Ir para conteúdo

Sob o Sol da Toscana


Fausto

Postagens Recomendadas

  • Administrador

Sob o Sol da Toscana

_____________________________________________________________________

Por: Rogério Batista (Jamanta)

Sem dúvida, pescar na toscana é no mínimo diferente. Posicionada no centro norte da Itália o local apresenta um tipo de pesca diferente do que estamos acostumados com a patagônia.

Tudo começou com um convite de meu amigo João Paulo Schwerz, companheiro de mais de 15 anos de pesca que se encontrava na Itália. Pois bem, um vôo para Milão, pode-se também ir para Roma, e então para Firenze (Florença). Foram duas semanas de ligações da Itália para o Brasil tentando me convencer. Sempre com tiradas do tipo: “Tche, to vendo aqui umas fotos de uns caras com trutas de 3 Kg, etc.”

toscana1.jpg

A gota d’água foi a última ligação onde disse: Sem problema não precisa vir, mas se tu vir, me encontra direto no rio porque eu to indo ...”

Bom, foi o tempo que deu para tirar as passagens e fazer o seguro de viagem e lá me fui.

O LOCAL

A Itália possui vários rios bons para pesca, na região do Veneto, perto de Verona, e na toscana, existem vários rios com um número bom de trutas. A nossa escolha foi pela Toscana, mais especificamente pelo “Tail Tevere River”, ou seja, pelo rio Tevere. Mais especificamente em sua nascente na cidade de Anghiari, perto de Arezzo. Este rio é o que banha Roma. O ideal é alugar um carro. Basta pegar um mapa local e seguir, ou usar o GPS que a maioria dos carros já possui. Para quem for de trem, pode-se ir para Firenze (Florença). De Florença, se pega um trem para Arezzo. Em Arezzo, existe um ônibus que sai a poucos metros da estação de trem para Anghiari, no caminho para San Sepulcro.

O RIO

O Rio é pequeno, cerca de 9 km, bastante encaixado e com muita mata nas margens. Águas limpas e muito geladas exigem do pescador técnica de arremesso, sendo que, em muitos casos só se pode pescar com roll casting. A água é muito gelada, não passando nunca sua temperatura de 10 graus. Desta forma, alguma proteção para o frio embaixo do wader é fudamental.

ENTOMOLOGIA DO LOCAL

Como todo rio deste tipo o Tevere tem uma grande quantidade insetos que servem de comida para as trutas. Foi possível observar uma quantidade grande de Mayflies, ninfas, emergentes e adultos. Foto ao lado. Ainda observamos stoneflies, caddis, e pancoras. Mas alimentação básica, nos dias que pescamos parecia ser de ninfas pequenas de mayfly e secas, principalmente de DUN.

entomologia1.jpg

entomologia2.jpg

OS PEIXES

O rio é gerido pelo CLUBE DE PESCA DO ALTO TEVERE de forma exemplar com uma política de consciência invejável. As Trutas existentes no rio são basicamente Fario (marron ,brown trout,) com um “Plus” do local, os “Temoles” (ou Graylings). O Grayling é um peixe típico da região bastante pescado. Foi possível observar nas revistas de fly da Itália uma grande paixão dos pescadores de fly italianos por este peixe.

peixes1.jpg

A PESCA

O dia amanhece nesta época do ano na Toscana as 5:30 da manha e escurece as 9 da noite. O sol é muito quente no meio do dia. Então é possível dividir o dia em dois, pescando das 6 da manha as 11 e depois das 4 as 9. Ou, para quem esta com “fome” mesmo, dá para pescar o dia inteiro levando um lanche para comer na beira do rio. Evidentemente, era o que a gente fazia.

Em conversa com guias da região ficamos sabendo que este ano esta quente de mais e o rio com pouca água, o que dificulta a pesca, e anula praticamente as chances de se pescar um Temole. As trutas são impressionantemente seletivas, ao ponto de o tamanho do anzol influir no ataque. Em muitas vezes fomos diminuindo o tamanho do anzol ate chegar no #20 para poder pescar uma truta que observávamos que estava comendo.

Esta foi uma dica desde o primeiro dia, ninfas pequenas. Numa determinada hora do dia pode-se observar as trutas se alimentando exclusivamente de Dun, onde a mosca BWO atada por meu amigo Alejandro Antúnez funcionou muito bem. No final do dia era possível ver Caddis grandes voando junto às arvores e sendo atacadas pelas trutas. Neste momento, com Goddard Caddis foi possível sacar grandes trutas.

moscas1.jpg

Basicamente nos posicionamos em uma margem do rio e pescávamos arremessando contra a outra margem em baixo das arvores na sombra. Este era o método que funcionava.

