Ir para conteúdo

[RELATO] Grupo do Boss 2022


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Retornamos do Chile e ainda estamos colocando as coisas em dia onde eu, por exemplo, estou super atarefado, mas o relato vai sair. 

 

Por enquanto o parceiro de viagem @Gera está colocando alguns vídeos em seu canal do YouTube. :okok:

 

 

 

Aguardem que vem mais por aí. :ok:

 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Foi necessário passarmos uma noite em Temuco, capital da IX região Araucanía. Essa estratégia teve como principal tarefa pagamos a Licença de Pesca emitida pela SERNPESCA e também fazermos câmbio, pois no aeroporto de Santiago estavam pagando muito mal. Tinha em mente essa questão e uma vez em Temuco faríamos esse tour até a Plaza das Armas onde nos orientaram ter o melhor câmbio, que com certeza assim se sucedeu. No aeroporto havia uma placa indicado pagar CL$ 690 pesos por dólar e em Temuco pagaram CL$ 805 pesos por dólar. Não vou perder tempo me alongando com explicações do por que levo dólares e não reais, pois estou acostumado a fazer assim. Dólar é dólar até na Patagônia. Uma vez resolvida a questão dos dólares no mesmo dia que chegamos, retornamos para o hotel para em seguida visitarmos o Shopping Portal Temuco. Alguns amigos colocaram a calculadora em ação e viram ótimas oportunidades de compra na loja da marca Patagonia. Uma vez feito isso seguimos para uma noite de jantar muito boa num restaurante no mesmo prédio do hotel que ficamos. 

 

Consegui hospedar o grupo de oito pessoas no Apart Hotel Montepiedra em dois quartos com quatro camas cada e assim cada grupo esteve junto na hospedagem como seria nos chalés que havia escolhido ficar em Liucura. O hotel Montepiedra oferece diversas opções de hospedagem e essa foi a mais econômica para o grupo. Cada diária paguei USD$ 120 dólares e com isso cada pessoa pagou USD$ 30 dólares que já havia contabilizado desde o planejamento da viagem. Esse hotel está muito bem posicionado e foi possível fazer tudo que queríamos apenas caminhando. O único momento que usamos carros foi de fato para irmos trocar dinheiro e fazer compras no supermercado muito bem localizado dentro do shopping. 

 

Aqui está a Plaza de Armas de Temuco e estacionamos os carros numa garagem subterrânea. 

https://goo.gl/maps/wmV8nAh2RX7rVsXj6

 

Na praça fica na rua Manuel Bulnes 667.

Captura-20220323-1.PNG

 

Depois volto para contar mais.  :ok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

amigos!!! a viagem foi incrível, pra quem quiser acompanhar deixo aqui os links do YouTube dos três vídeos (longos) onde sugiro ver em tela grande pra não perder os detalhes. Deixo tb o agradecimento especial ao Fausto e a todos que lá estiveram

 

 

 

 

 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Administrador

Muito bom Geraldo. :ok:

 

Foi um dia realmente de exploração contigo e uma baita lanche de pic-nic quentinho para nosso deleite. Se quiser pode me enviar por e-mail fotografias sem edição em seu formato maior e original para que assim possa adicionar em nossos servidores e aqui no tópico. 

 

admin@mosqueirosdorio.com.br

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Na manhã do dia 3 de março tínhamos uma missão a cumprir e como pode imaginar é uma missão difícil de ser cumprir simultaneamente em dois grupos. Nosso compromisso maior era acordar cedo, arrumar as bagagens para nossa viagem para Liucura (Lonquimay), tomar café, pagar as licenças de pesca na agência da SERNAPESCA (Servicio Nacional de Pesca y Acuicultura), fazer comprar de suprimentos no supermercado e pegar estrada. O grupo acabou se separando em função do grupo #2 ter ido visitar lojas de pesca. O grupo #1 seguiu para o destino sem maiores atrasos e com direito a uma paradinha na estrada. O grupo #2 seguiu um pouco depois e mantínhamos contato primeiro pelo celular para depois pelos rádios.  Aqui já fica uma dica importante, compre chip pré pago da empresa ENTEL para facilitar a comunicação em situações como essa onde você estiver em dois grupos, e não somente para esse caso, mas também para ter acesso a Internet, pois há dificuldade de acesso a Internet em diversas regiões da Patagônia chilena e com um chip desses estará no mundo online. O sistema de recarga de créditos na ENTEL é bastante simples, primeiro você escolhe uma quantia que estará como crédito e depois poderá acessar o site para comprar uma bolsa de pacotes. Colocar crédito financeiro na ENTEL não é a mesma coisa de habilitar os créditos para usar. Vou facilitar as coisas com links. 

