Ir para conteúdo

Moscas para o Imbé e Uraí


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos

Antes de eu começar a atar, não conseguia entender toda a paixão que essa atividade gera...Um hobby dentro do hobby da pesca com mosca ou uma parte inseparável dela, após começarmos.

A despeito da minha pouca habilidade para o atado, confesso que estou encantado com a coisa, principalmente após ter pescado, semana retrasada, minhas primeiras trutinhas com moscas que eu fiz; quase não acreditei.

Assim, agradeço aqui aos meus pacientes professores - Sérgio Krieger e Luciano - e lhes digo que tenho sido um aluno aplicado. Estou devorando dezenas de textos e manuais de atado e, junto com mais material que irá chegar dos EUA na semana que vem, também chegam outros três livros sobre o tema, um só sobre Caddis. Além disso tenho feito muita mosca. Faço e desfaço, pois em geral ficam muito ruins...Mas aos poucos a coisa vai andando.

Como deverei ir conhecer o Imbé na semana que vem, tenho conversado com o Gama, pedindo conselhos e dicas sobre a pesca no local e as moscas a usar, uma vez que nunca pesquei saicangas ou piabanhas, os peixes mais comuns por lá. Aí ele me falou sobre streamers e poppers, sendo os streamers pequenos, com cores cenoura/branco, vermelho/branco e alguma coisa de verde.

Bem, sei que existem dezenas de consagradas receitas de streamers, mas penso também que, para essas iscas, podemos usar nossa criatividade a vontade, desde que respeitadas proporções e tipo de material para atingir os objetivos. Assim, não só preparei as iscas que apresento abaixo, como também as concebi...Tomara que funcionem...E aos amigos com experiência em atado, peço por favor que corrijam os muitos erros que essas moscas devem ter, o que desde já agradeço.

Eis a tropa:

Streamers em anzol 8, dois com lastro e dois sem lastro, em penas de pescoço de galo, penas de pescoço de faisão dourado e cristal flash nas cores pearl e gray ghost, com torax e abdomem em chenil.

img0307qx5.jpg

Detalhe

img0317bl9.jpg

Detalhe

img0305zv8.jpg

Mini-streamer em anzol 10, cabeça em fio de cobre revestido de linha, corpo em chenil, colar em pena de galo, barbatanas em pena de faisão dourado e cauda em pelo de raposa do ártico.

img0313cc6.jpg

Mini-streamer, com materiais identicos ao anterior, com exceção da cabeça e corpo levemente lastreado

img0314kc8.jpg

Mini-streamer, idem ao anterior, com mudança no anzol, que é de moscas molhadas, mais curto e bem pesado

img0315bx0.jpg

Essas iscas são uma ousadia. Embora eu não conheça a região, sei que nesses rios do norte fluminense ainda sobrevivem crustáceos, que num passado não muito distante, eram abundantes, a ponto de existir o festival da lagosta ( de rio ) de São Fidélis. Quando o Gama me falou que os peixes por lá tem pego muito bem em iscas cor de cenoura, pensei...Vou fazer um camarão e um lagostim. Só que não segui nenhuma das receitas prontas e criei esses dois...Penso que talvez nem funcionem, mas fiquei muito feliz em tê-los feito.

img0308rn2.jpg

Lagostim com tórax lastreado em chenil, olhos de tungstênio pintados de preto, abdomem em "body glass", patas e cauda com penas e cerdas de faisão e de galo branco, antenas de haste de pena preta.

img0322er2.jpg

Lagostim sem lastro, olhos de metal dourado, corpo de chenil, abdomem de pelo de raposa do ártico, cauda de pena de pescoço de faisão, patas de pena de galo.

img0323jb3.jpg

Essa aí já é a preparação para os robalos, quando a hora chegar. Fibras sintéticas by Sérgio Kriegger, torax lastreado e recoberto de body glass, abdomem em chenile, penas grizzly oliva e cristal flash prata/verde

img0320iw2.jpg

Outra pros robalinhos, mais clássica, combinando vermelho e branco, marabou e penas, bem lastreada, para pescar com linha afundante.

img0321sp6.jpg

E se nada der certo, a tropa de elite que estou preparando para Jacquelline há de dar conta do recado...( Aliás, como sempre, né... :p:p:D )

img0326ij6.jpg

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Luiz , tá ficando mestre no asunto, em meu caro, já estou imaginando seus streamers destruidos :lol: :lol: , + com certteza vai pegar alguma coisa! ok: o q não sei!

parabéns,

Gama

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
E se nada der certo, a tropa de elite que estou preparando para Jacquelline há de dar conta do recado...( Aliás, como sempre, né... :p:p:D )

Essa tropa de elite de jacquelline vai complicar tua vida... :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:rolleyes:

Luiz Pescador,

Você demonstrou criatividade.

