Ir para conteúdo

Rio São Francisco no Fly - Novembro de 2009


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Rio São Francisco no Fly – Novembro 2009

Neste final de semana resolvemos ir atrás dos Dourados no Rio São Francisco. O time foi formado por mim, Juarez Juvenal e o Márcio. Utilizamos dois barcos, revezando sempre a dupla e um pescador solitário. Pescamos exclusivamente com equipamentos de fly.

Amanhecendo próxima a ponte da BR-040

p6220130-2.jpg

O trecho escolhido fica entre a cidade de Três Marias e Pirapora. O rio nessa região possui águas cristalinas, profundidade média de uns três metros, fundo rochoso e corredeiras bravas.

PB130039-2.jpg

O local é perfeito para a prática da pesca com mosca ou com iscas artificiais.

SANY7792-1.jpg

SANY7790-1.jpg

Infelizmente o rio continua sendo muito judiado por redes, tarrafas, espinhéis, arpão e matança subaquática. Então, para não nos estressarmos com essa palhaçada toda escolhemos esta data para irmos, pois tivemos informação que a partir de novembro só seria permitido o pesque e solte por parte dos amadores. Valeu muito, pois quase não tinha ninguém no rio. Mesmo assim ainda vimos uns sacanas tarrafeando próximas as comportas.

Saída de água das máquinas

p9150078-1.jpg

A pescaria:

As matrinxãs estavam demais. Nunca vi tantas como dessa vez. Sempre que arremessávamos abaixo das árvores vinha pelo menos uma para dar as caras.

PB040172-1.jpg

Por se tratar de matrinxã, podemos dizer que foram capturados exemplares de muito bom porte.

PB040171-3.jpg

PB060176-1.jpg

PB040166-1.jpg

Apesar de termos algumas ações de grandes dourados, por motivos diversos, só conseguimos tirar peixes modestos:

SANY7798-1.jpg

PB060186-1.jpg

PB040165-1.jpg

A briga

SANY7794-1.jpg

Já utilizamos serviços de alguns piloteiros na região. Este aí é o Marquinho que tem nos atendido ultimamente com qualidade e ótimo conhecimento do rio.

p6200098-1.jpg

Aves:

p8080107-3.jpg

SANY1169-1.jpg

Foto de mais alguns peixes:

PB060181-1.jpg

SANY7786-1.jpg

SANY7788-1.jpg

SANY7803-1.jpg

Enfim a pescaria foi boa, com ação de alguns grandes dourados que, como disse anteriormente, não quiseram pousar para as fotos.

As matrinxãs este ano estão em grande quantidade, fazendo a alegria do pescador.

Para quem quiser ir, ainda dá tempo, pois, pelo visto a água deverá ficar ainda com uma cor boa (sem sujar) até possivelmente meados de dezembro.

Material utilizado:

Como estávamos atrás dos grandes dourados, utilizamos o tempo todo linha de tiro sinking com afundamento extra rápido. Conjunto #8 e moscas entre 13 e 17 cm trabalhando em profundidades que variavam entre 1 a 4 metros.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Marcelo, você deitou e rolou, lindas matrinchãs e dourados. A pesca no fundo aumenta as chances de se achar os grandes, mas na superfície é espetacular pela quantidade de ataques. Vocês não usaram linha float e popers ou atractors ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Marcelo

Que beleza de matrinchãs! E os dourados tb. estão bem parrudos!

E que coisa boa saber que a água ainda está clarinha apesar das últimas chuvas.

Estou doido para voltar lá, o que espero que possa ocorrer muito em breve.

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mandou muitíssimo bem mesmo, Marcelo!!! Parabéns, linda a sua pescaria. E taí os peixes que eu e serginho deixamos sem molestrar pra ti hehehe, viu Serginho kkk ? Tivemos muitas ações de matrinchãs e dourados desse porte (fomos 2 semanas antes de ti), porém faltou as pecinhas de trás mostrarem mais serviço kkkk. Pena que os douradões que vc queria não quiseram morder, mas faz parte. Isso só aumenta a vontade de voltar lá de novo. E de novo. E de novo hehehe. Aquilo lá é muito bom!!! Só vc pescou (só vi suas fotos) ?. E seu parceiro ? Qdo vc for de novo, e se for algum fds, dá um toque, que podemos marcar de pescarmos junto. Daqui do Rio é moleza pura dar pulinho aí de busun noturno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Show de bola!!!!!!!!!!!!

Usaram só streamers Marcelo?

Mariz,

Em um dos dias, por aproximadamente uma hora eu utilizei popper e linha floating para ver se atraía algum bom dourado como ocorreu nessa mesma época no ano de 2007. Mas, infelizmente além de não seduzi-los, o popper assustou até as matrinxãs. Então voltei aos streamers.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Marcelo, você deitou e rolou, lindas matrinchãs e dourados. A pesca no fundo aumenta as chances de se achar os grandes, mas na superfície é espetacular pela quantidade de ataques. Vocês não usaram linha float e popers ou atractors ?

Sérgio,

A mesma resposta do Mariz, eh,eh,eh!

Em um dos dias, por aproximadamente uma hora eu utilizei popper e linha floating para ver se atraía algum bom dourado como ocorreu nessa mesma época no ano de 2007. Mas, infelizmente além de não seduzi-los, o popper assustou até as matrinxãs. Então voltei aos streamers.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Linda pescaria Marcelo! As matrinxãs estão lindas e parrudas, isso aí nos grilos deve ser show!

Pesacaram com Tubes?

Parabéns a dupla!

Vasconcellos,

Acho que a pegada da matrinxã nas imitações de insetos e frutinhas deve ser muito bacana, porém não é muito nossa praia pescar com drys ou terrestrials, portanto nem tentamos.

