Ir para conteúdo

Frank Sawyer: O inventor da Pheasant Tail Nymph !!!


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Frank Sawyer - Escritor que faleceu em 1980, Netheravon, Reino Unido

Livros Ninfas e a Truta, Guardião do Córrego: A Vida de um Rio e Sua Pescaria de Trutas, Guardião do Córrego

 

Frank sawyer atando a pheasant tail nymph

 

 

 

 

Frank Sawyer, o inventor da Pheasant Tail Nymph, faz uma demonstração na década de 1950 sobre como amarrar a ninfa e uma mosca seca. Esta é a única filmagem sobrevivente conhecida de Frank Sawyer realmente amarrando uma ninfa.

Frank Sawyer MBE (1906–1980) foi um Riverkeeper inglês, escritor e inventor de moscas como a ninfa da cauda do faisão. Sawyer também inventou várias armadilhas diferentes para animais, algumas das quais levam seu nome, e a mais amplamente usada (a Imbra) ainda é aprovada para uso no Reino Unido, embora não esteja mais em produção. Ele morreu em 1980 nas margens do rio Avon em Netheravon.

 

Frank Sawyer Catches a Trout

 

 

Imagens raras em preto e branco dos anos 1950 de Frank Sawyer pegando uma truta. Trazido  por Link: www.SawyerNymphs.co.uk

 

598707a52adcbbf833c7131d1537fc20.jpg.a38bf44a994fb543c67cd91cf50147b4.jpg

 

 

Vida pregressa

 

Sawyer nasceu em Mill House, no vilarejo de Bulford, às margens do rio Avon, em Wiltshire.

 

Carreira como Riverkeeper

 

     O primeiro trabalho de Sawyer como guarda-rio foi em 1925 no rio Avon em Lake em Wiltshire, ao norte de Salisbury. Ele foi contratado pelo tenente-coronel Bailley como assistente de guarda de Fred Martin e administrou as seis milhas do rio ao redor de Lake House, agora propriedade do músico Sting..

Em 1928 mudou-se como guarda-chefe para as águas da Associação de Pesca dos Oficiais, que mais tarde se tornou a Associação de Pesca com Mosca Seca de Serviços (SDFFA). Sawyer serviu como guardião-chefe do SDFFA até sua morte em 1980. As águas do SDFFA incluíam cerca de seis milhas de pesca em riachos de giz na Salisbury Plain de e vários pequenos lagos que foram construídos por Frank Sawyer na década de 1960.

No momento em que Sawyer assumiu o cargo de guardião das águas do SDFFA, a regeneração natural de trutas selvagens havia caído acentuadamente devido ao declínio dos prados de água, aumento da poluição e grandes quantidades de lodo correndo para o rio das terras agrícolas circundantes e do tanque do Exército. manobras na planície de Salisbury. No início da década de 1930, a pesca não conseguia mais sustentar uma população de trutas selvagens grande o suficiente para atender às demandas dos pescadores. Frank Sawyer determinou, por meio de observação detalhada do rio, que a mortalidade dos ovos nos redds era praticamente 100%. No entanto, os poucos filhotes que eclodiram tiveram uma chance razoável de sobrevivência. Frank Sawyer introduziu um programa de grande escala para abastecer o rio com alevinos. Trutas selvagens maduras foram capturadas no rio Nine Mile River   e outros afluentes, despojadas de seus ovos e leite e depois devolvidas ao rio. Os ovos fertilizados foram então criados em uma incubadora projetada por Sawyer antes de serem liberados de volta no rio. Cerca de 100.000 alevinos foram estocados no rio todos os anos de 1930 a 1953 e resultaram na captura de cerca de 2.000 peixes grandes a cada ano e muitos mais que escaparam dos pescadores.

 

       Apesar do sucesso do programa de repovoamento de trutas, a saúde do rio Avon continuou a piorar. O leito do rio ficou compactado e muitas partes do rio se transformaram em pântanos lamacentos e estagnados de todo o lodo e lama que escorria das terras ao redor e do esgoto não tratado e dos resíduos agrícolas que acabaram no rio. O rio estava rapidamente se tornando impróprio para a truta. Frank Sawyer empreendeu um grande projeto no início dos anos 1950, conhecido como "a grande limpeza". Isso envolvia a dragagem das áreas mais atingidas do rio para remover lama e lodo e devolver o leito ao giz e cascalho. Antigas comportas e escotilhas que bloqueavam ou reduziam o fluxo foram removidas para acelerar o fluxo e limpar a sujeira dos leitos. Antigos riachos de prados foram restaurados para fornecer um filtro natural e um berçário para pequenos peixes e insetos. Finalmente fossos de captação de lodo foram cavados nas áreas mais atingidas para evitar que o lodo e o escoamento cheguem ao rio principal. A grande limpeza teve um efeito enorme e profundo no rio Avon. O rio voltou à sua antiga glória como um dos principais riachos de giz do mundo. Não havia mais necessidade de criar trutas, pois a regeneração natural era suficiente. Houve uma explosão na mosca e outras vidas fluviais e a pesca foi descrita por todos os membros do SDFFA como a melhor da história do rio.

