Ir para conteúdo

Pega pampo ou não?


Celio

Postagens Recomendadas

  • Patrono

... não testei, mas tenho 100% de certeza de que pega :rolleyes:

tatui1.jpg

tatui2.jpg

tatui3.jpg

Não vou dizer que tenha sido criada por mim, pois me parece uma mosca "bastante óbvia", mas não vi nenhuma assim e não segui qualquer receita. Apenas desejei atar um tatuí e parti da pouca prática que tenho no atado e de algumas experiências que fiz com esse tipo de fibra

Ao atar aqueles EP Minnows, vc pega o jeito de como fazer essa fibra granhar volume e acho que essa, somada ao corte cuidadoso, foi a chave para essa mosca, que, principalmente molhada, fica extremamente parecida com o tatuí

Para terem uma idéia do tamanho, esse anzol é um owner octopus #1. A mosca ficou com uns 2,5cm, tirando as patas e o olho do anzol

- olhos do tipo dumbbell em tamanho micro, o menor que já vi

- "ovas" em craft fur laranja quente;

- patas de silicone glow;

- barriga de EP Fiber branco;

- dorso de EP Fiber cinza claro;

- linha de monofilamento incolor;

- para maiora resistência, passei um pouco de uma resina na cabeça e já nas fibras perto dela. Usei tuffleye, mas pode ser epoxi ou araldite sem problemas

Acho que posso melhorar, inclusive usando um anzol um pouco mais delgado e prateado

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala Eliane, tá parecendo mais um ursinho pelúcia kkkk mas acho que dá pra passar por tatuí sim. Só o olho de chumbo que tá ao contrário, teria que ser pra outro lado, para o anzol vir virado pra cima, para não agarrar na areia. Em qual praia vc vai testar a cria ? Ontem mesmo tava lendo revista que falava da eficiência de tatuís artificiais de isopor em pescarias de praia (acho que Pesca e Cia). Se isopor pega, esse seu aí com certeza pega!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
... não testei, mas tenho 100% de certeza de que pega :rolleyes:

Acho que posso melhorar, inclusive usando um anzol um pouco mais delgado e prateado

Valeu

Celio, cadê as imagens????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Fala Eliane, tá parecendo mais um ursinho pelúcia kkkk mas acho que dá pra passar por tatuí sim. Só o olho de chumbo que tá ao contrário, teria que ser pra outro lado, para o anzol vir virado pra cima, para não agarrar na areia. Em qual praia vc vai testar a cria ? Ontem mesmo tava lendo revista que falava da eficiência de tatuís artificiais de isopor em pescarias de praia (acho que Pesca e Cia). Se isopor pega, esse seu aí com certeza pega!!!

fala, meu amigo

A primeira idéia ao usar esse tipo de olhos é sempre fazer com que a curva do anzol aponte pra cima, como nas clouser deep minnows, mas nesse caso eu fiz ao contrário deliberadamente mesmo, pq esses olhos são levíssimos e jamais conseguiriam colocar a fisga do anzol pra cima, ainda mais que esse anzol é de arame grosso e pesado. Eu até tenho esses dumbbell eyes em vários pesos maiores, mas decidi usar esses pq, além de ficarem perfeitamente parecidos com os olhos dos tatuís, deixaram a mosca com uma caída bem lenta. Sim, eu já testei na banheira :natal_w00t:

Na minha época de pesca de praia, onde tudo começou :natal_tongue: , pegava muitos pampos e até corvinas com esses tatuís de poliuretano, brancos, com barriga pintada de laranja, recobertos com um tipo de grão/gliter não tão brilhoso, e com dois rabichos de corda de seda desfiada, um de cada lado

A minha idéia principal não é exatamente praia, mas sim a costeira e as lajes da região da boca da BG, onde já peguei bons pampos no jj e pegamos aqueles galhudinhos do relato nos deceivers. Porém, vou planejar sim umas tentativas na praia. Talvez ali na Praia do Diabo dê resultado

abração

Celio, cadê as imagens????

