Ir para conteúdo

Edição de filmes


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Acabei comprando uma Sony DCR-HC28, meu amigo Kensuke até me informou que sai de linha, mais como eu tbm já estou saindo de lina, tudo bem.

Agora começaram os problemas, passar para o micro, editar etc...

Me informaram que tenho que instalar uma placa de captura, agora meu micro é um Positivo Pentium 4, CPU 3.20 GHS, 1.512 memória ram, disco rígido 80 GB, sera que é suficiênte para istalar esta placar e fazer uma edição numa boa? ou tenho que aumentar essa memória? ou esquecer essa tal de memória e deixar cair no esquecimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gama,

Não conheço nada da 28, mas acho que não deve ser muito diferente das demais. Veja se ela possui um cabo de conexão USB, usado para transfirir o filme para o PC. Leia bastante o manual da máquina e instale os programas da mesma no PC. O programa da Sony ajuda na transferência do filme. Não há necessidade de placa de captura, a transferência se dá através do cabo USB.

Obs: leia bastante o manual

Quanto ao seu PC, veja bem, vc não está mal, mas em se tratando de imagens (filmes) quanto mais atualizado ele for melhor. Logo, não espere dele muita qualidade e/ou velocidade. pode ser que ele trave, pois os calculos para imagens são pesados e alguns travam nesta hora, mais isso é outro assunto, por enquanto tá bom. Qual é sua placa de vídeo?

Faça a transferencia do filme para o PC.

Obs: há duas opções de compreção de vídeo DV e MPEG-2 (MPEG requer muito menos espaço no disco). Logo utilize o MPEG para comprimir as imagens e gravalas em seu PC.

Obs2: leia bastante o manual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Jota, vou entrar pra faculdade e aprender tudo isso... :lol: nos estamos em agosto, lá pro final de dezembro/princípio de janeiro consigo editar meus filmes... ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ja falei, Gama. A 28 não tem conexão USB. Só IEEE1394 (Firewire). Logo, vc vai ter que instalar uma placa Firewire no seu micro para baixar o video. Não use place de captura AV (analógico). Vai perder muito da qualidade digital das filmagens. Use a Firewire (saída digital). Vai precisar comprar tb o cabo Firewire se bem que geralmente já vem com a placa. Prestar atenção que o lado que vai pra filmadora tem que ser de 4 pinos (existe tb de 6 pinos). O lado que vai pra placa tem que ser conforme o pino que tá nela, seja 4 ou de 6 pinos. Feito isso, é super simples. Uma vez conectada a filmadora no PC via firewire, o PC irá reconhecer o novo dispositivo e aparecerá um painel de comandos e todo o comando das operações passa a ser toda feita no próprio PC (play, stop, ff, pause. etc.etc). Não precisa mexer nada na filmadora. Apenas colocar fita e ligar a máquina e o cabo no PC. A transferência é feita em tempo real. Se a fita tem 1hr de gravação, vai levar 1hr pra baixar seu conteúdo pro micro (diferente dos disquinhos DVD, que descarregaria bem mais rápido). Depois de baixado no PC, é só editar a gosto seja com o programa rudimentar que já vem com a filmadora ou com algum outro mais elaborado e fazer a cópia com a qualidade que vc queira para a mídia que vc escolher (dvd, p.ex.). Como disse o Jota, nada como ler bem o manoelzinho. Boa sorte!!!

Eu não tenho paciência pra editar, logo nunca editei. Mas já baixei conteúdos da filmadora via firewire e gravei em DVD, sem nenhuma edição. Ficou legal o resultado, não perdeu nada da qualidade da imagem. Mas hj em dia não uso mais o PC. Faço cópias pra dvd direto com gravador de dvd de mesa. Acho muito menos porre. E a qualidade fica ainda melhor. Só faria a transferência via PC caso fosse editar. Mas não é o meu caso.

