Ir para conteúdo

Pergunta pra quem entende


Mariz

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Bom pessoal, tô pensando em investir em um conjunto barco/motor/motor elétrico, visto que estou pescando mais ou menos uma vez por semana, sempre em represas razoavelmente grandes ( corumbá III e IV) e fazendo rapidamente os cálculos, sai bem mais barato comprar tudo do que alugar...uma vez que terei onde deixar a embarcação ( não precisarei transportar sempre que sair) e certamente ganho na liberdade de ir onde quiser e não depender de disponibilidade dos serviços de terceiros...bom , a lista de justificativas é grande, mas o conhecimento sobre o assunto é mínimo.

Logo, por acaso, algum dos senhores tem , já teve, conhece ou pode indicar boas opções para a compra?

Eu estou na dúvida entre barcos de alumínio de 5 ou 6 metros ( normalmente só pescamos em dois mais o piloteiro), e motores de popa de 15 ou 25 hp...

O que acham? O que sugerem? Ó dúvida cruel! Tem marca melhor? E o motor? Tem marca boa tb? Custo benefício? Putz...

Além disso tem o motor elétrico, que não sei nem de nome de marca , potência e coisa e tal.

Alguém saberia indicar o melhor conjunto?

Só pesco de fly, sempre em água doce e não pretendo ficar transportando o barco para lá e para cá...claro que ainda tem a tal carreta e tudo mais...

Se alguém puder ajudar eu agradeço!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Mariz

Se sua opção é um barco de alumínio simples e um motor de popa, indicaria o seguinte:

Motor:

Yamaha 25 HP - É confiável, manutenção fácil, grande rede de concessionárias e encontra-se peças praticamente em qualquer buteco. Ponto negativo: preço, é um pouquinho mais caro que os concorrentes, mas vale a pena. O 25hp tem boa potencia e não gasta muita gasolina, só é um pouco pesado, nada que a prática ou um parceito não resolva. Não escolheria um 15hp. Para navegar grandes distancias e com o pesado não compensa, além de ser lerdo gasta mais que o 25hp. Outra opção seria o Mercury Sea Pro 25/30, é um pouco mais em conta que o Yamaha. Quem tem gosta muito.

Barco:

Levefort Marujo 500 - http://www.levefort.com.br/embarcacao.php?IdEmbarcacao=20´

Possui borda alta e uma excelente navegabilidade em qualquer tipo de água. Além disso sua estabilidade é incrível tanto navegando quanto pescando. Pode-se movimentar a vontade em cima dele sem correr o risco de jogar o companheiro na água. Não é como aqueles barcos que parecem uma cama d'água. A desvantagem é que ele não é plataformado, mas você pode mandar a fábrica plataformar ou pescar sem plataforma mesmo, o que não chega ser um inconveniente. Se for pescar apenas em 2 o de 5m é o ideal, com o 25hp vira um corisco na água. Se quiser mais espaço opte pelo de 6 metros. Eu tenho um Squalus 600 da levefort é muito bom também, mas se fosse comprar um barco hoje compraria o Marujo, que na minha modesta opinião é o melhor casco que existe nesta categoria.

Motor elétrico:

Sem dúvida Minn Kota. Tenho um desde 94 e olha que já pesquei muito com ele. O único problema que deu foi uma falha na chave seletora. Mandei arrumar, nem foi necessário trocar a peça. Ele é mais caro do que os concorrentes (o dobro) mas vale a pena. Ficaria com um de 36lb no mínimo (tenho um de 36lb), mas se fosse comprar hoje pegaria um de 44lb. Escolha o normal, esse lance de marinização eu acho balela. Já os outros, Phanton e cia, tem a vantagem de serem descartáveis, quebrou compra outro e ainda não chega no preço do Minn Kota, dependendo do preço. Cumprem sua função. Depende quanto quer gastar.

Bateria:

No minimo de 100AH, sendo de bom alvitre adquirir uma de ciclo profundo. São mais caras mas vale a pena. Se tem a bateria tem que ter o carregador, escolha um de carga lenta e automático, são diversas as marcas.

Carreta:

Com para-choque traseiro removível para não estragar a parte elétrica (senão é ferro na certa) e guincho com catraca para puxar o barco. São várias as marcas, deve ter uma fábrica perto de você.

A grande vantagem de se ter motor de popa e elétrico é que se pode pescar em qualquer lugar onde conseguir um barco. Cabem em qualquer carro e vão para qualquer canto. É o que faço. Meu barco fica guardado onde eu uso e o motor/eletrico/bateria ficam em casa, assim não fico vinculado pescar em um lugar só.

Espero ter ajudado e se precisar de alguma coisa é só falar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Concordo com o MauVelho.

Nunca vi um barco melhor que o Marújo (nessa base de 5m e embarcação simples)...e olha que a linha é bem antiga....posso estar eganado, mas a Levefort ao longo dos anos só mudoua espessura da chapa e o estrado, o "jeitão" do barco é o mesmo tem séculos. É um senhor barco. Já peguei muita ventania em represa e o barquinho ficou firme, muito estável.

(barco legal também é o Karib da MetalGlass, mas ainda prefiro de longe o Marújo).

