Ir para conteúdo

Douradinhos de montão


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Quer brincar com uns douradinhos em terras brazucas (coisa cada vez mais rara hj em dia...) ?

Quer poder usar fly, bait, linguiça, superfície, meia água, fundo, enfim qualquer modalidade e com todas aquelas iscas que vc mantém naquela sua enorme caixa de iscas, inclusive aquelas que nunca ousou nem imaginou pegar um peixe algum dia ?

Quer qtd de ação, não importa muito o tamanho, e ininterrupta, em qualquer horário do dia, sem aquelas paradas de marasmo no decorrer do dia como acontece em muitas pescarias, mas ao mesmo tempo quer tb alguma possibilidade de boa surpresinha vez em qdo ?

E quer tb poder visualizar os ataques e as perseguições às iscas de cardume inteiro vindo atrás em águas bem limpas, verdinhas, e não aquele barro típico de rios brasileiros ?

E vc é do tipo que não dispensa mordomia ? Quer tudo perto e fácil, com muito conforto, com chance de levar a família junto e eles não reclamarem do conforto do lugar ?

E tb não quer gastar muito ?

Então o seu lugar é Três Marias, em MG, junto à BR040 e à barragem do mesmo nome, onde o velho Chico ainda preserva uma ótima quantidade da espécie, que se não é grande em tamanho, a sua quantidade ainda é bem gde, e eles tão em qualquer canto e em qualquer horário. Tá certo que em sua maioria não passa de kilo, o que mal dá para se chamar de "dourado", visto que inclusive a sua côr, qdo jovem desse tamanho, ainda é bem prateadinho, mal parece um verdadeiro dourado, lembrando mais a prima menor tabarana (que por sinal não ocorre em suas águas) mas peças um pouco maiores de até 3~4kg saem com boa freqüência e aí, já com esse porte, brilham bem amarelão qdo saltam ao sol e garantem aquela certa satisfação ao pescador de ter capturado um legítimo "dourado", o "Rei do Rio". E espécies mais crescidinhos de 5~6kg que digamos já é um porte bem razoável pros dias de hoje para a espécie, ainda aparecem com boa chance em suas águas, principalmente para quem tem certa paciência de buscá-los fora da rota da miudeza (p.ex, evitando as margens ou iscas que venham mais em cima na coluna da água, onde a miudeza mais abunda) ou recorrem ao apelo da velha linguiça (sem dúvida os maiores quase sempre saem para quem tá de piau vivo ou sarapó, não dá nem pra começo de comparação...ainda mais se for à noite). E existem relatos de peças de dois dígitos ainda hj, que aparece vez ou outra, inclusive ano passado saiu um de 20kg de suas águas.... Ou seja, possibilidades existem, apesar que a qtd de pequenos é tanta que fica difícil driblá-los e esperar que os grandinhos, mais espertos e manhosos tenham chance de abocanhar sua oferenda...

Eu parei lá em Três Marias vindo do Rio, a caminho da capital federal e o lugar, convenhamos, é altamente estratégico do ponto de vista logístico e prático. A cidade fica praticamente a meio caminho tanto de quem vem do RJ, de SP, BH (260km) ou de Brasília (460km). O rio São Francisco cruza por baixo da BR (040), sem que se precise encarar alguma estradinha traiçoeira e sem ter que sair do asfalto. As pousadas (várias) se concentram na margem do rio junto dessa ponte e o serviço de guia de pesca idem. Junto tb ficam alguns bons restaurantes. E os pesqueiros ficam logo ali mesmo, quase defronte, ou seja, vc vem do asfalto, entra na pousada direto e dali do lado já pega o barco e antes de arrumar seu material já tá no pesqueiro. E antes de pensar muito, tá lá engatado com seu primeiro dourado do dia saltando contra o sol. E assim vai (duramente) ao longo do dia.... parando só para almoçar na pousada (ou num dos restaurantes ali perto), a menos de 5min de onde estava pescando (até bem em frente da pousada fisguei dourados bons...), relaxar em sua ótima piscina e sauna, se esticar na rede, antes de retornar à dura batalha pela tarde rsrs. Ô vida dura!!! cool.gif Mais mordomia que isso quase impossível hehehe. smile.gif E tudo com ótima qualidade e nível, e a preço bem em conta, uma aliança de fatores que é até raro de se ver hj em dia, considerando que além do conforto e praticidade, o lugar oferece tb uma boa pescaria, o que hj em dia, convenhamos, só ela já seria muita coisa, já que é preciso ir cada vez mais longe e mais mata adentro para se garantir alguma emoção na ponta do nosso pobre anzol... sem falar na necessidade de longos deslocamentes e encarar terras hostis com nível de conforto por vezes até desumano...

