Ir para conteúdo

Trutona selvagem paranaense


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Ainda bem que não falaram o nome do rio.

Belo exemplar, agora, tem que pedir para o tal Betão falar menos e soltar logo o peixe, que judiação, garatéia com farpa etc...

Por essa e por outras que não se deve divulgar esses locais, taí o exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tão vendo só como vcs são muito pedagogos kkkk!!! Putz grilo, colei o link aqui só pq achei que era legal sabermos que tem muitos e bons rios este Brasilzão afora com boa população de trutas selvagens, e achei o programa legal pq fala justamente disso, que preservando e soltando, e sem a necessidade de ficarem divulgando o nome do rio, apenas mostrando a boa pesca, que tem muitos paraísos escondidos por aí que pouca gente conhece. E sobre isso ninguém nem comenta... E cá entre nós, é baita truta essa do camarada, seja para qualquer padrão trutônico, e bem sadia, selvagem mesmo, perfeitinha, corpo atlético, tudo nos conformes, nada de porquice, muito linda mesmo, e isso tb ninguém nem comenta... Só falam aí no tal do maltrato. Mas a meu ver, não houve tanto maltrato assim. Talvez só um pouco na hora de tirar o anzol, mas acho que não precisamos ser tão ecochatos. E se repararem bem, o camarada até foi bem prudente. Manteve o peixe sempre na horizontal e na água, sem apertálo forte nem meté-lo em puçá ou levantá-lo pela boca, ou mesmo jogá-lo em terra firme, atitudes essas certamente muito mais prejudiciais e que muitos de nós sempre acabamos cometendo na ânsia de ver o bicho mais de perto, para fotografá-lo, para mostrar pros parceiros, etc. Acho que na medida do possível, os caras fizeram tudo direitinho. E afinal, tem que dar algum desconto tb pq o cara precisa mostrar pra câmera né, querendo ou não, é um programa de tv, não dá pra ser assim vapt vupt, eles precisam enrolar um pouquinho, contar uma lolotas e tals kkkk. E ora bolas, vcs acusam que o cara usou anzol sem farpa mas isso não é um privilégio de bait. Conheço monte de gente (eu diria até que a maioria absoluta dos que conheço) que só usa fly com farpa alegando que não querem perder o peixe (se é que perde, tenho lá minhas dúvidas.... eu não uso farpa nem pro bait, e jamais senti que tava perdendo mais peixe por conta disso, mas cada qual com sua crença) e vivo vendo eles penando pra tirar a mosca da boca das coitadas. Tem até um que se viu em situação super embaraçosa qdo apareceu um bendito de um fiscal justo na hora em que ele tirava o peixe da água e o anzol teimava em não desgrudar do canivete do coitado da trutona kkkkkk. E ele tava num local onde era proibido o uso da farpa....

Vamu lá gente, vamu aprender a apreciar o que tem de bom, vamu deixar lolotas e depreciações, ou seria inveja, de lado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sem dúvida, é um belíssimo peixe, ainda tem bons lugares para se pescar, o pessoal fez bem em não divulgar o nome do local etc...

Somente aproveitei o gancho para expor minha opinião sobre as garatéias. Elas machucam muito mais o peixe, tanto na boca quanto em outras partes do corpo, vai enroscando em tudo, isto é indiscutível. Mesmo usando as sem farpa isso ocorre. Uma isca de bait usa no mínimo 2 garatéias o que soma 6 pontas perfurantes, ao passo que uma mosca possui apenas 1 ponta perfurante.

Tudo bem que o peixe pode engolir a mosca, "fisgar bem fisgado" e de uma forma que demore para conseguir liberar o peixe, mas em 95% das vezes para não falar mais, é muito mais fácil liberar um peixe que que foi pego com mosca do que com bait. (não é implicancia com a modalidade).