    Infelizmente, os efeitos da grande limpeza não duraram mais do que alguns anos. No final da década de 1950, a saúde do rio começou a piorar novamente. Lama orgânica de folhas podres se acumulou em algumas áreas, mas o principal problema foi a falta de crescimento dos peixes, apesar da aparente abundância de moscas. Mais uma vez, tornou-se necessário realizar a estocagem de trutas em grande escala para atender às demandas de pesca. O remédio desta vez foi a adição de pó de giz fino em grandes quantidades ao longo da pescaria. A descoberta de Sawyer sobre a importância do giz foi feita em parte por acidente e permaneceu controversa muito depois de sua morte. Sawyer notou que quando um dos lagos da pescaria era dragado, uma grande quantidade de giz era lavada em suspensão. Alguns meses depois, as trutas do lago estavam muito mais gordas e bem maiores do que os peixes do rio principal. Sawyer identificou que o giz limpou a água, quebrou a matéria orgânica e causou uma explosão no número de insetos, caracóis e crustáceos - todas importantes fontes de alimento para a truta. Sawyer começou a adicionar giz a toda a pescaria. Os resultados foram surpreendentes e giz semelhante realizado na França alcançou resultados igualmente marcantes. Infelizmente, o uso de giz não conseguiu ganhar muita força no manejo da pesca, pois a prática de estocar trutas grandes e fáceis de pescar em fazendas estava se tornando mais difundida. A saúde do abastecimento de água e alimentos era muito menos relevante, pois os peixes criados em fazendas eram freqüentemente capturados dias depois de serem estocados e tinham gordura suficiente para durar uma temporada. A regeneração natural da truta deixou de ser um fator no manejo da pesca e a água só precisava ser saudável o suficiente para manter a truta viva o tempo suficiente para ser capturada. O SDFFA e outras pescarias mais tradicionais continuaram a trabalhar na regeneração natural e águas saudáveis, mas as demandas de riscar 6 milhas do rio eram demais para uma pescaria trabalhando com um orçamento apertado e o SDFFA adotou uma política de estocagem usando trutas criadas em seu próprio estoque lagoas.

 

Ninfas de Frank Sawyer

 

      Sawyer provavelmente é mais lembrado pelo desenvolvimento da "ninfa submersa" e a técnica de ninfa associada às vezes chamada de Estilo Netheravon.   As ninfas de Sawyer eram inovadoras porque eram amarradas com fio de cobre fino em vez de seda ou linha. Isso permitiu que as ninfas afundassem e também deu a elas uma coloração translúcida quando debaixo d'água. Sawyer defendeu o método de "afundar e desenhar" de ninfa, onde a ninfa foi deixada afundar e depois "nadar" em direção à superfície desenhando a linha ou levantando lentamente a ponta da haste. Isso foi combinado com a 'pegada induzida', onde a ninfa foi feita para nadar na frente de um peixe, induzindo assim o peixe a pegá-la. O estilo Netheravon de pesca de ninfas aprendido com Frank Sawyer foi inicialmente popularizado pelo naturalista, pescador com mosca e apresentador de televisão Oliver Kite em seu livro de 1963, republicado com uma introdução biográfica por Robert Spaight em 2000 Nymph Fishing in Practice.

A Ninfa da Cauda de Faisão Pheasant Tail Nymph foi a primeira e ainda mais usada das ninfas pesadas de Sawyer. É amarrado com fio de cobre fino e as penas da cauda do faisão europeu. A ninfa da cauda do faisão é projetada como um padrão de ninfa genérico e imita qualquer uma das ninfas nadadoras de cor escura.

     A Ninfa do Ganso Cinzento foi amarrada exatamente da mesma maneira que a Ninfa da Cauda do Faisão, mas amarrada com penas de ganso cinza claro.   A ninfa Grey Goose é um padrão genérico projetado para imitar as ninfas nadadoras de cores mais claras.