Pois bem, mas ali em TM é assim (por enquanto, pq a ação de matadores é enorme, como em todo o país, conforme presenciei, de ditos amadores matando e levando tudo que pode). Garantia de muita ação com conforto e mordomia o ano inteiro, inclusive agora no verão, qdo é época de chuva e de defeso, qdo permanece aberta a pescaria somente para os amadores, no esquema P&S (em teoria...as always.... ph34r.gif ). Atenção que lá a licença de pesca é de porte obrigatório pq a fiscalização é bem atuante. Todo dia tinha barco dos hômi rondando a área e perturbando everybody, não perdoavam nem mesmo os ribeirinhos de varinha e massa!!! Portanto, não esqueçam de levar a sua, junto com identidade e comprovante de pagto, sem os quais a licença vale zero (esqueci de levar o comprovante e foi mó rolo me liberarem).

Algumas Referências:

- O serviço de guia de pesca tanto pro rio (dourado) como para a represa (tucuna amarelo) pode ser agendado através do Sr Norberto que providencia tudo, do barco ao piloteiro (38-3563-3031/9984-0315) - custo R$ 150 o barco completo fora a gasosa (~R$50 o dia);

- Hospedagem: tem várias opções de pousadas uma do lado da outra, todas à beira do rio e junto à ponte sobre a BR. Eu fiquei na pousada Canto do Rio, muito confortável e com ótimo atendimento, por sinal, e é vizinha à casa do Sr.Norberto (onde se pega o barco), somente um muro separa os dois, ou seja, é acordar, tomar café, caminhar 10 metros e pegar o barco no vizinho (www.pousadacantodoriotm.com.br 38-3563-3100) - preço pro casal com ótimo café R$126 (std c/ar) ou R$160 (luxo c/ vista pro rio) + R$36 cada adulto adicional no mesmo quarto

Mais pousadas: http://viajeaqui.abril.com.br/g4r/destinos...hp?destino=7500

- Para comer: além do próprio restaurante da pousada que oferece ótima cozinha, tem o restaurante Rei do Peixe (especialidade surubim), que fica tb junto ao rio, na mesma margem, debaixo da ponte da BR, a uns 200m rio acima da pousada que fiquei. Muito recomendável tb. Ambiente ótimo com linda vista do rio e com pratos de surubim superbos. Custo dos pratos que servem bem 2~3 pessoas: ~R$40.

Faltou mencionar o material usado:

Fly: #5 c/linha floating para bater as margens com pequenos poppers e streamers os douradinhos menores geralmente de menos de kg e #8 c/ shooting head sinking fator 6 + running line Rio Slick Shooter 50lb ou com shooting integrada tipo Teeny TS350 para bater os pontos mais fundos mais pro meião do rio atrás de peixes de melhor porte, com streamers 12~15cm (qq côr e feitio);

Bait: conjuntos 14 lb, 17lb e 20lb, 6 pés a 6 pés e meio de comprimento, c/multi PE3 (30lb), leader 0,50~0,60mm coisa de 2~3m, iscas qq uma, da peninha à superfície (qq um, zara, popper, hélice, twitch), passando por colher, spinner, spinnerbait, shad, grub, enfim em tudo bate peixe, em qq côr, embora o piloteiro tenha dito que a côr preferida dos peixes dali fosse côr clara, tipo osso, mas do que experimentamos, qq uma pegou bem. Mais pro meião, era mais vantagem iscas mais barbeludas ou iscas que trabalham no fundo como peninhas e shads, pq os maiores ficam escondidos em meio às pedras do fundo. Mesma observação vale pro fly, ou seja, a isca/mosca tem que vir batendo nas pedras do fundo para tar na profundidade certa - ou seja, leve um bocado de sobressalentes pq agarra toda hora rsrs. O leito do rio é pedra pura!!.