Quano pesco com meu sogro, principalmente tucunarés (ele pesca a maior parte do tempo de bait) vejo o que ele demora para liberar o peixe. Com mosca é muito fácil é so pegar o bixo pelo maxilar superior com a mão mesmo e tirar a mosca. Não é necessário alicate de qualquer tipo e não se corre o risco do peixe dar uma chacoalhada e enfiar aquele monte de anzól na sua mão. Outra vantagem é que quanto se encontra um cardume quem pesca de fly ganha tempo enquanto o pescador de bait está enrolado tirando a isca da boca ou corpo do peixe.

Sei que não tem muito a ver com o que se está discutindo, mas lembrei de uma passagem, estava pescando no Rio Grande (há muiiito tempo quando pescava de bait), a semana de pesca tinha sido pessima, então no último dia encontramos um mega cardume de tucunarés, os peixes batiam com tanta violência que se enroscavam todos nas garatéias e era um saco ficar perdento tempo tirando a isca do peixe, a gana de detonar com o cardume era tanta que eu e meu primo chegamos ao cúmulo de trocar de isca a cada peixe. Abria o snap tirava a isca com o peixe fisgado e colocava outra isca sem peixe. O duro depois foi pegar os peixes no viveiro com aquel monte de garateia enroscada. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela Truta, e já deram opinião sobre tudo, e eu achei muito arriscado tirar as garatéia com a mão, vai que o peixe pega o pescador... garatéia com farpa, huummmmmm ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
o riozinho parece super preservado....

:ok :blink:

Maravilha de peixe, parabéns aos caras aí.

E vô dizê uma coisa: Que inveja q me deu!

Sou paranaense e nunca ouvi falar de truta na

natureza por lá, ainda mais umas bitela dessas!

Valew Kensuke!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pô Kensuke, vc acha mesmo que foi legal aquilo! O cara depois de já ter dito tudo, pediu para segurar o peixe, e repetiu todo otexto novamente, iguazinho, e pra quê?. O apresentador parece que nunca pescou, ou melhor que nunca apresentou um programa de pesca. Se é para preservar tem que fazer a coisa certa. Nada justifica ficar com o peixe fora d'gua aquele tempão, nem que seja pra poder dar audiência ou coisa parecida. Ficar falando em soltar é positivo, todos eles fazem, mas também fazem essas cagadas.

Eu tenho pena deste lugar, não deram o nome, mas com certeza vai ter gente invadindo aquele paraíso "TÀ NO YOTUBE", agora é só correr atrás e invadir o riozinho com as FAT RAPS e acabar com aquele bichão, acho até que ele já não existe mais.

O apresentador não entende nada de truta, ou será SALMÂO! como se fosse um sei lá o quê! - Hiiii, tá saíndo um líqüido branco! - ca...lho, solta peixe e depois fala! Afinal de contas não é pesque e solte? - Ahhh! Entendi é, pesque , fale bastante, tire a garatéia cheia de farpas e quando o peixe já estiver esvaindo-se todo, aí solte! O que é pior, fazem isso na TV!

Cara, se tem uma coisa que me dá raiva é ver o tal de Marcão do P&C, dando um tapa na cabeça do tucunaré e dizendo - Há garoto! - depois ele fala mais... faz propaganda do material... aperta a mão do piloteiro.... e só depois de um tempão ele solta o peixe, mas antes, dá mais um tapa e um beijo no cocuruto do bicho. TO FORA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
:ok :blink:

Maravilha de peixe, parabéns aos caras aí.

E vô dizê uma coisa: Que inveja q me deu!

Sou paranaense e nunca ouvi falar de truta na

natureza por lá, ainda mais umas bitela dessas!

Valew Kensuke!

quem conhece UM POUCO o Paraná já deve ter uma idéia muito boa do local aí...

eu q moro aqui, mas não conheço bem, já tenho um palpite bem forte de onde é! rsrs

pois TEM q ser frio... o ponto MAIS frio daqui do estado... e não é tão grande a área provável não...

creio q esse programa pode ter decretado o fim dessa truta e das outras piucas q lá sobrevivem.

