Ir para conteúdo

Serra da Mesa


Postagens Recomendadas

  • Patrono

A minha primeira pescaria de tucunas na Serra da Mesa infelizmente não foi lá grande coisa. Além da falta de apetite dos peixes, com poucas ações durante os 3 dias que fiquei lá, tive ainda que abortar a missão pelo meio e retornar pra Brasília pq a filhotinha que tinha ficado lá pegara alguma virose e requeria atenção. Mas graças a Deus não passou de susto. Nada muito sério.

Era a minha primeira vez lá. Já tinha ouvido falar muito sobre seus famosos azulões, não só pela quantidade mas tb pelo seu tamanho!! Todos os amigos que lá estiveram só relatavam histórias de braços moídos de tanto peixe e dos graúdos. O meu parceiro era o meu sogrão, que já conhecia o lugar da visita feita há 2 anos na mesma época (janeiro) e tb só relatava maravilhas. Obviamente, com tanta recomendação, a minha ansiedade tava que tava em conhecer a famosa represa, distante 300km ao norte da capital federal (~4hrs de carro). A empolgação era tanta que nem os relatos recentes da turma que voltara de lá com notícias nada animadoras, inclusive confirmadas pelo pessoal da pousada e pelos seus clientes relatando pouca atividade dos peixes em iscas artificiais e fly devido à anormal queda no nível do reservatório me tirava a fé. Aliás, qual bom pescador que dá fé ao que os outros dizem ? Só vendo pra crer, é a regra geral rsrs. Vai ver eles deram só um pequeno azar kkkk e qdo eu for as coisas já terão melhorado!! rolleyes.gif Pois desta vez não é que os caras tinham razão kkkk ??? Quem mandou não acreditar huahuahuahua ??? Bem que me avisaram.... wacko.gif

Pois bem. Olha, tava difícil mesmo de arrancar alguns parcos peixins de suas lindas águas de côr verde, que deixava transparecer seu fundo a mais de 5m e repleto de estruturas maravilhosas de paliteiro que prometia peixe pra onde quer que se olhasse!!

Foi duro conseguir arrancar algumas peças, que concentravam ataques (poucos) somente num pedaço da manhã e outro bem já no final da tarde, períodos nos quais ocorria coisa de 4~5 ações pra cada um, que convertia em singelos 1~3 peixes embarcados. Mas ao menos eles batiam na superfície, o que valorizava os poucos ataques. Metendo iscas mais de fundo, tava dando no mesmo. Não era notado nenhum acréscimo de rendimento, seja com meia-água ou com streamers, inclusive mesmo apelando para linhas que afundam. Ou seja, melhor ficar mesmo com iscas de superfície, ao menos curtia-se melhor os poucos ataques que ocorriam. Durante o dia, era uma negação achar alguma vida, era um marasmo total. Bom, isto é, ao menos foi assim pra mim e meu parceiro sogrão. Já para o amigo Maurício Velho e seu sogrão Renato que estavam num outro barco, a coisa parece que fluía um pouco melhor, com um pouco mais de ações e se diziam satisfeitos com o resultado.

Depois, na véspera de eu ir embora, veio se juntar a nós o amigo paulista Ney e sua família. Espero que eles tenham se dado melhor que nós.

Seguem algumas fotos.

A estrada de Brasília para a pousada Germano (www.pousadagermano.com.br), via Brazilândia/Padre Bernardo/Niquelândia) alternava pistas ótimas com outras péssimas

user posted image

user posted image

Prioridades no trânsito no interiorzão rsrs ohmy.gif

user posted image

Um achado!! Um verdadeiro museu ambulante!!! blink.gif

user posted image

Enfim, na pousada. Aqui a sua sede, onde ficava tb o restaurante

user posted image

E aqui os dormitórios, bem confortáveis e tudo limpinho, espaçoso e bonitinho, com ar e frigobar

user posted image

Tinha até ótimas piscinas para se refrescar do calor

user posted image

O pier da pousada, que fica a uns 300m abaixo da pousada, acesso de caminhão

user posted image

Eitaro inaugurando com um bonito amarelo de seus 2kg, que entrou numa colher Johnson com antienrosco, pra bater lá no fundão do paliteiro sem medo kkk e deu certo!!

user posted image

Eu demorei um pouco mais pra esquentar os motores, mas enfim.... tirei o dedo, mas apelando tb pro bait hehehe, mas ao menos foi na superfície (zarinha Duel/Yozuri)tongue.gif

user posted image

Maurição e o sogro Renato, uma dupla do barulho, que arrancava os bocudos de onde nem tinha. Os dois eram profissas!!! Para eles a pescaria tava legal com boa qtd de ação, em contraste com a dupla panela do Rio, que tava penando pra achar os danados cool.gif

user posted image

Apesar da pouca atividade dos peixes (ao menos pra nós), o sogrão não teve muito do que reclamar com um ótimo azulão de 4kg que entrou num stick protótipo do Nakamura, que o amigo dele tá desenvolvendo. Pelo visto, mais uma isca matadeira na sua já famosa coleção made in Friburgo.

