Ir para conteúdo

bead heads


*JR*

Postagens Recomendadas

  • Patrono

Num anzol de caddis acho que ficou "meio estranho", "meio fora do padrão".... mas tá bonitinho paca, parabéns, liga não que os peixes não vão saber se foi usado anzol certo ou não. Acho que o espírito é esse, inovar e adaptar, afinal foi assim que o G.E.M Skues começou a inventar wets e ninfas, primeiro observando que as dries qdo ficavam molhadas e muitas vezes até com drag atraíam mais peixes que qdo flutuavam e tavam sem drag conforme mandava o figurino, e ele acabou gostando tanto da coisa que fez até um tratado sobre suas observações no seu livro sobre pesca com mosca nos tradicionais Chalkstreams ingleses, berço da pesca com fly moderno, contrariando tudo que era regra vigente até então ("pescar de fly = somente na dry no upstream"). Comprou briga com os cabeças-duras-ortodoxos-de-plantão mas abriu um mundo novo pros mosqueiros. Acho que é por aí. Não ficar preso às regras. smile.gif

Hj eu tava passeando na rua daqui de Copa com a Mari e passei na frente de uma loja de coisas para bijuterias. Acabei aproveitando e comprei um bocado de bead-heads de metal dourado em vários tamanhos. Alternativos sim mas com aparência e funcionalidade igual aos produtos específicos para fly e custam muiiiiiiiito menos. Pra que pagar mais caro se faz a mesma coisa.... Ah, achei tb fios de silicone transparente na medida certa para fazer o corpo das crazie-charlies, igualmente muito mais barato que as vendidas nas lojas de fly, e de ótima qualidade, é bem transparente e estica que é uma beleza sem rebentar, não devendo em nada aos importados. E numa caixa de encomenda que recebi veio um monte de bolotinhas bem miúdas de isopor que a Mari já botou olho. Quer fazer umas secas com elas, deve fazê-las flutuar que é uma beleza!!! Pois é galera, vamos inovando e arrebentando!!! rolleyes.gif

Mais uma historinha se por acaso ainda tiverem saco de acompanhar rsrs.... Qdo fui à Amazônia, imaginei que precisaria de uns poppers e divers beeeem grandes e barulhentos pra tentar seduzir os grandes tucunões mas não tinha onde arrumar isso por aqui. Ninguém vendia pronto. Nem anzol para isso se achava. Aí vi umas placas de EVA na barraca do Manoel, que serviam para enrolar chicotes de anzol, e daí pensei, quem sabe não posso usar isso para fazer cabeças gdes como queria de poppers e divers. E no Hajime achei um anzol esquisito da VMS que tinha curvatura ao contrário, mais reto na parte reta da haste, o que já dava espaço suficiente para pôr uma boa cabeça e ainda sobrar espaço para pendurar penas atrás, mesmo não sendo um anzol long-shank próprio para isso. E assim fiz meus poppões e diverzões, contrariando uns dizeres do Gregório e do Paulo César que até me condenaram, dizendo que aquilo não ía dar certo, que eu tava inventando muita "coisa" demais, mas fui adiante, acreditando no que a intuição mandava. E pior, como ficou tudo muito em cima da hora, só tive tempo de ajeitar as cabeças em casa, e o resto tive que me improvisar atando os rabichos de penas às cabeças já dentro do avião a caminho de Manaus HUAHUAHUAHAUHAUHA. Tinha que ver a cara das aeromoças, deviam achar que eu era louco ou tava aprontando umas coisas pro carnaval (meio fora de época diga-se de passagem....). Mas graças à essas "invenções", acabei premiado com um belo tucunão de 8kg justamente num desses divers atados na "mesinha especial". É isso aí, vamos aprontar com as "normas" e "regras" das escolas puristas e vamos inventar a nossa "escola"!!!! smile.gif

PS: tá ficando fera no atado hein Jota!!!!! Qual morsa do Gilson vc encomendou ?Peguei uma Green e achei show. Vou dar para Mari de presente no Natal pq ela vai combinar certinho com a Winston Joan Wulff dela, tudo Green hahahaha.