Não, não pescamos com tubes mas com streamers mesmo.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Mandou muitíssimo bem mesmo, Marcelo!!! Parabéns, linda a sua pescaria. E taí os peixes que eu e serginho deixamos sem molestrar pra ti hehehe, viu Serginho kkk ? Tivemos muitas ações de matrinchãs e dourados desse porte (fomos 2 semanas antes de ti), porém faltou as pecinhas de trás mostrarem mais serviço kkkk. Pena que os douradões que vc queria não quiseram morder, mas faz parte. Isso só aumenta a vontade de voltar lá de novo. E de novo. E de novo hehehe. Aquilo lá é muito bom!!! Só vc pescou (só vi suas fotos) ?. E seu parceiro ? Qdo vc for de novo, e se for algum fds, dá um toque, que podemos marcar de pescarmos junto. Daqui do Rio é moleza pura dar pulinho aí de busun noturno.

Kensuke,

Até que os douradões que queríamos morderam sim as moscas mas, hora cortavam a linha na pedra, no dente (mesmo com empate de 15 cm), escapavam no salto e outros "azares" que não nos permitiram colocar as mãos nele.

Pescamos eu, o Márcio e o Juarez Juvenal, todos de fly. Porém o Juarez Juvenal acabou curtindo a pescaria do seu jeito e não fez questão de sair em fotos. Revezamos o trio em dois barcos formando sempre uma dupla e um solitário.

Vamos marcar sim, só não sei se terei folga para ir neste ano. Qualquer coisa entramos em contato.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Kensuke,

Até que os douradões que queríamos morderam sim as moscas mas, hora cortavam a linha na pedra, no dente (mesmo com empate de 15 cm), escapavam no salto e outros "azares" que não nos permitiram colocar as mãos nele.

Pescamos eu, o Márcio e o Juarez Juvenal, todos de fly. Porém o Juarez Juvenal acabou curtindo a pescaria do seu jeito e não fez questão de sair em fotos. Revezamos o trio em dois barcos formando sempre uma dupla e um solitário.

Vamos marcar sim, só não sei se terei folga para ir neste ano. Qualquer coisa entramos em contato.

Abraços,

Que size eram esses grandes, alguma idéia ? E vcs tentam eles junto à margem ou no meião ? É que até agora, nas poucas vezes que fui lá, não consegui ainda fisgar no fly nenhum que fosse muito expresssivo, máximo uns 4~5kg (não que esteja ruim, mas um de dois dígitos é dois dígitos né hehehehe), mas ao mesmo tempo, no bait, já bati na trave com alguns bitelos na faixa dos 10kg ou mais, mas sempre no meião, nunca nas margens. Mas mesmo sabendo que tem desses bitelos no rio e insistindo com fly com sinking bravo e pelo meião, só entrava os menores de até uns 5kg. E nas margens, só até uns 3~4kg, apesar que o piloteiro falava que de vez em qdo tem sim surpresas boas mesmo nas margens, mas me pareceu que o meião era mais propício aos grandes, ainda mais que se livra da concorrência quase desleal da qtd de pequenos que devoram tudo nas margens, não dando oportunidade aos maiores e mais espertos. Daí a curiosidade de saber como o amigo faz pra dar certo tb no fly com os douradões. Se puder nos contar um pouco da técnica, agradeço e muito. Aí quem sabe na próxima...

Qto a este ano, já era pra mim tb. Agora só ano que vem, infelizmente. Uma pena. Gosto muito de lá. Pra mim, em água doce, um dos melhores custo/benefício do país. Sorte sua ter quintal assim pertinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Que size eram esses grandes, alguma idéia ? E vcs tentam eles junto à margem ou no meião ? É que até agora, nas poucas vezes que fui lá, não consegui ainda fisgar no fly nenhum que fosse muito expresssivo, máximo uns 4~5kg (não que esteja ruim, mas um de dois dígitos é dois dígitos né hehehehe), mas ao mesmo tempo, no bait, já bati na trave com alguns bitelos na faixa dos 10kg ou mais, mas sempre no meião, nunca nas margens. Mas mesmo sabendo que tem desses bitelos no rio e insistindo com fly com sinking bravo e pelo meião, só entrava os menores de até uns 5kg. E nas margens, só até uns 3~4kg, apesar que o piloteiro falava que de vez em qdo tem sim surpresas boas mesmo nas margens, mas me pareceu que o meião era mais propício aos grandes, ainda mais que se livra da concorrência quase desleal da qtd de pequenos que devoram tudo nas margens, não dando oportunidade aos maiores e mais espertos. Daí a curiosidade de saber como o amigo faz pra dar certo tb no fly com os douradões. Se puder nos contar um pouco da técnica, agradeço e muito. Aí quem sabe na próxima...

Qto a este ano, já era pra mim tb. Agora só ano que vem, infelizmente. Uma pena. Gosto muito de lá. Pra mim, em água doce, um dos melhores custo/benefício do país. Sorte sua ter quintal assim pertinho.

Kensuke,

Peixes que beiravam os dois digítos, nada maior que isto.

O Chico não é quintal de casa, pois infelizmente ando 700 km para chegar lá.

Tô mandando uma MP para você.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Kensuke,

Peixes que beiravam os dois digítos, nada maior que isto.

O Chico não é quintal de casa, pois infelizmente ando 700 km para chegar lá.

Tô mandando uma MP para você.

Abraços,

É desses que eu quero tb ehehehehe, e se possível 2 dígitos, claro. Pensei que Poços fosse mais perto de TM. E obrigado pelas dicas, valeu mesmo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.