user posted image

E pra mim, consolação com um micro dublê barbie size kkkk wacko.gif A isca foi araçatubinha.

user posted image

A pescaria tinha ação somente no começo do dia e depois já no final. Durante o dia era um marasmo total. Era cada estrutura com baita cara de peixe mas cadê eles ??? Hora de descansinho na sombra e do rango pra matar o marasmo.

user posted image

Os piloteiros pretin e neguin eram super atenciosos e habilidosos no preparo do sashimi e do assado

user posted image

Com Eitaro, Pretin, Maurício Velho e Renato

user posted image

Repare no qto a água tinha descido, mais de 10m de 2 meses pra cá, apesar de o período ser teoricamente de chuva e de cheia na represa!!!

user posted image

Pegando carona no peixe fisgado pelo sogrão, rapidinho lanço isca (zarinha Z90) junto e pego o seu par. É importante a agilidade pra compensar a falta de ações hehehe tongue.gif

user posted image

Com o diver cedido pelo fera Maurição e a super dedeira-limpa-linha, outra cortesia, agora do amigo Ney, enfim minha sorte melhora e desatolo o dedón no tar do frai hahaha, mas tava difícil a coisa pra mim kkkkk!!! Diz o Maurição que a mosca dele que é boa e compensou até a falta da pecinha kkkkkkk dry.gif

user posted image

Uma visão de o qto a represa baixou repentinamente nos últimos meses. Talvez esteja aí a explicação pelo comportamento parado dos tucunas que só estavam entrando bem pra quem tava de isca viva no fundão, apesar que na hora boa (amanhecer e ao entardecer) até atacavam alguma coisa, seja no bait ou no fly, inclusive em iscas de superfície.

user posted image

Mas como uma boa pescaria não é só feita de peixe, conta muito tb a viagem, a paisagem, os amigos e os parceiros com quem dividimos a festa, neste quesito, não posso negar que a viagem foi ótima. Em particular foi ótimo ter conhecido o Renato e o Ney, novos e excelentes amigos!! smile.gif E quero voltar lá mais uma vez, pra sanar a dúvida se foi problema localizado de pecinha ou não hehehe rolleyes.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como vc. disse Kensuke, mesmo sem fartura de peixes, A DIVERSÃO FOI 10!!!

Eu já li e ouvi alguns relatos dessa represa e, como vou à Brasília amiúde, andei pensando em ficar por lá um final-de-semana para conhecer e pescar no local.

Após o seu relato, fiquei um pouco meis interessado, por ter visto que a cor da água é clara. Ainda assim, o entorno me pareceu meio lunar...a pousada ( embora bem legal ) é cravada no barro...Enfim...eu sou um chato em grandes proporções, reconheço ( grandes mesmo )biggrin.gifbiggrin.gif mas isso não vai mudar nessa altura do campeonato...Aliás, só piora!

Assim, lhe pergunto:

A água é clara o ano inteiro?

Qual a melhor época para pescar lá?

Qual a temperatura que você pegou, de dia, ao sol?

Grato e abração

Luiz

PS: que já esteja tudo bem com sua "trutinha" mais importante e querida biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ô Panela-Master-San, precisamos marcar uma pescaria algum dia desses juntos. Juntando seu pé-frio com o meu, vamos gerar uma revolução na ordem natural da evolução das espécies: os peixes vão até sair da água e migrar pro meio do mato, fugindo dos pés-frios... kkkkkkkkkkkkkk!

Mas não reclama não. Nunca fui pescar tucunas. E se um dia pegar um desses como os que vocês pegaram, já ficarei muito feliz! cool.gif

E a Emi, como está?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Luiz, pelo que eu saiba, a água na represa é sempre muito clara. A temperatura tava quente mas estamos em pleno verão tb né. Os caras da pousada me informaram que lá pra março/abril seria a melhor época, apesar que ano inteiro é bom. O que pegamos foi meio atípico, pra não dizer muito. Disseram que nunca a água tinha baixado tanto em tão pouco tempo, daí os peixes fecharam a boca e se refugiaram nos fundões da represa. Mas ainda assim alguma coisa apareceu e salvou a lavoura. A pousada fica sim meio que no meio do nada, mas ela é bem razoável em termos de conforto. Se quer mais conforto e menos barro, e tb com água limpa, a alternativa de douradinhos em Três Marias é uma boa opção. Em ambos os casos, dentro do quarto, tinha o frescor garantido do A/C. smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É Panela, definitivamente tá provado....

