Ir para conteúdo

San Martin - Turma de Janeiro de 2010


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos mosqueiros, desculpem a demora com o post, apesar do sol se por as 21:30 em SM, o dia acaba sendo curto, não deu tempo de escrever.

Ai vão os detalhes do nosso programa de pesca, fomos eu e o Gonzalo aqui de São Paulo, foram 8 dias de pesca, saímos no dia 10, pescamos de 11 a 19 e voltamos no dia 20/01/2010.

Chegada.

Fizemos o vôo com escala em Buenos Aires, não tinha vôo direto nesta data, chegamos em Bariloche com 2 horas de atraso, vôo da Aerolineas, o Ricardo, pai da Mercedes estava nos esperando, muito atencioso nos levou a SM por um caminho muito bonito que passa pelo lago Meliquina.

1º dia – Malleo abaixo

O 1º dia foi casca grossa, vento de 45 km/h, rio 4 vezes a cima do nível e uma chuva muito fria, para vocês terem uma idéia, nevou nos picos mais altos neste dia.

As trutas estavam no barranco do outro lado do rio, o que tornava a pescaria muito técnica, difícil de castear, de se locomover na correnteza forte, a mão congelada pelo frio...., neste momento valeu a atenção e paciência dos guias, o Mauro e o Mario, muito simpáticos e prestativos, deu até vergonha, não estou acostumado a pescar nestas condições, toda hora enroscava em algum lugar, o Mauro vinha desenroscava, orientava, sempre brincando e de bom humor, nota 10 !

Dica: Troquei o líder por um líder trançado que comprei aqui em São Paulo do www.warriorfly.com.br achei mais fácil de pescar nestas condições, trabalhou muito bem e dura mais, tornando-se mais econômico, um líder delinha normal estava na faixa de 14 pesos lá em SM.

O Malleo é mesmo fora de série, mesmo nestas condições saíram trutas e na seca !

Royal Coachman parachute foi a mosca do dia, pesquei de vara #4 ação rápida, mas cabia uma #6 na boa, e pensar que pesquei de vara zero neste rio ano passado.

A chuva castigando

malleog2800x600.jpg

Gonzalo pegou uma boa !

colloncurag800x600640x4.jpg

2º dia – Flotada Chimehuin

Condição difícil também, rio com volume de água muito acima do normal para a época, o tempo esta bem mudado, deveria ser verão, mas parece primavera, tudo florido muito bonito, só que para pescar complica, o guia fala, pincha atrás da arvore que tem truta, em um segundo passa a árvore e se errar, já era, e pra errar com aquela ventania era fácil. Percebendo o grau de dificuldade, o Mauro fazia umas paradas estratégicas, em pontos que não se tem acesso andando, em 2 destes pontos, já tinha sol neste dia, pegamos uns hatches de mayfly e pescamos bastante na seca, desta vez fui de vara #6, mas pesquei de Elk hare Caddis anzol #18, saíram várias trutas, saíram trutas também em woolly Bugger verde e marron. Dica levar uma linha sinking, uma teeny 180 ou 170 não me lembro a numeração correta.

Saiu a primeira marron

chimehuin640x480.jpg

Na seca em um hatch no meio do rio

p1110184800x600.jpg

3ºdia – Flotada Collon Cura

Mesmas condições, muita água e difícil, mesmo assim saiu bem, pesquei quase todo o trecho de seca, ellk hair, Adams cinza, está tendo muita eclosão de mayfly cinza, anzol 14 e 16, não esta muito pequeno este ano. Também pegou bem em uma Fat Albert de barriga vermelha, o guia parou no meio do rio em um drop que foi show, várias trutas na faixa de 1,5 kilos, este ano está saindo muito peixe bom !

Al qaeda

colloncura800x600.jpg

No drop

p11201901024x768.jpg

4º dia – Malleo Acima

Não conhecia, resolvemos ir, muito bonito, o vulcão Lanin esta coberto de neve, você pesca dentro do Malleo, de frente para o Vulcan, realmente o lugar é mágico.

Porém a pesca estava difícil neste trecho, nível de água muito, alto, pescamos um pouco acima do Lodge San Humberto, ficava no meio do rio, pinchando em baixo dos sauces, correnteza muito forte, quase me levando rio abaixo, não estava confortável, pedi para irmos a um lugar com menos corrente, descemos um pouco a um ponto perto de uma casa de um índio, ainda rio acima, não na reserva, saiu muita truta na seca, em uns parachutes que fiz com um debbin da Orvis, cor cinza e hares ear, também saiu com Prince e timberline.

