Ir para conteúdo

Moscas Ausentinas


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Gurizada mosqueira,

Dias atrás falamos em moscas ara Ausentes no tópico sobre a abertura deste ano. Vou postar abaixo uma lista de moscas que desde que Ausentes surgiu tem sido as campeãs naquele rio. Algumas são clássicas, outras modernas, algumas bem atuais, ma s o que importa é que estas são moscas que deram muito resultado e ainda continuam muito efetivas!!!

SECAS

Caddis:

Madame-X

Adams Wullf

Elk Hair Caddis marrom e verde

Adams parachute hi vis

Bunny Caddis

Yellow Sally

May fly:

Paraloop marron, grizzly e oliva

Blue dun, Hendrikson, BWO e PMD

Comparadun

Hexagenea tan e oliva

Stimulator

EMERGERS

mayfly emerger CDC tan oliva dun e marron

Caddis emerger CDC tan e verde limão

Cripple oliva e marron

Caddis Lawson

Biot CDC loop wing

WETS

Timberline

March Bronw

Professor

Binio negra e amarela

Lady Orange

Pheasant soft hackle

NINFAS (com e sem Bead Head)

Pheasant Tail

Hare´s Ear Ninph

Bead Head Prince

Pricne crva BH

Psico Prince BH

Montana

Zug Bug

Cooper John marron e vermelha

Moose tail

Squirrel

Caddis Hi vis

Hi flash ninph

Ninfas com Legs:

Cooper John c legs,

Prince c legs

Hare’s Ear c legs

Large stone c legs

STREAMMERS

Wolly Bugger

Wolly Worm

Matuka

Pancora soft hackle e double ambos BH

Kakatati

Mr Simpson

Bunny leech

Carey Special oliva e marron

Orange Lady

Marabou minnow oliva marron preto e natural geen

BH rubler legs

Sintetic minnow claro, marron e preto

Muddler minow com cristal wing

TERRESTRES

Ant

Chernobil Ant

Lembrando que se alguem precisar aqui estou full time atando moscas para esta temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caro Scotti

Não desmerecendo sua iniciativa, mas para ajudar o pessoal que pretende pescar em Ausentes voce, com sua ampla experiencia, deveria selecionar no máximo 5 moscas que são as "top best" e que com certeza irão funcionar naquele rio. Por exemplo: uma seca, uma ninfa, uma wet, um streamer e um terrestre.

Sua lista é muito ampla e com as moscas mencionadas pesca-se tranquilamente em qualquer rio truteiro no mundo. Desta forma voce embaralha mais ainda a cabeça de quem quer pescar lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Scotti abusando ainda mais da sua boa vontade, posta fotos ae pra gente conhecer as mosquitas....

Eu que não tenho muito conhecimento tecnico das moscas fico aqui só imaginando, nem sei como é a cara destes palavrões todos....rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Maurício,

Acho que tu não entendeu a minha proposta. Esta lista compreende todas as moscas que eu uso e aconselho para Ausentes nos ultimos 12 anos. Realmente esse time é bom! Eu não diria que serve para qualquer lugar do mundo pois cada riozinho tem peculiaridades. Estou falando em pescar bem e não pegar uma truta em um rio.

NA MINHA OPINIÃO, é impossivel pescar bem em um lugar com somente 5 moscas distintas... ao menos em se tratando de trutas!

Uma vez escutei um profissional do fly nos EUA falar o seguinte...

(...) o sujeito trabalha o ano todo, tira 5 dias de férias pra ir pescar, gasta 2000,oo para fazer isso e ai economiza 200 em moscas... e no final pesca mau...Essa é uma economia porca!!(...)

Acho que esse ponto de vista é bemm importante.

Mas também acho que a tua intenção de facilitar é interessante. Quando postei a lista, separei por tipos de moscas, secas de may fly, secas de caddis... e assim por diante. Acredito que com 2 a 3 iscas de cada modelo, o pescador pescará com segurança em Ausentes.