Spinning: 8lb, 6' c/ PE1,5 (15lb) e leader 0,40mm, com pequenas iscas de superfície, com o qual brinquei de montão com douradinhos de até 1kg batendo as margens do rio enqto o barco descia à rola.

O esquema de pesca lá é sem mistério algum, super simples. É subir o rio até onde é permitido (~5min da pousada) e dali vir descendo à rola, ora pela margem (bate muito mais peixe, o tempo inteiro, mas o grosso é de peixe miúdo), ora pelo meião (bate bem menos mas com chances de peixe melhor). O barco não dispõe de elétrico, mas acho que nem adiantaria ter pq a correnteza ali é forte. Me disseram que os melhores horários seriam pelo amanhecer e ao entardecer, mas na prática, bateu mais peixe com sol à pino, conforme aconteceu da vez que tive em La Zona, Argentina, e conforme o amigo parceiro daquela vez, o João Pereira - um experiente pescador de dourados - tinha me alertado, que o dourado é peixe que gosta de sol, ao contrário do que muita gente prega. De fato, desconfio que o horário mais produtivo era enqto parávamos para almoçar, pq pouco antes ou pouco depois era ação certa, enqto que logo no início ou no final do dia, não era tanta (mas os linguiceiros só saíam pra pescar quase com o sol já se pondo, alegando ser mais produtivo).

smile.gif

A pousada Canto do Rio

user posted image

Segundo arremesso e já vem douradinho na mosca hehehe

user posted image

Sogrão tb não fica atrás e inaugura logo

user posted image

Já quase na ponte, entra um bicho maiorzinho que dá mais adrenalina

user posted image

Enfim puçá

user posted image

Puro ouro!!!

user posted image

No fly tb entra um bonitinho

user posted image

Da escadinha da pousada, na hora do almoço, só pra relaxar, brincando com protótipos de douradinhos, pq ninguém é de ferro hehehe

user posted image

Sogrão foi dar um de babá e deu vez pra filha brincar um pouco tb com os amarelinhos e ela logo engata o seu zé bunitinho tb. Como praticamente a cada arremesso tem alguma ação, enfim, ela achou que o tal do dourado (primeira vez dela) é até meio sem graça, anchova ou tucuna é mais divertido, diz ela, esnobando kkkkkk dry.gif

user posted image

De tão fácil, resolveu dificultar metendo superfície, que os danadinhos atacam sem pudor mas erra demais da conta, difícil conseguir fisgar um, qto menos embarcar, mas é tanto ataque que alguma hora acabam se enforcando...

user posted image

De bichos, tem é muita garça e biguá

user posted image

O pier da pousada (à direita) e o pier do Sr.Norberto (à esq), vizinhos um do outro, que dava mó trabalhão pra sair do quarto e entrar no barco, aiaiaiaiai, êta preguiça pra carregar a tralha toda por 10mts!!!!! rolleyes.gif

user posted image

Ao fundo o vertedouro, por onde escoa a água da barragem. À sua direita e mais ao fundo (não dá pra ver na foto), fica a usina em si, por onde sai água mais suja (do fundo da represa), e mais fria, em contraste com a água limpa, verde e mais quente do primeiro. As duas águas distintas caminham alguns kms sem se misturarem. Um ótimo ponto de pesca era justamente a divisa entre as duas cores. A linha de alta tensão delimita a zona proibida, acima do qual é proibida a pesca

user posted image

user posted image

Os miudinhos são esfomeados, atacam sem pudor até poppers maiores que a sua boca!!!

