Ir para conteúdo

Material de atado alternativo


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Gurizada mosqueira e atadeira

Estou fazendo umas incertas na arte de atar... Trouxe um kit "baratex" para "saltwater" e uns anzois e cabeças de popper dos EUA. As penas do kit são poucas e tortas ou torcidas para o mesmo lado.

Fiz uma pesquisa com a palavra carnaval na área dos atadores e encontrei alguma cois como comprar penas, marabou, fio de silicone, etc. Achei um marabou de carnaval aqui em casa e desfiei algumas penas mas saem muiti torcidas e pouco aproveitáveis (baseado na minha muito pouca experiência).

Seria possível alguém ou "alguens" colocar uma pequena e básica equivalência de material tradicional de atado com o material alternativo, tipo carnaval, e que pode ser encontrado em armarinhos?

Agradeço a ajuda

PS: atei um clouser minnow e peguei um tucunaré mas esqueci da máquina fotográfica. Atei dois poppers, ações em ambos mas um foi perdido no planeta dos macacos... Quando tiver foto de tudo, peixes e iscas, eu as colocarei aqui.

sds,

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Neumann,

vou te falar a experiencia de um besta que tah aprendendendo aos trancos e barrancos... eu...

quando comecei a querer fazer umas mosquinhas arrumei bastante material alternativo e fiz umas monstrengas que até pegaram peixe... mas eram bem feias... depois fui arrumando aos pouquinhos alguns materiais proprios pra atado e o visual das moscas melhorou muito....

O que posso dizer é que existem coisas alternativas que funcionam mas sempre que tiver a oportunidade de pegar algo proprio pra atado, pegue, pois num breve futuro vc vai estar sentindo falta de um material melhor....

O que uso de alternativo é...

Linha de atado = fio de poliéster para costura

Sable, necks = galo da feira (um amigo me arrumou umas penas muuiiito boas de um galo da feira, 10 a 0 numas penas penas que comprei)

Marabou de fly = marabou de carnaval

pena de pavão = pena de pavão

material de brilho aconselho comprar um kristal flash original, outra cara na mosca! mas se tiver dificuldade de achar, papel de embalar as balas de leite de aniversário... tem um brilho muito bom... e vc ainda pode aproveitar as balas pra desentupir a pia, é quase uma pilula de soda caustica... :mellow:

ligas de prender dinheiro coloridas são muito boas pra fazer perninhas...

acho que é isso... se lembrar de mais depois falo...

O pessoal mais experiente deve até conhecer mais coisas... postem aí que tb quero saber....

Abraço...

Rusllon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro Her Nóimann, quando vieres ao Rio me bate um fio, que vou te acompanhar em umas casas de venda de material de carnava no Saara, vais ficar surpreso com o número de material alternativo e precinho para ninguém botar defeito. wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Perninhas de borracha: cadarço (elástico) desfiado (rende uns 6 fios);

Asas: tecido "volta ao mundo" ou outro nome que esqueci (o Nelson Borges sabe, aprendi com ele ... biggrin.gif ), basta passar cola de PVC;

Cabeça para popper: Corta as havaianas velhas coloca na furadeir e mete bronca;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa vida.Esse esquema de materiais alternativos me atrai.Logo logo quero postar um topico com as iscas que estou fazendo com materiais alternativos.

Por exemplo:

Para poppers estou pegando as bóias para pesca de pequenas tilapias para fazer a cabeça, cortando a parte colorida da bóia e dou uma "cavocada" e pronto, tá feita a cabeça do popper.E já experimentei o primeiro popper que fiz dessa maneira e ficou show de bola, faz um estardalhaço na agua.Alem de outras iscas que faço, usando as penas de avestruz de um espanador, pernas de grilo usando aqueles elastiquinhos bem fino de cordão,alem das penas que nos lugares onde pesco sempre encontro nas matas penas de alguns passaros.Se alguem mais usa materiais alternativos dê as dicas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Como dubbing aprendí e uso pêlo de gato e cão após banho e penteado, adquiro numa loja que trata de animais, para colorir uso um produto barato para dar mechas em cabelo, para atar Wet fly uso um fio de nylon finissimo que custa 1,20 por carretel é conhecido pelo nome de Invisível de Costuratex e tem 183m em cada carretel, uso cabelo de boneca liso para Streams e anzóis uso o Mustard 1665, de 22 a 6/0, após alinha-lo e dobrar um pouco o olho para baixo (Qdo necessário) para Dry fly, Streams, Clouser Deep Minnow, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Os melhores materiais alternativos que consegui foram com a ajuda do Sergio,ele conhece tudo.Alguns são melhopres do que os que comprei nas flyshopping,mas no contexto geral,concordo com o Ruslon,as iscas acabam ficando feias e pegadeiras,mas vocè vai se aprimorando e querendo algo mais.No entanto,enquanto vocè vai aprendendo a tecnica os materiais alternativos ajudam..Com o tempo vocè vai adquirindo materiais melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:lol: O pelo do cachorro do Sérgio Kriegger dá um dubbing que vcs. não imaginam :lol: Os bigodes de gato (qualquer gato) produzem antenas ótimas (as de gatinhos pequenos servem para caudas de mayflies.)

E penas de boa qualidade podem ser obtidas no galinheiro da irmã do Gama, lá em Campos (essa eu já tinha postado, mas vai replay :ok )

img0383yt1.jpg

img0385xm7.jpg

img0387kx7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
para os brilhos alguns modelos de fita de cesta ou arranjos de flor tbem serve e so desmontar mas nem todas....

Você pega um pedaço de fita chamada "brocatel" e vai desfiando. Tem delas (tudo metalizado) douradas, prateadas, azuladas, verdes...

Se vc pegar um pedaço de um metro e for cortando os brilhos de tempos em tempos, o fio de náilon que sobra dá prá atar uns streamers...

Estou substituindo a pena de rabo de faisão (pheasant tail) por penas de peru (kkkk...turkey's tail???)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Neumann,

Acho que o principal é o bom senso... se ater as características do material (flutuabilidade, brilho, resistência, flexibilidade, etc...), e fazer os testes. Penas sempre dão bom resultados, excetuando as de mosca seca que são específicas, para wets, ninfas e streamers sempre se acha alternativos. E.V.A. é um ótimo material. Lãs, fios metálicos (alguns trançados podem ser abertos gerando até 3 fios mais fáceis de enrolar), etc...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Gurizada.... tem um material vendido em rolos chamado Lurex. É um fio super brilhante. Pode-se enrolar numa lata, passar um fio e amarrar e depois cortar no lado oposto e teremos um bom brilho para os streamers.

Encontra-se no F. (11) 3492-9167,

site:www.yuecel.com.br

Abraço à todos

Régis

OBS. Eu também tenho me dedicado em encontrar alguma coisa alternativa, principalmente quando o material específico não é disponível por aquí.

Qualquer novidade vou mostrando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Agora sim senhores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Isso aí é que é fly pra mim!!!!!!!!

O que estão fazendo nada mais é do que preservar e dar continuidade à idéia original!!!!!!

Quem disse que só é possível atar com material dito próprio?

Excelente tópico e como sugestão eu diria para o boss deixar como tópico fixo, para que a galera possa trocar sempre informações sobre materiais alternativos e outros do gênero!!!!!!!!! Pq não?

Parabéns a todos!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Um tópico próprio para tratar de materiais alternativos é tudo de bom. Imagine quanta idéia e criatividade surgirão??

A verdade é que nem sempre temos materiais próprios para atarmos nossas moscas, por isso, acho muito pertinente o tópico.

Abraço

Régis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.