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Faca Hunter Forjada


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Vou descrever os processos pra fabricar a minha EDC.  

 

Todo começou com uma barra de aço de mola de camionete. O Douglas (meu mestre) virou pra mim e disse... "Olha, lá tá a forja, ali tá bigorna e aqui os martelos e tenazes...  Divirta-se. )... Bem as partes onde eu mais apanhei da forja e da bigorna, vamos deixar quieto....

 

 vamos ao resultado... Após forjar alguma coisa deixei fazendo normalizacao.P_20200107_123400-01.jpeg.74656c13a0f8e6872df64e7a128b0f5f.jpeg

 

No outro dia fui poder realmente ver como a faca estava digamos que não MT parecendo com a fava....

 

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Precisava tirar uma boa parte de material na lixa.  Bem, fui lixar pra tirar o excesso de material já que não fui bem na forja.P_20200113_155514-01.jpeg.42b295bcad08fdc7988ac28cfe229137.jpeg

 

Agora já possuia um formato mais desejável, mas ainda continuava um pouco larga kk.

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Agora foi a hora de lixar e afinar. Após lixar bastante, já foi dada a têmpera. Que no caso foi seletiva.

 

Curiosidade a têmpera seletiva fornece  mais resistência mecânica a faca. Quando se tempera o aço ele fica mais duro, sendo capaz de reter o fio por muito mais tempo que o aço virgem. Porém, ele se torna mais quebradiço.  Para deixar o aço menos quebradiço existe o revenimento. (Facas com têmpera integral e revenimento bem feito não ficam quebradiças em circunstâncias de uso convencional). A têmpera seletiva consiste em deixar endurecido apenas o fio da faca. Apenas aquele que vai receber os golpes. Enquanto o dorso mais mole absorve a energia dos golpes mais pesados. 

Existe mais de uma forma de se fazer uma têmpera seletiva, alguns aquecem apenas o fio com maçarico ou uma forja própria e fazem o mergulho total da lâmina no óleo de têmpera. 

Existe também casos onde se aquecem a lâmina inteira ao ponto de têmpera e então se coloca em um recipiente com óleo de forma que apenas o fio da lâmina fique em contato com o óleo, criando assim uma linha reta de têmpera.

No meu caso eu uso os pontos quente da forja. Para posicionar bem a faca nele dessa forma aquece o fio bem mais rápido que o resto da lâmina. Mas a lâmina também vai aquecer um pouco. No choque térmico com o óleo, toda a lâmina é afundada no óleo. Assim faz uma transição gradual da área temperada para a não endurecida. Porém para se aquecer até o ponto certo é questão de segundos. Em questão de segundos eu saio de uma temperatura que não crítica para a têmpera para uma temperatura que  posso superaquecer a lâmina e gerar grãos crescidos que deixam a faca muito quebradiça. 

 

Abaixo podem conferir a faca lixada e bem fácil de se ver a linha de têmpera. Como a faca foi desbaste Full flat, o motivo da diferença de tom no aço é apenas a questão de até onde foi temperado e até onde não foi.

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Então foi hora de colar o cabo. Eu queria terminar logo essa faca para poder ter ela. 

 

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Estava pronta pra ser usada. Mas ainda não era o jeito que eu queria. Para ajudar a combater a oxidação. Fiz um banho de percloreto férrico. Ele ajuda a criar uma oxidação controlada na lâmina, que dificulta muito a ferrugem.

 

Agora a faca tava pronta pra lida. Usei bastante em pescarias, até abri picada no mato com ela (era a única coisa disponível). Além de muito uso no dia a dia pra abrir as mais diversas coisas.

 

Depois de um tempo resolvi reformar ela. Lixei até tirar todo o acabamento do ácido e fiz polimento manual até o grão 400.  Também tirei o esmalte que tinha passado no cabo e substitui por óleos. E fosfatei a faca.

 

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Essa é a história da minha Hunter EDC.

Espero que gostem. Qualquer dúvidas pode perguntar. O que gostaria de saber?

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47 minutos atrás, Carlos Mitidieri disse:

Salve Rodrigo, 

 

Qual é a principal aplicação que Tens para esta faca? 

 

TL

No meu caso, é para uso geral no dia a dia. Bem cotidiano mesmo. Abrir um pacote, cortar uma coisinha aqui outra ali, levo para pescarias como minha faca principal ( agora também levo uma grande pra se precisar abrir picada no mato). Já usei ela pra abrir caminho tbm pra descer em um riacho. No caso o mato não era fechado, apenas cortar um cipó aqui, uns bambu ali, uma galhos de arvore, etc. Mas é bem resistente para bater bem forte se necessário. Para testar ela eu cortei um pedaço (5x5cm) de gurucaia que é bem dura e depois ainda estava tirando pelos do braço. 

