mas qdo comprei uns destes ( pra desfiar), na R. 25 de março -SP; lembro que logistas usavam termos "brocado" e "organza" ( tal como no blog). Cf fabricante, encontra-se alguns só um pouco menos frágeis que de costume. Se bem que pra uma "naba" (eu) se exercitar :frusty: ou " fantasiar que brinca de atar " :blush: ..."pra quem é tá bom"! ;)

O assunto foi extensamente debatido em http://www.flyfishingbrasil.net/phpBB/viewtopic.php?f=2&t=2265

PS: Mesmo s tempo, e rapidinho, já andei vendo lindas iscas dos O2 por aí. :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Até.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Mosqueiro

Por enquanto so epóxi mesmo e 30 minutos ainda.

Como material alternativo, fui atraz e já usei "cabelo de anjo", comprado em lojas de festa de criança,.

usado como brilho.

Aproveitando a copa, cortei aquelas fitas feitas p/ enfeitar e usei como lateral.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.