Eu iria de Mercury, só que o americano. Anda mais e bebe menos que os "Mercury Tohatsu". Não que os novos sejam ruins, mas pelo que passei, os "velhinhos" ainda fazem diferença. Já coloquei lado a lado um marujo com um mercury 25 americano e um outro barco (não sei indicar qual marca e modelo) com o mercury sea pro, o americano já arranca na frente e vai aumentando a distância até mandar parar. No final do dia o meu tanque tava com nível bem mais cheio e pescamos praticamente nos mesmos pontos.

Só tem um pepino: Mercury americano 25HP Não tem mais 0Km, só usado.

Um motor que anda muitíssimo bem e gasta muito pouco é o Suzuki. Tive um 15 e um amigo tem um 30 (só fala bem).

Se for levar em conta manutenção é Yamaha, tem peça em qualquer lugar e qq beirada de rio tem um caboclo que "fuça".

Se a verba permitir, Marfim Fly.

http://www.levefort.com.br/embarcacaoPopUp...2_DSCN21280.JPG.

Casco mais alto e a diferença de preço frente ao Marujo é pequena. O problema fica no $$$ do motor (de 25hp não fica legal).

putz barco!!! Pra pescador de bait ou fly é o que há!!! Plataforma na frente e atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Se a verba permitir, Marfim Fly.

http://www.levefort.com.br/embarcacaoPopUp...2_DSCN21280.JPG.

Casco mais alto e a diferença de preço frente ao Marujo é pequena. O problema fica no $$$ do motor (de 25hp não fica legal).

putz barco!!! Pra pescador de bait ou fly é o que há!!! Plataforma na frente e atrás.

Esse barco é show, já pesquei com ele em algumas oportunidades, é meu sonho de consumo. Amplo, estável e com muito espaço para guardar as tralhas. Para ele tem que ser um 40HP no mínimo. Se fosse compra um hoje colocaria um motor 40hp 4 Tempos, fica excelente e não gasta quase nada de gasolina. Porém o preço é bem elevado, saindo o conjunto completo mais de R$ 30.000,00. Se voce tiver um veículo bom e disposição para rebocar e lugar para guardar na residencia é o ideal. Se tiver que pagar marina é dureza, além do preço você fica vinculado a pescar em um só local, o que não ocorre com o motor de 25 como já citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Considere um Metalglass 5016 caso as represas usadas não sofram incidencia de ondas maiores que 30 cm quando mexidas. para motor de 25 vai muito bem. Ele ja vem com plataforma de proa o que é excelente para fly. Tenho este conjunto e não deixa a desejar. Caso possa investir mais em motor considre um 5014, sem reservas, excelente e bom preço.

http://www.metalglass.com.br/bigfish5016.htm

Sinceramente não acho o marujo estável para arremeço de fly. sua boca é de 1,30m com proa muito quilhada, bom para cortar ondas em navegação mas parado com vc aremessando em pé, não acho legal. A série metalglass 5014, 5016 são barcos de borad baixa com boca maior que 1,40m fundo chato quilhado, sendo o 5016, mais barato que o marujo e com vantagem da plataforma de proa, bem ampla e confotável.

Bateria recomendo a MOURA BOAT. Melhor custo beneficio do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Sinceramente não acho o marujo estável para arremeço de fly. sua boca é de 1,30m com proa muito quilhada, bom para cortar ondas em navegação mas parado com vc aremessando em pé, não acho legal.

Já pesquei e pesco muito com esse barco (marujo), fico de pé na proa, pulo, ando, faço o diabo, não sou uma pessoa leve e o barco nem se mexe. É um barco para todos os propósitos, mar, rio, represa, etc. Só não tem o conforto da plataforma.

Esse metalglass é muito bom também, além de ter o conforto da plataforma, mas fica limitado a pequenas represas e águas calmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gosto é gosto, então vamos ao meu:

Barco tenho dois, acho que para represas o melhor está aí bem pertinho de vc (Goias) Barcos CALAÇA

O meu primeiro é uma semi-chata com plataforma de 5m, ótimo para 2 pessoas, e motor de 25hp (acho que de 15 estaria ótimo tendo em vista o custo benefício). Agora, para vc acho que 6m é a melhor opção, aí sim um motor de 25hp cai bem.

O barco é soldado, isso é ótimo pois os barcos arrebitados fazem água com o tempo.

O meu segundo é um Marfim da Levefort, muito bom, para o mar ele é ótimo, pois a chapa reforçada ajuda muito. Mas tem um probleminha é arrebitado, poucos arrebites, mas é. Com o tempo vc terá que tapar os poucos arrebites que há.

Motor pra mim é YAMAHA

Obs: tenho um suzuki 30 que uso no mar, o bicho não quebra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aproveitando o embalo quero comprar um Yamaha 15hp...

Queria um 25 mas sou pequeno e fraco não vou aguentar colocar o bixo no barco... :(

alguem tá por dentro do preço pra me indicar onde tá barato?!....

Respondendo____________________

já tenho barco mas se fosse pegar trocar pegaria outro com plataforma bemmm grande.... é muito mais confortável!!!

o meu é parecido com este mas é quilha em V e não semi chato....

Pitbull%20500%20bico%20semi%20chato.jpg

Pitbull%20500%20Bico%20SemiChato%202.jpg

Pit bull 500 - saiba mais...

Barco é bom.

Muito estável....

Borda altíssima! bom d+ pra rio de corredeira e lugar de muita onda....

É legal que tem lugar pra guardar muita tralha...

A plataforma é boa e tem até cadeirinha...