 

Agora sobre a faca de caça em específico, ela é uma faca feita para uso geral em assuntos que tange a caça. A ponta arredondada é pra facilitar tirar couro sem furar o couro do animal (que seria mais fácil com uma faca bem pontuda). É uma faca pequena, para ser fácil de manipular, ter agilidade para cortes precisos e tudo mais, não se quer estourar uma glândula ( me desculpe mas não sei o nome dessa glândula, se alguém souber, fico grato) por engano de um animal que vai estragar a carne por conta de uma faca grande e mais difícil de usar. Também a empunhadura dela tem de ser feita de uma forma que fique confortável para usar segurando de diversas formas. Por exemplo:

 

Essa é a forma que você vai obter maior forca, ideal para golpear ou cortes que não precisem de precisão.

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Essa já se assemelha a como eu uso a faca de cozinha.

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Essa é uma forma que muitos gostam de usar pra ter a maior precisão possível, como na hora de tirar o couro, onde vc quer preservar o couro. Essa ponta drop (levemente caída e curvada) eu gosto pois dá um apoio bem legal para o dedo. 

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Como mostrado pelas fotos a guarda (quando houver) tem de ser simples, não pode ser dupla senão atrapalha. Embora a guarda tem utilidade como proteção, pra mão não avançar sobre o fio, ela também serve como gotejador, o sangue e gordura que possam escorrer pela lâmina geralmente acaba parando na guarda e pingando ali. (Isso é o que alguns especialistas dizem, mas acho que numa utilização de caça mesmo, vc vai acabar sujando o cabo com sangue talvez pela própria manipulação do animal e tudo mais. Também como questão de proteção, existe outras formas de se proteger a mão de entrar em contato com a lâmina em facas sem guarda). Mas eu acho muito bonita uma faca com guarda. E a questão estética é muito importante também né. 

 

Era essa a sua dúvida? Respondi o que queria saber? Se não, pode perguntar aí. Ou qualquer outra dúvida. 

 

Abraços.

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  • Administrador

Baita Grip essa faca tem e o @Mauricio Velho ia gostar por causa de seu formado de caça, no caso parece uma Hunter Skinner Knife. Algumas são tão pequeninas e usada para tirar a pele e escarnar pequenas caças.

 

Good Job.  💪

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2 horas atrás, Fausto disse:

Baita Grip essa faca tem e o @Mauricio Velho ia gostar por causa de seu formado de caça, no caso parece uma Hunter Skinner Knife. Algumas são tão pequeninas e usada para tirar a pele e escarnar pequenas caças.

 

Good Job.  💪

Muito obrigado Fausto. Algumas Skinners e Nessmuks tem até um calombo por assim dizer para trás pra poder ter uma lâmina bem arredondada né. Daí fica uma faca praticamente apenas para tirar a pene e escanar... Acho legal uma ferramenta assim, que tem um único propósito e é desenvolvida pra dar o melhor possível nisso. 

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  • 2 semanas depois...

 

57 minutos atrás, De Bortoli disse:

Belo trabalho, também ando me aventurando por essas lidas.

 

 

Legal! É um bom hobby. Não tenho  muito conhecimento, mas a gente pode trocar umas ideias. Manda aí o que você tem feito.

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23 horas atrás, De Bortoli disse:

Estas são algumas que já fiz, faço por desbaste, ainda não me aventurei em fazer forjadas.

 

Muito bonitas elas parabéns. Então sobre forjar... Essa é a única q fiz forjada. As outras faço apenas por desbaste também. Uma vantagem de aproveitar e fazer apenas por desbaste é focar em fazer um bom desbaste, acertar detalhes e etc. Focar na têmpera também. 

 

Forjar não vai agregar nenhuma resistência na faca, como antigamente se pensava. 

 

Por isso faço apenas por desbaste. Acho que só vou forjar se eu comprar uma prensa hidráulica. No caso pra caldear um damasco (mas até lá é tanta coisa q tenho q aprender).

 

Tem um outro tópico que criei (como fazer uma faca?) onde aparecem nos comentários algumas das facas que eu fiz.

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  • Mosqueiro
44 minutos atrás, Rodrigo Ribeiro disse:

 

Muito bonitas elas parabéns. Então sobre forjar... Essa é a única q fiz forjada. As outras faço apenas por desbaste também. Uma vantagem de aproveitar e fazer apenas por desbaste é focar em fazer um bom desbaste, acertar detalhes e etc. Focar na têmpera também. 

 

Forjar não vai agregar nenhuma resistência na faca, como antigamente se pensava. 

 

Por isso faço apenas por desbaste. Acho que só vou forjar se eu comprar uma prensa hidráulica. No caso pra caldear um damasco (mas até lá é tanta coisa q tenho q aprender).

 

Tem um outro tópico que criei (como fazer uma faca?) onde aparecem nos comentários algumas das facas que eu fiz.

Obrigado pelo elogio.

Tchê quando tu forja, tu muda a estrutura interna dos aços pelo que andei olhando, tem até um material que li e que o cara fazia um comparativo entre uma faca de 1070 forjado e outra por desbaste, se achar posso te mandar.

 

Penso da mesma forma em relação a aperfeiçoar os processos de usinagem e acabamento, antes de forjar.

