Ir para conteúdo

Fotos em formato RAW


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Hoje estava vendo mais uma daquelas ofertas no email das lojas virtuais e tinha uma câmera samsung modelo

destaque.jpg

Dentre as características está a possibilidade de gravação das fotos em formato RAW. Uma outra vez li que este formato permite mais possibilidades na edição das imagens. Alguém sabe mais informações sobre este assunto e já configura sua câmera para fotografar com este formato ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Serginho eu também consegui câmera Digital da Sony Cyber-shot DSC H20 com um preço fora de serie com a minha eis própria Sony agora eu posso diser que tenho uma maquina, esta câmera digital Samsung provavelmente é muito boa igual a minha, em qualidade. E ai neste seu coração como você esta em.

h20.jpg

f_02799921_002.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Alguém sabe mais informações sobre este assunto e já configura sua câmera para fotografar com este formato?

Estudei pouco sobre esse assunto e na prática ainda não quis ativar essa função em minha câmera. Eventualmente pequiso sobre esse formato e não pude pensar em aplicar na prática sua função. O João Emílio pode ter uma opinião formada sobre o asunto melhor do que eu.

“RAW, em inglês, é um formato de arquivo digital de imagens que contém a totalidade dos dados da imagem tal como foi captada pelo sensor digital da câmera fotográfica. O formato RAW não costuma levar aplicada a compressão como ocorre com o popular JPEG. Como RAW contém todos os dados da imagem captada pela câmara e uma maior profundidade de cor, em geral 30 ou 36 bits/píxel — seus arquivos têm um tamanho muito grande, salvo quando são comprimidos.”

(fonte: Wikipédia)

Parece que esse formato é capaz de mostrar a fotografias de forma pura, sem correções, que seriam aplicadas ao gravar em um padrão diferente como, por exemplo, o padrão JPEG. Parece, não posso afirmar, que as fotografias em padrão RAW podem sofre um tratamento muito mais profissional em termos de ajustes de cores. Esse padrão vem com o máximo de informações possíveis de uma imagem e sendo assim, cada fotografias fica imensa (em gigabytes) em relação a uma fotografias JPEG.

Veja mais informações nos links abaixo:

http://lancelloti.wordpress.com/2009/06/30/entendendo-o-formato-raw-e-o-estilo-barkstudio-de-fotografar/

http://blog.rostev.com/2009/03/jpeg-ou-raw.html

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

quando a câmera dispõe dele, só fotografo em RAW, que no caso não é exatamente um formato, mas sim um gênero de formatos. O Raw das câmeras Nikon, por exemplo, é o formato .NEF

Como disse o Fausto, Raw, que significa "cru", é o formato puro da imagem, sem receber a aplicação dos filtros (nitidez, temperatura de cor, contraste, brilho etc) do software da própria câmera, a fim de que vc tenha um arquivo bruto, sem as perdas decorrentes da aplicação dos tais filtros. É como se fosse o filme e o soft de conversão é o quarto escuro

isso facilita muito os ajustes na imagem, pois vc muito mais facilmente corrige desvios de cor, ajusta temperatura, corrige super e subexposições, nitidez etc ... Porém, como tb já dito pelo Fausto, os arquivos são maiores e consequentemente mais pesados. Os arquivos da minha câmera, por exemplo, sem compressão, ficam na casa dos 30 Mb. Precisa de computador potente pra processar um arquivo desse, mesmo pq os programas próprios tb são bem pesados.

Para conversão e edição dos arquivos RAW, uso muito o Adobe Camera Raw, que é um plugin do Photoshop, e tb o próprio soft da Nikon ou o da Apple. Existe o "Gimp", que é free e open source e dá conta do recado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já está respondido. rs rs rs

Na verdade trabalho com imagens em movimento. Entendo muito pouco de arquivos de foto.

Perguntei para um bam bam bam em trabalhos impressos e ele me disse exatamente o que vocês já disseram.

Como são arquivos crus, realmente pesam muito mais do que os arquivos JPEG, TGA, etc... Mas, no caso de quem não trabalha com impressão (revistas, catálogos, livros, etc...), não vejo tanta vantagem em se tirar fotos nesse formato tão pesado. Em JPEG vai sobrar mais espaço para mais e mais fotos.

Outra coisa também, é que eu gosto das coisas muito práticas em uma pescaria. A gente passa o dia inteiro praticamente dentro da água, carregando tralhas e mais tralhas no colete, no bolso do wader... Prefiro câmeras portáteis nesses casos.

O Beto Saldanha tem uma tão boa, do tamanho e mais fina que uma maço de cigarros e que tira excelentes fotografias, inclusive em alta resolução.

Eu sei... muita gente vai falar... Ah, mas uma máquina que tenha todos os recursos manuais como foco, ajustes de iris, white balance, etc.. são muito mais interessantes. Claro que são, sem dúvida. Mas pra pescar, quanto mais portátil melhor. E se algum detalhe de uma foto não ficou muito bom, photoshop nela.

Serginho,

Essa câmera que vc está interessado parece ser sim uma ótima câmera.

O que eu disse é apenas um opinião minha.

Eu teria duas: Uma dessa aí e uma mais simples pra levar em pescarias de vadeo, float tube, caiaque...(Vai que cai na água. rs rs rs)ó o prejuizo.

Abração.

João

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O Serginho tem uma câmera waterproof que usa sempre em suas pescarias, acho que ele está querendo dar um passo acima, de modo que possa também se dedicar a alguns momentos de arte fotográfica.

Nesse caso Serginho, se realmente sua intenção é fazer fotografias com recursos especiais, essa câmera atende muito bem p/ os primeiros passos. O problema é que você vai gostar e não vai se contentar com seus recurso com o passar do tempo, e sendo assim, vem aquela velha história, possivelmente investir mais é a melhor opção. Mas certamente essa câmera da Samsung vai fazer lindas fotografias em todos os momentos de suas viagens, seja de pesca ou de lua de mel! ok:

Um abração! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O Serginho tem uma câmera waterproof que usa sempre em suas pescarias, acho que ele está querendo dar um passo acima, de modo que possa também se dedicar a alguns momentos de arte fotográfica.

Nesse caso Serginho, se realmente sua intenção é fazer fotografias com recursos especiais, essa câmera atende muito bem p/ os primeiros passos. O problema é que você vai gostar e não vai se contentar com seus recurso com o passar do tempo, e sendo assim, vem aquela velha história, possivelmente investir mais é a melhor opção. Mas certamente essa câmera da Samsung vai fazer lindas fotografias em todos os momentos de suas viagens, seja de pesca ou de lua de mel! ok:

Um abração! :bye:

Quer saber sobre maquinas fotograficas - www.dpreview.com

Agora quer fotos espetaculares - De uma olhada em http://cybervida.com.br/20-lindas-fotos-em-hdr ou Google - HDR.

Se gostarem baixem os livros http://avaxhome.ws/ebooks/Photo_related/HDR_Photography_Photo_Workshop.html e

http://avaxhome.ws/ebooks/programming_development/general/algorithms_patterns/High_Dynamic_Range_Imaging.html

Vão precisar do programa tambem http://avaxhome.ws/software/HDRsoft_Photomatix_Pro_v3.2.7_Win32_Win64.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.