A cor externa ajuda na aproximação dos pesqueiros... (camuflado)

A cor interna ajuda a diminuir o reflexo do sol no aluminio... esquenta menos que os comuns... (verde musgo)

Podia ser soldado (acho que hoje até fazem soldado),

O grande problema dele são as tampas dos viveiros e outros.... são de aglomerado... (um monte de lascas de madeira colada).... as do meu barco simplesmente desmancharam.... tive que refazer tudo... ficou uma merda e tenho que refazer dnovo...

Outro porém é o peso.... mais pesado que os concorrentes...

FotosMatoGrosso-barco.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Já pesquei e pesco muito com esse barco (marujo), fico de pé na proa, pulo, ando, faço o diabo, não sou uma pessoa leve e o barco nem se mexe. É um barco para todos os propósitos, mar, rio, represa, etc. Só não tem o conforto da plataforma.

Esse metalglass é muito bom também, além de ter o conforto da plataforma, mas fica limitado a pequenas represas e águas calmas.

tô contigo ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Senhores,

Não vou entrar no mérito dos barcos. Como já disse o JR: "Gosto é gosto..."

Mas existe um fator importante quanto ao motor de popa que é "o que polue menos".

Não quero ser aqui um "Eco-Chato", mas todos nós, inclusive os que frequentam este forom, estamos lutando por um planeta melhor, mais sadio, sem poluição, etc... etc... etc... e procuramos então fazer a nossa parte. Certo?

Então acho que é hora de a gente pensar em trocar os motores dois tempos pelos de quatro tempos, que são os que poluem menos.

São motores mais caros, mas são, além de menos poluidores, mais resistentes e mais duráveis.

E vamos pescar, "cumpanheiros".

Abraços.

Companheiro João. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rusllon,

Não gosto de indicar motores usados, mas ocorre que há motores com pouco uso e bom estado - e o que é melhor nunca viu água salgada na vida - nos clubes de pesca em represas. Em Ribeirão das Lajes sempre aparece uns motores com essas características, vale apena conferir.

Grande Jonny,

Concordo literalmente com vc, e essa será a minha meta para a próxima embarcação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

meu sonho agora é um Skate e uma saveiro trooper :cool2:

Se ganhar na mega mando vir um desse de avião primeira classe ahahhaahah

como as vezes vou sozinho em lugares q nao tem ninguem para ajudar preciso de um barco leve de verdade para erguer no braço e jogar na carreta.

Bid Jod é guerreiro - as vezes menos é mais.

Meu avô + o compadre dele cruzavam a represa do Capivari com ventos fortes e ondas grandes em um barco de 3,3 metros e motor de 4 hp Evinrude. O compadre morreu de cancer no pulmão aos 80 e cacetada e meu avô está vivo ate hoje matando seus acarás.

Acho que varéia muito daonde e como se pesca na escolha da embarcação e motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Puxando a deixa do João Emílio, o grande problema do motor 4 tempos é o peso !

A diferença de preço se paga com a economia de combustível, pra quem usa bastante o motor.

Acontece que os pescadores em geral estão acostumados com o motor de 25 HP 2 tempos Yamaha e o

compatível em termos de peso é o 20 HP 4 tempos Yamaha ou Evinrude.

Se alguém souber da existência de teste comparativo entre esses dois motores, por favor postem aqui no forum.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Mariz

Já tive o MARUJO ( é seguro, mas não é confortável, nem feito para pescar com mosca ); tive MARFIM simples e MARFIM MARINO (ambos excelentes, seguros, confortáveis, mas bastante pesados em relação aos concorrentes e mais caros); tive um ROBALO da Mogimirim e hoje tenho outro ROBALO da Mogimirim.

http://www.barcosmogimirim.com.br/

Para minha pescaria, não quero outra embarcação. Meu modelo é com plataforma na frente, tem borda alta, navega bem no mangue e no mar aberto (mar calmo). Na baía de Guaratiba, na volta sempre venta e ele se comporta bem na marolada (chegam a ter 0,80 cm).

Já tive motores de todas as marcas e não sou fã de nenhum. Motor de popa a melhor marca se chama: NOVO Eu uso dois anos, vendo e compro outro. Não quero nem saber se está bom ou ruim, se usei mais ou menos. Faz dois anos, vendo e compro novo. Nunca tive problemas com motor :ok

Atualmente uso o Mercury Japonês de 15hp (que na verdade tem 18hp) e é o meu segundo igual. Pega sempre na primeira puxada da cordinha (é assim que deve ser; é prá dar prazer, não sofrimento ou frustração). Fica meio lerdo, mas como não navego prá muito longe, não faz diferença.

Quando eu vender vou comprar um Yamaha e por uma simples razão: é mais leve! Eu posso pegar sozinho! Se é melhor ou pior, consome mais ou menos, não faço idéia e tb. quem tá comprando barquinho não pode estar preocupado se gastou 10 ou 15 litros de combustível.

Como vê, minha informação não é muito técnica, mas lastreada em mais de 40 anos de uso de barquinhos.

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Puxando a deixa do João Emílio, o grande problema do motor 4 tempos é o peso !

A diferença de preço se paga com a economia de combustível, pra quem usa bastante o motor.

Acontece que os pescadores em geral estão acostumados com o motor de 25 HP 2 tempos Yamaha e o

compatível em termos de peso é o 20 HP 4 tempos Yamaha ou Evinrude.

Se alguém souber da existência de teste comparativo entre esses dois motores, por favor postem aqui no forum.