Opa, João

As fotos estão aí. Talvez na hora em que vc viu o imageshack estivesse fora do ar

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Luiz Pescador tudo bem como passou o Natal, :natal_cool:

provavelmente tem Tatuí sim este crustáceo esta em

todas as praias tropicais, existe uma espécie de Tatuí

muito parecida com um caranguejo muito pequeno que

vive junto com o lendário Tatuí OK. :natal_cool::natal_cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Por a casso já procurou ou a época que você teve

na praia não era época correta é que os crustáceos

aparecem mais na primavera e verão mais pode atrasar

de acordo com a lua e maré, na época do cruzamento e

com isto é mais fácil de ver os tatuis. :natal_cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ficou bem legal o tatui, se o pampo ver pega.

Eu tbm andei atando umas moscas pra pescar nas praias, tenho uma revista aqui que tem uma materia sobre pesca de praia na California com algumas moscas diferentes. Eu atei algumas imitações de sand crab como os da foto abaixo, agora só falta testar.Vou atar uns no estilo do seu tbm. Procurando na internet sobre atado de sand crab se encontra bastante coisa.

Esse que copiei, mais como não tinha estaz chenille laranja enrolei uma pena de marabou como se faz ao atar larvas de libélula.

http://www.flytyer.com/index.php?option=co...0&Itemid=83

p36_flyspg2007c.jpg

Abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

é isso aí, Moura

Os tatuís são conhecidos nos EUA como sand crabs, sand fleas ou mole crabs

Encontrei várias moscas por aí, mas muitas delas sem qualquer similaridade com o bicho. Essa aí que vc encontrou é bem legal. Eu mesmo pensei em atar algo nessa linha, fazendo a "casca" com uma camada de epoxi ou equivalente

Depois de eu testar esse aí que atei, farei novas experiências

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

:cool2:

Celio, pega sim!

Só não acho q dê pra usar no fly... Pelo menos

nas praias aqui de Natal as imitações de tatui são usadas com vara de praia e molinete

por que os pampos costumam pegar longe da arrebentação, entre 80 a até 200 metros :angry:

Então fica beeeem dificil usar no fly, uma pena!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:cool2:

Celio, pega sim!

Só não acho q dê pra usar no fly... Pelo menos

nas praias aqui de Natal as imitações de tatui são usadas com vara de praia e molinete

por que os pampos costumam pegar longe da arrebentação, entre 80 a até 200 metros :angry:

Então fica beeeem dificil usar no fly, uma pena!!

fala, Blat

mas aqui no RJ dá pra usar tranquilo, tanto na praia, onde os pampos costumam entrar na espuma, ou seja, a menos de 10m da areia, quanto nos costões, estando embarcado ou não, pois eles pegam colado na pedra

a gente pega muito pampo por aqui no jumping jig pequeno e nas gotchas. Só ainda não consegui testar esse tatuí (e um monte de outras iscas que fiz pros pampos) pq o meu companheiro de pesca tem um olho maior que o barco e só quer saber de tentar peixes de dois dígitos pra cima :p

porém, já andei pegando uns pampos-galhudos no deceiver e estou só esperando a oportunidade de acertá-los com esse tatuí

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Patrono

E aí Célio já testou???

Opa, Beto

Já coloquei o tatuí pra nadar e nisso ele foi muito bem. De cima do barco, pelo menos, fica idêntico a um tatuí, e o movimento é o mesmo que o do natural sendo balançado pelo movimento da água ... mas não fisguei nada com ele, o que não quer dizer que não funcione, pq nas mesmas ocasiões tb não fisguei com outras moscas

Já estamos há um bom tempo numa seca de condições boas de pesca por aqui, com muito frio, chuva e vento. Parece que no domingo agora conseguirei ir pescar e, se der, vou tentar uns pampinhos com essa e com outras moscas experimentais. O mar vai estar relativamente calmo, mas com umas ondinhas batendo nas pedras, condição ideal para a pesca desse peixe

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Célio,

Em setembro devo ir para ilha grande, sempre fico acampado por lá muito tempo e sempre pego muitos pampos em Lopes Mendes (o paraíso dos galhudos, nada grande) e principalmente no espaço entre parnaioca e aventureiro(pampos maiores +1kg), porém nunca pesquei com fly naquelas paragens, só peninha e got-cha(bait).

Essa sua mosquinha parece bem promissora e ideal para arremessar com equipo #4, estou muito interessado no resultado prático desse teste, porque, nadar já nadou, só falta o peixe.

Não deixe de nos passar o resultado, e o passo a passo :D .

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.