Ir para conteúdo

Desenhando o ciclo de vida da mosca de Maio !!!


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

     Desenhando o ciclo de vida da mosca de Maio

Semttulo.jpg.d5b516c996a46d99e980c27ab8b9faf8.jpg

A Mayfly é uma das espécies de insetos semi-aquáticos mais interessantes do mundo e a saúde de sua população é um grande teste decisivo para o desempenho de um ecossistema de riachos.     Começando a vida como uma ninfa, a efemérida pode viver debaixo d'água por apenas algumas semanas até um ano ou mais, dependendo da espécie. Algumas espécies (BWO, por exemplo) são aptas a nadar durante este estágio, enquanto outras, como o PMD ou a ninfa ilustrada abaixo, são aderentes ou rastejantes, e algumas outras - sendo o Hex o principal exemplo - são escavadoras.

 

Mayfly5sml.jpg.17663b86871a065ace74f7a29380cc2d.jpg

Independentemente disso, a única coisa que todos eles têm em comum é que, durante esse estágio, todos formam um exoesqueleto rígido que os protege do ambiente subaquático hostil.     O que não os protege é das trutas famintas que se alimentam deles prontamente.

 

Mayfly4sml.jpg.10011eb1860451811f8cd80d91eca1f2.jpg

 

    Assim que a ninfa atinge o final deste primeiro ciclo de crescimento, ela segue para a superfície para se desfazer do exoesqueleto rígido.    Acionado pela temperatura da água, hora do dia ou qualquer outra condição, a efemérida não faz esse movimento sozinha.

    Com o tempo e as condições certas, centenas, senão milhões, desses minúsculos insetos agem de uma só vez.

   É durante essa transição que o bichinho fica mais vulnerável a ataques. Incapaz de fugir ou se esconder dos predadores abaixo ou acima, a Mayfly é uma presa fácil para trutas e pássaros com gosto por insetos suculentos.

   Este estágio de desenvolvimento é conhecido por voar pescadores como um dun e é uma oportunidade chave para fisgar grandes quantidades de trutas. Uma vez livre da forma de ninfa, a efemérida precisa de tempo para secar suas delicadas asas antes de alçar vôo para viver o resto da vida familiar.

Mayfly1sml.jpg.18a02084233fb46170ca76ca069b040b.jpg

Como adulto, a vida do Mayfly é uma experiência relativamente curta.    É justo dizer que o sangue vital do Mayfly é o sistema de água em que cresceu e eles tendem a ficar bem perto dessa fonte.      É nessa fase que eles precisam encontrar um parceiro o mais rápido possível antes de morrer.

   Algumas espécies, como a mosca Hexagenia - ou Hex - do meio-oeste, muitas vezes não vivem mais do que uma única noite, enquanto outras podem durar uma semana ou mais.    Simplificando, essas moscas vivem suas vidas curtas e elas têm pouco tempo para gastar tudo o que têm ou não terão conseguido se propagar sua espécie.

   Depois de acasalar, as fêmeas usam seu último pedaço de energia para completar o ciclo de vida e depositam seus ovos na superfície da água.     

   Sempre que esses insetos atingem a água, eles são alimentos em potencial e, nesse estado vulnerável, a efemérida está novamente em perigo real.

   Os pescadores com mosca aproveitaram o amor das trutas pelo caviar de postura de mayfly, produzindo alguns padrões altamente eficazes com moscas soltando ovos. Para a efemérida, no entanto, este é realmente seu último viva, pois logo depois de deixar cair seus ovos, eles morrerão.

Mayfly2sml.jpg.2cc386dddcc3d54bee615cccafd5907f.jpg

  Freqüentemente, eles simplesmente não terão energia para voar novamente. Suas asas relaxam e eles começam a lutar contra a tensão superficial da água.      É claro que as trutas nunca desperdiçam uma boa refeição e também se alimentam fortemente dessas moscas.   

 Quando você olha do ponto de vista de poucos, a efemérida só existe para fornecer comida para eles.   
 

 

Mayfly3sml.jpg.db9d6bbbcb1a70ab75d3223c40592fe1.jpg

   Em todos os estágios, eles são um deleite saboroso para os peixes e sem os quais nossos ecossistemas de riachos estariam em um estado lamentável.

   Portanto, para esta Fly Friday, reserve um tempo para apreciar a humilde efemérida que nos fornece uma fonte infinita de inspiração para padrões fantásticos de moscas para pescar trutas.

 

Bons estudos e sempre boas pescarias !!!   

 

 

 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.