Ir para conteúdo

Patagônia 2008 - Relato


Fausto

Postagens Recomendadas

  • Administrador

A história tem que começar e pouco tempo tive p/ administrar os fóruns, mas está iniciado o relato.

Os amigos:

user posted image

user posted image

As duas fotografias acima foram feitas no Aeroparque em Buenos Aires. Estávamos realmente muito animados com esse encontro e havia uma expectativa muito grande em sabermos se teríamos uma boa semana de pesca, aliás, qual o grupo que não estaria? biggrin.gif

Nossa chegada em Bariloche.

user posted image

Arrumando o bagageiro do carro.

user posted image

Aluguei o carro com a própria Pireco Turismo (Alejandro Klap) e foi um Renault Kangoo, carro que realmente foi a melhor escolha p/ atender o grupo de quatro pescadores.

Dica: Fizemos um fundo comum ao grupo e assim todas as despesas eram pagas com esse dinheiro arrecadado. O fundo começou com AR$ 500,00 arrecadados de cada um, o que totalizou AR$ 2.000,00. Fazendo dessa forma não ficamos preocupados em dividirmos as despesas o tempo todo. O dinheiro arrecadado ficou em uma caderneta e assim a contabilidade era feita diariamente com grande facilidade.

Já que estávamos em Bariloche, aproveitamos a oportunidade p/ conhecermos o fly shop Baruzzi. Entrar lá com cartão de crédito internacional é realmente um perigo, o Serginho não conseguiu se controlar muito e comprou uma Redington #8.

user posted image

Quem gosta de atado, pouco poderia fazer p/ se controlar.

user posted image

Já que estávamos em uma cidade tão maravilhosa, aproveitamos p/ almoçarmos antes de partirmos p/ a boca do Limay.

A invasão dos Mosqueiros do Rio:

user posted image

Já no carro o grupo não pensava em outra coisa a não ser pescar e sendo assim, e tendo o Serginho a bordo, resolvemos conhecer de perto a boca do rio Limay.

Esse é o lago Nahuel Huapi e ao fundo pode ser vista parte da cidade de Bariloche.

user posted image

Essa é a boca o rio Limay.

user posted image

Resolvi ficar apenas fotografando, mas fomos logo abordados por um fiscal que nos fez ir até o carro p/ apresentarmos as licenças de pesca.

user posted image

Registrei o momento em que o Serginho estava se dirigindo ao carro com o fiscal.

user posted image

Dica: Durante os demais dias que pescamos nos rios próximos a Junin de Los Andes, o grupo foi abordado por outros fiscais e sendo assim, devemos levar sempre conosco tanto a licença de pesca, como também a carteira de identidade.

Parada p/ visão panorâmica do rio Limay.

user posted image

Panorâmica.

user posted image

Desse trecho resolvemos procurar por algum ponto de acesso a rio Limay, um pouco mais a baixo de sua boca e assim seguimos viagem. Poucos quilômetros abaixo da boca do Limay encontramos um bom local p/ pararmos e assim iniciarmos um pequeno vadeo pelo rio. Lá tivemos muitas ações. Eram apenas trutinhas, mas já nos deu oportunidade de esticarmos as linhas.

user posted image

Tem mais! biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

No mesmo dia, sexta-feira 1º de fevereiro, tomamos a decisão de irmos p/ SMAndes, através de uma estrada de terra que liga a estrada pavimentada do rio Limay sentido Meliquina. Tomamos essa decisão porque desejávamos conhecer o caminho e também aproveitarmos p/ pescarmos mais um pouco. É uma estrada bem lenta, mas p/ quem desejar pescar no mesmo dia, é a melhor opção, isso p/ quem parte de Bariloche é claro, pois poderá pescar no rio Caleufú, rio Meliquina ou até mesmo do rio Filo Hua Hum.

Como já estava bem tarde, resolvemos parar apenas na ponte sobre o rio Meliquina e assim pude observar a pescaria do Neumann e do Maurício.

user posted image

Resolvi ficar próximo e atento a pescaria do Maurício, isso porque o Serginho estava próximo ao Neumann, nisso pude registrar os momentos da captura da primeira truta com uma das moscas atadas pelo próprio Maurício.

A aproximação.

user posted image

O arremesso.

user posted image

A captura.

user posted image

Sem o NET ficou difícil.

user posted image

Com o NET ficou mais fácil e seguro p/ a truta.

user posted image

Só alegria.

user posted image

Vem mais por aí! bom.gif

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

No dia seguinte decidimos fazer a primeira e única pescaria do grupo, da qual os quatro pescadores estariam juntos pela última vez. Desse dia em diante cada dupla estaria fazendo uma flotada, enquanto a outra dupla estaria vadeando algum rio. Essa pescaria serviu p/ apresentarmos ao Neumann e ao Maurício como seriam os dias seguintes.

