Ir para conteúdo

Cutelo Sérvio


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Olá amigos, :) 

 

Desde minha visita ao Salão Paulista de Cutelaria de 2019, quando vi um exemplar do Cutelo Sérvio (aquele dos vídeos da Almazan), estive procurando opções, pois o modelo que estava exposto era pesado demais.

 

Encontrei no Facebook um cuteleiro de Caxias do Sul, gostei muito das peças dele e vendo todo o acervo, descobri que ele já havia feito algumas peças desse modelo.

 

Após algums acertos e algumas semanas de espera, ei-lo:

 

DDC7C2EE-ABEC-42AA-89EF-11AC04DEC140.jpeg

 

36AB1999-3F40-4788-9EB8-99EF1904288A.jpeg
 

C4E44DD1-70BD-4213-BB7E-2D3648A87647.jpeg
 

7F2A333A-FE3A-465F-9306-4DB4E1A753FC.jpeg
 

9021FFDE-E68E-4466-AED0-F7FD19503FE0.jpeg
 

CD098934-FA77-4429-A6C9-08BFE2738849.jpeg
 

56DA6D84-1F82-4688-93E2-87CD32EA98C6.jpeg
 

9BB9FC3A-2A45-4C57-A73D-D926549EEB96.jpeg
 

A lâmina é de aço 6160, 4mm de espessura no dorso, 21 cm de comprimento e 11 cm de altura, peso de 700g.
 

A parte mais escura da lâmina foi deixada sem acabamento (brute forge), ficou com as marcas da forja, daí pra baixo o bisel foi apenas lixado, sem polimento.

 

O cabo é de Pau Ferro (12 cm), montado em espiga integral com 3 pinos de latão (o do meio é um pino mosaico).

 

A bainha é de couro de búfalo, muito firme e resistente.

 

O Maurício Bueno não é um cuteleiro famoso no âmbito nacional (pelo menos que eu saiba), mas faz um trabalho muito bom. Recomendo, ele tem peças muito bonitas!

 

Não sou um praticante de campismo, mas tenho cozinhado ao ar livre com mais frequência. Minha intenção é eleger esse cutelo com minha “faca de campo” para cozinhar. :) 

 

Grande Abraço :ok: 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É um cutelo e tanto com seus 700 gramas, imagino o impacto que dá, é de triturar qualquer osso. 

 

Mas sei também os cortes bacanas que faz. Uma ferramenta e tanto para suas façanhas ao ar livre. Depois nos mostre em ação. :ok:

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Também achei que seria pesado, mas pra um cutelo é até leve, pra uma faca, já é mais pesado.

 

Vamos ver se responde ao propósito e se consigo fazer valer a compra. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sou fã do canal Almazan, dos pratos que preparam e do uso que fazem de seu cutelo.

Preparo alguns desses pratos que já fazem parte do meu cardápio.

Certamente o preparo desses pratos seria mais típico e charmoso com o uso de um cutelo como esse que adquiriu.

Uma linda peça de cutelaria feita por um cuteleiro que dispensa comentários.

Parabéns pela aquisição e que te proporcione prazer na elaboração de teus pratos!

Abração 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
3 horas atrás, Odimir disse:

Sou fã do canal Almazan, dos pratos que preparam e do uso que fazem de seu cutelo.

Preparo alguns desses pratos que já fazem parte do meu cardápio.

Certamente o preparo desses pratos seria mais típico e charmoso com o uso de um cutelo como esse que adquiriu.

Uma linda peça de cutelaria feita por um cuteleiro que dispensa comentários.

Parabéns pela aquisição e que te proporcione prazer na elaboração de teus pratos!

Abração 

 

Também sou mestre, esse foi um dos motivos que me despertou interesse nesse modelo. :happy:

 

Não tenho bagagem suficiente pra avaliar se o Maurício é um cuteleiro experiente, mas pelos trabalhos que tenho visto dele e pela qualidade dessa peça que pude comprovar em mãos, posso dizer que ele faz um trabalho bastante caprichado. :) 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 horas atrás, Fred Mancen disse:

Repetindo o que escrevi no Instagram: que peça! Bela aquisição! 

 

De fato Fred! Estou me coçando pra usar. :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, 700g, é mais pesado que minha faca de campo kkkk. Mas um erro comum que a gente tem é de ver esses 700g e esquecer do balanceamento. As vezes uma peça pesada tem um balanceamento que dá a sensação de mais agil do que uma faca mais leve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2020 at 14:20, Fausto disse:

É um cutelo e tanto com seus 700 gramas, imagino o impacto que dá, é de triturar qualquer osso. 

 

 

Corta osso e a tábua de carne junto dependendo da força kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.