Quando pescadores me perguntam, quantas moscas preciso em um feriado em Ausentes,eu costumo dizer, em torno de 30 a 50 moscas. Por dois motivos, um, pensando em ter várias moscas distintas, com esse numero é possivel cobrir e montar um belo kit. Dois, se o pescador der o azar, de perder muita isca a pescaria dele não fica comprometida. Basta o rio estar alto, e ai sim se perde horrores de mosca. Ou se o pescador decidir ir atras de trutas melhores, e ai aconselho linha sinking e streamers ou pancoras lastreados... junto ao fundo... vai perder bastante também, mas tem chance de encontrar as velhas!!!

Aproveitando a tua ideia de ajudar a quem pode ficar atrapalhado, vou postar semana que vem, fotos de algumas destas moscas. Vou escolher algumas de cada ordem de insetos, para ilustrar.

Aqui vai uma dica importante:

Montando suas moscas ou adquirindo, pense em ter ao menos 2 tipos de mosca e de preferencia em mais de um tamanho de cada ordem. Exemplo:

SECAS: MAY FLY

CADDIS

ATRACTOR SECA MAY FLY

CADDIS

EMERGENTES: MAY FLY

CADDIS

NINFAS: MAY FLY

CADDIS

STONE FLY

DRAGON E DAMSEL (OPCIONAIS)

WET: MAY FLY

CADDIS

STREAMERS: PRETO MARRON E OLIVA

PANCORA

Basicamente é esta a alimentação que existe no rio Silveira a disposição das trutinhas. Nestes anos todos de Ausentes, ja vi acontecer momentos onde as trutas estavam tão seletivas que comiam somente uma coisa, e nada mais... Ano passado quando encontrei lá o Cacosa, é um bom exemplo... perdi um dia até identificar o que elas comiam, e a pesca estava difissílima em função da quantidade de água, ai no dia segunte antes do rio subir muito pescamos relativamente bem. Depois que a água subiu... nada mais! Coisa que acontece!!!

Mas estamos aqui! Se alguem ficar em dúvidas, estamos aqui pra ajudar! É so perguntar!

Rusllon,

Em breve algumas fotos por aqui!

abraços a todos e bom final de semana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Scotti

Entendi muito bem sua proposta e desta forma as moscas por voce apresentadas se encaixam perfeitamente nela.

Sei que cada rio tem sua peculiaridade e também sei que quanto mais pescamos em um determinado lugar mais entendemos suas peculiaridades. Filtramos as opções de moscas e encontramos justamente as matadeiras, menos de 10 patterns que invariavelmente irão pegar peixe na grande maioria das situações. Claro que em certos dias algo específico pode funcionar, mas não é sempre.

Minha intenção era que com sua experiencia informasse justamente aquele seleto grupo de matadeiras, ou melhor se voce só pudesse levar 10 patterns para pescar lá quais voce levaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A minha selecionadíssima na caixinha de emergência seria a wooly preta. Em segundo, láaaa atrás, vem uma montana. Não precisa mais que a velha e boa wooly bugger pra pegar truta em qq lugar do mundo. Resto é resto, só tá querendo complicar o fácil e simples hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
A minha selecionadíssima na caixinha de emergência seria a wooly preta. Em segundo, láaaa atrás, vem uma montana. Não precisa mais que a velha e boa wooly bugger pra pegar truta em qq lugar do mundo. Resto é resto, só tá querendo complicar o fácil e simples hehehe.

PO KENSUKE

AGORA VOCE DISSE TUDO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:rolleyes:

Pessoal,

Concordo que a wolly bugger seja uma isca universal, não só para trutas, pois tenho capturado tucunarés com elas.

Concordo tambem que a lista do Scotti seja um pouco extensa.

Com um peixinho de EP, se pesca qualquer peixe em qualquer lugar do mundo.

Mas a poesia de pescar com uma vara de bambu, de se selecionar algumas moscas entre tantas, ata-las e com elas

pescar nossa truta tambem conta! E como!!!

De outra forma, melhor ir na peixaria da esquina!

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gostei da lista de moscas do Scotti muito completa.