A chegada.

user posted image

A ponte sobre o rio Chimehuin.

user posted image

Essa ponte é uma referência p/ as pescarias que são realizadas no “corredor das trutas” do rio Chimehuin. Após atravessá-la devemos virar a esquerda, atravessar uma cerca e caminharmos aproximadamente 1,5 km até chegarmos aos grandes álamos, que no caso são mais uma referência p/ entrada no rio. Dos grandes álamos p/ baixo a pescaria é muito boa e também o rio pode estar bem congestionado com pescadores.

A caminhada.

user posted image

Os grandes álamos.

user posted image

Uma truta arco-íris que me trouxe uma grande felicidade.

user posted image

Uma truta marrom que também me trouxe uma grande alegria.

user posted image

Qualquer truta acima de 30 cm dá uma ótima briga e quando chegam a mais de 40 cm, aí a satisfação é maior ainda. Esse ano o tamanho médio das trutas que capturei foi bem maior que nos últimos dois anos e a quantidade de trutas maiores, acima de 40 cm, também foram significativas. Posso afirmar que todos os dias eu tive ação de trutas acima de 40 cm e algumas não tive nem a chance de ver seu tamanho. A maior das trutas que capturei e medi tinha 47 cm e certamente tive a oportunidade de fisgar trutas maiores, mas infelizmente não tive a felicidade de capturar uma dessas p/ fotografar.

Essa fotografia foi feita às 22h16min.

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Deitei o cabelo com as seguintes moscas:

Parachutes (march brown) atadas em anzóis #14 e #16.

Elk hair (barriga laranja e barriga verde) atadas em anzóis #12 e #14.

Timberlines atadas em anzóis #16 e #18.

Durante as flotadas as moscas mais indicadas são as terrestrials e fiz uso das seguintes moscas:

Stimulators atadas em anzóis #10 e #12.

Hoppers atados em anzol #10.

Madame-x atadas em anzol #10.

O Serginho me disse que teve muitas ações com as moscas Chernobyls, isso se podemos chamar esses troços de moscas, mas são eficientes com certeza.

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto e amigos

Estou encantado com as fotos, com o clima e cheio de saudades da região de Junin, uma das mais belas paisagens de pesca do planeta. O sorriso e a felicidade do Maurício na primeira truta é algo que somente quem é pescador pode entender o que ele tava sentindo naquele momento...e é bom demais!!!!

Valeu a aventura amigos!!!! biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif

Bem, agora vou desligando, pois estou embarcando para o Chile okok.gifokok.gif Finalmente chegou o dia...Até a volta!!!

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Vou entregar !!!!

A isca que o Fausto teve ações espetaculares e pediu para não contar para nínguém que ele usou, se chama Guzano, é nada mais que uma imitação daquela lagarta que come as folhas dos Sauces feita com um pedaço de fio de um material que não sei se é chenille ou coisa parecida verde, amarrado em dois pontos em um anzol, com as pontas do fio queimadas para imitar as extremidades da lagarta, fica igualzinho.

Quando flotamos o Chimehuim médio teve um poço cheio de trutas saradas taradas por estas minhocas que nos levaram a loucura !!!

Usei as chernobill no último dia de flotada, as trutas viram tucunaré quando usamos estas iscas, chegam a pular totalmente fora da água atrás destas iscas. Perde um pouco aquela sensação da pescaria mais técnica, com a apresentação suave, mas vale experimentar pela porradoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Me entregou né Serginho! laugh.gif

Essa "mosca" chamada gusano é o bicho! okok.gif

Assim que possível for, estarei mostrando a fotografia da única que tenho comigo.

Nesse link tem uma matéria sobre essa mosca:

http://www.riosysenderos.com/baul/gusanosauces.htm

Na manhã de segunda-feira eu e o Maurício fizemos dupla p/ a pescaria de vadeo e o Serginho fez a pescaria com o Neumann no rio Aluminé até chegarem ao rio Collón Cura, pescaria essa péssima p/ a dupla, tão péssima que definitivamente tiramos qualquer possibilide de visitarmos esse rio novamente, a não ser que seja em uma época adequada, que segundo a Mercedes da Pireco turismo, será em abril, quando as marrons estão subindo o rio. Como não estamos em abril, não aconselho nenhum dos amigos a fazerem essa pescaria, pois o rio fica turvo nessa época do ano e certamente com possibilidades mínimas de captura.

