Ir para conteúdo

Fragária - 15/11/07


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Enquanto o pessoal que resolveu ficar pelo litoral no feriado de 15/11 sofreu com o tempo e mar péssimos, lá na Fragária tava tudo uma maravilha!

É, Kensuke, quem manda (depois de 54 anos de experiência em pesca laugh.gif ) ainda acreditar em previsão de tempo...

Não tivemos problemas com morcegos. Aliás, não dá nem pra entender como aquilo aconteceu com o Luis, pois todos os chalés tem forro. Devia ser um morcego Noel, do tipo que entra pela lareira. hahahahahaha

Mas realmente os chalés na beira do rio precisam de uma melhora. Tão bem caídos. É que a pousada está privilegiando os chalés de cima. Há projetos para a Flávia, filha do Otávio que vai se formar em turismo, assumir os chalés do rio.

O Otávio e família continuam muito simpáticos e atenciosos!

Seguem algumas fotos. Desculpem a tremedeira. A fotógrafa já solicitou de presente uma máquina com "estabilizador de imagem". Falta só arrumar o dinheiro:

user posted image

A primeira trutinha

user posted image

user posted image

Tamanho médio das trutinhas capturadas.

user posted image

Visual do local onde foi capturada a trutinha acima. Muitas, mas todas pequenas. Marcela posando ao lado da cachoeira.

user posted image

Passeio à cavalo, pq a vida não é só pescaria.

user posted image

user posted image

Outro dia e outro ponto do rio.

user posted image

Soltando a trutinha.

user posted image

Uma maiorzinha.

user posted image

A maior da viagem: 36 cm de comprimento.

Lições da viagem:

- Previsão do tempo. Ah, a previsão do tempo!

- Tenho muito, mas muito mesmo, a treinar e aprender. Numa corredeira, tomei um putz baile das trutinhas. Espantei várias com meus arremessos toscos e macacos que matavam os pontos;

- Tive muita dificuldade em pescar naquela cachoeira. Nas margens do poço formado por ela era muito tranquilo de se pescar. Cheio de trutinhas. Uma grande diversão. Mas, botar a linha embaixo da cachoeira propriamente dito era muito difícil. Além da distância (tinha bastante espaço pra um double hall, mas não o suficiente pra chegar embaixo da queda) e do "vento" gerado pelo próprio volume d'água (que atrapalhava a linha quando ela estava chegando quase lá), nas vezes em que consegui botar a linha onde queira, a força da correnteza era tão grande que em questão de segundos a linha tava a meus pés. Só um truta "The Flash" pra conseguir se alimentar lá. Enfim, não achei nenhum truta com essas "características" lá. Achei que deveria ter alguma grandona nesse ponto, mas nada. Só mesmo as pequeninas das "orillas" do poção.

- A truta grande (36 cm) foi pega (em outro ponto, não na cachoeira) após ter visto um movimento seu na flor d'água. Pensei que era uma trutinha, pq tava mais próxima da margem, fora do fluxo principal. Muita felicidade por pegá-la. Brigou muito. Mas, por incrível que pareça, uma outra trutinha pega numa corredeira, com macacos em volta, pescando "rio acima" com mosca seca, deu muito mais prazer que a grandona, em razão da dificuldade em pegá-la.

- Tem uns canalhas matando trutas lá angry.gif . Coisa praticamente impossível de evitar. Mas, ainda bem, elas estão sobrevivendo mesmo sem peixeamentos recentes. Acho que é em razão da conformação do rio em alguns locais. Tem pontos absolutamente inacessíveis, com escarpas à beira do rio.

Depois posto mais uns comentários pq tenho de sair e estou atrasado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bacana Alexandre!!! Valeu!!!

As fotos estão legais, lindo visual e lindas trutas...Eu amo esse lugar!

E interessante como o volume de água já subiu com as chuvas recentes...

Uma pena que em dezembro não poderei ir lá, pois Jack estará trabalhando todos os finais-de-semana e eu só viajo junto com minha cara-metade biggrin.gifbiggrin.gif

Mais uma vez, valeu...Fragária é show!!!

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala Ale, legal que tenha tido um ótimo feriadão lá. As fotos tão ótimas e vc tá muy chic, amigão, inaugurando a bambuzinha by beto com pé direito devidamente acompanhada de hardy e tem até uma verdinha de Montana com hardy, só falta uma bouglézinha para ficar igual rsrsrs. tongue.gif Qto ao tempo, claro que previsão é sempre uma previsão, quase nunca acertam, mas como eu já passei perrengues naquela estradinha uma vez e como não tenho 4x4 poderosão como vc, e principalmente pq agora tou com a miudinha junto, não posso nem pensar em arriscar. Mas ainda volto lá para matar as saudades e quem sabe não acho o avô da trutona de 51 (boa idéia rsrs) que caguei lá hehehehe smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns,

Fiquei triste em não ter ido tbm, pois sofro do mesmo problema do amigo Kensuke.

As fotos estão ótimas e belas.

