Ir para conteúdo

Tabaranas no Outono e um piá de nome


Postagens Recomendadas

  • Moderador

 

Lá se vão quase 30 anos quando escrevi uma matéria para a antiga revista Troféu Pesca chamada Tabaranas no Outono. Na ocasião encontrei um garoto pescando com molinete e “spinner” e que numa breve conversa interessou-se pela modalidade que eu estava pescando, ou seja, com equipamento de mosca (fly-fishing). Naquele dia dei a ele umas moscas, não lembro quantas, pois o “véio” aqui não lembra mais nem do que jantou ontem, imagine 30 anos atrás. Rsrsrsrs.

Tempo passou e belo dia recebo uma mensagem via WhatsApp comentando que a mosca que lhe havia dado estava nas últimas depois de muitas tabaranas pegas ao longo desse tempo, e me pediu, se possível, se eu poderia fazer algumas moscas como aquela. Inclusive enviou uma foto que abre o vídeo.

Relendo a matéria vi que se tratava da mosca chamada Baitfish, a qual reproduzo em várias cores, formatos, e principalmente com o uso do mesmo material, e de outros mais modernos, além de diferentes técnicas que surgiram daquela época para cá. A forma como aparei pode ser modificada a gosto do freguês, basta uma tesoura!

Os materiais usados estão no vídeo e aqui cito alguns: Body Fur, pontas de penas que sobraram de outros atados, pelúcia, fibras Steve Farrar’s, Mylar Tubing, Mylar Cord, E-Z Body, Dubbing Brush com a mesa construída pelo mestre Odimir, etc. Se alguém tiver interesse em ler a dita matéria, pode acessá-la em:

https://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?/topic/14743-tabaranas-no-outono-s%C3%A3o-paulo-editora-zillig-revista-trof%C3%A9u-pesca-210/

Acredito que muitos ficaram curiosos em saber quem era o tal garoto (piá como chamamos aqui nessas bandas). Trata-se do grande pescador com moscas de nome Fernando Partica, grande amigo, e logo faremos uma pescaria de tabaranas para recordar os velhos tempos.

https://www.instagram.com/p/C3q7Ii-tq4O/?hl=pt-br

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Eu tenho essa revista.

Ótima matéria.

@Anderson Wolupeck tem notícia desse riozinho, sabe se ainda tem peixes por lá?
Eu pesquei bastante tabarana no sul de MG, pegava elas em vários rios, até no centro de São Lourenço, ao lado da prefeitura, no rio verde, rio mega poluído . Mas isso faz uns vinte anos, a cada dia fica mais difícil de achar tabarana por lá.

Editado por Beto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 25/02/2024 at 21:09, João Rabelo disse:

É MESTRE NAQUELA EPOCA MATERIAL DE FLY ERA DIFICIL . MAIS É UM VICIO QUE QUERO MORRER COM ELE. OBRIGADO POR TUDO MESTRE;

Olá João! Sim, naqueles tempos obter equipamentos para pesca com mosca, material de atado, entre outros, eram muito difíceis. Mas como sempre fui um rato de biblioteca, sebos, revistas estrangeiras, livrarias (que existiam no Brasil), eram minhas referências. Isso estou falando do final da década de 70 e com muito mais vigor nos anos 80, e com isso fui formando uma biblioteca de livros, material de atado que hoje muitas lojas são deficientes em fornecer. Rsrsrsrs. De fato é um esporte fascinante e de possibilidades infinitas, e isso é muito bom! Outro detalhe, pode me chamar simplesmente pelo meu nome Anderson, ou, como alguns fazem, pelo sobrenome Wolupeck. Esse negócio de mestre me deixa constrangido e verdadeiros mestres estão a anos luz de minha humilde posição.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.