O Maurício havia comantado que gostaria de fazer a pescaria no rio Chimehuin novamente, mas não em sua parte próxima aos grandes álamos (corredor das trutas), mas sim abaixo da ponte. Tomamos a decisão e fomos aprender mais esse caminho. Um vez que tenha atravessado a ponte do Chimehuin, não vire a esquerda e nem tão pouco a direita, siga em frente por uma estrada de terra por aproximadamente 1.000 metros e em seguida cruze o pasto a direita até encontrar o rio novamente. Ao cruzar o pasto encontrará uma cerca que facilmente poderá ser ultrapassada. Nesse ponto o rio faz uma grande curva a direita e em sua margem há um grande poço formado pela força da água e pouco menos do que 100 metros antes desse poço é possível atravesar o rio com segurança. Uma vez em sua margem oposta é possível vadear em trechos muitos bons, dos quais perdi as contas de quantas trutas capturei.

Essa fotografia mostra exatamente o trecho do rio Chimehuin que deve ser atravessado e com segurança. Um pouco mais a baixo podemos observar um trecho na margem direita, do qual tive boas ações com trutas arco-íris, pois tem uma corrente bem forte em seu meio. Capturei três trutas médias sem fazer muito esforço e com a mosca elk hair. Coloquei uma madame-x e tive ações também.

user posted image

As três fotografias abaixo foram feitas na parte de baixo do Chimehuin.

user posted image

user posted image

user posted image

Local muito bom p/ uma aproximação silenciosa e arremessos precisos.

user posted image

Dois passos a frente e o rio é fundo e forte.

user posted image

Explorei esse trecho com calma e capturei um bela truta arco-íris.

user posted image

Em grande estilo com a bambu do Beto Saldanha.

user posted image

Caminhamos um pouco mais abaixo do Chimehuin e chegamos ness trecho do qual nos rendeu muitas trutas. A essa hora não aguentávamos mais de tanta sede e calor, a temperatura estava acima de 36ºC com certeza absoluta.

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto - o Aluminé só fica leitoso quando chove - deve ter chuvido la para o lado de Rahue ou Aluminé. A descida do Aluminé é um progama exelente a temporada inteira, desde que não chova, é claro. Decididamente não é para ser descartada liminarmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ho. Patrão voce havia promentido não falar sobre o gusano, Serginho boca grande, jacaré não entrou no céu , sabe porque? dry.gif agora o mundo todo sabe dessa maravilha. Não faz mal vou atar uma caixa só dessa danadinha. V A L E U. bom.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ho. Patrão voce havia promentido não falar  sobre o buzzano, Serginho boca grande, jacaré não entrou no céu , sabe porque?  dry.gif  agora o mundo todo sabe dessa maravilha. Não faz mal vou atar uma caixa só dessa danadinha. V A L E U. bom.gif

Meu prezado, não é buzano é gusano e também não é nenhum segredo - é a coisa mais sabida do mundo. Leve muitos, porque para pescar bem tem que arremessar em baixo dos sauces, o que ocasiona muitas perdas de isca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O Alejandro nos pediu um isqueiro quando fomos testar os Gusanos, mas não o tinhamos. Segundo ele ao se passar um isqueiro de forma suave pela isca, se forma uma película que faz com que o Gusano não afunde. Eu então resolvi colocar um pouco de flotante e também manteve o Gusano na superfície, simulando uma mosca seca.

Ate bastantes Sergio, nos locais onde esta lagarta está comendo as folhas esta isca é imbatível.

Continuando a falar sobre as iscas, a minha isca principal foi a Humphy atada pelo Daniel nas cores verde e também vermelho. Perdi várias com arrebentão do tipet por trutas de bom porte.

Uma isca que eu tinha na caixa e nunca tinha utilizado e o Mario tico me pediu para que eu usasse, foi uma Royal Wulf, esta isca me rendeu belos ataques e capturas no Chimehuim baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Serginho e Fausto,

Agora a turma já sabe o que está dando bons resultados na Patagonia quem está indo no próximo grupo vai se dar bem.