Lá no Chile vc terá oportunidade de treinar muito e com certeza voltará outro.

Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Beleza, Alexandre. Fizestes o que eu penso em fazer, voltar ao Aiuroca...

Espero não descobrir, na Patagônia, que deveria ter treinado mais...

Sandália com wader! Boa idéia.

Treinar é preciso.

sds,

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu pelos comentários, pessoal!

LUIZ e SERGIO, a água tava realmente com um bom nível.

LUIZ, o pessoal lá da pousada gosta muito de você e da Jack. wink.gif

BETO e KENSUKE, a bambuzinha é simplesmente um SHOW! Muito bom esse blank (ou "taper", não sei qual nome é mais correto) Dickerson. Parece que a vara pincha sozinha! Obrigado, Beto! A Winston (aquela IM6 zerada que comprei com um baita desconto lá na Buenos Aires Anglers) é linda. Pensava que fosse um pouco mais lenta do que é, mas é muito boa mesmo. Levinha, levinha! Só estava sobredimensionada pro local (era # 5), mas eu usei mesmo só pra estrear.

BETO, é, a Marcela tem tantos olhos pra mim que até esqueceu de "mirar" a truta! hehehehe biggrin.gif

JORGE, LUCIANO, WILLIANS e MATOS, vocês têm de ir à Fragária! O lugar, além de lindo, é bom de pescar. Uma coisa com a qual simplesmente eu não me conformo, é com as opiniões que já vi várias vezes de pessoas (a maioria paulistas como eu) que dizem que a Fragária é uma porcaria. O cara foi lá uma vez, mil anos atrás, não deu sorte, quebrou a cara e fica falando o resto da vida que o lugar não presta, não tem peixe, etc... Ou então o cara não pesca nada, mas vive da fama e, arvorado nela, sai arrotando (pra não usar o termo correto da expressão) regras e sentenciando negativamente um lugar maravilhoso como esse. De certa maneira até fico feliz, pq daí o lugar fica mais preservado. cool.gif

JOTA e KENSUKE, é uma pena que vocês não puderam ir. Inclusive, como os chalés e a estrutura de baixo não tão sendo utilizados constantemente, a cozinha da beira do rio ficou "sob nossos cuidados". Levamos umas gororobas e cozinhamos tranquilamente à noite. Teria sido legal se vocês estivessem lá!

NÓIMAN, precisa voltar lá com tempo. Agora, antes de você ir à Patagônia, dá um pulo lá no Macaé, que é tão bom quanto (ou, penso, até melhor) que a Fragária e é bem mais pertinho de ti. Pra novatos como nós, tem um vídeo muito bom (na verdade, EXCELENTE) sobre técnicas de pesca de trutas. Não é sobre arremessos, mas sim sobre como, após ter dominado os arremessos, pescar: abordagem do rio, forma de trabalho de iscas, etc. Chama-se "Anatomia de um Rio Truteiro", do Rick Hafele. Se a galera mais próxima (aí do RJ) não tiver, é só pedir que eu te empresto. Já a sandália, não foi uma boa idéia não. É que eu fui até esse ponto à cavalo (tinha que passear um pouquinho nos bichos pra agradar a Marcela. Afinal, ela já tava fazendo o PDI pescatício comigo, então também tinha de fazer os gostos dela, né?) e carregar wader e bota iria ficar muito complicado. Então fui de calça jeans e papete e carreguei as "hip boots" na bolsa dela. Só que as papetes escorregam muito nas pedras, por isso fiquei praticamente parado no mesmo lugar. Hip boot também é complicado, pq precisei entrar mais fundo na água (pra "socorrer" uma trutinha que eu soltei, mas não queria reanimar - ficou boiando de barriga pra cima) e me molhei todo. Note que, depois, fiquei só de calça jeans, toda encharcada! Mas valeu, pois a trutinha ficou numa boa! wink.gif

Pessoal, obrigado pelos elogios às fotos, mas vocês são muito generosos. A Marcela é uma grande companheira, mas não tem muito jeito pra isso não! biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

JORGE, LUCIANO, WILLIANS e MATOS, vocês têm de ir à Fragária! O lugar, além de lindo, é bom de pescar. Uma coisa com a qual simplesmente eu não me conformo, é com as opiniões que já vi várias vezes de pessoas (a maioria paulistas como eu) que dizem que a Fragária é uma porcaria. O cara foi lá uma vez, mil anos atrás, não deu sorte, quebrou a cara e fica falando o resto da vida que o lugar não presta, não tem peixe, etc... Ou então o cara não pesca nada, mas vive da fama e, arvorado nela, sai arrotando (pra não usar o termo correto da expressão) regras e sentenciando negativamente um lugar maravilhoso como esse. De certa maneira até fico feliz, pq daí o lugar fica mais preservado. 