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns JR estou gostando de ver suas técnicas de atado, está de parabéns e pode apostar o quanto quiser, essas moscas bead heads serão as suas matadeiras quando as trutas não quiserem subir.

Quanto ao anzol usado, está conforme peço ao Scotti, atadas em anzol p/ scuds e como estão parecidas com as deles, daqui a pouco vou fazer encomendas p/ ti. smile.gif

Se quiser faço agora, quero 10 dessas moscas com bead heads, entre elas 5 devem ser princes e estarão comigo na Patagônia Argentina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É por isso que existe as exceções, quebrar as regras, reinventar e copiar são elementos da descoberta. A falta do material certo faz a novidade. Existe uma reportagem, bem antiga, com o Pai do Nelson em que ele comentava a dificuldade, da época, em conseguir o material apropriado. O próprio Nelson Filho já comentou que " o meu pai parava no meio do caminho e pegava qualquer coisa que lhe parecia apropriado p/ atar".

É bem provável que nós Brasileiros estejamos criando uma nova forma de atar, com a mesma essência, mas, com materiais novos e diferentes e como consequência uma nova técnica. O próprio Betinho é um exemplo ou talvez o resultado disso que se falou.

user posted image

Dou como exemplo está isca que atei já faz algum tempo, ela está com as proporções erradas, fazer o quê? Ficar sem atar!!!Por não ter o material correto, para fazer uma cópia fiel. Talvez ela seja uma boa isca p/ as Pirapitingas, quem sabe!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pescador

Tô vendo que o casal "Jotaedes" X "Macaêda" já deu filhote...ha,ha...

Em se tratando de mosca a única regra que existe é a da eficácia. Se pegar (nisso eu acredito) está aprovada. Se não pegar, até que tava bonitinha (boa desculpa)...

Agora, se tivesse saído no livro de um "pavão" qualquer, ninguém questionaria...

Vá em frente JR, daqui a pouco vai nascer uma "La Bomba", a matadeira infalível, ha,ha,ha.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E quanto as fotografias JR, estão sendo feitas com a Canon SD200???

Se estiverem sendo feitas com ela, estou impressionado com a função macro dessa câmera, está lembrando uma Nikon que já tive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É isso, Jota, vamos inventar e arrebentar!!!! Eu particularmente achei bem legal essa tua Royal Wulff, não achei mau feita não, pelo contrário!!!! Vc tinha que ver as Royal Coachman com cabelão de bin laden que eu e a Mari fizemos, ficou com o maior topetão!!! (sem jeito no atado mandou lembrança hahaha). Mas gostamos pq ficou super visível na água e não é que algumas trutinhas cutthroat até gostaram delas rsrsrs!!!! wink.gif

Se cuida aí Daniel que a Edon Fly já ganhou concorrência séria hein, Bulle Fly!!!!! laugh.gif

Nelson, cadê tuas La Bombas matadeiras, mostra aí, cara, precisamos ver tb algum trabalho de profissa para nos inspirar. Alternativo é bom mas faz bem aos olhos e pro aprendizado ver algo sério tb!!!! smile.gif

A propósito, quais moscas/tamanho/côr deram mais certo na Argentina ? Se quiser põe lá na coluna apropriada e não aqui para não estragar o post do JotãoFly

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, ainda não me considero um atador e sim um aprendiz, e por este motivo coloco em dúvida a qualidade das iscas, estão dentro da norma e bem bonitinhas, mas, sabe como é, ainda não as testei e tenho dúvida quanto à sua durabilidade. Certa vez comprei umas iscas que se desmanchavam quando postas na água, ou seja, é necessário testar, logo, farei algumas p/ vc e seu irmão que farão o papel de cobáias, OK!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sobre a foto, Jota, tenho uma sugestão. Coloca algum anteparo atrás da mosca, não deixe à mostra o fundo que contamina a imagem, e use anteparo de uma côr que realce a mosca, aí deve ficar ainda mais show. Tá usando tripé ? Tá usando alguma regulagem especial no modo manual ou tá fazendo no auto ?

