Ir para conteúdo

Tucunaré, Tambaqui, Pirarucu... Pirarucu??!


Postagens Recomendadas

  • Moderador

... Ou um breve relato das pescarias de dois flaizeiros pelo entorno do Distrito Federal.

Eu e o Mariz resolvemos marcar férias juntos para curtirmos algumas pescarias do entorno brasiliense. O cronograma envolveu os lagos de Corumbá IV, Corumbá III e Clube Pescar, nessa ordem.

No primeiro programa, pegamos o lago vazio de pescadores, mas extremamente batido pelo vento, o que dificultou arremessos precisos e resultou em algumas contusões com iscas em alta velocidade. Na parte da manhã peguei alguns peixes a mais que o Mariz, mas conforme as condições atmosféricas pioraram, nenhum de nós pegou mais nada. De saco cheio, decidimos, por fim, dar uma pausa para o almoço, quando recuperamos nossas forças. Na parte da tarde tivemos ações bem interessantes, como um tucunaré que deu uma volta em uma pilastra de uma casa abandonada para atacar meu streamer por trás (bicho safado) e os cinco tricks em sequência queo Mariz pegou no mesmo lugar com seu popper albino. O barqueiro não contribuiu muito para o dia, dando voltas e mais voltas sem entender como ser piloteiro para pescadores de fly, mas no geral o dia rendeu peixes bons, com um total de cerca de 30 para nós dois juntos. O Mariz me bateu por 17 a 14 ou algo assim, mas os peixes maiores fui eu que peguei. O maior do dia foi bem brigador:

DSC01445Photobucket.jpg

No lago de Corumbá III, as coisas foram diferentes. MUITO trick o dia todo, sendo que conseguimos achar dois cardumes. Foi o dia dos Clousers, eu com um mais normal, feito de fibras brancas e KFlash pérola e o Mariz com um menorzinho feito de Angel Hair azulado. O dia estava bem mais quente e com menos vento, de forma que os arremessos foram mais felizes. O problema é que o Mariz tem uma Sage Bass e consegue arremessar a zorra do clouser a mais de 30 metros com um false casting apenas, enquanto eu com uma Sage TCX #6 e um clouser mais pesado tinha que fazer pelo menos uns 2 ou 3 false castings para atingir o mesmo lugar. O resultado disso foi que o Mariz pegava os melhores pontos de arremesso e lentamente aumentou a vantagem para cerca de 10-15 peixes e ficou zoando com a minha cara o dia todo. No final da tarde, entretanto, estacionamos em um grande cardume no meio de uma pauleira... era um peixe por arremesso por mais de 40 minutos... foi demais mesmo. Pegamos cerca de 50 peixes nesse período. Ainda assim, não pude tirar a vantagem e tomei uma pisa de 60 a 45 do infeliz do Mariz.

O último peixe do dia foi meu. Olhei para a margem, a cerca de 15-18 metros no meio da galhada, e vi dois pauzinhos saindo da água e afastados a cerca de 25cm. Falei "tem que ser lá... vai dar peixe". Um, dois, três false castings estimando distância e pffft lá foi o clouser. Caiu bem no lugar certo. "Arremesso animal... eu mereço um peixe" o piloteiro e o Mariz também concordaram. "Vou deixar a isca afundar um pouco..." 5 segundos, 10 segundos...ok hora do strip. Uma puxada para tensionar a linha, mais 5 segundos.... sick.. sick... sick... na terceira puxada entra o bicho. Não foi grande, mas o conjunto da obra mereceu uma foto :D

DSC01446Photobucket.jpg

O terceiro dia de pesca foi mais doméstico no Pesq-Pague de Luziânia, Clube Pescar. Dia ventoso, meio muxibento, um monte de cercas para todo lado e arremessos difíceis. Peixes manhosos e o dia foi ficando meio chato. Até a hora do almoço não tínhamos pego nada. Aí o Mariz resolveu chutar o pau da barraca. Atou um streamer de 20 cm na ponta do leader e falou "Vou encher o saco dos pirarucus no tanque grande" :huh: "É vai lá..." comentei enquanto arremessava minha milésima ninfa. Dali a pouco a gritaria e eu olho para trás e vejo a vara #8 do Mariz bodocada até o talo :o "F***u..." corri para pegar a máquina a tempo de ver a linha correndo lá no infinito:

DSC01450Photobucket.jpg

Briga pra cá, briga pra lá, volta olímpica no lago, ti-ti-ti, tá-tá-tá... e lá vem o Mariz com a linha na mão: "hmm o streamer soltou da boca do bicho". "Ah tá..." [cabra froxo... nem pra tirar um peixinho de 120kg...] pensei.