Pois é, quase todo mundo com quem falei de lá tb tinha essa mesma opinião, que o lugar é dos piores onde já pescaram. Até o grande LÊ fala isso kkkkkkk, vai entender!!! Se acham lá ruim, imagina o que não achariam daqui do MDC onde tá com menos peixe e os bichinhos andam mais ressabiados que qq outra coisa, até acho que já sacam a presença da gente qdo saímos do carro kkkkkk. As que a gente vê aqui não pegam de jeito maneiro. Aí só apelando pra visão ultraman do tar do ET kkkkk tongue.gif Mas seja aqui ou lá, realmente tem hora que a macacada dá no saco mesmo. Pra quem não é muito chegado a primatas, e aos que curtem ficar fazendo um zilhão de arremessos falsos com muita linha no ar pra parecer que tão pescando de frai (parece que tem muita gente que curte mais isso do que pescar de fato...rsrs), de fato o lugar deve parecer péssimo. Pq pra pegarem alguns peixinhos nesses dois lugares, só mesmo valendo de arremessinhos no pé e com dedicação além do limite de qq paciência zen. tongue.gifsmile.gif Mas é o que eu costumo falar. Pescar uma boa qtd de trutinha em qq rio da patagônia chega a ser boçante perante as dificuldades técnicas nesses nossos riozinhos, e acaba valendo mais uma trutinha pequena mas bem pega por aqui do que trinta lá. Lá naqueles riozões abarrotados de trutas é pescaria fácil kkkkk tongue.gifsmile.gif Uma truta de 2kg lá na patagônia é peixe bom, mas fácil de se tirar. Já uma de igual tamanho que dei a sorte de pegar na Fragária, olha, penei muito, mas muito mesmo pra conseguir tirar da água. Tive que me jogar na água, descer pelo rio várias dezenas de metros, driblar macacos e troncos submersos, e só com muito, mas muito empenho mesmo consegui tirar da água. A alegria no final foi algo inesquecível, que nenhuma truta de 2~3kg que peguei no Chile da vida conseguiu igualar. smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
JORGE, LUCIANO, WILLIANS e MATOS, vocês têm de ir à Fragária! O lugar, além de lindo, é bom de pescar. Uma coisa com a qual simplesmente eu não me conformo, é com as opiniões que já vi várias vezes de pessoas (a maioria paulistas como eu) que dizem que a Fragária é uma porcaria. O cara foi lá uma vez, mil anos atrás, não deu sorte, quebrou a cara e fica falando o resto da vida que o lugar não presta, não tem peixe, etc... Ou então o cara não pesca nada, mas vive da fama e, arvorado nela, sai arrotando (pra não usar o termo correto da expressão) regras e sentenciando negativamente um lugar maravilhoso como esse. De certa maneira até fico feliz, pq daí o lugar fica mais preservado. 

Pois é, quase todo mundo com quem falei de lá tb tinha essa mesma opinião, que o lugar é dos piores onde já pescaram. Até o grande LÊ fala isso kkkkkkk, vai entender!!! Se acham lá ruim, imagina o que não achariam daqui do MDC onde tá com menos peixe e os bichinhos andam mais ressabiados que qq outra coisa, até acho que já sacam a presença da gente qdo saímos do carro kkkkkk. As que a gente vê aqui não pegam de jeito maneiro. Aí só apelando pra visão ultraman do tar do ET kkkkk tongue.gif Mas seja aqui ou lá, realmente tem hora que a macacada dá no saco mesmo. Pra quem não é muito chegado a primatas, e aos que curtem ficar fazendo um zilhão de arremessos falsos com muita linha no ar pra parecer que tão pescando de frai (parece que tem muita gente que curte mais isso do que pescar de fato...rsrs), de fato o lugar deve parecer péssimo. Pq pra pegarem alguns peixinhos nesses dois lugares, só mesmo valendo de arremessinhos no pé e com dedicação além do limite de qq paciência zen. tongue.gifsmile.gif Mas é o que eu costumo falar. Pescar uma boa qtd de trutinha em qq rio da patagônia chega a ser boçante perante as dificuldades técnicas nesses nossos riozinhos, e acaba valendo mais uma trutinha pequena mas bem pega por aqui do que trinta lá. Lá naqueles riozões abarrotados de trutas é pescaria fácil kkkkk tongue.gifsmile.gif Uma truta de 2kg lá na patagônia é peixe bom, mas fácil de se tirar. Já uma de igual tamanho que dei a sorte de pegar na Fragária, olha, penei muito, mas muito mesmo pra conseguir tirar da água. Tive que me jogar na água, descer pelo rio várias dezenas de metros, driblar macacos e troncos submersos, e só com muito, mas muito empenho mesmo consegui tirar da água. A alegria no final foi algo inesquecível, que nenhuma truta de 2~3kg que peguei no Chile da vida conseguiu igualar. smile.gif

Kd a foto Paul Maclaen?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pô, Carlos, já falei em outro tópico, mas você não prestou atenção: Não é MacLean, não! Essa história da trutona sem foto lembra mais o Ennis del Mar, que saia com o Jack Twist e voltava pra casa dizendo que havia pescado...mas, na verdade, nem sequer tinha tocado nas tralhas. laugh.giflaugh.giflaugh.giftongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito estiloso nosso camarada Alexandre! smile.gif

Com esse chapéu superou a fotografia de seu avatar com boné! biggrin.gif

E com esse chinelo sobre o wader, superou todos os outros pescadores que já vi por aí! tongue.gif

Parabéns Alexandre e fique certo que a aprendizagem com os arremessos vem com o tempo, mesmo sabendo que o ideal é ter um instrutor ao lado.