Como o rio é curto, um passo mal dado e pode-se espantar todas as trutas do tramo. Desta forma, caminhar por fora do rio, ou por dentro da água mas com extrema cautela é fundamental. Existem parte em que ele fica bem largo, podendo pescar nos canais no meio e nas margens.

local1.jpg

peixes2.jpg

local2.jpg

peixes3.jpg

AS MOSCAS

Praticamente usamos de tudo e tivemos ação em diversas moscas. Porem, foi possível definir alguns padrões. Nas secas, a BWO (Anzóis #16 e #18), Goddard Caddis (Anzóis #10 e #12), Adams (Anzol #14), utilizamos também uma mosca dado por um pescador local chamado Giusepe, (foto).

moscas2.jpg

Nas ninfas, a Pheasent Tail pequena (#18) foi muito eficiente, seguido por Cooper John na cor vermelha (Anzol #18), e uma duas moscas indicadas pelo pessoal da região.

peixes4.jpg

peixes5.jpg

LICENÇA DE PESCA

Na Itália, temos que tirar uma licença nacional (15 euros) que é paga nos correios, e depois um licença local. No nosso caso, nossa licença é para pescar no Rio Tevere. Assim, segue a dica, é melhor se filiar ao clube da cidade que custa 20 euros para depois sacar a licença diária. A licença para sócios custa 10 euros por dia. Para não sócios custa 30 euros. Pode-se se associar e sacar a licença no mesmo local.

MATERIAL

Pescamos com varas 2,3 e 5. Sempre com linhas floating. Leaders de 9 pés e tippets finos. 5x e afinando.

Nos últimos dias de pescaria usamos somente varas 2 e 3. Tippets mais finos, 6x e 7x. Muitos pescadores acham um exagero, porém, para águas muito claras e trutas muito desconfiadas, tipe 7x = boa pesca. Wader é claro, e com proteção para o frio em baixo. A água é muito gelada. Bastão de caminhada vai bem quando se quer descer uma corredeira por dentro do rio para aproveitar o ponto de pesca, no mais, pouco foi utilizado. Da mesma forma a net, apenas foi utilizada para as trutas com mais de 1kg pegas na correnteza, o que dificultava o seu manuseio para liberação. Protetor solar indispensável.

HOSPEDAGEM

Existem algumas opções de HOSPEDAGEM em Anghiari, inclusive no próprio clube de pesca. Nós optamos em ficar no Hotel OLIVER. Este hotel fica 1km passando Anghiari em direção a San sepulcro. É fácil de localizar, basta cuidar o centro histórico de Anghiari, (foto ao lado), depois que se passar por este centro historio, o hotel fica no final da descida. Acho que sempre que se é bem tratado em um hotel é conveniente indicar, agora, quando tu MUITO bem tratado em um hotel é obrigatória a recomendação do hotel. (info@oliverhotel.it - www.oliverhotel.it)

hotel1.jpg

TRANSPORTE PARA RIO

Para quem esta de carro, basta selecionar o ponto do rio que quer pescar e seguir. Estacionar, fardar e pescar. Para quem estiver sem carro esqueça o táxi, ele tem que ser chamado de Arezzo e é muito caro. Pode-se combinar previamente com o pessoal do hotel a possibilidade de eles fazerem este serviço levando e buscando no rio. Ou ainda, pode-se pegar um ônibus que vai para San Sepulcro e descer na parada que tem uma rotula bem grande. Desta parada pose-se ir caminhando para o rio. A parada é na frente de um restaurante, basta descer e voltar caminhando em direção a rotula. Na rotula tem que entrar a direita. Siga caminhando por uma rua asfaltada, e no momento em que ela se bifurca segue a direita. Caminha-se mais umas 2 ou 3 quadras e acaba o asfalto. Por uma estradinha de terra tem que ir ate o final que acaba num entroncamento. Neste entroncamento tem que pegar a direito, andar 50 metros e entrar numa estradinha bem pequena a esquerda. Nesta estradinha mais uns 200 metros esta no rio.

O TURISMO

Alem da culinária da TOSCANA que é um show a parte, seguida do “Gelato” italiano, a cidade de Anghiari é de tirar o fôlego. Uma cidade medieval preservada praticamente igual em sua estrutura desde 1400 é uma viagem direta ao medievo europeu. O vinho típico da região é o Chianti e merece uma garrafa. É realmente muito bom, e melhor ainda se acompanhado com uma boa massa com ragu (guisado ou carne moída) de pato. A bisteca fiorentina também merece uma garfada.

toscana2.jpg

DICAS

LINKS

Para ir conhecendo um pouquinho mais sobre o rio Tevere segue alguns links:

http://www.flyfishingitaly.com/flyfishingi...3&Itemid=59

FLY SHOP

Pelo que vimos não existe Fly Shopp em Anghiari ou Arezzo. Desta forma, para aqueles que querem fritar o cartão de crédito como de costume existe as algumas lojas grandes em Milão em Roma, bem como, em Florença. Nesta cidade, o Fly Shopp é bom, bem equipado, completo, e o atendimento é muito bom. Falem com o Nicolo. O e-mail é nickoflyfish@hotmail.com.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 anos depois...

A gente a vezes pensa que tudo è so un passeio feliz...

Abito bastante perto e pesquei neste Tail Tevere River muitas vezes ...
Aquele dia nós tivemos muita sorte, a barragem desabou durante a noite, sem matar nenhum pescador.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.