Passada a confusão, voltei para os meus redondos pois até então não havia tirado nada do lago, apesar de muita ação e fisgada que não deu nada. False casting pra lá, false casting pra cá e lá escuto a gritaria de novo. O infeliz tinha fisgado outro pirarucu com o mesmo streamer. Esse parecia que tinha sido fisgado mesmo, pq o bicho estava dando uns saltos magníficos de cerca de 1.5m pra todo lado... coisa maneira de ver um bicho daquele tamanho saltando assim. Uma meia hora depois, com a ajuda de um bando de caras, lá foi pra fora da água a prova que o cara pescou mesmo o bicho com uma vara TFO #8: <_<

DSC01453Photobucket.jpg

O bicho deve ter uns 80kg mais ou menos.

Continuando a pescaria, seguimos para o prosaico. Os redondos começaram a bater mais pro final da tarde e eu conegui tirar alguns pequeninos que fizeram o dia valer a pena. Resultado final da pescaria: eu dei uma pisa no Mariz por 5 a 3, pois além do pirarucu ele tirou apenas mais um redondo e uma matrinxã.

DSC01457Photobucket.jpg

No final das contas, eu perdi de 2 a 1, mas quem realmente liga pra isso se o que importa é a companhia. Foram 3 dias estupendos de pescaria que fizeram as férias valer a pena mesmo. Vimos coisas bacanas, paisagens fantásticas, peixes animais e pescarias até o braço cair e o sol se por.... demais.

Valeu meu irmão. :mestre:

Próximo foco: Patagônia 2011... hora de atar e pensar em coisas menos embrutecidas que tucunarés, tambaquis e pirarucus.

Grande abraço a todos.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sabe pq consegui tirar esse peixe aí da água?

Pq que lá não estava o "Miiiiiiiiiiiiiick JaEEEEEEEEEEEEEEGER!"

A coisa tá ficando preta...

O novinho aí começou dia desses, já alucinou comprando equipamentos, tá atando muito melhor do que eu e agora se meteu a querer pegar mais peixe tb!

Tá danado!

O cara já tá pegando as manhas dos arremessos, já consegue arremessar longe e com precisão e tem nem um ano que pesca com mosca!

Criei um monstro!

Mas deixa ele...

Tô preparando uns streamers .338 Lapua Magnum para a próxima vez que ele se meter a querer pescar mais que os antigões!

Chegou agora e quer sentar na janela!

Jabulaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaani nele!

E nem vem dizer heheheheheheheheh vixi! não! Nem essa de apelou perdeu!

Falando nisso...a próxima já está sendo agendada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tô preparando uns streamers .338 Lapua Magnum para a próxima vez que ele se meter a querer pescar mais que os antigões!

Pelo visto conhece também a munição da Lapua Patruunem, hein? :2guns:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Belo relato! Parabéns aos dois! Mariz, teve que matar o pirarucu no pesque-pague? Se teve, o rombo no orçamento foi grande, hein? rs

Além do rombo no orçamento, a gente tava num celta... ía encher o porta-malas de peixe hehe.

Foto do streamer quando o Mariz voltar de São Paulo.

Abraços.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eduardo, o streamer que usei foi um idêntico ao total flash do Alvaro Scotti...na verdade era um total flash do Álvaro Scotti! O anzol se partiu com um pirarucu algumas semanas atrás e eu ( muquirana) cortei o material do streamer e atei em um anzol Gamakatsu Octopus e com olhos de clouser bem pesados, bem maior e mais forte e pelo jeito deu certo. A isca tem cerca de 25 centímetros de comprimento e é feita somente de brilhos ( Krystal flash prateado, dourado, verde, amarelo e vermelho). Minha máquina tá na manutenção mas quando voltar posto a foto dele aqui...

Alexandre, se eu tivesse que pagar por ele eu tinha que arrumar um financiamento no BNDES e alugar uma caminhonete para levar o bicho pra casa!

:yahoo::yahoo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Serjão, e o pior é que tem bichos MUITO maiores que esse aí circulando por lá...

Mas aí creio que seja coisa pra vara 12 ou mais e muito tempo de briga...

Aliás, ontem foi o meu último dia de férias, corumbá III , tempo nublado, zero de vento, um calor infernal...resultado...58 tucunarés, sendo 12 entre 2.5 e 3 quilos e um gigante de quase 4 quilos...

Tá tudo filmado ( levei meu irmão com a filmadora)...Infinitas porradas nos poppers e ação pra todo lado...nunca vi aquilo daquele jeito!

A Sage Bass sofreu ontem viu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que beleza! Pescarias produtivas assim dão! E o Pirarucu?! Nem se fala, que coisa de louco. Os Pacus também, aliás, qual a mosca que estavam usando para o Pacu? Gostaria muito de fazer uma pescaria de pacus selvagens no Fly...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.