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

tongue.giftongue.gif

tongue.giftongue.gif

É...esse "Pauly" do oriente é um caso sério biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif Ainda mais que eu acho que ele tb. começaria a assinar McLean, sem o "a" antes do "c"...e ai pareceria que era das terras altas...Bem, eu não sei o que isso teria de ruim, mas no filme o pastor fica bem contrariado com isso.

Mas conta aí...A truta virou moqueca? biggrin.gifbiggrin.gif

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Putz Kensuke....aí vc judiou com força!!!! Faz um super texto, enche o "abeia" aqui de água na boca de tanta vontade de fazer uma pescada destas ......e depois fala que não tem foto???!!!! ph34r.gif

É a mesma coisa do cara que sai na night, conversa com a mais gata da balada, sai com ela e depois fala pros amigo: "-Num vô conta não se peguei ou não peguei!!!"

laugh.giflaugh.giflaugh.gif

Brincadeira, Matsumoto.

Alexandre,

Hehehe...essa história de pescaria e segredos na montanha é complicaaaada.

Luiz e Kensuke,

A tal da truta é boa na panela mesmo? (podem ficar tranquilos, não gosto de matar peixe não, pra isso existe Carrefour...tudo bem que tem gosto de terra, mas fazer o que??? huh.gif )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito estiloso nosso camarada Alexandre!  smile.gif

Com esse chapéu superou a fotografia de seu avatar com boné!  biggrin.gif

E com esse chinelo sobre o wader, superou todos os outros pescadores que já vi por aí!  tongue.gif

Parabéns Alexandre e fique certo que a aprendizagem com os arremessos vem com o tempo, mesmo sabendo que o ideal é ter um instrutor ao lado.

T+  smile.gif

Só pro Russlon não ficar me enchendo quando resolver aparecer por aqui, deixo registrado que já havia comprado o chapéu antes de ele resolver se fantasiar de Waldick Soriano! ph34r.gif

Fausto, fica mais feio que chinelo com meia, né não? laugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Putz Kensuke....aí vc judiou com força!!!! Faz um super texto, enche o "abeia" aqui de água na boca de tanta vontade de fazer uma pescada destas ......e depois fala que não tem foto???!!!! ph34r.gif

É a mesma coisa do cara que sai na night, conversa com a mais gata da balada, sai com ela  e depois fala pros amigo: "-Num vô conta não se peguei ou não peguei!!!"

laugh.gif  laugh.gif  laugh.gif

Brincadeira, Matsumoto.

Mineirim, se vc gostou do relato do Panela-San (desta vez, "panela" por ter fritado a bichinha biggrin.gif ) feito aqui, veja o excelente relato (muito mais completo) que ele postou sobre a peripécia anos atrás no Pesca com Mosca:

"Muito interessante e esclarecedor.