Abraço

Exatamente, o problema é o peso. Se fosse para deixar montado no barco (lancha) o ideal é o 4 tempos, porém para carrega o motor para todo lado simplesmente não dá, é muito pesado. Tinha também um lance de que não podia deitar o motor de 4 tempos que o óleo vazava, não sei se é lenda ou não.

Mas que são extremamente economicos e silenciosos isso é fato.

Também queria ver esse comparativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quanto ao motor 4T também tinha interesse mas tb esbarrei na questão do peso.... sempre ouvi muito bem do honda 20hp 4T alguem conhece bem pra opinar???....

Jota...

Realmente tem gente que acha uns motores usados muito novos por preços lá embaixo, estas coisas de lazer tem muito isso... o cara vai pescar pela 1° vez, dá a sorte (ou azar!?) de pegar um isopor de peixe até a boca... na mesma semana compra barco, motor, carreta, carretilha, vara, iscas.... depois volta no dedo uma 10 vezes... vai fazer um rapel.... já muda seu hobby... vira alpinista ( até enjoar tb ) e vende tudo de pesca barato e com pouco uso....

sorte de quem encontra o cara.....

Como não conheço nenhum destes caras, vou seguir o pensamento do Luiz (que sou de acordo) pegar um novo...

mas tenho que usar por uns 5 anos... a cada dois anos não dá, não... srsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É vero, Maurício !

Parece que tem um lance desse que o óleo vaza...parece que tem lado certo pra transportar...

Na realidade queria poder comparar o motor 25 HP 2 tempos x 20 ou 25 HP 4 tempos x 25 Evinrude E-Tec 2 tempos (dizem que é muito econômico e não poluente) !

Quem sabe, algum amigo do fórum nos ajude !

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rusllon,

O meu Suzuki 30hp comprei usado e sempre trabalhou no mar. Todo ano ele passa por duas revisões com troca das peças críticas, que mesmo não tendo apresentado fadiga aparente são substituídas. Manutenção é tudo! Agora, se vc não tem tempo para realizar, ou mesmo um mecânico de confiança, é melhor comprar um novo mesmo. Mas assim mesmo, conheço um cara que gastou uma grana comprando o que há de melhor e nem saiu da Baía de Guanabara, chegou no ICRJ rebocado. Passou quase um ano brigando com a fábrica, pois eles alegavam que foi o combustível que casou o dano. O cara teve que mandar para análise o combustível, e só depois de muito stress ele teve seu motor consertado. Conheço um velho guia de C. Grande (Sr. Ormando) que tem ou tinha - pois não está mais no RJ - um Levefort com velho motor Yamaha 40 hp. O motor tinha muita folga (parecia uma escola de samba), recebia pouca manutenção, mas nunca nos deixou na mão, pesquei com Ormando por quase dois anos de 15 em 15 dias. Em fim, MANUTENÇÂO È TUDO!

Wladimir,

Esses motores E-Tec são economicos mesmo, o Célio tem um e faz a diferença, show de bola.

Agora, o grande barato do motor 4T é o silêncio e a baixa vibração. Já pesquei robalos com um guia que mantinha o motor ligado o dia todo, passando pelo pesqueiro na boa sem afugentar os peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Também achei muito bom o debate.

Gostei do barco que o Luiz indicou, agora só preciso do convite para que possa fazer um test drive na embarcação. :yahoo::yahoo::yahoo:

:lol: :lol: :lol:

Vc deixa de onda, pois o convite tá feito há muito tempo, inclusive com hospedagem 0800 aqui em casa... :p:p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Blz Jota... valeu pelas dicas... realmente manutenção é tudo, o problema do usado é este, achar um de confiança...

E com certeza o novo pode dar pau... como dizem nenem novo tb morre...

Mas acho que vou pegar um yamaha 15 2010... vi por 5690,00 na martinelli sem frete e com capa... se não achar mais barato vou pegar lá mesmo...

Alguem já achou mais em conta?! Mas tem que ser loja de confiança e 2010... meu antigo johnson veio da Martinelli tb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rusllon,

Veja nestas lojas

REAL MARINE - RJ

AV. INFANTE DOM HENRIQUE, S/N LOJA 12

MARINA DA GLORIA - RIO DE JANEIRO - RJ

CEP 20021-140

FONE: (21) 3235-6222 - FAX: 3235-6222

E-mail: luciana@realmarine.com.br

TRINCA NAUTICA

AV. BRASIL, 1211

SAO CRISTOVAO - RIO DE JANEIRO - RJ

CEP 20930-000

FONE: (21) 2580-4179 - FAX: 2580-4179

E-mail: trincanautica@superig.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Blz Jota... valeu pelas dicas... realmente manutenção é tudo, o problema do usado é este, achar um de confiança...

E com certeza o novo pode dar pau... como dizem nenem novo tb morre...

Mas acho que vou pegar um yamaha 15 2010... vi por 5690,00 na martinelli sem frete e com capa... se não achar mais barato vou pegar lá mesmo...

Alguem já achou mais em conta?! Mas tem que ser loja de confiança e 2010... meu antigo johnson veio da Martinelli tb...