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20 minutos atrás, De Bortoli disse:

Tchê quando tu forja, tu muda a estrutura interna dos aços pelo que andei olhando, tem até um material que li e que o cara fazia um comparativo entre uma faca de 1070 forjado e outra por desbaste, se achar posso te mandar.

 

Se puder mandar, agradeço.

 

Pq assim, pelo que andei vendo, durente o forjamento, você cria muitas tensões internas no material, por isso precisa do ciclo de normalização (ou recozimento, agora me falhou a memória, lembro que um deles é pra aliviar as tensões internas e o outro é para destemperar o aço, caso você pegue um material já temperado, se não me engano recozimento é pra retirar têmpera e normalização é após forjar) que no caso pra essa faca minha foi aquecer até mais ou menos o ponto de têmpera e desligar a forja e deixar ela lá dentro até o dia seguinte (foi como me ensinaram a fazer com o 5160). Quando bem feito esse ciclo, a estrutura do grão do aço volta ao estado original. 

 

Pelo que entendi quando tava vendo sobre a forjamento é algo assim.

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  • Mosqueiro
2 minutos atrás, Rodrigo Ribeiro disse:

Se puder mandar, agradeço.

 

Pq assim, pelo que andei vendo, durente o forjamento, você cria muitas tensões internas no material, por isso precisa do ciclo de normalização (ou recozimento, agora me falhou a memória, lembro que um deles é pra aliviar as tensões internas e o outro é para destemperar o aço, caso você pegue um material já temperado, se não me engano recozimento é pra retirar têmpera e normalização é após forjar) que no caso pra essa faca minha foi aquecer até mais ou menos o ponto de têmpera e desligar a forja e deixar ela lá dentro até o dia seguinte (foi como me ensinaram a fazer com o 5160). Quando bem feito esse ciclo, a estrutura do grão do aço volta ao estado original. 

 

Pelo que entendi quando tava vendo sobre a forjamento é algo assim.

 

Na verdade mesmo com material virgem eu faço recozimento, facilita muito o trabalho de furação por exemplo. Já tive muitas dificuldades com isso no inicio.

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3 minutos atrás, De Bortoli disse:

 

Na verdade mesmo com material virgem eu faço recozimento, facilita muito o trabalho de furação por exemplo. Já tive muitas dificuldades com isso no inicio.

 

Os primeiros materiais que comprei não tive problema com isso...  Agora que mudei o fornecedor estou tendo. O 5160 da Gerdau tá vindo muito duro. Começa a furar e a broca pede arrego. A ideia de comprar aço virgem é não ter que fazer nenhum ciclo térmico antes né? Pena que esse é o único fornecedor em minha cidade, a vantagem é que posso a qualquer momento ir comprar uma chapa pra fazer uma faca. Poderia comprar pela internet, mas daí teria q comprar várias peças de uma vez pra aproveitar o frete... Estou pensando em investigar preço de broca para furar aço temperado. As vezes compensa ter uma broca de 5mm que é a que geralmente uso pra pino. O engraçado é que a broca de 12mm (se já tiver um furo de 5mm antes) ela passa de boa....

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  • Mosqueiro
1 hora atrás, Rodrigo Ribeiro disse:

 

Os primeiros materiais que comprei não tive problema com isso...  Agora que mudei o fornecedor estou tendo. O 5160 da Gerdau tá vindo muito duro. Começa a furar e a broca pede arrego. A ideia de comprar aço virgem é não ter que fazer nenhum ciclo térmico antes né? Pena que esse é o único fornecedor em minha cidade, a vantagem é que posso a qualquer momento ir comprar uma chapa pra fazer uma faca. Poderia comprar pela internet, mas daí teria q comprar várias peças de uma vez pra aproveitar o frete... Estou pensando em investigar preço de broca para furar aço temperado. As vezes compensa ter uma broca de 5mm que é a que geralmente uso pra pino. O engraçado é que a broca de 12mm (se já tiver um furo de 5mm antes) ela passa de boa....

 

eu já comprei material 5160 na Internet na Loja do Cuteleiro e tinha uma carepa muito dura de remover. Comprei recentemente na Loja da TForce 6160 material muito bom de trabalhar, e não tem a carepa - https://loja.tforceequipamentos.com.br/

 

com o recozimento não tenho mais muitos problemas com as brocas.

 

 

 

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1 hora atrás, De Bortoli disse:

 

eu já comprei material 5160 na Internet na Loja do Cuteleiro e tinha uma carepa muito dura de remover. Comprei recentemente na Loja da TForce 6160 material muito bom de trabalhar, e não tem a carepa - https://loja.tforceequipamentos.com.br/

 

com o recozimento não tenho mais muitos problemas com as brocas.

 

 

 

Eu já comprei na loja do cuteleiro e não tive problema nenhum rsrsrs. Então... Acredito q vou ter que fazer isso também. A ideia era poupar tempo. 

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  • 9 meses depois...
  • Administrador

Parabéns meus amigos, belas peças! :bs-aplauder:

 

Reforço o que já falei pra ambos Rodrigo e De Bortoli no facebook, estão de parabéns pelos trabalhos. Até as bainhas estão pra lá de bonitas! :yes:

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