Sou um dos muitos que foi literalmente fisgado pelo fly após ver o filme. Assisti várias vezes, principalmente aquela belíssima cena do personagem do Brad Pitt. A imagem da big truta tomando o fly na superfície e a briga rio abaixo até finalmente pôr as mãos no troféu ficou encravado na minha mente como um sonho. E não é que num belo dia pude concretizar tal sonho ! Embora em escala naturalmente menor, foi o máximo em realização como flyseiro para mim, e gostaria de compartilhar com vocês um pouco da emoção e satisfação os quais vivi naquele dia. Aconteceu ano passado lá em Fragária, sul de Minas, no rio Aiuruoca. Estava posicionado numa pedra na cabeceira de uma sucessão de pequenas quedas da água em forma de escadinha. Achei que o pocinho logo abaixo, com aquele turbilhão de água revolta entrando poderia esconder uma boa truta. Escolhi uma Montana, isquinha que sempre foi um curinga para mim nesse tipo de situação, e fiz o arremesso logo no início do poço, de modo a fazer pequeno barulho na queda que chamasse a atenção de algum ser porventura escondido sob o manto da espuma, como que uma abelha houvesse caído. Assim que a correnteza a carregou para o final do espumeiro retesei a linha e a mosca, apesar de não ser uma dry, comportava-se como tal, permanecendo à superfície, por causa da força da água e da posição alta em que me encontrava. E dessa posição, e com a ajuda dos óculos polarizados, pude ver claramente quando a trutona veio lá do fundo e tomou a mosca na superfície. Que emoção ! O peixe partiu em disparada rumo ao final do poço, fazendo a carretilha cantar alto, aos berros. Com uma mão apalpando sua lateral para ajudar a frear a rotação e outra levantando o caniço pro alto para que a linha não raspasse nas pedras, saí pulando de pedra em pedra feito louco (nem sei como fiz isso), até chegar à beirada do poço, me posicionando quase que ao lado do peixe, forçando a vara em direção oposta. O peixe então virou e, subindo novamente o rio, saltou mostrando toda sua grandiosidade, bem à minha frente. Ao ver o tamanho da encrenca, minhas pernas vacilaram e as mãos começaram a tremer. Primeiro pensamento: o que faço agora ? O poço não era grande, tinha não mais que uns 10 metros de extensão e seria difícil segurar o bicho ali, ainda mais que estava com um tippet 5x, mais adequado para as trutinhas padrão dali. O problema é que se o bichão resolvesse partir rio abaixo a coisa ia se complicar, e muito, já que dali pra baixo eu só poderia acompanhar pela margem oposta (tinha baita de uma pedra enorme barrando a passagem pelo meu lado) mas aí só me jogando na água, que não sabia quão fundo era, ainda mais com aquele turbilhão de correnteza. Mas é lógico, o esperto do peixe pra lá foi para o meu desespero e não teve jeito, tive que cair na água. Por sorte, esticando ao máximo a ponta dos pés, ela ficou abaixo da altura do wader. O valente peixe desceu ainda mais dois outros poços. Na minha cabeça circulava a lembrança de todas aquelas cenas vistas no filme e que estavam, ali, repassando in loco. Quando enfim consegui encalhá-lo no remanso, já havia percorrido uns 50 metros de onde o fisgara. Foi demais. O coração batia forte e a respiração ofegante, mãos tremendo de tanta emoção que pude vivenciar. É difícil descrever em letras, ainda mais transmitir pros outros a felicidade que a gente sente mas saibam que naquele momento eu me encontrava absolutamente realizado. Aquela arco-íris de 1,7kg com certeza ficará para sempre na minha memória.

Abraços,

Kensuke"

Como você viu, o relato tava excelente!

Mas, o mais interessante é ver como uma truta pode continuar a engordar depois de MORTA: em 5 anos, passou dos 1,7 kg históricos para 2 KG!!! Até chegar ao final da vida, o Kensuke vai falar pros bisnetos que ela tinha 10, 15 Kilos!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!

Ou é Alzheimer ou pescador é tudo mentiroso mesmo... laugh.giflaugh.giftongue.giftongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ô dedón duro, arredondation tabajaras ora pois kkkkkkkk dá trabalho ficar teclando um virgula sete né kkkkkkkk ou tb pode ser o extra por conta das batatas enfiadas junto na panela pra render mais kkkkk afinal éramos em 5..... tongue.giflaugh.giflaugh.gif Tava maravilhosa, mas não tinha o mesmo sabor das trutas com aquela carne rosada da patagônia não, deve ser a alimentação, talvez lhe falte o tar do carôgeno de pancoras no lugar de besouros pra dar o tchan a mais na cor e no sabor, sei lá kkkkkkk. As do MDC nunca comi, a não ser dos tanques do Cláudio com gosto de ração, mas quem já experimentou as do rio tb disse q não são lá grande coisa. Alguns até disseram que a carne é meio amarga, talvez por ingerir muito besouro, formiga, coisas amargas do gênero (nunca comi um besouro pra ver se são amargas mesmo como dizem mas..... tongue.gif ). A de 52 da Mari daqui não virou panela mas depois quase apanhamos da sogrinha que queria um sashimi com tempero de besouro kkkkkk tongue.gif

Mas o final da historinha que faltou contar foi meio que tragicômica pra não dizer macabra de um belo filminho de Krieger kkkkkk cool.gif Depois que consegui encalhar a coitada depois da árdua batalha com aquele equipamento light e fino tippet 5x e naquelas condições difíceis impostas pelo pesqueiro, é claro que a bichinha tava com o rabo e as barbatanas (para não dizer os dois pés juntos que ela não tem obviamente...) já enfiados na cova.... Pranchou de barrigona pra cima e nem se mexia... Aí falei, esta coitadinha já era, infelizmente, então é melhor sacrificá-la mesmo. Aí peguei a sacolinha de plástico e a enfiei dentro e deixei no cantinho. Enqto tou arrumando de volta o material, vejo ela dar uma mexida. Aí falei, a coitada quem sabe ainda não ressussita ? Aí tirei da sacola e quase meia hora depois de quase fazer boca-a-boca, começou a dar alguns sinais de vida, ao menos já não ficava mais de barriga pro alto. Lá pelas tantas, já ameaçava até sair de fininho por entre as minhas mãos que segurava seu corpo pra mantê-la em pé. No que ela já ía saindo de minhas mãos, veio aquele flash na cabeça. Xiiii, nem máquina trouxe, nem testemunho por perto, ninguém vai acreditar no meu feito (a turma de casa tinha ido fazer uma caminhada nas montanhas como de costume). E me lembrei que a minha mãe e meu pai que só comem peixe, tinham pedido pra eu levar ao menos uma trutinha pra janta deles na pousada. E no mais, soltando aquela coitada naquelas condições, ninguém garantia que no dia seguinte não amanhecesse boiando rio abaixo. Aí seria prejuízo duplo, nem nós, nela ela, talvez só mesmo a lontra ía se dar bem nessa rsrsrs. Daí corri atrás da tontinha que ainda vagava ali no remanso e agarrei sua cauda. Peraí, acho melhor vc voltar para a sacolinha kkkkkkk. Aquela coitada da truta sofreu em minha mãos viu!!! ph34r.gif Lutou como nunca, desceu monte de corredeiras, passou por quedas da água, troncos, e acabou na panela junto com 5kg de batata e com foto na grama. Mais tarde, obviamente, lamentei muito ter tirado a chance de sobrevida (se é que tinha alguma) da excelente matriz como ela, tão valente como só ela, mas fazer o que, ao menos a alegria por ela proporcionada na excelente janta vivida junto da minha família foi um momento de muita felicidade que ao menos amenizou o meu deslize maior..... I am sorry galera mellow.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Relaxa, Kensuke, todos têm direito a comer um peixe a cometer uma errinho de vez em quando. wink.gif

