Ir para conteúdo

Ração artificial - passo a passo


Postagens Recomendadas

Bom, pessoal... Esses dias peguei pra refazer o estoque de rações artificiais para as pescarias em pesque pagues e clubes de pesca. Daí, decidi registrar o processo para compartilhar com todos! Espero que também seja útil pra vocês mosqueiros!

Materiais:

- Rolhas de cortiça;

- Faca boa de corte;

- Anzol chinu nº 05

- Esmeril, ou lixa para massa (parede);

- Linha para atar 6/0 ou linha de costura comum;

- Morsa ou torno comum;

- Super bonder ou similares.

Diversos1510.jpg

Corte a rolha em "fatias" de mais ou menos 1 cm. Evite usar rolhas muito "ressecadas", pois o resultado não será bom. Procure fazer o corte o mais reto possível, e elimine as pontas da rolha, mais ou menos 1 ou 2 mm.

Diversos1512.jpg

Desbaste a fatia de tal maneira que o resultado será um quadrado.

Diversos1514.jpg

Corte os cantos do quadrado, de forma a obter um octógono.

Diversos1516.jpg

No esmeril ou na lixa, desbaste primeiro as laterais da fatia. Aproveite pra igualar algum lado ou pedaço que tenha ficado mais alto que o outro. A peça deve ficar com cerca de meio centímetro de espessura.

Diversos1545.jpg

Depois, vá desbastando as quinas para obter um círculo. No caso do esmeril, vire o outro lado da peça pra cima e repita a operação. Isso faz que o desbaste seja por igual, e ajuda a consertar uma peça que tenha ficado meio inclinada ou coisa parecida.

Diversos1517.jpg

Diversos1518.jpg

Incline a peça e desbaste as quinas restantes. Isso é necessário para que a ração corte melhor o ar na hora do arremesso, especialmente pra quem pesca de fly.

Diversos1555.jpg

O resultado.

Diversos1549.jpg

Faça um corte que passe pelo meio da peça e tenha metade da profundidade dela. Pode ser um corte em cunha como na foto ou um corte simples.

Diversos1531.jpg

Para preparar o anzol, prenda-o na morsa ou no torno e enrole a linha de atado ou de costura em volta da haste, terminando no olho do anzol com dois nós de rabiola, e corte o excesso. A linha serve para aumentar a superfície de contato para a cola e dificultar que o anzol gire depois da isca montada.

Diversos1535.jpg

Encaixe o anzol no corte. Se necessário, abra-o um pouco apertando as laterais da isca. Alinhe o anzol perpendicularmente à isca, pingue uma ou duas pequenas gotas de cola instantânea e feche o corte da mesma forma, apertando as laterais. segure por alguns segundos e está pronto. Daqui pra frente cada um pode incrementar como quiser: Em lugares de peixe mais desconfiado eu diminuo a espessura do leader, pinto a parte de baixo e as laterais da ração com caneta de escrever em CD, marrom ou preta. A parte de cima vai bem uma tinta branca, amarela ou laranja, desde que tenha boa aderência. tinta à óleo, tinta spray... o que vc tiver à mão. Mesmo as canetas de escrever em CD quebram um galho. Vale também colar um pedaço de EVA bem fino e desbastar os cantos com um canivete ou lixa. Fica muito bom e ajuda a visualizar a isca à distância.

Diversos1540.jpg

Diversos1557.jpg

Para pescar com a ração, seja no fly, na bóia cevadeira, na bóia de arremesso ou na varinha caipira, costumo usar próximo à isca um leader (ou shock tippet) entre 0,35 e 0,45. Faço um nó palomar com a sobra de linha bem grande, para que depois do nó finalizado eu possa trançar essa perna com a linha principal e arrematar com um nó em 8. Esse trançado deve ter no máximo 3 cm, ou poderá espantar os peixes ou mesmo afundar um pouco a ração.

Diversos1543.jpg

Pescando dessa forma já tirei matrinxãs, tilápias, dourados e redondos até maiores que esse aqui, ó... :)

tamba1-1.jpg

Bom, é isso. Pra finalizar, vai um video de como proceder pra fazer as rações com o auxílio de um esmeril.

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Leo, eu tbm já peguei várias tilápias com esse tipo de isca, só q por ser tilápia confinadas ela ficam muitos cabreiras, + da para pegar algumas... ok:

Abrs, Gama

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Ainda não tenho material de atado, acabei de encomendar um mas deve demorar um mes ate chegar, assim sendo, não me venderias uma duzia dessas maravilhas!

OBRIGADO! Cristiano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Cristiano,

Não sei se o Leo Marrara vende essas rações, ele postou o passo a passo de modo a motivar os amigos e também ensinar como ele as faz. Meu amigo Alfredo também as faz sem usar material algum de atado! ok:

Veja como ele as faz nesse vídeo:

Um abraço! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Cristiano,

Não sei se o Leo Marrara vende essas rações, ele postou o passo a passo de modo a motivar os amigos e também ensinar como ele as faz. Meu amigo Alfredo também as faz sem usar material algum de atado! ok:

Veja como ele as faz nesse vídeo:

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Um abraço!

Pode cortar a rolha com cegueta também. Fica bem irregular, tal qual as rações utilizadas para engorda.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.