[]s

alex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Pô Kensuke, vc acha mesmo que foi legal aquilo! O cara depois de já ter dito tudo, pediu para segurar o peixe, e repetiu todo otexto novamente, iguazinho, e pra quê?. O apresentador parece que nunca pescou, ou melhor que nunca apresentou um programa de pesca. Se é para preservar tem que fazer a coisa certa. Nada justifica ficar com o peixe fora d'gua aquele tempão, nem que seja pra poder dar audiência ou coisa parecida. Ficar falando em soltar é positivo, todos eles fazem, mas também fazem essas cagadas.

Eu tenho pena deste lugar, não deram o nome, mas com certeza vai ter gente invadindo aquele paraíso "TÀ NO YOTUBE", agora é só correr atrás e invadir o riozinho com as FAT RAPS e acabar com aquele bichão, acho até que ele já não existe mais.

O apresentador não entende nada de truta, ou será SALMÂO! como se fosse um sei lá o quê! - Hiiii, tá saíndo um líqüido branco! - ca...lho, solta peixe e depois fala! Afinal de contas não é pesque e solte? - Ahhh! Entendi é, pesque , fale bastante, tire a garatéia cheia de farpas e quando o peixe já estiver esvaindo-se todo, aí solte! O que é pior, fazem isso na TV!

Cara, se tem uma coisa que me dá raiva é ver o tal de Marcão do P&C, dando um tapa na cabeça do tucunaré e dizendo - Há garoto! - depois ele fala mais... faz propaganda do material... aperta a mão do piloteiro.... e só depois de um tempão ele solta o peixe, mas antes, dá mais um tapa e um beijo no cocuruto do bicho. TO FORA!

Jota voce esta coberto de razão - achei o mesmo - até mandei um mail para eles. Vamos ver s respondem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu literalmente sofro muito quando vejo um apresentador demorando demais para colocar o peixe na água.

Já até escrevi e-mails para dois deles e NUNCA obtive uma resposta.

Seria a mesma coisa do seguinte: Saia correndo em grande velocidade sem parar e quando estiver bem acelerado o seu coração, e te faltando muito ar pare! e coloque um saco plástico em sua cabeça e amarre em seu pescoço, ou enfie a sua cabeça dentro dágua e não tire durante o mesmo tempo que o peixe estiver fora dágua! Depois tire o saco e se ainda estiver vivo, fale como foi a experiência.

precisamos causar polêmica mesmo sobre isto, pois a meu ver e Salvo Melhor Juízo claro, quando o peixe chega em nossas mãos devemos deixa-lo na água recuperando-se (respirando mesmo) pelo menos por alguns minutinhos até que ele comece a ficar ativo de novo. Costumo deixar no mínimo 1 a 1,5 minuto. Em seguida retire o anzol e coloque-o na água de novo. Prepare ou peça para o seu parceiro preparar a câmera (peixe nágua sempre). Quando tudo tiver arrumado para a foto, aí sim, levante o peixe para fora dágua, tire uma duas fotos (peixe na água de novo). Fale o que quizer, quanto quizer com o peixe sempre dentro dágua. Se ele se for, a foto já foi feita!

Fiz isto com todos os peixes grandes principalmente (que brigam muito mais e a gente quer muitas fotos), que devolvi na água. E eu devolvo quase todos. Devolvo os grandes porque tenho dó (reprodutor). Devolvo os pequenos porque quero que cresçam. Devolvo os médios porque acho lindo, maravilhoso e quero contribuir para a continuidade do nosso esporte.

Quando pego uns para comer, sempre sofro um pouquinho ao fazer essa operação (mata-lo).

Entretanto, eu quero registrar o meu respeito às outras opiniões (Tá Kensuke?). Eu mesmo antigamente (Viu Nelson?) tinha freezer cheio de dourados. Prá quê isto? Vendi tudo e parei com isto no inicio dos anos 90. Devemos muito ao Rubinho isto aí, senão bau bau, já havia acabo tudinho mesmo.

Talvez seja por isto mesmo que hoje eu solto quase tudo que pesco na natureza.