Como é que as pousadas na Patagônia fazem se lá é tudo pesque e solte? Compram de cativeiro ou elas têm uma cota pra matar?

E vocês sabem o que seria a tal "truta salmonada" que a gente ouve falar nos restaurantes por aqui? Existe esse troço ou é só por causa da carne rosada em razão dos beta-carotenos que dão pra elas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não preciso falar mais nada né Fuscão Marron?!?! tongue.giftongue.giftongue.gif

Parabens pela pescaria, anota aí que vamos marcar uma destas com mais turma...

Se bem que este pessoal aqui tah fraco pra marcar pescarias juntos, bando de furões desanimados, inclusive eu, biggrin.gif rsrsrs mas eu tenho desculpa boa o trabalho tah me enrrolando...

Abraço...

Rusllon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É Kensuke,os 300g,tá desculpado,mas da truta que tirastes da natureza...só virando naturalista pelo resto da vida.Essa preocupação toda de preservação é pura culpa!Será que não tem um padre pescador por aí que possa entender o cara e lhe dar alguma penitência para sua absolvição mais precoce.Mas,depois disso tudo,se ela tivesse fugido,poderiamos caçála de arpão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Alexandre, na Argentina os guias não gostam muito que mate, mas o povão lá mata e mata bem. No Chile talvez seja até pior, pq além do povão (em qq lugar do mundo o povão é povão kkkkk) até os mosqueiros de lá matam, igual fazem os europeus, mas matam somente uma ou outra (ao menos os que eu vi), e carregam sempre o tar do priest, o pauzinho que os ingleses adoram usar pra dar o golpe fatal, ao menos evita sofrimento maior. Eu comi algumas sim nesses países, que assava na beira do rio, tal qual fazem alguns amigos como o Beto e Lê. Não acho que esteja muito errado. Acho que radicalismo não vem ao caso e umazinha assada na beira do rio na lenha não tem preço!!! Delícia pura!!!

Sobre a tal da truta salmonada daqui é marketing puro, até onde saiba. Já assisti a alguns programas de TV mostrando o processo de cultivo. Eles pegam a simples arco-íris e tratam com carôgenos artificiais para darem aquela côr de salmão. Assim adquirem mais valor na revenda. Aliás, os próprios salmões de cativeiro tem essa carne bem laranja, até mais do que da natureza, graças ao montão desses aditivos na ração, fora que alguns restaurantes ainda reforçam a dose com corantes, e sem falar em anabolizantes usados à rodo nas rações para alcançarem tamanho comercial em pouco tempo. A rigor, nada difere das galinhas e outros bichos de cativeiro.... Qualquer truta ou salmão da natureza (nessas regiões polares onde se encontram os crustáceos com carógenos) tem naturalmente a côr rosada em sua carne, seja arco-íris ou marrom ou chinook ou coho, da própria alimentação natural e o sabor é outra história. Mas quem já se acostumou com carne de cativeiro, tal qual já nos acostumamos tb com as galinhas de granja, até chega a preferir as gordurosas e macias carnes dos made in ração. No Japão, os famosos Buri (um tipo de olhete) que são criados em fazendas no mar chegam até a alcançar preços maiores que aqueles pegos na natureza. Vai entender...... unsure.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Na Argentina, é claro que os guias não querem ver ninguem matando peixe - eles são pagos para que os turistas peguem muitos peixes , sem peixe , nada de gringos - mas na verdade é pior do que isto - se algum guarda parque ( lá tem muitos) pegar um guia/cliente com truta morta , o guia perde a licença de guia. Vai viver de que?

Como não pesco com guias, as vezes comemos umazinha - são infinitamente melhores do que as nossas - cruas ou assadinhas. Mas bom mesmo para comer são as percas (são os peixes nativos da região) - e essa voce pode matar, afinal nenhum americano se abala até lá por causa das percas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

But when I am alone in the half light of the canyon all existence seems to fade to a being with my soul and memories.”

