Ir para conteúdo

Líderes cônicos


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Os lideres cônicos para trutas são vendidos geralmente com comprimento de 9 pés e possuem os tipos 3X, 4X, 5X e 6X, estas combinações de X são relações entre os diâmetros do But e do Tipet ou é a quantidade de diferentes diâmetros que existem neste llideres ?

Se for a relação entre o But e o tipet, o diâmetro do But é padrão ? Qual é ele ?

Qual é o X ideal para a pesca de truta ? varia com o tipo de mosca ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fala Serginho!!!

Rapaz, não tenho as medidas entre o but e o tippet, mas o but dos leaders da Orvis que lhe indiquei ficam próximos as linhas 0,55 mm. O que procuro ter em mente mesmo são as medidas do tippet em função das moscas que pretendo fazer uso na pescaria das trutas.

Na verdade eu compro um leader com tippet 3X por exemplo, depois coloco nele um tippet intercambiável de modo que eu não perca o comprimento original do leader. Vou cortando e trocando o tippet que intercambiei e assim vai a pescaria toda. Basicamente o leader fica intacto até o último dia de pesca, a não ser que eventualmente eu cometa minhas barbeiragens e um nó de vento se apresente logo após a alça de intecâmbio. Se isso acontecer, eu corto e faço outra alça e sigo a pescaria daí em diante colocando um tippet 3X, 4X ou 5X. Posso até mesmo te dizer que compraria todos os meus leaders com tippet 3X, daí escolho o tippet que vou usar e faço o intercâmbio no tippet original do leader. Parece complicado, mas é melhor do que ir contando o leader até ficar curto e grosso.

Com o tempo isso pode acontecer e mesmo assim, guardo esse pedaço de leader mais curto e uso em pescarias de tilápias, tucunarés e até mesmo na flotada. Por sinal, durante a flotada, é comum fazermos uso de leader curto.

Compre os leaders iguais, todos 3X por exemplo e compre carreteis de tippets 3X, 4X e 5X. Assim vc poderá trocar de tippet em função de moscas secas e ninfas.

As moscas secas pedem tippet bem fino, como o 5X, por exemplo.

As ninfas podem ser usadas com tippet 4X, por exemplo.

As secas mais volumosas, pedem um tipper mais grosso e um 3X seria o mais indicado.

É por aí, mas é bom escutarmos as dicas dos amigos que pescam também nossas amigas trutas patagônicas.

Abração!!! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Krieguer,

Parece que o resumo da ópera é o seguinte:

Linha Super Raiglon o,18 mm na côr cristal !!!!! laugh.gif

Pega qualquer tamanho de truta.Inclusive aquela marron da foto.

Tippet feito com ela medindo 2,30 m.

Abraço

Fabio este negócio de dois Sergios confunde todo mundo, quem postou a dúvida fui eu, Sergio Fichman !!!

Fausto parece que você matou a charada, os Xizes devem ser mesmo a relação entre os diâmetros do but e do tipet, considerando um but de 0,55 mm fica 3X = 0,18 mm, 4X = 0,14 mm e 5X = 0,11 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mosqueiros do Rio

Mas vou dar minha opinião aqui sobre os lideres:

Se tem uma relação entre Butt e tippet ela não é calculada em milimetros

por isso cuidado ao fazer as contas de tabelas ou sistemas importados ,

pois elas terao distorsões importantes em função do sistema metrico adotado.

Eu não tenho muito conhecimento sobre origem da tabela "X" de lideres ,

mas ela indica os diametros dos tippets medidos em milésimos de polegadas.

Para saber o diametro do tipet de cada lider tomamos por base o numero 11

e subtraimos o numero X para chegar aos milesimos de polegadas.

assim teremos

0X será 11-0= .011"

1X será 11-1= .010"

2X será 11-2= .009"

3X será 11-3= .008"

4X será 11-4= .007"

5X será 11-5= .006"

6X será 11-6=.005"

7X será 11-7=.004"

mas para nós brasileiros isso não faz sentido

e as conversoes são numeros quebrados em milimetros

alemde nao termos comercialmente nylon nestas bitolas

o mais pratico é usar

1X=0,28mm

2X=0,25mm

3X=0,23mm

4X=0,20mm

5X=0,18mm

6X=0,13mm

7X=0,10mm

Pesquem muito!!

Boa sorte

Beto Vaucher

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É verdade Beto, é muito melhor trabalharmos com referência as espessura da linha em milímetros, mas tem um cálculo a ser feito com relação a conversão de polegadas em milímetros e sendo assim temos uma tabela com valores aproximados.

0X será 11-0= .011" - 0,28 mm

1X será 11-1= .010" - 0,25 mm

2X será 11-2= .009" - 0,23 mm

3X será 11-3= .008" - 0,20 mm

4X será 11-4= .007" - 0,18 mm

5X será 11-5= .006" - 0,15 mm

6X será 11-6= .005" - 0,13 mm

7X será 11-7= .004" - 0,10 mm

Todos os valores acima coloquei aproximados com os valores comercializados, mas pode haver diferenças. Com isso podemos concluir que poderíamos muito bem fazer o que o mano fez, levamos pequenos carreteis de 0,15 mm em substituição ao tippet 5X, 0,18 mm em substituição ao tippet 4X e 0,20 mm p/ substituir o tippet 3X. Esses são os carreteis que tenho comigo, mas assim mesmo tenho os clássicos carreteis menores com 40 metros de tippet.

Inclusive estive na Global Flyfisher e eles têm uma tabela indicando o tamanho do anzol da mosca usado p/ cada tippet.