Russlon

Como visto aqui, em cada cabeça uma sentença :p :lol:

Aliás, eu tive um parceiro de pesca que a onda dele era acertar motor....O motor estava ótimo, redondinho, mas bastava ligar e o cara ouvia uns barulhinhos, ou dizia que estava atrasado, ou que estava adiantado. E aí era certo: abria sua poderosa caixa de ferramentas, cheia de traquitanas que eu não tinha a menor idéia da serventia ( e ele fazia questão de dizer: essa chave é tcheca; essa outra foi um achado, que comprei numa oficina alhures... :lol: ) e começava a "acertar" o motor. E os outros barcos indo prá água, o sol esquentando...e o cara acertando o motor, ou trocando/limpando essa ou aquela peça que já estava no seu mapa de manutenção...Enfim, foi uma parceria que não deu certo. Não sei onde ele anda; espero que tenha aberto uma oficina :lol:

Como, pelo que sei você curte mais pescar (embora, segundo o JAPA, conheça mais de monkeys) que acertar motores, reitero o que lhe falei no post anterior: COMPRA NOVO!!!

Compra de qualquer marca, tanto faz. E caso possa comprar esse Yamaha, vai fundo. Ele é tão bom quanto qualquer outro, com a vantagem de ser mais leve. Onde pesco, em Barra de Guaratiba, vem sendo o preferido do pessoal.

Ah, e quanto à observação:

E com certeza o novo pode dar pau... como dizem nenem novo tb morre...

É verdade, só que o novo tem GARANTIA.

E outra coisa: minha experiência com a Martinelli tem sido boa e vc. pode dividir num monte de vezes.

E mudando de assunto, não esqueci a aquarela...Tô aguardando

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prezados,

Quando coloco ao amigo Rusllon a hipótese dele comprar um motor usado (em bom estado), faço isso com base no conhecimento que tenho dos equipamentos (motores de popa) e também nos anos de trabalho e estudo na área de manutenção predial e industrial.

Uma das coisas mais importante (e por isso é uma das últimas coisas que aprendemos nos cursos de manutenção) é o conceito de CONFIABILIDADE dos equipamentos e o quanto de confiável ele é.

Quando digo que manutenção é tudo, não digo como alguém que mexe em algo porque acha que sabe apertar um parafuso. Falo porque sei o quanto de força devo aplicar durante o aperto do parafuso, ou mesmo, quando devo substituí-lo (parafuso), ou ainda, quando devo descartar o aperto e consequentemente o equipamento.

Motor novo é bom, e recomendo sempre aos amigos que vão comprar um pela primeira vez, mas não utilizo o critério de tempo (data) para substituir o mesmo.

Eu acredito que melhor do que motor novo é um motor confiável.

Mas em que momento podemos dizer que o motor é confiável? Com certeza não é quando ele é novo ou porque possui uma garantia - no máximo o que a garantia vai lhe oferecer é a certeza de que o motor (novo) que apresentou problema, será consertado sem "ônus" para o proprietário. Um motor ou qualquer outro equipamento só é realmente confiável depois que este passa por testes que vão apresentar o verdadeiro grau de confiabilidade que podemos depositar sobre ele.

Sair de um ponto "A" em direção ao ponto "B" é o mínimo que um motor pode lhe oferecer, e para isso ele não precisa ser novo, mas sim confiável.

Estamos cercados de exemplos de coisas que compramos novas e não funcionam, geladeira é um exemplo, sua mulher fica enchendo o teu saco - não aguento mais essa geladeira, a vizinha do 101 comprou uma novinha, linda, bla, bla,bla - vc vai e troca a geladeira "velha" mais confiável e.... o resto vcs já sabem.

Por fim, há vários critérios para substituição de um motor de popa, eu particularmente utilizo o critério de confiabilidade em detrimento do critério do motor bom é motor novo, mas como foi dito anteriormente " cada cabeça é uma sentença" e deve ser levada em consideração ok:

Obs: Ligue para o Preto (mecânico da Represa de R. das lajes) e veja com ele se há alguma coisa boa por lá

Cel: 24 9833 6612

Oficina: 24 2431 1829

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Estes motores são realmente muito robustos, uso o meu quase todo final de semana, tudo bem que navego muito pouco, mas todos os problemas que tive até hoje não residiam no motor. Depois de uns três anos de uso o meu motor começou a engasgar, o levei no representante da mercury aqui mais próximo para fazer uma revisão. Ele trocou os ítens comuns como vela, filtro e óleo de rabeta, examinou o rotor da bomba dágua e não achou necessidade de trocar e limpou o carburador o qual não necessitava de limpeza, estava em estado de novo devido ao uso de gasolina aditivada.

Sabem onde estava o problema ????

Na mangueira do tanque de gasolina, ela possui um revestimento interno de um plástico fino que devido ao alcool existente na nossa gasolina se dresprende e restringe o fluxo.

Passaram-se mais 3 anos e novamente o motor voltou a falhar, cheguei a comprar todas as peças para fazer a revisão, mas além das peças tradicionais pedi o conjunto do acoplador da mangueira com o pescador do meu tanque, pois o tanque estava vazando algumas gotas de gasolina por ali quando eu o transportava no carro e deixando um cheiro insuportável por vários dias.

Não consegui marcar a revisão num sábado, então passei lá na loja e retirei as peças. Troquei o conjunto do pescador e simplesmente acabou o problema de falha no motor, ou seja, a válvula estava com problema.

Concluindo, são cinco anos e meio de uso com uma única revisão e o motor tá igual a novo, sempre pega na primeira puxada.

De curiosidade o meu motor é um Mercury 25 HPs do modelo americano.