“And the sounds of the Big Black Foot River and a four count rhythm and the hope that a fish will rise.”

“Eventually, all things merge into one… and a river runs through it.”

“The river was cut by the world's great flood and runs over rocks from the basement of time.”

“On some of the rocks are timeless raindrops. Under the rocks are the words, and some of the words are theirs.”

“I am haunted by waters.”

user posted image

http://www.brunoaccioly.com.br/sm/pics/imhauntedbywaters.mp3

Fonte: Bruno Accioly

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Valeu, Kensuke e Beto!

Quem sabe lá no fim de mundo que eu vou não rola umazinha? Hummmm, deu fome. Acho que vou parar de trabalhar e vou pra casa...

Abraços!

Alexandre

Quando vc. retirar sua licença de pesca, na Argentina, vai receber junto um livreto, com todo o regulamento da temporada. No livreto, bem feito e ilustrado, vai dizer quantos peixes e de que tamanho você vai poder abater em cada curso d'água ou em cada lago. Assim, meu guia gostando ou não ( o meu é bem radical, faz bico, mas eu nem ligo ) eu separo sempre uma ou duas dentro dos limites estabelecidos, para comermos à noite...E não vejo nenhum mal nisso.

Já as percas, por serem autócnes - apesar dos argentinos as detestarem, não sei porque - estão protegidas em qualquer área de parques nacionais...Não pode matar não.

Caso queira o livreto da temporada passada ( muda pouco de uma para outra ) para ir dando uma olhada, me manda seu endereço que lhe envio por correio.

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bem lembrado, Luiz, o tal do livreto é realmente impressionante, só isso já mostra o qto os hermanos tão séculos à nossa frente em termos de consciência ecológica. A gente paga meros 10 pesos que mal pagam o papel gasto naquilo que é uma verdadeira bíblia com todos os cursos da água, espécies pescáveis, etc etc etc. Dá até gosto de pagar só pra receber aquela mini enciclopédia!! Aqui a gente paga 60 reais ou quase 100 pesos e recebe nada, muito pelo contrário, a gente ganha é presente de grego, pq tem que arrumar um jeito de carregar aquela maldita folhinha da imrpessora, que nem podemos plastificar, e nem sei pra quê, nunca fui requisitado a apresentá-la, e certamente qdo o for, não serei tratado da mesma forma atenciosa e educada com que nos países vizinhos o somos, a cada guarda-parque que realmente guardam parque, e não tão lá pra ganhar cervejinha. Temos muito que aprender com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Já que insistem em ver, lá vai a foto da foto amarelada kkkkkk

depois do enfarte, já na grama da pousada de cima

user posted image

A janta, muito bem aproveitada, por sinal hehehehehe

5 adultos e 2 crianças.... ao menos não foi assim tão em vão o sacrifício... tongue.gif

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Valeu, Kensuke e Beto!

Quem sabe lá no fim de mundo que eu vou não rola umazinha? Hummmm, deu fome. Acho que vou parar de trabalhar e vou pra casa...

Abraços!

Alexandre

Quando vc. retirar sua licença de pesca, na Argentina, vai receber junto um livreto, com todo o regulamento da temporada. No livreto, bem feito e ilustrado, vai dizer quantos peixes e de que tamanho você vai poder abater em cada curso d'água ou em cada lago. Assim, meu guia gostando ou não ( o meu é bem radical, faz bico, mas eu nem ligo ) eu separo sempre uma ou duas dentro dos limites estabelecidos, para comermos à noite...E não vejo nenhum mal nisso.

Já as percas, por serem autócnes - apesar dos argentinos as detestarem, não sei porque - estão protegidas em qualquer área de parques nacionais...Não pode matar não.

Caso queira o livreto da temporada passada ( muda pouco de uma para outra ) para ir dando uma olhada, me manda seu endereço que lhe envio por correio.

Abraços

Luiz

Luiz , voce tem razão mas só em parte.

Nos parque nacionais realmente não é permitido matar percas, mas nos rios que gosto de pescar - Rucachoroi, Quillen, Aluminé, Pulmari, Malleo, Chimehuin, Quilquihue e Caleufu - voce pode matar de 2 a 4 percas - já os salmonideos - não se pode matar nenhum (nesses rios). No Malleo, no trecho da ponte até o Aluminé é permitido matar 1 truta com menos de 30cm. (nem vale a pena)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Valeu, Kensuke e Beto!

Quem sabe lá no fim de mundo que eu vou não rola umazinha? Hummmm, deu fome. Acho que vou parar de trabalhar e vou pra casa...

Abraços!

Alexandre

Quando vc. retirar sua licença de pesca, na Argentina, vai receber junto um livreto, com todo o regulamento da temporada. No livreto, bem feito e ilustrado, vai dizer quantos peixes e de que tamanho você vai poder abater em cada curso d'água ou em cada lago. Assim, meu guia gostando ou não ( o meu é bem radical, faz bico, mas eu nem ligo ) eu separo sempre uma ou duas dentro dos limites estabelecidos, para comermos à noite...E não vejo nenhum mal nisso.