Recommended Fly Sizes for Tippets:

Diameter X-Rating Fly Size

.003" .08 8X #20-#28

.004" .10 7X #20-#28

.005" .13 6X #18-#26

.006" .15 5X #14-#20

.007" .18 4X #6-#14

.008" .20 3X #6-#12

.009" .23 2X #4-#10

.010" .26 1X #4-#8

.011" .28 0X #4-#6

.013" .33 01X #8-#12

.015" .40 02X #4-#8

.017" .45 03X #1/0-#4

.019" .50 04X #3/0-#1/0

.021" .55 05X #5/0-#3/0

Valeu Beto!!! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Vamos ver quais novas dicas os experts passam para nós referente a utilização destes lideres. me desculpe por ter iniciado este assunto lá no lugar errado (casteando), o local mais adequado acho que é este aqui, valeu Fausto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
  • Mosqueiro

Recommended Fly Sizes for Tippets:

Diameter X-Rating Fly Size

.003" .08 8X #20-#28

.004" .10 7X #20-#28

.005" .13 6X #18-#26

.006" .15 5X #14-#20

.007" .18 4X #6-#14

.008" .20 3X #6-#12

.009" .23 2X #4-#10

.010" .26 1X #4-#8

.011" .28 0X #4-#6

.013" .33 01X #8-#12

.015" .40 02X #4-#8

.017" .45 03X #1/0-#4

.019" .50 04X #3/0-#1/0

.021" .55 05X #5/0-#3/0

Boa tarde Fausto, tudo bem?

Teoricamente os tamanhos de anzol deveriam aumentar juntamente com a bitola do tippet, mas vemos que isso não acontece na prática. Na faixa de 01X o tamanho dos anzóis diminuem, como podemos ver, porém a bitola do tippet continua a aumentar.

Pegando como refrerência o anzol #4, o qual utilizo muito, fico meio sem referência, pois a 'janela' de espessura para moscas nesta medida é muito grande, vai de 0,23 a 0,45... Um outro exemplo (contrapondo o primeiro) é mosca em anzol #2, segundo a tabela só posso utilizar tippet 0,45...

Você, ou algum amigo aqui do fórum, saberia dizer porque isso acontece? Freud explica?!?!?!?

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Muito embora pra mim seja tudo relativo, acho que a tabela abaixo soluciona seu mistério:

tippet-sizes.jpg?w=655

Encontrei essa tabela no mesmo formato em vários lugares. De noite, em casa, vou ver se algum dos meus livros sobre líderes fala sobre o assunto e te passo uma referência mais concreta.

Abraços.

Jost

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Encontrei essa tabela no mesmo formato em vários lugares. De noite, em casa, vou ver se algum dos meus livros sobre líderes fala sobre o assunto e te passo uma referência mais concreta.

Abraços.

Jost

Muito obrigado pela atenção Jost!

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu tenho esse. Foi o primeiro que comprei e na verdade um dos melhores. No próprio site da amazon aparece eu lá falando do livro.

Livro pequeno e compacto, cheio de informações de primeira. Pra ser melhor que esse, são outros bem maiores, mais técnicos e que só dão uma refinada aqui e ali. Se comprar esse não tem erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fala Azeredo está todo joia. ;)

Gosto desse livro da Orvis e vou comprar! :ok:

O assunto é complicado mesmo Azeredo, essas tabelas dão uma orientação, apenas uma referência, mas tudo depende do conjunto e tipo de pescaria que pretende fazer. Suas dúvidas tem fundamento e não tenho respostas absolutas, pois foco minhas pescarias em anzóis muito menores que os que se referiu. Tippet para mim vai de 4x até 8x, fora isso, faço uso conforme o tamanho do anzol e sem me referenciar a essas tabelas. Copiei essa tabela e não observei essa questão. Possivelmente deve ser em função do tipo de anzol usado como, por exemplo, para água salgada e água doce, isso porque deve mudar o diâmetro do olho do anzol.

T+

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gosto desse livro da Orvis e vou comprar! :ok:

Vai no site da Livraria Cultura que o valor está menor e o frete grátis (vide regras). Acabei de comprar lá!

Só demora um pouco para chegar, mas neste caso não é problema.

Quanto às tabelas, realmente pode ser que estas especificações mudem também de fresh para salt realmente. Hoje já uso muita coisa por experiência de uso mesmo, o que dá mais certo, mas tava querendo entender melhor estas referências.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu estou atando meus lideres. Uma outra regra é a relação do butt com a linha de fly. Como regra geral, o diâmetro do butt deve ser 2/3 do diâmetro da linha de fly. E, também como regra geral, o diametro de um butt dos líderes cônicos comerciais é 2/3 da linha 5# ou 6#, mais ou menos 0.020 a 0.023 pol. O butt para linha 3 deve ser algo entre 0.018 e 0.020 pol.Uma outra aproximação é considerar em termos de libras e num da linha ou num da linha vezes 5. Exemplo: linha 8 x 5 = 40 lb,isto é, o butt dever ser linha 40 lb e que para linha Maxima equivale a 0.024 pol.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu estou atando meus lideres. Uma outra regra é a relação do butt com a linha de fly. Como regra geral, o diâmetro do butt deve ser 2/3 do diâmetro da linha de fly. E, também como regra geral, o diametro de um butt dos líderes cônicos comerciais é 2/3 da linha 5# ou 6#, mais ou menos 0.020 a 0.023 pol. O butt para linha 3 deve ser algo entre 0.018 e 0.020 pol.Uma outra aproximação é considerar em termos de libras e num da linha ou num da linha vezes 5. Exemplo: linha 8 x 5 = 40 lb,isto é, o butt dever ser linha 40 lb e que para linha Maxima equivale a 0.024 pol.

Excelente Neumann, valeu mesmo!

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.