user posted image

user posted image

Restaurante Rei do Peixe, que serve ótimos pratos de surubim do São Francisco

user posted image

Hora do relaxamento depois de um ótimo almoço na própria pousada (comida lá é tão boa ou até melhor que do Rei do Peixe, apesar de um pouco mais cara). Vida realmente dura.... cool.gif

user posted image

A miudinha tb se diverte

user posted image

Essa virou um delicioso caldo!!

user posted image

Lá é a mulherada que fica no sol e busca a janta da casa, enqto os maridões ficam deitados na sombra, na margem. Acho que eles tem muita razão kkkkkkkk

tongue.giflaugh.gif

user posted image

Mais douradinhos

user posted image

Todos liberados

user posted image

Saideira do sogrão, com chave de ouro (literalmente rsrsrs)

user posted image

smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Há uns dois anos passei por aí e me disseram que também tem matrinchãs.Inclusive,tem uma peixaria,quase na cabeceira da ponte,onde vi algumas expostas nas bancas.Não tiveram ações.

Seguindo em frente,em direção a Brasília,tem um outro rio que crusamos na mesma estrada,e lá falaram que saíam os maiores dourados,só acredito que a água deva ser turva esta época do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Kensuke,

Belo relato!!! mais uma vez mandou bem com os Douradinhos e a patroa Mari não deixou por menos e tirou Dourado maior que o seu, bem como sempre.

O Sogrão também arrebentou manda um abraço para ele Mestre EITARO.

Tudo de bom,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala galera, Três Marias fica entre Belo Horizonte e Brasília, onde a BR040 passa sobre o rio São Francisco e onde este sai da represa do mesmo nome, que por sinal é bom de tucunas amarelos. Semana passada mesmo houve um grande campeonato em suas águas atrás dos bocudos, com participantes de todos os cantos do país. Já represa abaixo, quem reina é o dourado.

Três Marias fica a aproximadamente:

460km de Brasília (~5hrs em ótima estrada)

260km de BH (~3hrs em estrada não tão bem preservada, cheia de buracos e oscilações no seu início)

e BH fica a ~450km do RJ (~5hrs em ótima estrada, um terço do qual em pista dupla, sendo que perto de BH tem trechos precários em pista simples)

De SP não sei. Consultem algum guia tipo 4Rodas. Já tão querendo demais... angry.gif

Qto ao douradinho da Mari, digamos que o fotógrafo é que é do bom hehehe. O peixe dela era menor, coisa de 2kg. O meu e do Eitaro tinham ~3kg segundo o boga. De 2~4kg era mais ou menos freqüente o ataque, porém este tar de dourado é o bicho mais caolho que já conheci. Vai ser cegueta assim lá na China!!!! Erra demais o bote, nunca acerta o alvo!!!! Na superfície então...... De cada 10 ataques cravava um e dos 10 cravados conseguia-se pôr as mãos em apenas um. A gente se divertia mais com os ataques do que propriamente os bichinhos embarcados rsrsrs. laugh.gif

