Ir para conteúdo

Huchen do Mur


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Salve Mosqueiros,

 

passando para matar as saudades e aproveito para fazer um relato de umas pescaria feita entre o Natal e a virada para 2023.  Uma pescaria num rio especial, chamado Mur. Especial por ser um dos melhores rios para a pesca de Huchen (espécie próxima do Taimen mongólico) na Aústria.  O trecho da pescaria pertence a uma associação, que não vende licenças diárias. Para pescar lá, tive que me associar e comprar a licença anual.

 

O Mur é um rio ainda bem natural, com pedras grandes, cascalho grosso, correnteza forte e poços profundos. Vadeio difícil e custoso, um bastão é verdadeiramente necessário. Mas é o ambiente ideal do Huchen.

 

A pescaria é feita com caniço de duas mãos (veja aqui o que eu uso) e streamars grandes. Combinados,  o vadeio e a maratona de arremessos fica pesado.  Mas o prêmio é grande, pois no trecho são normais Huchen acima de 1 metro.

 

Então, para encurtar, seguem as fotos do meu encontro com um exemplar de 92 cm. Desculpem a qualidade das fotos. Estava sozinho, e o peixe é difícil de manipular, pelo tamanho. Além  disso, confesso que estava um pouco eufórico e talvez até um pouco trêmulo.

 

O Huchen, no momento após passar o puça.

IMG-20221231-WA0002.jpg

 

 

IMG-20221231-WA0004.jpg

 

Local da captura. Arremessei o streamer na água branca bem à esquerda da foto, e a pancada foi no meio. Saiu desembestado corredeira abaixo. O resto eu não me lembro muito bem. Muito intenso 😆.

IMG-20221231-WA0008.jpg

 

Iluminado 😅

IMG-20221231-WA0006.jpg

 

 

Abaixo uma cena filmada no trecho da licença. Dá uma idéia melhor do peixe.

  

 

 

[]'s

 

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono

Muito legal isso, carlos.

 

Tem foto das moscas que tu utiliza?

Chegam a usar moscas atadas em tubo?

 

Att.;

Diego

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Salve Diego,

 

prá Huchen são usados streamers grandes, 15 a 20 cm, às vezes até maiores.

 

Depois de algumas experiências, eu hoje estou focado em dois padrões. No começo, usei bucktail, por que os pelos naturais sempre "nadam" melhor do que os sintéticos. Mas como as moscas são grandes, acabei adotando quase que exclusivamente pelos sintéticos, pois são bem mais fáceis de arremessar.

 

O primeiro padrão, abaixo, eu uso com linhas bem afundativas, quando o streamer anda raspando no fundo. A principal característica, que é nadar com a ponta do anzol prá cima, é conferida pelo modelo do anzol (Ahrex PR378 GB Predator Swimbait Hook).  O anzol trima o nado do streamer "automaticamente" e desta forma ele engancha menos e a ponta não perde o fio. Ninguém quer um anzol cego na hora de um ataque de Huchen, definitivamente. Este streamers são atados com kink fiber, e são imitações de grayling e arco-íris. O Huchen do post foi pego na imitação de arco-íris.

 

IMG_20230319_124341_517.jpg 

O segundo padrão que se firmou prá mim são streamers atados em tubo, no estilo "temple dog". Este streamers são para serem apresentados da meia água para a superfície, com linhas menos afundativas.  São streamers largos quando vistos por baixo. Nadam muito bem em swing. Acho mesmo que o estilo "temple dog" representa o estado da arte no "estilo" de "natação em swing".  O anzol estar com a ponta para baixo não é problema. O material do marrom é pelo de cabra, material muito usado em streamers para salmão atlântico. O preto é uma fibra chamada "Squinpish Hair", excelente nesta aplicação.

 

IMG_20230319_124455_215.jpg

 

Visto por baixo:

 

IMG_20230319_124830_714.jpg

 

Qualquer outra dúvida, só perguntar.

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Li novamente seu relato dessa conquista e abri um largo sorriso. É bom demais fazer isso e assim compartilhar uns momentos de sua alegria. 

 

1 hora atrás, Carlos Mitidieri disse:

A principal característica, que é nadar com a ponta do anzol prá cima, é conferida pelo modelo do anzol (Ahrex PR378 GB Predator Swimbait Hook).  O anzol trima o nado do streamer "automaticamente" e desta forma ele engancha menos e a ponta não perde o fio. Ninguém quer um anzol cego na hora de um ataque de Huchen, definitivamente. Este streamers são atados com kink fiber, e são imitações de grayling e arco-íris. O Huchen do post foi pego na imitação de arco-íris.

 

IMG_20230319_124341_517.jpg 

 

Acompanho alguns grupos sobre a pesca de nossos predadores e tem um grupo de pessoas atando dessa maneira. Embora nunca tenha atado dessa forme e nem mesmo pescador com um Streamer assim, acho a ideia bem bacana. 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.