O pessoal de lá não conhece a Timberline, é uma receita do Lê(Gregório), muito efetiva, para mim foi a mosca da viagem, o próprio Alejandro estava com moscas do Lê na caixa.

Olha que show, pescando com a benção do Lanin carregado de neve !

malleoariba21024x768.jpg

Foto na chegada ao ponto de pesca.

malleoariba1024x768.jpg

5º dia – Flotada no Lago Fillo Hua Hun

Um Espetáculo, o lago é de beleza indescritível, liso, nada de vento, as trutas comendo na superfície de monte no ponto que estávamos descendo o bote.

Optamos por atravessar o lago antes do vento, chegamos do outro lado, muita ação na superfície, tentávamos identificar o que elas estavam comendo, vimos que era uma formiga alada, pequena, no anzol #18, que caia na água e ficava como um spinner, com as asas abertas, não tinha nada na caixa com aquelas características, o guia pois uma formiga com asas e o Gonzalo lançou perto de uma árvore, a truta saiu lentamente da sombra da árvore, lentamente naquela água transparente e abocanhou a mosca.....

Sensacional, imagem pra ficar na memória por um bom tempo.

Coloquei te tudo no anzol e nada, e as trutas comendo na superfície sem parar, resolvi por um atractor, uma fat Albert que tinha andado bem no colon cura, não deu outra, uma sena parecida com a anterior. Porém na superfície foi só, desisti e apelei, mudei para sinking com uma woolly bugger marron, seguindo a recomendação do Mário, que nos guiou aquele dia, a partir daí começou a sair muita truta, todas de porte, peguei uma marron muito boa que cansou meu braço com uns 10 minutos de briga, na faixa de uns 2 kg.

O visual do lago é impressionante !

p11500641024x768.jpg

Só saiu truta grande, a maior marron também saiu no lago, a foto não ficou boa !

filloe1024x768.jpg

A do Gonzalo foi na seca, coisa de filme !

fillog1024x768.jpg

6º dia – Fomos para outra cidade........

Queríamos conhecer Alumine http://www.alumine.gov.ar/ , o trajeto até a cidade é bem bonito, a estrada vai margeando o rio Alumine, sensacional !

A cidade tem uns 3 mil habitantes, a vantagem é que os rios estão mais perto, ficamos em um hotel em frente ao rio Alumine:

Ruca Choroi

Um rio menor, perto da cidade, com trutas menores, para tralha leve, muito gostoso de vadear, vai caçando as trutas em cada pedra do rio.

Da estrada para o rio tínhamos que cruzar um campo de alfazemas, vou te falar, se chegasse no rio e tivesse uma loira de olho azul siliconada me esperando ia achar que tinha morrido e chegado no céu rsssssssssssssss...............

ruca1024x768.jpg

Uma subaquatica pra variar....

p11602221024x768.jpg

Rio Pulmari

É o primeiro tributário de peso do Alumine, nasce em um lago com juncos que já estamos marcando de entrar de float tube o ano que vem e desce por uns 15 km até o rio Alumine. Água muito clara, estava com bastante água também, mas a correnteza mais fraca um pouco, íamos até quase a linha de cintura para pescar mas dava pra vadear na boa, saíram várias trutas na timberline, Prince e cooper John, na seca adams cinza e elk hair

Os argentinos sabem cuidar dos pontos de pesca e ganham dinheiro com isto !

pulmari1024x768.jpg

Visual do rio

pulmari21024x768.jpg

Gonzalo pegando uma truta com um vara de bamboo do Beto Saldanha

pulmari11024x768.jpg

Rio Quillen

Em Mapuche significa “lugar das framboezas”, um rio médio nos moldes do Malleo, bastante sauce nas margens. Estava com um volume de água muito alto, difícil de vadear. Pescamos pouco, resolvemos ir ao Malleo que estava mais fácil para os “brasilenos” ! Já estávamos no caminho de volta a SM.

Rio Meliquinia

Maravilhoso, uma água “ Gin Clear” como dizem os gringos, trutas menores para tralha menor, cabe uma vara #2 na boa, estava ventando, fiquei com medo de colocar minha vara #0, me arrependi, saiu muita truta na seca, na Adams, timberline e coopper John.