Suas moscas ficaram bonitas, e sem duvida atrairão peixes.

Na pratica vôcê identificara as mais eficazes.

Só tenho duvidas quanto a possibilidade de pinchar os "jigs".

Parabens!

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
:rolleyes:

Luiz Pescador,

Você demonstrou criatividade.

Suas moscas ficaram bonitas, e sem duvida atrairão peixes.

Na pratica vôcê identificara as mais eficazes.

Só tenho duvidas quanto a possibilidade de pinchar os "jigs".

Parabens!

Odimir

Valeu Odimir!

Tomara que trabalhem bem dentro d'água.

Quanto aos jigs, são para serem usados com caniço/molinete convencionais, que é o que minha mulher usa ( e eu...na apelação :lol: :lol: )

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Essa tropa de elite de jacquelline vai complicar tua vida... :lol: :lol: :lol:

:lol: :lol: :lol: Pois é...Mas ela merece, mas o pior é que depois fica tirando onda comigo...Qualquer coisa eu vou prá apelação e tb. pesco com vara/molinete/jigs...Que nada, nem vou levar equipo para mim, só para não cair em tentação...rrrr

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Luiz, Estou aqui olhando os teus Streamers e fico orgulhos do amigo,tenha certeza vais arrebentar nas piabanhas, saicangas e outros peixes que irão bater nessas moscas, até os robalos que se cuidem :lol: . Já me encontro no Rio, precisamos botar o papo em dia , dá um abração bem forte no Gama. ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Sérgio, o rio esta cheio de piabas, sabe, aquelas piabas fritas e água de côco? :lol: mandaram lembranças :ok :ok tem muita coisa!!! ok:

Forte abraço...

Gama

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Luiz estarei na quarta aí pelo Rio,e se quizeres,poemos combiar para atar algumas iscas que o Sr Gama já desenvouveu para o local.Siga as dicas dele que é quem tem maior conhecimento por lá.O Nelson Borges em recente conversa,disse que as primas irmãns piraputangas são muito atraidas por hair bugs,com patas de borrachas ,e se elas estiverem ativas,concordo com ele.O Daniel obserou que se a cauda do strmer for longa,as piabanhas acabam errando a pegada e mordendo fora do anzol.A minha dica é usar iscas bem leve,pois se o looping do arremeço ficar muito aberto por conta de iscas pesadas,os macacos acham sua isca antes dos peixes.Leve algumas moscas secas atadas em anzol #8 ou #6,que irão funcionar bem em algumas situações.Prepare-se para fotografar as piabanhas da Jaqueline,pois as colheres são imbatíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Luiz estarei na quarta aí pelo Rio,e se quizeres,poemos combiar para atar algumas iscas que o Sr Gama já desenvouveu para o local.Siga as dicas dele que é quem tem maior conhecimento por lá.O Nelson Borges em recente conversa,disse que as primas irmãns piraputangas são muito atraidas por hair bugs,com patas de borrachas ,e se elas estiverem ativas,concordo com ele.O Daniel obserou que se a cauda do strmer for longa,as piabanhas acabam errando a pegada e mordendo fora do anzol.A minha dica é usar iscas bem leve,pois se o looping do arremeço ficar muito aberto por conta de iscas pesadas,os macacos acham sua isca antes dos peixes.Leve algumas moscas secas atadas em anzol #8 ou #6,que irão funcionar bem em algumas situações.Prepare-se para fotografar as piabanhas da Jaqueline,pois as colheres são imbatíveis.

Valeu Luciano! Ótimas informações!

Tenho muitos hair-bugs ( comprados ) com patas de borracha, mas creio que sejam grandes demais para lá.

De qualquer forma estou esperando notícias do Gama, que hoje ia pinchar os rios para ver como as coisas andam..

Será um prazer atarmos umas moscas na quarta-feira. Que tal 8 horas da noite lá em casa?

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Grande Luiz, Estou aqui olhando os teus Streamers e fico orgulhos do amigo,tenha certeza vais arrebentar nas piabanhas, saicangas e outros peixes que irão bater nessas moscas, até os robalos que se cuidem :lol: . Já me encontro no Rio, precisamos botar o papo em dia , dá um abração bem forte no Gama. ok:

Brigadão Sérgio!

Vou lhe telefonar.

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Gostei das moscas, parabéns.

O atado é uma arte viciante que cada vez voce quer mais e mais.

Obrigado Maurício

Essas grandinhas, até que está indo mais ou menos. Até porque para fazer streamers não há necessidade de receitas prévias. Só proporções, criatividade e imaginar que nossa isca na água deverá parecer com uma criatura viva.