 

Compra de créditos:

https://www.entel.cl/prepago/

 

MiEntel Recarga:

https://miperfil.entel.cl/MiEntelPublico/Recarga/

 

Tem aplicativo para facilitar o uso no celular e foi com ele que fiz tudo. Essa questão de ter Internet disponível o tempo todo tem sido um dilema para muitos amigos e sendo assim para você, veja com sua operadora um pacote de roaming internacional de modo que possa habilitar em suas viagens para a Patagônia, para muitos amigos essa tem sido a melhor opção. Uma das vantagens de ter acesso a dados durante a viagem é quanto a questão de quem gosta de usar aplicativos no celular como mapa da região ao invés de um aparelho GPS, no caso minha preferência é usar um GPS autônomo ao invés do celular, por mera questão de escolha entre as duas opções. 

 

Aqui tem o roteiro planejado com técnicas de Bluelining no BaseCamp da Garmin e poderá ter ideia do circuito feito. 

Captura-20220116-01.PNG

 

Aqui o circuito explorado no vadeo (Wading) e também nas flotadas que foram contratadas a parte.

Rucanuco - Biobío Alto - Biobío Médio - Biobío Baixo.jpg

 

Com o carro pronto e com as compras feitas no supermercado Jumbo de Temuco (Shopping Portal Temuco), seguimos estrada para Lonquimay, para em seguida irmos para a comuna de Liucura onde nos hospedamos. Fica aqui uma breve referência a região de Lonquimay. 

 

Wikipédia: Comuna cordilherana e fronteiriça da Província de Malleco, destaca-se pelas lagunas Galletué e Icalama nas quais nasce o rio Biobío, e pela presença da Cordilheira las Raíces, entre outros pontos de interesse turístico. A comuna se localiza num lugar muito especial, pois localiza-se a leste de grandes vulcões, no meio da Cordilheira dos Andes, de modo que geograficamente forma parte da Patagônia Oriental. O clima caracteriza-se por altas precipitações anuais, no inverno a neve pode alcançar até 3 metros, e no verão as temperaturas são mais favoráveis, apresentando uma média de aproximadamente 15°C. Como localidade fronteiriça conta com diversos passos internacionais, sendo os mais importantes o Passo de Pino Hachado (acessível atreves da Ruta CH-181) e o Passo de Icalma. Sendo o primeiro deles parte do futuro Corredor Bioceânico Trasandino.

Nessa região existe um grande vulcão ativo que leva o nome da comuna (Vulcão Lonquimay).

 

Lonquimay se localiza a 156 km de Temuco, pela ruta Lautaro-Curacautín e a 186 km pelo caminho Victoria-Curacautín (parte da Ruta CH-181). Ambos trajetos encontram-se totalmente pavimentados desde Lonquimay. Na via que une Lonquimay e Curacautín se encontra o "túnel Las Raíces", de 4.528 metros de comprimento construído entre 1930 e 1938, que foi o mais longo da América Latina, até a inauguração do túnel Fernando Gómez Martínes no Departamento de Antioquia,

 

Em tempo vou juntar todos esses posts no primeiro post do tópico que futuras consultas. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Chegamos na região de Lonquimay pouco tempo antes do grupo #2. Como estávamos bem antes deles na estrada, então aproveitamos para parar numa região que havia pesquisado no Google Maps para assim ver um possível rio para uma futura investida de pesca. Nossa estratégica parada foi numa cafeteria e assim todos tomamos um bom cafés dando assim tempo para o grupo #2 se aproximar. Deixei o rádio ligado para que pudéssemos nos encontrar. 

 

Trafwe

https://goo.gl/maps/YM337DjxzRwbru7H9

Rio Cautín - Google Earth.jpg

 

 

Esse é o rio Cautín próximo de Malalcauello, poucos quilômetros antes de Las Vertientes e do Túnel Las Raíces. 

 

Ponte sobre o rio Cautín.

Imagem instantânea (2).jpg

 

Rio Cautín a montante.

P1080703E.jpg

 

Rio Cautín a jusante.

P1080705E.jpg

 

A ponte sobre o rio um pouco mais a frente. 

P1080707E.jpg

 

Em seguida seguimos viagem e atravessamos o Túnel Las Raíces, que é um túnel de mão única, isso mesmo, tem que esperar o controle de tráfico autorizar a passagem de uma lado para o outro para assim seguir viagem. Essa questão não é problema algum e ficamos pouco tempo aguardando autorização para nossa passagem. Gostaria de ter uma foto melhor registrada dessa parada que fizemos.

 

Stop and Go aguardando a travessia do túnel Las Raíces. 

P1080708E.jpg

 

Aqui nossa chegada do outro lado após percorrermos 4,53 Km de túnel e parada no pedágio. 

Imagem instantânea (1).jpg

 

Uma vez que atravessamos o túnel seguimos viagem para Lonquimay e novamente resolvi fazer uma mudança no trajeto inicial, trajeto esse que o grupo #2 seguiu para Lonquimay. Nessa mudança de trajeto consegui contato com o grupo #2 pelo rádio para assim nos encontrar na praça principal de Lonquimay. 

 

O grupo #1 em um momento de descontração durante essa parada: @Edson Yoshida - @Jacintho - @Gera

Imagem instantânea (3).jpg

 

E aqui o Boss que está ficando velho e papudo.  :D

Imagem instantânea (4).jpg

 

Nosso trajeto de Temuco até Lonquimay e o melhor caminho.

