Ir para conteúdo

Paciência e fé no Rio São João


Postagens Recomendadas

  • Patrono

O sábado amanheceu pedindo pescaria: sol, calor e pouco vento. O Serginho me ligou pelas dez da manhã e eu, depois de jurar para minha esposa que traria um robalão para o almoço de domingo (ou passaria na peixaria e faria o almoço mesmo assim..) confirmei a parceria.

Dizem que o maior cego é aquele que não quer ver... A praia do Abricó, entre Rio das Ostras e Barra de São João estava marrom... "É o rio São João que está jogando esta água marrom no mar?" um dos mosqueiros macaenses perguntou... "Não, é a água do rio de Rio das Ostras"... respondeu o outro mosqueiro. Dois ceguetas!

Bueno, assim que chegamos às margens do RSJ vimos que ele estava sujo. Nossa cara de desalento foi grande. Chegamos a cogitar em tocar para Búzios mas ponderamos que melhor seria, ao menos, treinar uns arremessos, afinal fevereiro e a Patagônia estão logo ali e o material que usaremos é este mesmo (Neumann vara #3 e Sergio vara #4).

Barco n´água, saimos em torno das 15h00 para pescar... Pescar nada. Molhar mosca. Incontáveis arremessos e mudança de pesqueiros depois não tínhamos tido um mísero ataquezinho. Nada. Até um canal de mangue adentramos para ver se achávamos algum peixinho.

Decidimos ir embora.

Observando que faltava uma hora ou pouco mais para o reponto da maré enchente, resolvemos parar no antigo criadouro de ostras. Ali ainda resta muita coisa das antigas estruturas servindo de abrigo, refúgio e ponto de caça da robalada. Além do mais estava no caminho de volta até o embarcadouro.

Nossa paciência e perseverança foi recompensada.

O Serginho com sua matadeira juventudina (verde e branca com um toque vermelho) fisgou um robalo. Nota do escrevinhador: chamar os peixes que pegamos de robalo é um certo exagero. O correto seria chamá-los todos de robalinhos mas em dia de rio sujo viraram todos robalos com erre maiúsculo!

Opa, os bichinhos começaram a aparecer e já tínhamos a desculpa para ficar mais uma hora arremessando.

Para confirmar que nossa sorte mudou, eu, Neumann, também ferrei um robalo, e outro e outro mais aproveitando que o Sérgio penteava a linha de fly que estava um tanto encabelada. Assim que a linha ficou ajeitada e azeitada, o Sérgio pegou mais uns dois ou três robalos.

O Sérgio resolveu pescar de popper! E popper atado por ele mesmo!!!

O resultado não tardou a aparecer e para não ficar só no boato, segue a foto dos três: o Sérgio, o flexa e o popper:

user posted image

Detalhe do popper e da boca do flexa...

user posted image

Bueno, eu não pude ficar para trás e logo depois engatei o meu robalo com erre minúsculo mas um robalo:

user posted image

E também foi com mosca de minha própria lavra (e com alguma ajuda do meu amigo Lefty Kreh...). Ela já está um pouco judiada, surrada pelos robalinhos e tucunarés (estes em um açude...):

user posted image

O Sérgio pegou outros robalos no popper e eu resolvi também dar umas popadas. Ferrei um robalo e o trouxe até o barco. Quando coloquei a mão no lider, ele fugiu mas creio que posso contar como embarcado.

Pescamos até que os dois mosqueiros macaenses, e os robalos, não enxergarem mais os poppers!

Valeu a pena!!! Cada um pescou somente com moscas de lavra própria, meio tortas, meio feias mas funcionais e que salvaram uma tarde que parecia perdida!!!

E o rio São João... que rio este, mesmo sujo, vazando água doce mesmo na maré enchente ainda assim ele é capaz de nos supreender e maravilhar... Este é um grande rio!!!

sds,

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

IIIIIHHHHHHHHHH, hhhhaaaaaaaaaaaaaaaa Sérgin desse jeito sou obrigado ir aí fisgar um desse grandões laughnatal.gif , desse que Neumann fisgou!

Estou reservando uma Winstom #4 para estrear com os robaliões do SJ.

Sérgio Arthur esta papudo até hoje, por causa de uma piabanha que perdeu no Ururaí, pelo tamanho que vimos é de 2.50 para 3 kilos, muitos anos que não vejo desse tamanho po aqui...

quando fala nela o beiço treme... laughnatal.giflaughnatal.gif

FALTOU A TAR DE COMPETÊNCIA tonguenatal.giftonguenatal.gif

Abs, Gama

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Neumann você acaba de ser escolhido como o relator oficial de nossas pescarias !!!

Imagino que hoje a água vai estar um pouco melhor e que vou repetir a brincadeira com o poperzinho de cabeça de EVA que ficou super leve para o arremesso com conjunto #4.

Estas cabecinhas de poper eu comprei lá em Buenos Aires, na Irresistible Fly Shop e somente depois de atar um poper com a cabeça de isopor que você me deu, que descobri a forma de encaixar o anzol naquelas de EVA que não vinham com o rasgo.

Confesso que eu estava com muita fé nesta pescaria de ontem, isso pode ser comprovado pelo meu atado feito na manhã de ontem:

user posted image

Outro detalhe motivador foi o resultado do final de semana anterior em que brincamos muito com os robalinhos, xaréuzinhos e ubaranas.

user posted image

user posted image

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

biggrinnatal.gifbiggrinnatal.gifbiggrinnatal.gif

Parabéns mosqueiros, muito bom o relato Neuman!!

Serginho, por favor, nos dê mais detalhes sobre esse popers de E.V.A.

Achei muito interessante e parecem ser bem levinhos mesmo.

Dá pra fzr as cabeças em casa ou só comprando prontas?

Abraço e melhor sorte na próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Blatt eu acredito que com um pouco de paciência não seja difícil de se fazer em casa, mas conseguindo se comprar pronto economiza um bom tempo. EVA por ser um pouco mole não me parece ser muito fácil de se trabalhar como madeira balsa ou isopor daqueles duros, tipo bóia. Se você conseguir comprar uma placa de EVA de espessura da ordem de 1 cm, com certeza conseguirá confeccionar as cabeças após cortar em cubos e lixar.

Como andam as pescarias de fly no Cunhaú, já conseguiu pegar um baby no fly ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

biggrinnatal.gifbiggrinnatal.gifbiggrinnatal.gif

Valeu pela dica Serginho!

BAby no fly ainda não...mas vai acontecer em breve.

Estou macuminando com Auricelio, aguarde!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Neumann ontem fui todo animado achando que a água teria começado a limpar e que teria mais ações, mas me estrepei, a água continuava suja pacas e só tive uma única ação de um flexinha que depois de um ataque cinematográfico ao poper e uma meia dúzia de saltos escapou sem querer pousar para as fotos. Deveria ter ido à Buzios !!!

Espero no feriado do Ano novo que a água tenha melhorado, o difícil vai ser aturar o movimento de barcos do feriadão !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.