Concordo em parte com o Luis, um motor novo é a melhor garantia de que não terá dor de cabeça, mas acho 2 anos um intervalo muito curto para substituição. Não pretendo trocar o meu tão cedo, nestes próximos meses vou fazer a revisão com a troca das peças que já comprei e bola pra frente !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Taí a resposta, vc confia e sabe dos problemas que podem vir a ocorrer em seu motor, conhece bem como ele trabalha e sabe até onde pode ir e extrair do motor. Você chegou ao ponto ótimo dele, ou seja, CONFIABILIDADE TOTAL.

Se vc quiser vender eu compro, pois vou pagar no máximo 70% do valor da NF, e estarei fazendo um ÓTIMO negócio. Agora 70% é o máximo que vc terá no equipamento que vc conhece e confia, pois se vc for trocar na revenda receberá no máximo 50% e lamba os beiços.

Vou dar só mais um exemplo:

a minha primeira moto foi uma Yamaha RS 125, moto fantástica, japonesa de nascença. Mas infelizmente não rendia nada, não andava tomava coro de CG. Parei com as revendas e coloquei a moto na mão de um senhor português lá em Bonsucesso. Fui recomendado por um outro motociclista apaixonada pelas maravilhosas RD 350 e que possuía a unica RD 400 do RJ. Pois bem, fui buscar a moto, ao ligar reparei que o som era outro, bem mais estridente e rápido. Ele simplesmente refez a mesa do platinado e colocou um platinado japonês. Resultado, acelerei tudo que podia, rindo atoa, não saia mais de cima da moto por nada vrummmmm... Isso tudo pra dizer que as revendas possuem os piores mecânicos que há, pois o bom mecânico arruma logo um monte de bico (serviço por fora) e logo depois monta a sua oficina.

Depois tive outras motos DT 180, CB 450, sempre colocando nas mãos de bons mecânicos. Com o tempo eu passei a fazer os serviços em minhas motos, retíca, descabonização etc.

Depois de passar um bom tempo sem uma moto e resolvi comprar uma Drag Star 650 da Yamaha ano 2005. Demorei quase um ano até encontrar a moto certa a um preço compatível.

Distante a um bom tempo do circuito de motos resolvi participar de um fórum que só trata das Drags. Descobri de tudo, desde as peças que podem ser substituídas por similares da Honda , mas que por serem de motos de baixa cilindradas são bem mais baratas, até que o óleo que a yamaha fabrica (YAMALUBE) é uma bosta, o que é pior eles recomendam este óleo para todas as motos. Mas antes de saber disso fui a uma revenda e fiz uma revisão, saí de lá fulo da vida, as marchas ficaram duras impossível de passar. Recorri aos amigos do fórum e descobri que era o tal do YAMALUBE que deixava o câmbio duro depois que o motor esquentava. Fui recomendado a usar o Motul 5150, e não deu outra, baixei o óleo no dia seguinte e coloquei o novo óleo e acabou o problema.

Fica a pergunta: por que a Yamaha recomenda esse óleo (YAMALUBE) para todas as suas motos?

Mas um exemplo: no mesmo dia em que coloquei a moto para revisão, vi que outra Drag estava na oficina. Vi que o dono estava transtornado, pois estavam cobrando pelo óleo que colocaram. Reparei o escudo do fórum que frequento no capacete do cara e resolvi chegar junto para saber o motivo da bronca. Ele me relatou que a moto era nova, comprada não faziam 3 meses e já estava ferrada - perguntei o motivo - ele falou que foi viajar no final de semana e simplesmente a moto travou. Rebocada para oficina foi constato que o motor bateu, mas como! a moto é nova. Conversando com um dos mecânicos ficou sabendo em OFF que o problema que gerou a quebra foi a falha na montagem do motor na fábrica. Pra resumir, ele só teve a moto consertada "sem custo", quando depois de brigar com todos da revenda e da fábrica, cansado mandou um email direto para o Presidente da Yamaha, o presidente entrou no circuito e madou realizar o serviço "sem custo". No dia em que eu estava lá os caras estavam cobrando dele o preço do tal óleo (YAMALUBE) referente a 1ª revisão causada pelo erro de fábrica.

Fiaca a pergunta: quantos não entubaram o preju até hoje, calados, pois ao perceberem que vão ficar falando com as paredes mandam fazer o serviço? - Ficar sem pescar! nem pensar.

Obs: a minha até agora não me deixou na mão, e olha que ela é uma 2005 com 14.000km rodados.

Ainda digo mais, é percebível que depois de um certo tempo muitas peças são modificadas ou mesmo retiradas com o intuito de baixar custos. É comum, também, a troca de peças de origem japonesa ou americana por peças tailandesa, coreana, chinesa com o mesmo intuito. Em suma, o motor que vc tanto confia hoje, pode não ser o mesmo daqui a dois anos.

O exemplo mais próximo é o da Shimano e seus molinetes, alguns como o Stradic deixaram de ser feitos no japão e passaram a ser feitos na Malásia. Quem conhece a qualidade sabe bem que não é o mesmo Stradic, é um engodo, e bem caro por sinal. Quem não sabe compra pensando que está renovando o velho e cansado molinete que deu tanto prazer em muitas pescarias sem te deixar na mão.

Fica aqui a última e grande pergunta: será que tudo isso não acontece com os motores de popa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Taí a resposta, vc confia e sabe dos problemas que podem vir a ocorrer em seu motor, conhece bem como ele trabalha e sabe até onde pode ir e extrair do motor. Você chegou ao ponto ótimo dele, ou seja, CONFIABILIDADE TOTAL.