O Jota é fera em edição. Uma vez que vc tenha baixado o que foi filmado com mini-DV pro PC, o passo seguinte, a edição, é melhor ver com ele. Como fazer, qual programa usar, qual capacidade do micro vai precisar, qual compressão escolher pra gravar depois em dvd, como colocar musiquinha no fundo, como eliminar macacos.... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É verdade, a 28 não tem USB, agora entendi porque da placa. Isso mesmo hahahaha computador é FD!

Vc vai precisar comprar a placa Firewire, mas não fique preocupado, não é caro. Vc tem duas opções: tentar trocar a câmera por um modelo mais acima (acho que não há mais nenhum modelo de mini-DV no mercado, só a 28!) ou colocar a firewire.

O kensuke já deu a dica de como comandar a transferência para o PC, é só seguir a dica.

Editar não é nada fácil, existem vários tipos de programas de edição, mas vc já pode ir se ambientando usando o Windows movie maker

que vc encontra no Iniciar/programas/acessorios/... Ele é bem básico, e serve muito bem para aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ok Jota, fiz essa pergunta se a capacidade do meu micro é sufíciente, porque tenho o programa "Pinnacle" mais me parece muito pesado, e realmentre a filmadora não vem com o cabo USB, por isso tenho que istalar uma placa de captura, amigos meu dizem que esta en torno de R$ 250,00 a R$ 350,00.

De qualquer forma tenho que conseguir um cabo USB, mais no manual tem alguma coisa sobre conectar a fil... no computador...

Esse cabo é conectado na filmadora no mesmo local A/V ou na saido de link?

No mais vou quebrando a cabeça por aqui, até acha uma solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gama, pela enésima vez..... a sua filmadora NÃO TEM SAÍDA USB. Esquece USB. Não adianta vc comprar cabo USB. E esquece tb placa de captura AV, que é caro e não vai te servir. É pra captar de aparelhos analógicos tipo filmadora antiga VHS/8mm ou do prórpio aparelho de vídeo VHS. No seu caso, vc vai captar direto digital-digital, nada de pegar sinal analógico da saída AV. E neste caso vc precisa comprar é placa Firewire. Sua filmadora tem saída Firewire (além do AV que vc usa pra conectar a filmadora na TV). Custa barato, no máximo uns R$50. A saída i-link a que vc se refere é outra coisa. Nada a ver. É pra comandar periféricos tipo microfone. Vc vai conectar o cabo firewire na saída firewire ou IEEE1394, que é a mesma coisa. Firewire é apenas apelido da conexão IEEE1394.

http://www.boadica.com.br/query04.asp?Clas...iaX=25&XT=4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Off-topic...

Kensuke se lembra daquele PC que deixou comigo?

Isso mesmo, aquele K6III/450 Mhz?

Pois bem, está fazendo a felicidade de um aluno meu agorinha mesmo no laboratório. Vou presentá-lo ao Roger e meu desejo é que com ele, o rapaz se turne um bom técnico.

Obrigado! ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O kENSUKE ESTÁ CORRETO ok:

Não há necessidade de placa de captura. Isso só serve para analógico, ou seja, vidocassete.

A sua máquina é digital (Sony28), logo o envio é direto, sem a necessidade de placa de captura.

Placa de captura serve para transformar video analógico em digital, ou seja , VHS para MPEG.

A sua máquina é digital p/ digital, ou seja, DV para DV e/ou MPEG.

Esquece o USB e pede o Firewere.

O programa Pinnacle é ótimo, mas é bem provável que vá travar o seu micro, pois ele pede muito da máquina na hora de reenderizar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ok Jota, tem um amigo com mesmo micro meu, com o programa pinnacle, e na tal reenderisação demora um pouco, teve que aumentar para 2 GB de memória, e acho que no precessador...

Mais acho que agora está tudo Ok, é só achar essa tal placa Firewire, por aqui é meio que problemático e caro, vou recorrrer a uns amigos que tenho técnico em informática...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.