Qto à eficiência das modalidades, tanto o fly como o bait ou spinning ou linguiça pegou de igual pra igual, mas claramente a linguiça tinha maior sorte com os maiores (vi pegarem de até 6kg, de montão). Parece que os grandes ficam mais no fundo, circulando entre as pedras. Já a qtd de ações era maior na superfície e nas margens. Com uma zara, um popper, um hélice, era um ataque atrás do outro junto às margens, porém, disparado os dois últimos eram os piores de fisgar o danado. O próprio piloteiro disse que quase nunca vê alguém embarcar um usando isca dessas. De fato, atacavam de montão, mas todos erravam o alvo a não ser os que acabavam engachorrados pelo corpo. Depois dizem que o tar do tarpon que é ruim de mira e de permanecer no anzol... biggrin.gif E qto ao ataque à superfície, um tucuna faz ataque bem mais sensacionalista que o dourado, que em geral só reboja, não joga o corpo por cima nem atira a isca pro alto. Diversão por diversão na superfície, diria que o tucuna é mais show, com toda sua voracidade e acrobacia nos ataques destemidos. E falta-lhes o fator necessidade de mirar algum alvo referencial durante o arremesso, como estrutura saliente, galhada, toco, etc, que aumenta, no caso dos tucunas, o fator adrenalina. Os dourados, pelo menos ali, não tinham muito ponto referencial. Por vezes algum ponto de cabeceira de pedra e tal saliente, mas via de regra, qualquer canto era ponto. Qualquer ponto no barranco idem. Ou seja, não precisava se preocupar muito em onde acertar a isca, o que tirava um pouco da tesão do fator adrenalina. Qto à briga, assim como o tucuna, é um peixe bem fraco de stamina. Mesmo os maiorzinhos de 3~4kg pouco tiram linha e se entregam logo. Já os saltos, esses sim, é super ornamental, lindo de se ver aquele amarelão dourado reluzir ao sol, por inúmeras vezes, e bem alto no céu!! São verdadeiros acrobatas aéreos!!! Diria que eles são peixe enquanto brilham bastante ao sol com seu belo corpo dourado durante a briga, pq de resto... kkkk como diz a Mari, é mais emocionante arremessar numa galhada e ver um tucunão atirar a isca pro alto e depois descer outro cacete na sua volta à água, ou então ver a linha cantar com uma bela anchovinha do mesmo porte, que é muito mais lutador. Apenas minha opinião.... Mas em termos de quantidade de ação, realmente esse tar de TM deve figurar entre os pole position. É dia inteiro sem parar. E isso pq o povo mata e leva tudo. Vai ter peixe assim!!!!! smile.gif Agora imaginem se ninguém mata ? Aí a La Zona da vida viraria simples zona vulgar, pq La TM seria covardia com sua água limpinha e verde, a facilidade de acesso e proximidade de todos os capitais, e com muitos e grandes dourados atraindo multidão de pescadores conscientes. Pq este povo não preserva para poder todos nós brincarmos com dourados de 2 dígitos quase no quintal da nossa casa sem precisar recorrer ao bem do vizinho ????? E atrair verdinhas de gringos ávidos pra conhecerem os autênticos El Tigre latino americano que traria divisas para o país e melhoraria a vida pro povo da região ???? Fiscalização tem e muito naquela região, como bem presenciei, mas os matadores são mais sabidos que eles e na calada deles, recolhem tudo que podem. Acho bom a gente ir lá brincar enqto ainda tem bastante dos miúdos pq daqui a pouco, não sei não.... ph34r.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de bola Kensuke!!!

Vale ressaltar que esses dourados do São Francisco são do outro tipo (Salminus brasiliensis - o mesmo que tem no Paraíba) e crescem ainda mais que os da bacia do Prata. Tem lenda de bichos desses de 30 kg. Mas é lenda.

Ah! Estive hoje lá no Rio Claro com o Zé Laércio e dona Carmem meio na correria sem pescar pra variar. Fiquei só paquerando o rio de longe e tá com muita movimentação de peixe. O Zé me mostrou no aquário umas supertuviras vitaminadas que tem saído em tudo quanto é canto. Pega em tudo que é isca. No poço e na corredeira. Bicho esquisito. Cria de tuvira com pirarucu!

Quando vc resolver vir pros lados de cá dá um alô.

Grande abraço pra vcs;

Ádamo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke.

Você usou, ou sentiu necessidade de usar, tippet de aço? Poderia dar mais detalhes a respeito? Perdeu muita mosca?

A propósito, quais os tamanho de anzóis que você usou?

Obrigado.

1 abraço.

