Ir para conteúdo

Tenkara na Patagônia - Rio Chimehuin


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Salve Fausto,

 

muito ilustrativo este vídeo.

 

Uma vez, em uma conversa privada, tu dissestes que tu eras "covarde, e pescavas em swing". Tu repetistes algo parecido esta semana no "mosqueando na mesa", mas com a conversa que se seguiu, eu aco que desta vez entendi o que  queres dizer.

 

Na verdade, tu acreditas que tens uma produtividade maior pescando em swing. 

 

Por aqui, a apresentação "up-stream" é considerada a apresentação mais produtiva. Swing é mais usado para simular uma ninfa emersão na meia água, quando os peixes estão muito ativos.  Também temos que apresentar normalmente um pouco mais fundo por aqui, acredito. Tipo 1 a 1,5 metros é normal.

 

Olhando o vídeo, acho que tenho uma teoria, do porquê destas percepções diferentes. Na Patagônia, parece que o rio é bem raso em toda a calha. E talvez em função da temperatura, e da aparente alta densidade de peixes jovens (fato extremamente positivo), e ainda outros fatores que não posso avaliar. Parece que esta condições favorecem o swing.

 

TL 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
10 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Na verdade, tu acreditas que tens uma produtividade maior pescando em swing. 

Isso mesmo, é uma covardia pescar rio abaixo fazendo Swing com uma Wetfly na deriva morta, na Tenkara então é mais fatal ainda, perdendo para o Fly somente em trechos mais profundos nos quais no vadeio não consigo alcançar. 

 

10 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Na Patagônia, parece que o rio é bem raso em toda a calha.

Isso mesmo, é muito comum pescar em rios assim, principalmente nesse trecho do Chimehuin, que é um imenso corredor, podendo até mesmo dois pescadores ficar lado a lado, que foi o que fiz com o Marcelo. O rio Chimehuin é excelente para Flotada também, mas em diversos trechos aceita muito bem pescar de Tenkara. Difícil é pescar ele no Upstream, a coluna d'água tem uma força incrível e caminhar no leito rio acima se torna um desafio, ainda mais para mim com duas hérnias de disco. Por isso prefiro rios menos intensos para encarar uma pescaria rio acima. 

 

10 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

e da aparente alta densidade de peixes jovens (fato extremamente positivo)

Também outro fator muito convidativo para uma descontraída pescaria. Inclusive brinco muito com os amigos quanto a isso, pois pescar é uma coisa e pegar peixe é outra coisa, como sendo isso que faço  nesse vídeo. :D

 

10 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Tu repetistes algo parecido esta semana no "mosqueando na mesa"

Isso mesmo, como referência a uma pescaria nada clássica como alguns amigos gostam de fazer como, por exemplo, rio acima na mosca seca. Eu até que encaro bem essa pescaria, mas com a agua até o joelho no máximo, daí em diante o sacrifício é muito grande e viro de costas para o rio para pescar rio abaixo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.