Já as percas, por serem autócnes - apesar dos argentinos as detestarem, não sei porque - estão protegidas em qualquer área de parques nacionais...Não pode matar não.

Caso queira o livreto da temporada passada ( muda pouco de uma para outra ) para ir dando uma olhada, me manda seu endereço que lhe envio por correio.

Abraços

Luiz

Luiz , voce tem razão mas só em parte.

Nos parque nacionais realmente não é permitido matar percas, mas nos rios que gosto de pescar - Rucachoroi, Quillen, Aluminé, Pulmari, Malleo, Chimehuin, Quilquihue e Caleufu - voce pode matar de 2 a 4 percas - já os salmonideos - não se pode matar nenhum (nesses rios). No Malleo, no trecho da ponte até o Aluminé é permitido matar 1 truta com menos de 30cm. (nem vale a pena)

Beto,

Você tem toda razão...fora dos parques podemos abater as percas, dentro de limites mais generosos...rrr...Agora, eu só não entendo o motivo dos argentinos tratarem o peixe do mesmo modo como tratamos um bagre africano. Dizem que o peixe briga mal e que a carne é ruim. Eu discordo. O peixe briga muito ( embora no fundo ) e a carne uma delícia. Ano passado, na boca do Correntoso, fiz uma farra: foram 8 seguidas, todas grandes...Só que ali foram todas soltas, pois é local de devolução obrigatória.

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Valeu, Kensuke e Beto!

Quem sabe lá no fim de mundo que eu vou não rola umazinha? Hummmm, deu fome. Acho que vou parar de trabalhar e vou pra casa...

Abraços!

Alexandre

Quando vc. retirar sua licença de pesca, na Argentina, vai receber junto um livreto, com todo o regulamento da temporada. No livreto, bem feito e ilustrado, vai dizer quantos peixes e de que tamanho você vai poder abater em cada curso d'água ou em cada lago. Assim, meu guia gostando ou não ( o meu é bem radical, faz bico, mas eu nem ligo ) eu separo sempre uma ou duas dentro dos limites estabelecidos, para comermos à noite...E não vejo nenhum mal nisso.

Já as percas, por serem autócnes - apesar dos argentinos as detestarem, não sei porque - estão protegidas em qualquer área de parques nacionais...Não pode matar não.

Caso queira o livreto da temporada passada ( muda pouco de uma para outra ) para ir dando uma olhada, me manda seu endereço que lhe envio por correio.

Abraços

Luiz

Legal, Luiz! O livreto deve ser bem interessante. Só não precisa se preocupar em mandar pra mim por correio, pq não vou pra Argentina tão cedo. Quando a gente acabar se trombando por aí (no RJ ou no Aiuruoca, p.ex.) aí você leva, ok? Valeu e um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já que insistem em ver, lá vai a foto da foto amarelada kkkkkk

depois do enfarte, já na grama da pousada de cima

user posted image

A janta, muito bem aproveitada, por sinal hehehehehe

5 adultos e 2 crianças.... ao menos não foi assim tão em vão o sacrifício...  tongue.gif

user posted image

CARAMBA, Kensuke! Que monstro! Parabéns!

PS: Não sei pq, comigo essas letras nunca ficam grandes, coloridas, etc. Alguém sabe o que acontece? (sei, sei, vão dizer que é problema de C.D.O.: "Cagad* do Operador"...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Kensuke , deixa de modestia - é truta boa em qualquer lugar, por aqui é enorme sim.

Luiz - talvez porque argentino adora parecer ingles, ou porque os americanos só se interessam pelas trutas - Mas dizer que a carne é ruim ...é muito melhor do que a carne das trutas. Sashimi de perca é uma iguaria.

Alexandre - o regulamento desta temporada esta disponivel na internet http://www.sanmartindelosandes.gov.ar/turi..._deporte/pesca/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

DSCN1577.jpg

Visual do local onde foi capturada a trutinha acima. Muitas, mas todas pequenas. Marcela posando ao lado da cachoeira.

amigo tenho uma foto minha identica o foco que esta essa. só que ao inves da marcela está eu, logico !! auhauhauha o foco ta muito identico, luz e tudo!!!! depois te mostro se quiser, hahah!

flagaria é show né??

tudo muito natural!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
DSCN1577.jpg

Visual do local onde foi capturada a trutinha acima. Muitas, mas todas pequenas. Marcela posando ao lado da cachoeira.

amigo tenho uma foto minha identica o foco que esta essa. só que ao inves da marcela está eu, logico !! auhauhauha o foco ta muito identico, luz e tudo!!!! depois te mostro se quiser, hahah!

flagaria é show né??

tudo muito natural!

Olá Everton,

Legal! Posta a foto aqui pra gente ver.

Fragária realmente é demais! Tô com saudades de lá.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.