Marcos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sim, Marcos, usei sempre um cabinho de aço trançado (trança de 7, menos mole que a de 49, que eu acho que forma menos "mola" com o uso freqüente), sem capa de nylon (para poder formar as alças sem necessidade de luvas, apenas torcendo a ponta conforme esquema "Haywire twist" - sem luva, menos peso e brilho) e na côr escura, marca Gosen (japonesa - vende aqui na Pinheiros de SP) #41 ou 40 (coisa de 20~30lb) e cerca de 10~15cm, com um snap bem miúdo numa ponta (caseiro, feito com aço inox duro 0,60mm) e a outra ponta do cabo sem nada, terminada somente com uma alça, ao qual amarro o leader diretamente, com um nó que faz a linha entrar pela alça do cabo e pega o arremate sobre o corpo do aço (não sei o nome - pode tb usar o nó albright que dá no mesmo), para não estrangular a linha caso amarrasse com um nó normal diretamente na alça, como se faria caso tivesse um distorcedor na ponta. Eu não uso distorcedor pq só acrescenta peso. Já o snap não dispenso apesar do peso a mais, pq facilita a troca da mosca, que faço com muita freqüência rsrs. A cada 2~3 peixe troco para poder experimentar coisas diferentes. Não curto ficar usando aquilo que já sei que pega, não vejo graça.

Qto às moscas, o grosso que usei é tudo do Gregório, com exceção de poppers e divers que fui eu mesmo que tive que fazer, pq não encontro na praça disponível no tamanho que quero. Não sou atador, tenho mó preguiça de atar, e acho mais prático e barato comprar pronto minhas moscas e as do Gregório, como são encontradas fáceis e baratos em qq loja, daí que a minha caixa quase só tem moscas dele hahaha. A maioria dos streamers que usei tinham entre 10 e 15cm com anzol entre 2 e 2/0. Alguns modelos que usei são (apesar de achar que qq coisa que se mova na água os bichinhos tenham atacado rsrs): Saltwater deceiver, original, Pena, dourado, de pena de avestruz, etc. Os poppers usei mais o Banger, com cabeça de EVA e de isopor (esculpi a partir de boinha de pesca) em anzol 1 a 2/0 (Mustad 34011 haste longa), 5~10cm de comprimento da pena/bucktail de rabicho. Se tivesse que optar somente por um tamanho, pegaria o 1/0, que dá pra pegar bem os miúdos e tb os crescidinhos.

Bom, deixa eu ir pegando a estrada que agora os bocudos me esperam smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de bola!!!

Estou lendo e babando com as fotos.

Já estive na represa pescando os tucunas de 3 Marias, e não gostei muito. Já os amigos que foram atrás dos dourados ficaram bem satisfeitos, pescaram junto a barragem e só pegaram monstros, isso faz uns 6 anos atrás.

Meus parabéns Kensuke, o relato está 10!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Kensuke valeu pelo relato muito lindo este dourado, ate eu fiquei com agua na boca . este e o peixe mais bonito que tem no rio . imagine o gama neste local iria parecer criança no baleiro. nota 10 pela pescaria e pela informação deste local so não vai quem não quer um abraço espero voçes no paraiba um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo

Estive em TM pela primeira vez em 1999, e fui muito feliz com os douradinhos no fly tbem. Vale a pena descer até o Paracatu. Lá tem maiores...

Tentamos por diversas vezes conversas com inumeras autoridades (ou otoridades) tentando viabilizar um projeto de tagueamento nesta região, sem pretensões de criar qq tipo de "zona".... Inutil e grande perda de tempo.

O mesmo aconteceu em outros rios com barragens dentro do BRasil...

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o grande problema no brasil e que o governo so resolve a começar a se mexer quando a coisa ta feia pois do contrario so com a iniciativa privada que em muitas vezes nao tem apoio e tbem as vezes acaba conseguindo pouco resultado .......

quao bom seria se os nosso governantes visem que este mercado pode render muito e agregar tao quanto a todos num contexto geral....

kensuke parabens pelo relato ficou 10 ..... e valeu pela dica de um otimo ponto a ser explorado por nos que pensamos na preservaçao ,,,,,,,,,,,,,,,,, blink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Faaaala galera!!!

Acabei de chegar de vorta da viagem de férias até Brasília city!!