Mas ir a São José dos Ausentes e não pescar de seca é um sacrilégio ficar na secura e só usando Wooly Bugger e Montana é coisa de fominha.

Quando forem pescar no Rio Silveira que lhe permite usar todos os tipos de mosca façam proveito disso e treinem bastante para quando vorem ou voltarem a patagonia possam pescar melhór e com mais técnica.

A minha mosca para Ausentes foi a Black Pennel uma Wet inglesa tradicional.

P1010796.jpg

Forte Abraço,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gurizada mosquera!!

Postei essa lista por que acho que aqui no nosso site tem muita gente com nível e qualidade para debater sobre moscas ao nível da lista que eu fiz.

Agora, concordo com voces sobre a woolly bugger preta. Os agrgentinos diziam no passado que existiam 2 tipos de moscas... as wolly buggers pretas e as outras....

Kenzuke, minha opinião aqui no site jamais foi de complicar, pelo contrário, sempre tentei ajudar a todos que precisaram da minha ajuda. Agora me desculpe, mas atar uma woolly bugger na minha linha e pescar todo o tempo com ela... pra mim não é pescar de fly! Isso é no máximo utilizar um equipo de fly....

Mas vamos, lá, a ideia de selecionar 10 moscas é uma idéia válida, mesmo não sendo a minha proposta nesse tópico. Não tive a intenção de prejudicar nem dificultar a vida de ninguém.

Vou eleger 10 moscas como voces citaram aqui e fotografar, pois ai fica mais facil aos que acharam que eu compliquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Daniel,

Que bom que gostaste da lista! Ao menos um eu agradei!! hehehehehe

As wets são mesmo exelentes em Ausentes, ou em qualquer rio truteiro. Elas podem se passar pelo inseto morto, final de ciclo como também pelo inseto que esta saindo da água virando adulto, e foi levado pela correnteza. Lugares de mudança de tramo de rio, de água lenta pra rápida, são exelentes pra isso.

Esta mosca que tu citou é exelente sim! Lembra bem lá em Ausentes como falamos e usamos wets aquele ano que nos encontramos la?

Eu gosto muito das clássicas! São lindas, e muito funcionais!!!

baita abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boas Lembranças de Ausentes, Scotti. ok:

Foi minha melhor pescaria de trutas até hoje , no segundo dia perdi a conta de quantas já tinha pescado e devolvido.

Boas pescarias a todos.

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bem, eu sou um iniciante em trutas...

Mas confesso que adorei pescar algumas trutas em Ausentes com a Elk Hair Caddis cor bege...Uma delícia!

As demais foi na montana e na bead head prince.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Devo confessar também que fiz a minhas pescarias em Ausentes com as mesmas moscas citadas pelo Mario! ;)

Foram três tipos de moscas distintas p/ seis dias de muita diversão! ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Falando em woolly bugger preta....

Quem viu a pesca esportiva deste mês reparou, na capa já tem um caboclo de fly... na linha uma woolly preta....

na materia... una trucha com woolly preta... rsrs

E o cara é chique, usa até zelicóptro e bote à jato pra pescar...

Chique e apelão... rsrsrs

isso é mosca pra usar nos nossos riozinhos sem peixes...

o cara paga uma fortuna pra ficar num iate 5 estrelas e ir pros lugares mais reservados de zelicóptro super moderno que pousa em qq lugar e pescar de woolly preta?! brincadeira... é o mesmo que eu ir no MDC e pescar de minhoca...rsrsrs

Merecia o Troféu Panela...

KKKKKKkkkkkkkkkkk....

Se ainda tivesse tirando uma senhora truta troféuzão, mas nem isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

:ok

Wooly Bugger # 10(preta) = Curstaceos e Grandes ninfas de Dragons e Dansels

Pheasant Tail #14 e #12 = Ninfas de mayflies

Bead Head Prince Ninmph #14 e #12 = Ninfas de Stone flies

Timberline #14 = emergers

Peacock glas bead nimph # 16 = coringão

Ausentes / Aurioca e adjacencias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.