Manda Mais lindas Fótos e Relatos. biggrin.gif

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É bom não esquecer que esta mosca tem este efeito só quando as minhoquinhas estão caindo na agua , o que nem sempre acontece. Voces me dão a impressão que estão pensando que ela sempre vai fazer efeito - não é bem assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

okok.gif Pode deixar Mariz, vamos entupir as truchas portenhas de gusano, vai ser uma festa, gusano de manhã, gusano de tarde e gusano de noite laugh.gif  laugh.gif

Gusano de noite só se for esse aqui: Gusano Rojo

Já tomei e é muito bom. Só não tive coragem de comer o próprio gusano. Meio nojento... wacko.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estava apoiando os joelhos sobre as pedras e mais alguns passos a minha direira e certamente seria levado rio abaixo.

Quanto ao gusano, é isso mesmo que o Beto comantou, não será "a mosca" caso não estejam caindo no rio. O Alejandro disse que os locais em que os sauces estão com menos folhas, indicam trechos repletos de gusanos e sendo assim, possivelmente a diéta básica das trutas serão os gusanos que caírem sobre a água.

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Depois de alguns dias de vadeo, sábado, domingo e segunda-feira, chegou minha vez de flotar e foi o rio Chimehuin e seriam três flotadas seguidas, terça-feira, quarta-feira e quinta-feira. A primeira flotada foi à parte baixa do rio Chimehuin, inclusive estava muito ansioso p/ flotar esse trecho do rio, pois nos dois anos anteriores não foi possível fazer. Nosso guia nesse dia foi o Mário (grande) e ele nos avisou:

“Temos que descer o rio sem muitas paradas e o almoço não vai ter descanso!”

Isso porque a parte baixa do rio é muito longa p/ apenas um dia de flotada e em função disso, tivemos que nos deliciar durante apenas um dia de pesca e sem poder explorar trechos que fatalmente seriam excelentes, isso se pudéssemos parar e vadear eventualmente. Sendo assim, aconselho que seja feita uma flotada com acampamento, pois a parte baixa do Chimehuin é execelente p/ se fazer com calma, sem atropelos e correrias.

Início da flotada na parte baixa do rio Chimehuin.

user posted image

Com poucos arremessos o Maurício esticou sua linha em grande estilo.

user posted image

Mas também acabei fisgando uma truta e não pude continuar a registrar toda a ação.

Porém dessa vez tive tempo p/ dar atenção ao parceiro e registrei vários momentos de uma bela truta capturada pelo amigo.

Ação 1/6

user posted image

Ação 2/6

user posted image

Ação 3/6

user posted image

Ação 4/6

user posted image

Ação 5/6

user posted image

Ação 6/6

user posted image

Também tive a felicidade de fisgar boas trutas e essa foi uma delas.

user posted image

Essa é uma das trutas arco-íris do BOSS.

user posted image

Parada p/ almoço.

user posted image

O Maurício estava danado nesse dia e esticou a linha muitas vezes. Dessa vez é uma linda truta marrom registrada com bastantes detalhes também.

Marrom 1/4

user posted image

Marrom 2/4

user posted image

Marrom 3/4

user posted image

Marrom 4/4

user posted image

Término da flotada da parte baixa do rio Chimehuin. Nesse ponto o rio se encontra com o Collón Cura.

user posted image

Desse ponto em diante o guia tem que remar durante uma hora e muitas vezes contra um vento que o obriga a parar de remar, pois o bote nem se mexe ou muitas vezes o bote até mesmo sobe o rio contra a fraca correnteza do Collón Cura.

Chegando ao fim dos longos 8 KM encontramos esse enorme paredão.

user posted image

Em detalhe.

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Como havia dito antes, fiz três flotadas seguidas e essa foi a segunda. O rio escolhido foi o Chimehuin mais uma vez, porém em sua parte média. É um trecho excepcional p/ uma flotada curta e prática, pois começa pouco acima de Junin de Los Andes e termina alguns quilômetros abaixo, exatamente na ponte do “corredor das trutas”.

Assim que chegamos fotografei o vulcão Lanin. Esse ano ele estava com bem menos neve do que os anos anteriores, mas assim mesmo não perde sua beleza.

user posted image

Aqui inicia a flotada do rio Chimehuin na sua parte média e nosso guia foi o próprio Alejandro Klap.

user posted image

Em alguns trechos o Alejandro parava o bote e assim podíamos vadear. Essa fotografia foi editada com o Photoshop p/ que ficasse com essa impressão. Espero que o Serginho goste.

user posted image

Outro trecho que possivelmente muitos amigos que já fizeram essa flotada, ou a fazem anualmente, poderão reconhecer com facilidade.

user posted image

Parada espetacular p/ nosso almoço. Pode-se perfeitamente ver uma casa logo atrás dos sauces e deve ser uma dureza acordar todos os dias e simplesmente testar a mosca que foi atada na noite anterior, a pouco mais de 100 metros de sua varanda.