Aqui somos todos amigos e livres para falar, porém temos obrigação de sempre respeitar as opiniões dos nossos colegas mosqueiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Acabei de assistir ao video. A meu ver, foi a empolgação da primeira grandona que fez com que eles de fato demorassem com o peixe. Não houve maus tratos, somente judiaram dela ao deixarem por muito tempo brigando depois de já cançadíssima (Talvez por não saberem nada sobre como soltar peixes corretamente).

Porém, sempre voltavam com ela para dentro dágua o que foi muito importante para a sua recuperação. Demorou muito também para solta-la quando o amigo dele segurou-a sem respirar.

As garatéias também devem te-la machucado bastante. Porém penso que essa truta não morreu, apesar de tudo. O que salvou-a foi por ter permacedido bastante tempo na água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"Ó o salmãozinho, ó o salmãozinho"... "Enquanto nosso amigo Mauro vai cansando o salmãozinho, a gente vai tentando uma trutinha aqui".... KKKKKKKK! Só rindo mesmo! :lol: :lol: :lol:

Também não acho que tenha sido a pior soltura que eu já vi. Não que esse caras estejam certos, pelo contrário, mas há vários outros apresentadores que fazem muito, mas muito pior. O difícil é fazer um cara de um programa local de TV acreditar que tá errado, já que vê aqueles outros apresentadores mais famosos (que devem ser seus ídolos e "famosos" nos quais provavelmente se espelha) agindo assim e dizendo que é assim que se faz.

Todos nós já fizemos e faremos cagadas ao manipular um peixe - e eu já fiz várias... - afinal errar é humano. Entretanto, a responsabilidade daqueles que ocupam os meios de comunicação é muito maior, pois alcançam uma gama imensa de pessoas que acreditarão que fazer a soltura dessa forma é o método correto e válido. Por conta disso, várias pessoas acreditarão estar fazendo a coisa certa... só, que de fato, estarão fazendo tudo errado. Não adianta só ter boas intenções (delas, o inferno está cheio, já diria o dito popular) e divulgar o pesque e solte na TV ou nas revistas: é preciso mostrar o modo correto de fazê-lo.

Sobre a pseudo ocultação do nome do rio para preservá-lo, isso é balela. Não deveriam ter dado o nome da cidade da qual partiram nem a serra na qual estavam. Hoje em dia não tem jeito. Qualquer um com dois neurônios e quinze minutos chega a conclusões - certas ou não - sobre onde pode ser isso, mesmo que, como eu, do Paraná só conheça Foz e o trajeto entre o aeroporto e a Justiça Federal de Curitiba...

Mas voltando ao tratamento que os caras deram ao peixe no vídeo postado, até que foi razoável. No YouTube, a partir do vídeo acima chega-se a outros dois no qual um outro parceiro do tal do Mauro (tudo leva a crer ser o mesmo pescador do vídeo inicial: também de União da Vitória, com o mesmo timbre de voz, com o mesmo nome, muito embora desta vez esteja atrás das câmeras e não seja possível vê-lo) já fez coisas bem piores:

http://www.youtube.com/watch?v=1cgBke9pNLg

http://www.youtube.com/watch?v=fl9wDj8hCAY

Mas, Panela-San, relaxa! Não se trata (mesmo!) de crítica a você ou ao fato de você ter colocado o vídeo! Pôxa, só tão (pelo menos eu estou fazendo isso) comentando sobre os equívocos da soltura pra que todos possamos refletir sobre isso e sobre o melhor modo de fazê-la! E também sobre aquela velha e polêmica questão sobre a divulgação de lugares, etc. A gente te agradece pela colocação do vídeo, que nos proporcionou ver que ainda há outros lugares além de Ausentes, MdC e Aiuruoca. E ainda por cima ver uma trutona linda dessas! Muito show! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi Kenzuke,

Meu caro, eu havia me esquecido completamente disto. Também te agradeço por nos passar esta informação. Mesmo que um peixe morra, um futuro promissor promete naquela região. Será apenas uma questão de Atitudes nossa enquanto cidadãos mosqueiros para que se torne um ótimo lugar (me parece) para a prática do nosso tão amado esporte. Obrigadão!