Agora, fazer as pequeninas, secas, é outra história. Mas já estão saindo umas Caddis razoáveis e vão melhorar muito, pois como você disse o atado é uma arte viciante que cada vez voce quer mais e mais...É impressionante, não sei se é entusiasmo inicial, mas estou muito animado com o atado em si ( sem estar pensando necessariamente na pescaria ) a ponto dessa semana ter feito uma compra na ORVIS, pagando frete e imposto, de penas genéticas de primeira linha ( com cerdas de tamanho específico para anzóis 14, 16 e 18 ) e outras coisitas mais que facilitam muito fazer umas mosquinhas bem bacanas.

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
não sei se é entusiasmo inicial, mas estou muito animado com o atado em si ( sem estar pensando necessariamente na pescaria ) a ponto dessa semana ter feito uma compra na ORVIS, pagando frete e imposto, de penas genéticas de primeira linha ( com cerdas de tamanho específico para anzóis 14, 16 e 18 ) e outras coisitas mais que facilitam muito fazer umas mosquinhas bem bacanas.

Abração

Luiz

Grande Luiz

Não é entusiasmo inicial, é vício mesmo. Eu já ato a algum tempo(+ ou - 5 anos) e são pouquíssimas as pessoas que iniciaram no atado e não seguem atando. Eu por exemplo, quando não tenho muito serviço ato pelo menos uma mosca por noite.

Na minha vida de atador já passei por várias fases, a dos streamers, a dos poppers, a dos divers, a das moscas secas, a das ninfas etc., e olha que passei superficialmente, sempre tenho recaidas. (ahahahaha)

Agora estou na fase das tube flies, estou fascinado, já comprei livros, pesquisei na net etc. Passando essa com certeza virá outra, sempre com o entusiasmo inicial. Ainda tem um mundo inteiro para descobrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ok Sérgio, + isso no segundo dia, porque no primeiro tem um franco caipíra no aipim (frango carijó, pq preciso das penas) e redes na sombra do jambeiro para o merecido descanso :lol: :lol: e depois do almoço a caipíra, umas piabanhas que deixei presas num curral para ele, ou para Jacquelline quem sabe :o :lol:

Forte abraço, Gama

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pescador

Luiz, muito bom esse entusiasmo, pois com o tempo a gente acaba desenvolvendo estilo e gosto próprio na forma de atar e de utilizar as moscas.

Como disse o Luciano, pelo que tenho acompanhado dos relatos postados aqui no site, o comportamento desse peixe me lembra a piraputanga. Hajime diz que pegam muito bem na colher. Muita gente fala que pega no popper etc.

Posso estar enganado porque nunca pesquei piabanha, mas se eu fosse pescar piabanha usaria basicamente hair bugs e muddlers testando diferentes cores. Se der o mesmo resultado que nas piraputangas é festa.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Luiz, muito bom esse entusiasmo, pois com o tempo a gente acaba desenvolvendo estilo e gosto próprio na forma de atar e de utilizar as moscas.

Como disse o Luciano, pelo que tenho acompanhado dos relatos postados aqui no site, o comportamento desse peixe me lembra a piraputanga. Hajime diz que pegam muito bem na colher. Muita gente fala que pega no popper etc.

Posso estar enganado porque nunca pesquei piabanha, mas se eu fosse pescar piabanha usaria basicamente hair bugs e muddlers testando diferentes cores. Se der o mesmo resultado que nas piraputangas é festa.

Abraço

Valeu Nelson!

Quando o Luciano for lá em casa, na quarta-feira, vou pedir para que ele faça e me ensine a fazer os hair -bugs e muddlers, pois eu não sei fazer...Aquela parte de aparar eu sempre erro, ficam muito ruins. Tenho uns bacanas, comprados nos EUA, mas são grandes.

Obrigado pelo incentivo e pela sempre valiosa informação.

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Ok Sérgio, + isso no segundo dia, porque no primeiro tem um franco caipíra no aipim (frango carijó, pq preciso das penas) e redes na sombra do jambeiro para o merecido descanso :lol: :lol: e depois do almoço a caipíra, umas piabanhas que deixei presas num curral para ele, ou para Jacquelline quem sabe :o :lol:

Forte abraço, Gama

Meus amigos....Isso tá saindo melhor que as encomendas... :lol: :lol: Piabas com água de coco...Frango Caipira...E se tiver jambo no jambeiro, aí é que minha mulher não pesca

Gostei da parte das piabanhas encurraladas...Afinal, nesse relato vai ter que aparecer foto de peixe...Nem que eu pegue emprestado os da Jacquelline...aliás, como sempre, eh, eh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.