user posted image

Após o almoço nosso camarada “o rapidinho” não perdeu tempo e começo a explorar o rio. Eu tomei a decisão de fazer algumas fotografias e assim observar melhor o que estava acontecendo.

user posted image

Panorâmica do trecho do rio Chimehuin acima do ponto de nossa parada p/ o almoço. Muitas trutas estavam se alimentando exatamente ao final da correnteza. Não eram poucas e pode ver claramente suas ações.

user posted image

Panorâmica do trecho logo abaixo do local de nossa parada.

user posted image

De cima do local onde estava fotografando, pude registrar essa truta pouco abaixo de mim, aproximadamente quarto metros e ela nem ao menos se intimidou com minha sombra. Tenho essa mesma truta filmada com minha câmera fotográfica e assim que possível, vou hospedar o curto filme, de modo que possam ver o momento exato que ele sobre p/ se alimentar.

user posted image

Depois de tanta observação, decidi descer e pescar com o Serginho e foi nesse momento que a observação fez a diferença, pois notei claramente que as trutas estavam se alimentando de moscas muito pequenas e foi aí que resolvi colocar uma timberline p/ que pudesse iniciar minhas capturas. Tive ação de várias trutas e o Serginho conseguiu registrar alguns momentos.

user posted image

Que maravilha!!!

user posted image

O Serginho também teve muitas ações, porém a câmera que levo comigo não ajuda em nada nos momentos de registro, pois não é nada compacta e prática. Mesmo assim gosto de fotografar e pude parar com calma p/ fazer alguns registros.

Captura.

user posted image

Soltura.

user posted image

Desse dia em diante os dias começaram a ficar mais amenos e assim nosso sofrimento começou a diminuir, pois estar em plena patagônia e com 38 ºC na cabeça não é nada fácil.

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É de ficar anestesiado, só de ver essas fotos, com certeza voltaremos 10 anos mais novos, agora sei onde fica a fonte da juventude, Ponce de Leon, vire-se no túmulo, está na Patagônia o elexir da juventude.. laugh.giflaugh.giflaugh.gifokok.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto as fotos estão lindas, a photoshopagem para P&B do meu péssimo cast ficou muito legal.

Fiquei realmente impressionado com sua observação e escolha correta da isca na parada do almoço, eu dei mais de cem arremessos com mosca seca sem nenhuma ação e você colocou a timberline e pegou três trutas praticamente seguidas. Este ano aprendi como e quando usar timberline, gusano e chernobill. A pesca também é um aprendizado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

è isto mesmo... uma observação completa a outra. Eu e o maurício paramos para almoçar neste mesmo ponto. Eu dormitava quando o Maurício chega correndo e fala de um cardume de trutas alimentando-se ao largo do paredón. Quando subimos nele, na sombras dos pinus que podem ser vistos em uma das fotos do Fausto, vimos as trutas. Melhor dizendo, as trutonas. Era um espetáculo confirmar in loco a delicada maneira como as trutas estavam se alimentando. O Maurício fez uns arremssos dali mesmo mas as trutas não deram nenhuma pelota. Descemos e entramos no rio. lá pelas tantas, o guia Mário Grande gentilmente pede licnça para uns arremessos. Eu havia colocado uma humphy verde e no segundo arremesso o màrio ferra uma grande trut aarcoíris que dá um salto para lá de espetacular. É uma imagem que conservarei por muito tempo nas minhas memórias. A briga dura um tanto mais até que o anzol se abre a a truta escapa!

Agora vem o detalhe. o mário observou que o ataque da truta se deu no momento em que a mosca afundou um pouco e derivou um pouco abaixo da supefície. Emergers disse o Mário. Olhou minha caixa e não encontrou a mosca mais adequada. Foi até o Mauríco e pergunto se ele tinha.... timberlines extamente a isca que o fausto usou no mesmo lugar, ou muito próximo, com tanto sucesso...

O sucesso da pescaria, por vezes, está nos detalhes de uma acurada observação!!!

Levem umas timberlines, muchachos!!!

sds,

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fotos de tirar o fôlego! Relato 100%! Lugar indescritível! Obrigado Fausto por nos proporcionar esse imenso prazer que é ler vosso relato. Rico em detalhes, por vezes melhor do que os manuais canadenses sobre truta que andei fuçando de curiosidade rsrsrsrs

Abs a todos os 4 aventureiros que participaram desta aventura!

Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.