Se vc quiser vender eu compro, pois vou pagar no máximo 70% do valor da NF, e estarei fazendo um ÓTIMO negócio. Agora 70% é o máximo que vc terá no equipamento que vc conhece e confia, pois se vc for trocar na revenda receberá no máximo 50% e lamba os beiços.

Vou dar só mais um exemplo:

a minha primeira moto foi uma Yamaha RS 125, moto fantástica, japonesa de nascença. Mas infelizmente não rendia nada, não andava tomava coro de CG. Parei com as revendas e coloquei a moto na mão de um senhor português lá em Bonsucesso. Fui recomendado por um outro motociclista apaixonada pelas maravilhosas RD 350 e que possuía a unica RD 400 do RJ. Pois bem, fui buscar a moto, ao ligar reparei que o som era outro, bem mais estridente e rápido. Ele simplesmente refez a mesa do platinado e colocou um platinado japonês. Resultado, acelerei tudo que podia, rindo atoa, não saia mais de cima da moto por nada vrummmmm... Isso tudo pra dizer que as revendas possuem os piores mecânicos que há, pois o bom mecânico arruma logo um monte de bico (serviço por fora) e logo depois monta a sua oficina.

Depois tive outras motos DT 180, CB 450, sempre colocando nas mãos de bons mecânicos. Com o tempo eu passei a fazer os serviços em minhas motos, retíca, descabonização etc.

Depois de passar um bom tempo sem uma moto e resolvi comprar uma Drag Star 650 da Yamaha ano 2005. Demorei quase um ano até encontrar a moto certa a um preço compatível.

Distante a um bom tempo do circuito de motos resolvi participar de um fórum que só trata das Drags. Descobri de tudo, desde as peças que podem ser substituídas por similares da Honda , mas que por serem de motos de baixa cilindradas são bem mais baratas, até que o óleo que a yamaha fabrica (YAMALUBE) é uma bosta, o que é pior eles recomendam este óleo para todas as motos. Mas antes de saber disso fui a uma revenda e fiz uma revisão, saí de lá fulo da vida, as marchas ficaram duras impossível de passar. Recorri aos amigos do fórum e descobri que era o tal do YAMALUBE que deixava o câmbio duro depois que o motor esquentava. Fui recomendado a usar o Motul 5150, e não deu outra, baixei o óleo no dia seguinte e coloquei o novo óleo e acabou o problema.

Fica a pergunta: por que a Yamaha recomenda esse óleo (YAMALUBE) para todas as suas motos?

Mas um exemplo: no mesmo dia em que coloquei a moto para revisão, vi que outra Drag estava na oficina. Vi que o dono estava transtornado, pois estavam cobrando pelo óleo que colocaram. Reparei o escudo do fórum que frequento no capacete do cara e resolvi chegar junto para saber o motivo da bronca. Ele me relatou que a moto era nova, comprada não faziam 3 meses e já estava ferrada - perguntei o motivo - ele falou que foi viajar no final de semana e simplesmente a moto travou. Rebocada para oficina foi constato que o motor bateu, mas como! a moto é nova. Conversando com um dos mecânicos ficou sabendo em OFF que o problema que gerou a quebra foi a falha na montagem do motor na fábrica. Pra resumir, ele só teve a moto consertada "sem custo", quando depois de brigar com todos da revenda e da fábrica, cansado mandou um email direto para o Presidente da Yamaha, o presidente entrou no circuito e madou realizar o serviço "sem custo". No dia em que eu estava lá os caras estavam cobrando dele o preço do tal óleo (YAMALUBE) referente a 1ª revisão causada pelo erro de fábrica.

Fiaca a pergunta: quantos não entubaram o preju até hoje, calados, pois ao perceberem que vão ficar falando com as paredes mandam fazer o serviço? - Ficar sem pescar! nem pensar.

Obs: a minha até agora não me deixou na mão, e olha que ela é uma 2005 com 14.000km rodados.

Ainda digo mais, é percebível que depois de um certo tempo muitas peças são modificadas ou mesmo retiradas com o intuito de baixar custos. É comum, também, a troca de peças de origem japonesa ou americana por peças tailandesa, coreana, chinesa com o mesmo intuito. Em suma, o motor que vc tanto confia hoje, pode não ser o mesmo daqui a dois anos.

O exemplo mais próximo é o da Shimano e seus molinetes, alguns como o Stradic deixaram de ser feitos no japão e passaram a ser feitos na Malásia. Quem conhece a qualidade sabe bem que não é o mesmo Stradic, é um engodo, e bem caro por sinal. Quem não sabe compra pensando que está renovando o velho e cansado molinete que deu tanto prazer em muitas pescarias sem te deixar na mão.

Fica aqui a última e grande pergunta: será que tudo isso não acontece com os motores de popa?

Até concordo com muitos dos seus argumentos, pois são pertinentes e bem defendidos...Inclusive, o exemplo da Shimano (que eu e quem acompanha o mercado tem conhecimento) é incontestável. Pior ainda a G.Loomis, que foi vendida prá Shimano e os caniços agora são feitos no reino de xing-ling (umas bostas) e vendidos com preços americanos. Nesse caso, não me desfaço dos meus G.Loomis (todos de spinning) por nenhum preço. Só que caniço não enguiça, pô! No máximo, quebra! :lol: :lol: E se depois de muito tempo de uso quebrar no meio da pescaria, eu não fico enguiçado no meio do mar...