VOCÊ É O GRANDE PÉ FRIO.....

Parei.... desisto... com vc não ando mais....

agora pode revelar que os douradinhos do inicio do PDI foram todos da Mari e do Eitaro... vc só pegou emprestado pras fotos....

Fazer serra da mesa secar em janeiro!! só vc...

Se aposenta....

Pede pra sair...

Muda de profissão!!!

tongue.giftongue.giftongue.giftongue.giftongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pescador

Ai, Kensuke, tá difícil de encarar o sogrão, heim...

Agora, "super dedeira-limpa-linha"...sei não...acho que é coisa de bo..., ha,ha..

Tá parecendo aqueles produtos Tabajara, com muitos usos... Cuidado quando lançarem uma a pilha, ha, ha...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Luiz, pelo que eu saiba, a água na represa é sempre muito clara. A temperatura tava quente mas estamos em pleno verão tb né. Os caras da pousada me informaram que lá pra março/abril seria a melhor época, apesar que ano inteiro é bom. O que pegamos foi meio atípico, pra não dizer muito. Disseram que nunca a água tinha baixado tanto em tão pouco tempo, daí os peixes fecharam a boca e se refugiaram nos fundões da represa. Mas ainda assim alguma coisa apareceu e salvou a lavoura. A pousada fica sim meio que no meio do nada, mas ela é bem razoável em termos de conforto. Se quer mais conforto e menos barro, e tb com água limpa, a alternativa de douradinhos em Três Marias é uma boa opção. Em ambos os casos, dentro do quarto, tinha o frescor garantido do A/C. smile.gif

Valeu Kensuke

Quanto à Três Marias, fiquei encantado. Boa estrutura, hotel/restaurante legal...e peixes em profusão...enfim, antes de abril irei até lá.

Agora, Serra da Mesa ainda vou considerar...Talvez abril/maio, quando as temperaturas ficarem mais amenas eu me anime...Essa é uma época em que viajo para Brasília quase todas as semanas. Nessa época tb. quero conhecer os rios do norte fluminense e pescar com o Gama

De qualquer forma, grato pelas informações.

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke.

Que pena que vocês não acertaram uns dias bons. Acho que o nível da água deve ter prejudicado muito sua pescaria.

Estive em Serra da Mesa somente uma vez, e sonho voltar a esticar minha linha por lá. MAs, quando fui, pesquei com a represa "bufando" de água.

Sabe me dizer se o Ney acertou uns azulões?

1 abraço.

Marcos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Putz Kensuke, não vingaram muitos peixes!!! ohmy.gif

Mas como vc falou mesmo, tá valendo!!! Sairam alguns e novas amizades!!!

Só acho estranho represa baixa, calor e peixe de boca fechada!!! sad.gif

Nossa, sempre tive sorte é com nível da água baixo, mas...essa pra mim é nova.....ou será que o Rusllon tem reazão? tongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
É Panela, definitivamente tá provado....

VOCÊ É O GRANDE PÉ FRIO.....

Pede pra sair...

Muda de profissão!!!

tongue.giftongue.giftongue.giftongue.giftongue.gif

Pé frio mesmo, foi só ele ir embora que a coisa melhorou.KKKKKKKKKKK

To em Anápolis, segunda quando chegar em casa posto as fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Kensike, mais me desculpe, gostei de ver o sorriso de Eitaro... biggrin.gif não sei se é de alegria, ou estava rindo de vc... laugh.giflaugh.giflaugh.gif

Esse é o Eitaro veio de guerra... laugh.gifokok.gif

Abração, Gama

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Kensuke,

Mais uma vez conseguiu fisgar Tucuna no fly esse até que é bem simpatico.

É né recaida de Bait!!!! Se tivesse insistido mais no fly tinha saido um bom tucuna tenho certeza. tongue.gif

Beleza de pescaria como sempre seu Eitaro salvando a lavoura com muitos tucunas. laugh.gif

Parabéns aos dois grandes pescadores!!! okok.gif

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Kensuke,

e a filhinha tá melhor?

Se estava dificil para voce, imagina eu, um baby fraizeru..hehehe

A coisa tava feia mesma..os bichos estavam muito no fundo..os linguiceiros estavam felizes, nenhum deles reclamou..hehehe

Mas melhorou depois que voce foi embora.. heheh biggrin.gifbiggrin.gif

Uma coisa é certa. tem muito peixe ainda naquele lago..o guia disse que de abril a junho a coisa é melhor...

Um abraço,

Ney

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Uma coisa é certa. tem muito peixe ainda naquele lago..

Com certeza Ney.

Vi cada cena.... Era cardume de tucunaré estourando em cima de peixinhos bem no meio do braço da represa, cena que só tinha visto no mar. E o cardume de peixoes.... pena que peguei um dos menores 3,5kg.... Coisa de louco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.