Apesar do calendário já estar no verão, a natureza ainda está na primavera !

meliquinia21024x768.jpg

As trutas do Meliquinia são de um tamanho menor, mas vale pela beleza

p1190030576x768.jpg

Rio Caleufú

Muito bonito também, Gonzalo me falou que ano retrasado pegaram uma perca gigante no ponto que paramos, correnteza estava forte este ano, pesquei de woolly bugger co pernas fornecida pelo guia, peguei uma marrom média bonita, saíram outras arco-iris.

Este rio também é muito bonito, vale a pena conhecer.

p11900431024x768.jpg

Resumo Final

Apesar do vento e do frio nos 3 primeiros dias a pesca foi muito boa, acho que a próxima turma vai acertar na “mosca”, os rios vão estar com um nível de água muito bom, acho que vão pegar os gusanos, que até agora não apareceram por lá.

O Alejandro está de parabéns, muito profissional, pessoal muito atencioso, voltaremos com certeza.

Dicas

 O limite de peso é 20 KG na volta por Bariloche, cada kg a mais 12 pesos, cuidado nas compras !

 Incrível como as coisas estão baratas para nós, é o preço do brasil em pesos.

 Experimentem o chivito, um cordeiro de lá, no posta criola

 Tem um ciervo muito bom enrolado no Jamon no vieja cosina, doce de framboesa e licor de uma fruta de lá, muito bom

 Ojo de bife no Ku (não é brincadeira, é o nome do restaurante !)

Boa pescaria a turma do Fausto

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns Brown, beleza de pescaria, os rios patagônicos simplesmente são divinos, só estou achando muito cheios, no ano passado estavam menos caudalosos, bons para vadeo, em março dava para sair de manga de camisa a noite, pelo que estou vendo, o clima deste ano mudou, mais água e mais frio, vou na segunda quinzena de março e pelo visto vou ter que levar roupa de frio. Beleza de relato e lindas fotos. :ok ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Brown. :ok

Amigo o seu relato esta Show de Bola as trutas estão maiores isto é muito bom, só ficou frio no princípio dos três dias e depois ficou muito quente ou não. Pelo seu relato da para entender muito e agora vou eu e os amigos Mosqueiros. Qual foi a mosca que enganou mais de três trutas pode me dizer amigo. No aeroporto incomodaram vocês ou passou tranqüilos de ida e volta foi tranqüilo.

Grande abraço e boas pescarias. :yahoo::yahoo::bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Beleza Brown! :ok

Muito legal seu relato e assim podemos aprender cada vez mais sobre as características de pesca em cada mês da temperada.

muito atencioso nos levou a SM por um caminho muito bonito que passa pelo lago Meliquina

Fiz esse mesmo trajeto em 2008 e pescamos no rio Meliquina.

Dica levar uma linha sinking, uma teeny 180 ou 170 não me lembro a numeração correta

Principalmente p/ o caso do nível dos rios estar alto e espero que nos próximo 20 dias o nível dos rios esteja mais baixo.

O pessoal de lá não conhece a Timberline, é uma receita do Lê (Gregório), muito efetiva

Mosca coringa e realmente muito efetiva, estão em minhas fly boxes com certeza fiz uso dela em um trecho do Chimehuin e foi pura alegria.

Os argentinos sabem cuidar dos pontos de pesca e ganham dinheiro com isto!

Por isso que não deixo de pescar lá!

Ganhar dinheiro é o resultado de um trabalho sério de preservação!

acho que a próxima turma vai acertar na “mosca”, os rios vão estar com um nível de água muito bom, acho que vão pegar os gusanos, que até agora não apareceram por lá.

Sim!!! :yahoo:

Assim espero e que seja um sucesso p/ todos que também investiram nessa aventura! :ok

Vamos lá! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sergio,

O tempo está meio que com um mês de atraso, parece que o verão não chegou, as condições estão meio que parecidas com dezembro se estivesse em condições normais, fez frio os primeiros 3 dias, depois ficou quente.

Pescador,

Timberline, elk hair caddis, adams cinza, woolly bugger, royal coachman parachute se der é bom levar, as moscas lá estão na faixa de 6 e 8 pesos cada.

Cacosa,

Esperamos você o ano que vem

Fausto

Não é fácil prever, mas acho que vocês vão pegar uma condição muito boa !

Abraço a todos

Brown

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Brown. :ok

Valeu agora é só esperar :yahoo: :yahoo: e você lembrar os momentos fantásticos da pescaria e rever as fotos e sonhar para a próxima ida para patagônia.

Grande abraço do amigo pescador. ok: :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.