Um ótimo domingo para voce e sua família!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pescador

Gente..., observando bem, acho que essa truta estava adorando essa manipulação toda, ha,ha..

Observem que ela, ao final, teve um orgasmo e...ajaculou..., ha,ha,ha....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Putz Nerso, agora vc matou a charada toda kkkkkk!!!!!! O cara tava fazendo um favor pro coitado do peixinho se deleitar de prazer kkkkkk!!!!! :lol: :lol: :lol:

Pessoal, agora falando mais sério, o x da questão é que mesmo no melhor das intensões, a gente sempre faz muita burrada, principalmente no quesito soltura. E é muito difícil na prática, mesmo os bem intensionados, conseguir fazer tudo direitinho. E qdo o bicho é grande, então danou-se. A empolgação do momento faz a gente cometer cada coisa que depois dá até raiva qdo a gente tem oportunicdade de rever o acontecido. Quem de nós já não fez essas coisas, ou piores ? Como já passei muito por isso, e já fiz muita cagada, sei bem como é. Imagina então, na frente de uma câmera, vendo uma espécie que mal conhece e, pior, enorme, e a emoção de tar sendo filmado, etc e tal. Tudo pesa conttra o camarada. E nisso, mesmo nesse ambiente de estresse, achei que o cara foi razoável (não disse jamais que ele foi perfeito, apenas razoável dentro do possível naquela situação). Eu podia muito bem ter feito pior, como já fiz muitas vezes. Não cheguei ao nível do Mauvelho, aquela dele foi profissa kkkkkk êta XXXOG kkkkkk mas se eu contasse a vcs o que aconteceu com uma trutona que peguei uma vez lá na Fragária, vcs íam todos me crucificar kkkkkkk O final da história é que apesar da minha primeira intensão de soltar a coitada as circunstâncias da vaidade, do tensão do momento, o desenrolar dos acontecimentos e tals, acabaram fazendo-a parar no fim das contas numa panela kkkkk. Mas no intervalo entre esses dois momentos, aconteceu de tudo que é tortura pra coitada da bichinha. E eu aqui dizendo que a minha primeira e boa intensão era soltá-la, vejam só. Nem vão acreditar né kkkk. Mas tinha essa intensão, mas aconteceu que acabou parando na panela por pura vaidade, ou ignorância mesmo. Mas ao menos foi uma delícia, se é que posso falar assim kkkkkkk. Mas revendo tudo que consegui fazer pra judiar da coitada, só me dá arrependimento hj em dia, mas fazer o quê, já aconteceu, já morreu. E isso pq a princípio eu tinha toda a boa vontade de soltá-la. Mas ...... Isso só tou contando aqui pra mostrar que mesmo no melhor das intensões, as coisas podem não sair assim exatamente como planejado ou intensionado, então, imagina vcs, na frente de uma câmera, e de TV... Sei lá, comigo aquela trutona teria primeiro entrado num puça, tirando-lhe todo o muco. Depois talvez uma sessão infinita de fotos. Talvez até tivesse subido o morro pra não correr o risco que nem a trutona do JR de o bicho escapar pelo puçá. Talvez, ou com certeza, teria içado o bichão pela boca, só para poder mostrar na foto todo seu comprimento, e nisso com certeza teria caído no chão, na terra, monte de vezes, pq o bichinho certamente não teria ficado quieto esperando boa pose pra câmera. E nisso tudo, já teriam passado mais do que os 2~3 minutos que o cara da TV passou até soltar o peixe. É por isso que digo que achei que o cara foi razoável. Não quero defendê-lo mas nada tenho tb pra crucificá-lo. Poderia ter feito muito pior que o cara, é isso.