Bem, na verdade não voltei a postar para defender os meus argumentos, pois isso é uma conversa sem fim, mas sim para observar que CARACA!!!! :lol: : Você adora mecânica, ficar consertando, acertando...Basta ler o que vc. escreveu sobre as motos (que prá mim é grego) prá constatar o motivo de você defender um bom usado...Você curte o lance da manutenção, igual ao meu ex-sócio que mencionei... :lol:

Na boa e na paz...cada qual com seu cada qual...Eu não posso nem ver mecânico, que já fico arrepiado...De motor de barco, então...O turminha 171, mal-treinada e picareta! Via e vejo coisas do arco-da-velha. E pior era quando tinha lancha lá em Itacuruçá...Na minha nenhum daqueles #$@ meteu a mão!

Aliás, quando eu ainda tinha carro (desisti da idéia há 4 anos) fazia a mesma coisa. Comprava novo, colocava gasolina e trocava o óleo nas datas certas e mantinha os pneus na pressão correta. Quando o carro fazia 35 mil km (independente do tempo de uso, se pegou chuva, se só rodou na cidade) era anunciado e vendido. Assim foi com mais de 20 carros ao longo da vida. De todas as marcas, modelos, baratos, caros, simples ou luxuosos...Assim como os motores dos barcos, tanto fazia... :lol: ...Sabe quantas vezes um carro enguiçou comigo? Nenhuma! Sabe quantas vezes eu fui ao mecânico? Nenhuma. Só ia a Autorizada deixar o carro para a primeira revisão e naõ fazia a seguinte. Nunca entrei numa oficina mecânica e, agora é que não vou mesmo, pois não pretendo voltar a ter carro...Muito melhor alugar, ainda mais da forma suave como dirijo :lol: :lol:

:lol: :lol:

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Luiz... se eu fosse vc compraria um carro novamente, está com redução do IPI, aproveita......

E com 35mil km venderia pra mim com preço bem defasado, pq foi muito usado, ok!? :yahoo::yahoo:

Vamos às conclusões, há excessões como já foram postadas, mas no geral é o seguinte...

Quer não se preoculpar com nada? Nem com manutenção, nem com o bolso?!

compra carro zero e vende com 35mil rodados, compra motor de popa e troca com dois anos... Vc não vai perder tempo com nada, só muntar em cima e andar mas gasta-se um mundareu de grana na compra...

Quer ter um pouco de atenção com manutenção preventiva e com o bolso?!

Pesquise um pouco e procure um carro bem conservado, com baixa km e sempre faça a manutenção preventiva, procure mais um pouco, encontre um motor bem conservado, troque as peças mais importantes e reserve sempre uma parte do seu tempo para fazer uma manutenção preventiva... Não vai fazer grandes investimentos e manter seu caixa bem equilibrado, mas precisará comprometer algum tempo pra isso.......

No momento o motor vou seguir a opção 1... mas só troco depois de uns 5 anos no mínimo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Serginho,

Esse seu motor está fora de linha, ou seja, não será mais fabricado.

Quando isso ocorre, é comum que as peças fiquem mais caras e com o tempo sumam do mercado, ou ainda, que sejam fabrifadas por outros que não se comprometam muito com a qualidade. Portanto, comece a pensar em substituir a sua máquina, pois o tal índice de confiabilidade começe a ficar comprometido.

Outra coisa, dê uma olhada no manual e veja qual é o limite para substituição do rotor da bomba dágua. Caso já tenha passado o momento certo para substituição TROQUE!, mesmo que o "mecânico" ache que não é necessário.

Por fim, nossos motores de 2 tempos (sem injeção eletrônica) sofrem com o combustível (gasolina+alcool), já que foram desenvolvidos somente para gasolina. Talvez a melhor opção, neste caso, seja a gasolina podium.

E vamos deixar de blá blá blá e vamos pescar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Serginho,

Esse seu motor está fora de linha, ou seja, não será mais fabricado.

Quando isso ocorre, é comum que as peças fiquem mais caras e com o tempo sumam do mercado, ou ainda, que sejam fabrifadas por outros que não se comprometam muito com a qualidade. Portanto, comece a pensar em substituir a sua máquina, pois o tal índice de confiabilidade começe a ficar comprometido.

Outra coisa, dê uma olhada no manual e veja qual é o limite para substituição do rotor da bomba dágua. Caso já tenha passado o momento certo para substituição TROQUE!, mesmo que o "mecânico" ache que não é necessário.

Por fim, nossos motores de 2 tempos (sem injeção eletrônica) sofrem com o combustível (gasolina+alcool), já que foram desenvolvidos somente para gasolina. Talvez a melhor opção, neste caso, seja a gasolina podium.

E vamos deixar de blá blá blá e vamos pescar

Jota, com certeza no dia em que começar a me dar problema e ficar difícil se achar as peças terei de trocar, mas por enquanto o motor está me atendendo muito bem. Já comprei o rotor, que com certeza será substituído na próxima revisão. Comprei este motor depois de ver o exemplo do LAP que tinha um destes comprado usado e que lhe proporcionou pescarias por dez anos sem problemas, sendo substituído pelo upgrade de embarcação. A assistência técnica é em Buzios, a 30 KMts do clube, o que faz com que no meu iate a maioria dos sócios opte por motores Mercury.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.