Temuco - Lonquimay.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Administrador

Editei esse vídeo para mostrar um pouco a região que o grupo pescou. Na descrição do vídeo no YouTube tem muita informação também. 

 

 

O caminho das pedras está facilitado para quem quiser fazer esse mesmo roteiro. 

 

Abaixo está o texto contido na descrição do vídeo no YouTube.

 

Está excursão foi organizada em dezembro de 2021 a tempo de formar dois grupos e pescarmos todos na região de Lonquimay no Chile em março de 2022. Nosso destino final foi Cabañas Liucura (Geo Rivera´s) cerca de 2 Km de Villa Liucura (38°38'42.7"S 71°05'20.6"W).

 

A região tem rios muito bons para os praticantes do Fly Fishing (pesca com mosca) e assim indicado para todo mosqueiro que deseja pesca de vadeo (Wading). Nosso voo partiu de São Paulo com destino a Temuco (Aeropuerto Araucanía) e fez escala de algumas horas no aeroporto de Santiago (Chile).

 

Villa Liucura:
https://es.wikipedia.org/wiki/Liucura

 

Villa Liucura oferece restaurantes locais, pizzaria, cervejarias e mercados. O abastecimento dos carros foi feito em Lonquimay, que oferece mais opções para compra de suprimentos e principalmente abastecimento. Em Lonquimay fica o único posto de abastecimento da região, fique atento e não deixe o tanque baixar muito da metade.

O rio Biobío nasce da Laguna Galletué e já próximo dela no ponto #1 de pesca já é possível fazer uma boa pescaria. O local que estacionamos o carro é público e tem boa área para fazer pic-nic.

 

Todas as seis coordenadas indicadas no começo do vídeo estão validadas para estacionar o carro. Nosso grupo ficou formado por oito mosqueiros e por isso aluguei duas Pick-Up pela Localiza Hertz Internacional (0800 701 1462). Aluguei também dois chalés que são chamados Cabañas e assim o grupo ficou bem alojado. Nossa anfitriã dona Myriam nos recebeu conforme tudo combinado por WhatsApp e assim você também pode entrar em contado.

 

As demais coordenadas inseridas nos vídeos tem como objetivo orientar o pescador em relação ao locais que fiz as filmagens e as demais coordenadas aqui inseridas os pontos de pesca e saída da estrada para chegar nos diversos destinos de pesca. Meu GPS Garmin modelo Nuvi 55LM foi a ferramenta principal para chegar e validar todas as coordenadas que anteriormente já havia inserido em função de pesquisar no Google Earth, bem como usando técnicas de mapeamento com o software Basecamp da Garmin. Fiz download do mapa do Chile no site Proyecto Mapear e inseri no cartão de memória Micro SD de meu GPS.

 

Pesca #1:
38°42'43.0"S 71°12'14.8"W
-38.711944, -71.204111

 

Pesca #2:
38°43'21.5"S 71°07'42.1"W
-38.722639, -71.128361

 

Pesca #3:
38°43'14.7"S 71°07'13.8"W
-38.720750, -71.120500

 

Pesca #4:
38°40'07.4"S 71°05'21.6"W
-38.668722, -71.089333

 

Pesca #5:
38°39'12.4"S 71°05'54.2"W
-38.653444, -71.098389

 

Pesca #6:
38°38'49.8"S 71°06'24.7"W
-38.647167, -71.106861

 

Saída R-95-S para ponto de pesca #1:
38°44'04.8"S 71°11'06.0"W
-38.734674, -71.184990

 

Ponte sobre rio Rucanuco:
38°43'27.7"S 71°11'06.2"W
-38.724347, -71.185061
Obs. O rio Rucanuco estava muito seco em março e só com trutinhas. Melhor pescaria no rio Biobío nessa época do ano.

 

Saída R-95-S para pontos de pesca #2 e #3:
38°43'47.0"S 71°08'06.6"W
-38.729729, -71.135166

 

Saída R-95-S para Cabañas Liucura (Geo Rivera´s):
38°40'09.7"S 71°05'09.5"W
-38.669353, -71.085977

 

Saída R-95-S para ponto de pesca #5:
38°39'01.1"S 71°05'09.4"W
-38.650307, -71.085956

 

Obs. Para chegar nas coordenadas de pesca #6 é necessário sair da rodovia Ruta 181, pegar a estrada de terra (ripio) R-959 e logo em seguida a estrada de terra R-939.
 

R-959: 38°35'25.4"S 71°08'34.8"W (-38.590390, -71.142997)
 

R-939: 38°37'16.7"S 71°09'08.9"W (-38.621291, -71.152476)

 

WhatsApp Cabañas Liucura (Geo Rivera´s):
+ 56 9 91594009
Dona Myriam

 

Desejo que com essas orientações outros amigos possam se motivar e fazer o mesmo. Caso queira mais informações pode buscar no Fórum Mosqueiros do Rio no link abaixo:
https://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?/topic/15119-relato-grupo-do-boss-2022/

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.