Na vorta é claro que passei em TM e brinquei mais um pouquinho com algumas centenas de douradinhos hehehe. Mas desta vez a água sujou (e bem) e não sei se foi por isso, só deu miudeza de até kilo, o grosso tinha menos da metade disso, mas de mooooonte, perdemos a conta de qtos fisgamos!! Só se salvou um maiorzinho de 2kilinho que entrou no fly, lá no fundão qdo tava de shooting sinking e puxando devagarinho. Mas como no fundo era muito menos ação de peixe e mais de pedra que enchia o saco do piloteiro e do parceiro, fiquei mais na superfície brincando com a tonelada de douradinhos famintos que depenaram monte de meus poppers e streamers, pareciam até piranhas kkkk. Aliás, a rigor nem precisava arremessar, era deixar a isca cair do lado do barco, sacudir um pouco e ver os ataques. Não tinha isca que não batessem. Qualquer objeto que caísse na água atacavam kkkk. Acho que se metesse dedo tb atacavam kkkkk. Os maiores atacam mais no fundo e lá a água devia tar mais suja ainda que na superfície, daí acredito eu, que o rendimento com os maiores no fundo em artificiais (fly e bait) caiu praticamente a zero. Mas os miúdos na flôr da água tinha até de mais da conta, muita coisa mesmo, muito mais que qdo passamos na ida, qdo a água tava limpa. Os linguiceiros tavam tirando um ou outro maiorzinho de 3~5kg pescando com isca viva no fundão, mas não tanto qto qdo a água tava limpa. O grosso era tb a miudeza. Só que os caras não perdoam nem isso. É pau neles, assim q embarcam. Se ao menos deixassem crescer, acho que não tinha tanta miudeza e tão menos dos maiorzinhos, pq a água em si por ali, pelo visto, é bem prolífica.

Depois acrescento algumas fotos, pq aqui é discada IG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigo

Estive em TM pela primeira vez em 1999, e fui muito feliz com os douradinhos no fly tbem. Vale a pena descer até o Paracatu. Lá tem maiores...

Tentamos por diversas vezes conversas com inumeras autoridades (ou otoridades) tentando viabilizar um projeto de tagueamento nesta região, sem pretensões de criar qq tipo de "zona".... Inutil e grande perda de tempo.

O mesmo aconteceu em outros rios com barragens dentro do BRasil...

Abs

Fala Rodrigão, o hombre dos dorados!!! O Paracatu, ao menos qdo passamos nele pela BR040, era barro puro e não tinha a menor cara de ter alguma estrutura de apoio (pousada/guia) nem rampa de acesso, era mato virgem em ambas as margens. É assim mesmo ou tem dias de águas limpas e existe algum guia por lá que possa me recomendar para uma próxima vez que estiver passando por aquelas bandas ? Me disseram que todos aqueles afluentes do velho Chico que cruza a BR no caminho de BH a BSB conta com bons dourados, mas o que me pareceu à primeira vista é a total falta de estrutura de apoio aos turistas pescadores. O piloteiro de TM contou que falta mesmo piloteiros e hospedagem de apoio nesses outros rios e que qdo eles vão lá pescar levam barco, barraca, tudo o mais que precisarem. Mas aí vira PDI da brava... Mesmo que pegue maior, o conforto e praticidade de TM me parece inigualável. Mas sou todo aberto a qq dica que o amigo puder dar para aquela região, visto que vez ou outra a madame deve querer visitar sua irmã lá pelas bandas de DF e é bom eu tar já preparado com esqueminhas prontos no gatilho hehehe. wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bom, amigos, acrescentando algumas fotos da pescaria em TM na volta de BSB. Foram muitos peixes mas como eram todos quase do mesmo tamanho (todos pequenos <1kilo) e eram muitos, nem paramos para ficar tirando fotos. Aqui vão só algumas das poucas que tiramos.

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

Esse foi o único maiorzinho.

user posted image

okok.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala MauOld, as tuas gigantonas de tubinho não, pq só tava entrando miudeza, mas tentei um bom tempo com a sua andino deceiver preta, porém sem sucesso. Se insistisse com certeza acabaria pegando alguma coisa mais decente, como o de 3kg que peguei na ida num andino preto que atei, mas como só tinha um dia, acabei passando o tempo brincando com a miudeza na superfície.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.