A vez do Nerso, com sua trutona patagônica, que citei acima, foi um mero azar, Na empolgação da situação, ele que sempre usou moscas sem farpa, se esqueceu de tirar a de apenas uma mosquinha, e justo aquela que a trutona resolveu morder, e justo qdo o fiscal resolveu aparecer kkkkkk. E o bendito anzol não saía de jeito maneiro kkkkk. Agora imagina ali se alguém estivesse filmando toda a cena. Esta do paranaense certamente iria parecer super light kkkkkk. Então, é isso, deixeimos um pouco de demagogia e tentemos apreciar um pouco do bom das coisas. Tb acho que depois da divulgação na tv e no youtube, e como disse o Alê, qualquer dois neurónios que somem x com y chegariam ao local dado, é bem possível que o riozinho já tenha sido detonado, Mas quem sabe tb, mais gente de boa fé tb tenha assistido e tomem frente pra preservar o local ? A equação é complicada, os matadores sempre existiram e sempre existirão, mas se o contingente dos que querem defender e preservar aumentar, pode contrabalançar a equação. É que nem lá no MDC. Matadores sempre existiram e continuam agindo a todo vapor. Só que tem um grupinho que de uns tempos pra cá vem crescendo que vem tentando ajudar a preservar o lugar, colocando placas educativas ao longo do rio, conversando com os moradores, até mesmo com os inimigos, qdo os encontram pescando no rio e falando que tá ruim a coisa (é claro, tem uns matadores que levam tudo pra vender kkkk dizemos isso na cara do cara kkkkk) e de vez em qdo ainda soltamos uns filhotes pra ver se atenua a qtd retirada do rio primeiro pelos inimigos naturais como lontra e passarinho e depois os matadores de 2 patas. E sei lá, parece que apesar da divulgação, a coisa por lá ainda tá boa. Sei lá, pode ser que lá nesse riozinho do sul, as coisas possam tb ter algum equilíbrio. Torcemos pra isso. Amén.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pescador

A verdade é que, quem pesca (seja com mosca, com bait, com linguiça, etc...), se não mata, tortura ou agride.

Se fosse comigo, essa truta certamente não estaria no You Tube, mas possivelmente numa trempe, assando...hummmm!!!!! (brincadeira...ou não...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
A verdade é que, quem pesca (seja com mosca, com bait, com linguiça, etc...), se não mata, tortura ou agride.

Se fosse comigo, essa truta certamente não estaria no You Tube, mas possivelmente numa trempe, assando...hummmm!!!!! (brincadeira...ou não...)

Enfim concordamos 110% em alguma coisa!!!!!!!!!! ok: Milagre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pescador

Boa Fausto, ha,ha,ha...

Descobrimos que gostamos de comer truta assada, ha,ha,ha...

Obs: Para ele tem que pescá-la com anzol sem farpa, pra mim ...tanto faz..., o gosto é o mesmo, ha,ha,ha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:D

Bem... Ao menos em algum ponto desse assunto não há uma pequena discórdia! ^_^

Um pesca sem farpas, mas gosta de trutas e o outro tanto faz, mas também gosta de trutas e eu... Como é que fico? :p

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Num ponto todos aqui concordamos 1000%. Todos aqui gostamos de maltratar os coitados dos peixes, uns gostam de dar desculpas a mais, outros a menos, mas todos maquiavélicos ou macabros sei lá, sentem prazer qto mais os coitados indefesos lutam mais pela sua vida. :ph34r: Se fosse ao menos pra saciar a fome, ainda tinha desculpa né, mas só pra judiar e ver sofrer.... Mas todo mundo aqui gosta de usar aquilo mais franzino e menos capaz, começando pela escolha da longa e frágil vara de fly ao invés de um guindaste, menos mal se fosse um arpão que os faria sofrer bem menos. Crueldade maior do que deixar o coitado do peixe apontado pra filmadora um tempão enqto conta vantagens é usar varinha 0 com tippet 7x só pra demorar mais um pouco sua curtição, enqto do outro lado da linha o oponente se agoniza e esgota o resto de suas energias... :ph34r: Acho que devíamos todos parar de pescar. Ou só usar fisga qdo der vontade de comer uns peixinhos. Esse palavreado do tar de pescador esportivo não existe. Se fosse esportista não pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.