O Sawyer Swedish Nymph foi projetado durante a visita de Frank Sawyer ao sistema do rio Storan, na Suécia, com o famoso pescador escandinavo Nils Farnstrom. Sawyer escreveu sobre essa viagem em Nymphs and the Trout. A ninfa sueca Sawyer é amarrada com uma pena de ganso cinza escuro que combina com a ninfa do verão Mayfly.

    Sawyer desenvolveu o Killer Bug como um meio de controlar o número de greylings no rio Avon, onde na época era considerado um verme. O Killer Bug foi projetado para imitar o camarão de água doce, mas também se parece com uma junça para incubação. O Inseto Assassino foi nomeado pelo amigo de Sawyer, Lee Wulff. É amarrado com grandes quantidades de fio de cobre e lã bege claro. Originalmente, o Killer Bug era amarrado com uma lã chamada Chadwick's 477. Quando a produção dessa lã cessou em 1965, Sawyer mudou para uma cópia especialmente produzida. Nos círculos de pesca com mosca, a lã Chadwick's 477 original é considerada como tendo propriedades míticas de captura de peixes, com comprimentos de lã vendidos por centenas de libras.

    O Bow Tie Buzzer foi a última das ninfas de Sawyer. Tem um design exclusivo que permite que o gancho gire livremente no tippet. O Bow Tie Buzzer foi projetado para imitar as grandes larvas de mosquitos encontradas em águas paradas. O padrão é amarrado com penas de faisão e papel alumínio com um 'laço' de lã branca usado para imitar os cílios. O Bow Tie Buzzer deve ser anexado ao tippet de uma maneira específica para permitir que o padrão funcione corretamente. Primeiro, o anzol é enfiado no tippet e pode correr livremente para cima e para baixo na linha. Em segundo lugar, um pedaço de lã branca é amarrado bem na ponta do tippet. Isso impede que o gancho de corrida livre saia do final do tippet. Uma vez lançado em água parada, o anzol pode girar livremente da mesma maneira que as larvas de mosquitos naturais.

   As ninfas de Frank Sawyer ainda são vendidas hoje pela Sawyer Nymphs Ltd. Essas ninfas são amarradas da maneira original e feitas com os materiais tradicionais usados por Sawyer.

 

Carreira como autor

 

     Sawyer foi um escritor prolífico e escreveu centenas de artigos e notas copiosas sobre suas observações e experimentos. Alguns de seus primeiros artigos foram compilados no agora clássico livro Keeper of the Stream. Este foi publicado pela primeira vez em 1952 por A. & C. Black e foi republicado várias vezes desde então. A edição mais recente (2005) é uma edição especial limitada publicada pela Sawyer Nymphs Ltd e contém um novo capítulo de material inédito e algumas fotografias.

      O mais conhecido dos livros de Sawyer é Nymphs and the Trout. A primeira de várias edições foi publicada em 1958 pela Stanley Paul & Co., e o livro foi traduzido para outros idiomas. A última publicação (2006) é uma edição especial limitada da Sawyer Nymphs Ltd que incorpora a primeira e a segunda edições, um novo capítulo de material inédito, uma longa introdução do filho único de Frank, Tim, e algumas fotografias.

Uma biografia de Sawyer intitulada Man of the Riverside, escrita por Sidney Vines, foi publicada por George Allen e Unwin em 1984. Incorporou alguns artigos de revistas de Frank Sawyer e alguns de seus trabalhos não publicados.

Em 2006, o neto de Sawyer, Nick Sawyer, publicou um livro pela Sawyer Nymphs Ltd intitulado Frank Sawyer's Nymphing Secrets. Isso incluiu alguns trabalhos inéditos de Frank Sawyer sobre a arte da ninfa.

More Alchetron Topics

Referências: Frank Sawyer (writer) Wikipedia

(Text) CC BY-SA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
16 horas atrás, Fausto disse:

Fantástico! Muito bacana mesmo Marcelo. Essa é a História do Fly Fishing.  👏

@Fausto (Boss);  sem dúvida a modalidade possui uma vasta gama de informações muitas delas só disponíveis em locais pagos ou livros.   

Quando conseguimos tais informações relevantes este é o melhor local para estar ...Abraço e sempre boas pescarias !  

12 horas atrás, João Rabelo disse:

PRA QUE GOOGLE SE NÓS DO M.D.R TEMOS O MARCELO. :bs-aplauder:

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
12 horas atrás, João Rabelo disse:

PRA QUE GOOGLE SE NÓS DO M.D.R TEMOS O MARCELO. :bs-aplauder:

@João Rabelo, Grato meu bom amigo, fazemos o que podemos, sempre para corroborar com o Fly do BR ...Abraço e sempre boas pescarias !  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.