Faustim, arrisco a dizer que é na Canonzinha sim pq ela tem uma macro muito boa mesmo. Aliás acho essa camerazinha a melhor relação custo benefício para os nossos PDIs. Super compacta e com bons recursos/qualidade, a preço super em conta (agora nos States tão vendendo ela a ~U$160, por aqui a ~R$ 750). A minha irmã foi quem comprou ela primeiro, lá no Japão (lá se chama Ixy40). Como aprovou, imitei ela e peguei a minha tb. Passei a dica pro Jota que gostou tb do brinquedinho e depois o Fabito. E recomendo ela a todos os colegas PDIzeiros, vale muito à pena. Tou de olho agora na SD450, irmã nova dessa minha Ixy 40 (SD200 nos States), que mantém as mesmas dimensões extremamente reduzidas mas agora vem com um Big LCD de 2,5", bem melhor para visualizar a imagem. Tem tb muito mais megapixels (5MP) mas isso acho irrelevante pro uso normal.

user posted image

user posted image

Custa U$300 lá fora, por enquanto, pq foi lançada agora. Mas se esperar um pouco deve cair bem... As críticas falam super bem dela, dizem que conseguiram melhorar ainda mais tudo de bom que a anterior tinha, deixando-a uma excelente opção dentre as super ompactas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pescador

Fala Kensuke, estou com alguns problemas:

Primeiro, nunca fui um "fly tier", apenas fazias as moscas que precisava para pescar quando não tinha alternativa, já que sempre tive moscas à votade pra usar. Logo, já não monto moscas há muito tempo, digo com regularidade.

Ultimamente voltei a montar streamers para os tucunas, porque não encontrava como queria pra vender. Ficaram bons, tenho pego com eles infalivelmente lá na represa.

Recentemente resolvi montar um streamer para a #4# pras trutas de Macaé, porque perdi o único que me restava daquele pattern lá mesmo com a truta mais nervosa que já fisguei ali. É um streamer de marabu com corpo de royal. Em vez de asa leva marabu. As cores são por conta do greguês. Mandei vir uns anzois para bone fish e montei neles (acho que n.8). Ficaram ótimos, mas é pura invenção (ou eclosão, ha,ha...). Agora, funcionam muito. Já testei.

O segundo problema é que estou sem máquina digital no momento, daí tá dificultoso postar imagens pra mim no momento.

Estou mandando vir outra máquina que chega em janeiro, depois posso trazer algumas imagens, inclusive de moscas argentinas que ganhei por lá.

Então, me desculpe, mas vai levar um tempinho.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É isso aí meninos.Vocês estão dando show no atado.Pelos proximos 20 anos se durar tudo isto,pretendo continuar testando iscas para Vcs com o maior prazer.Minha especialidade é comprar.Adoro ver mosquinhas ensacadas na prateleira do Hagime!!!

Acho que esta na hora do Daniel se manifestar.Comprei hoje no Hagime umas cabeças de metal nota 10,inclusive Montanas que não conhecia com estas cabeças.

Sobre este assunto terei uma conversa particular com o Dani !!! mad.gif

Continuem caprichando e mandando mosquinhas para o tio Fabinho !!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

*JR*, essa mosca sem dúvida as prptngs vão ficar alucinadas. Se quiser pode deixar mais volumosa que elas vão gostar mais ainda. Tá lindja!!!! Separa uma pra mim também. Essa tem cara que vai arrebentar na parte de baixo do rio, um pouco a baixo das corredeiras do Zé Laércio. Nesse trecho - que agora na cheia fica meio difícil de se pescar - é show de bola ver as prptngs subindo pra comer. Da próxima vez te levo lá especialmente pra pescar com essa mosca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fausto por acaso vc se refere a Nikon que eu comprei de vc?

Ainda não consegui fazer fotos assim. Na verdade nunca fui muito de fazer fotos perfeitas, acho que preciso aprender isso com os mestres que temos por aqui. Quero aprender a utilizar esses recursos e aliás na verdade tenho muito que aprender com vcs....

JR mais uma vez parabens, essas iscas tb estão show...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.